Pastor Marco Feliciano entra com representação contra o Porta dos Fundos no Ministério Público

14

A briga entre lideranças cristãs e os humoristas do Porta dos Fundos ganhou um novo episódio nesta quinta-feira, 16 de janeiro.

O pastor Marco Feliciano (PSC-SP) publicou em seu perfil no Twitter uma imagem da representação feita contra a produtora Porta dos Fundos, por conta das piadas de teor religioso veiculadas em seu canal no YouTube, em particular, do vídeo Especial de Natal.

Considerado “ofensivo aos cristãos”, o esquete de humor em que os integrantes do Porta dos Fundos representam membros da Sagrada Família e fazem piadas sem limites a respeito da vida de Jesus foi duramente criticado por representantes evangélicos e católicos, além de formadores de opinião em toda a mídia.

Antes da representação de Marco Feliciano junto ao Ministério Público, o próprio pastor já havia trocado farpas com Gregório Duvivier, um dos integrantes do Porta dos Fundos.


Cópia da representação de Marco Feliciano contra o Porta dos Fundos no Ministério Público
Cópia da representação de Marco Feliciano contra o Porta dos Fundos no Ministério Público

Na ocasião, Feliciano criticou o que chamou de “insolência” de Duvivier em se comparar a personagens históricos que foram perseguidos pela Igreja Católica. O humorista respondeu com sarcasmo agradecendo a publicidade ao Porta dos Fundos e questionou se o pastor aceitava cartão, em referência ao vídeo que Feliciano aparece pedindo a senha do cartão de um fiel.

Essa é a segunda representação contra o Porta dos Fundos pelo vídeo Especial de Natal. Anteriormente, a Associação Nacional Pró-Vida e Pró-Família, formada por católicos, havia apresentado ao Ministério Público uma representação criminal contra os humoristas, alegando que “não é de hoje que esse canal faz questão de debochar e insultar, das mais diversas formas, as religiões monoteístas — em especial o cristianismo’’.

Antes de sua representação criminal, o pastor Marco Feliciano já havia iniciado as retaliações pedindo ao presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) o cancelamento dos patrocínios ao Porta dos Fundos por causa dos “vários ataques” do grupo aos “personagens da Sagrada Família de forma esdrúxula, vociferando palavrões totalmente desnecessários no contexto, desrespeitando nossa fé cristã”.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+


14 COMENTÁRIOS

  1. O país com tantos problemas e os politicos se preocupando com peixe pequeno!Deveriam tentar prender algum traficante!deveriam melhorar o ensino publico,deveriam melhorar o salario dos policiais! enfim tem tanta coisa pra fazer que nem da pra contninuar!

  2. Janio, sandro e ulisses..um presente especial

    Representação criminal é aberta contra o canal ‘Porta dos Fundos’. Associação católica enviou ao M.Público do RJ carta subscrita por 11 advogados

    A Associação Nacional Pró-Vida e Pró-Família, ligada à Igreja Católica, abriu uma representação criminal no Ministério Público Estadual do Rio de Janeiro (MPE-RJ) contra o Porta dos Fundos.

    O vídeo criticado é o especial de Natal que foi veiculado no Youtube no dia 23 de dezembro. Para a instituição os humoristas feriram o princípio de tolerância e respeito à diversidade.

    Um documento assinado por Hermes Rodrigues Nery, diretor de imprensa da associação, e subscrito por 11 advogados foi entregue ao MPE-RJ nesta semana criticando a forma como o cristianismo tem sido tratado pelo grupo.

    “Não é de hoje que esse canal faz questão de debochar e insultar, das mais diversas formas, as religiões monoteístas — em especial o Cristianismo”, diz trecho do texto.

    A denúncia também reuniu outros vídeos do canal Porta dos Fundos que tratam de forma desrespeitosa a liberdade religiosa dos católicos e cristãos em geral.

    Além da Pró-Vida, outros representantes da Igreja Católica se manifestaram contra o vídeo. Entre eles o Arcebispo Metropolitano de São Paulo, dom Odílio Scherer, que usou o Twitter pra criticar a esquete.

    Dom Odílio pediu que os fiéis entrassem em contato com a empresa patrocinadora do canal para criticar o conteúdo e exigir uma resposta sobre o assunto. “Será que isso é humor? Ou é intolerância religiosa travestida de humor? Péssimo mau gosto!”, escreveu o religioso.

    A patrocinadora do Porta dos Fundos é o Grupo Petrópolis, empresa detentora da marca de cerveja Itaipava que veio à público dizer que respeita “os princípios de fé” e que não apoia “qualquer manifestação que venha a atingir esses valores religiosos que se tem como sagrados”. Mesmo assim a Itaipava continuará a patrocinar os humoristas. Com informações O Globo e Notícias da TV.

    Comunidade Shalon

    +++

    Já fizeram contato com o arcebispo ? Querem um atalho ?

  3. Feliciano me representa. Os ensinamentos de Jesus deveriam prevalecer até os dias de hoje, infelizmente o maligno tomou posse do mundo. Mas a missão de nós, jovens cristãos, é pregar os ensinamentos de Cristo Jesus. Creio que essa maré de perseguição vai passar. Glórias ao meu Deus e saudações aos irmãos que se encontram nessa página :)

  4. Eu num sei causa de que qui toda veis qui vejo fala nesse tal de portas do inferno ou num e portas do inferno nao so e porta dos fundos a e uai eu pensava qui era porta de privada, qui privada home c ta falando e daquelas privada antiga la no fundo do lote uai e uai num e porta do fundo e a privada num era la nu fundo do lote o so pio qui era memo uai fais sentido num e memokkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk uma porcaria intão so mais num e, e taba de chiqueiro puro uai sera qui esta porta dos fundo foi feita cum taba de chiqueiro uai so num e de duvida nao

    • ho tour natrak adadonde oce e memo, uai so eu so ali daquelas bera pra frente da serra da saldade num posso fala assim rasgado dadonde eu nasce, mais eu posso dize qui sou minero de berço ou qui nasce minero mais eu sou nordestino de coração, pra morde o que qui oce que sabe memo, e pru que oce ainda lenbra de privada no fundo do lote uai, uai mais era memo uai o trem quando apertava ajente tinha qui sai correndo se nao se borrava todo sor, e cuma qui fazia quando o pedroca mandava agua uai ajente punha um papelão na cabeça e sai correndo de veis inquando levava um iscurregão o trem era de amarga so, kkkkkkkkkkkkkkk , eta nois nois e nois e jacare e um bicho sor

  5. Bom saber que não é cristão.
    Tem tontos por aqui que acham que basta crer em Jesus para ser cristão. Não mesmo.
    O verdadeiro cristão é somente aquele que segue seus ensinamentos, como amar o próximo, dar a outra face, não julgar para não ser julgado e perdoar seus inimigos.
    Você e muitos outros aqui são, no máximo, fãs bobos de Jesus, nunca cristãos.

DEIXE UMA RESPOSTA