“O Hulk é católico de verdade?”: Jornal do Vaticano analisa as religiões dos super-heróis

6

Em longo artigo, intitulado “O Hulk é católico de verdade?”, o jornal vaticano L’Osservatore Romano fez uma analise sobre as crenças religiosas de uma série de personagens das histórias em quadrinhos, entre eles Super-Homem, Hulk, Wolverine e Ciclope.

O título do artigo é uma referencia ao um jornal norte-americano usado como fonte pelo L’Osservatore, que diz que Bruce Banner, o incrível Hulk, foi casado na Igreja.

– Ele está com a amada Betty Rossi, enquanto a cerimônia foi oficiada por um sacerdote católico informou o jornal, acrescentando ainda que “outros sinais” também “revelariam inequivocamente sua fé”, como aparecer com um rosário entre as mãos.

– Basta aparecer com um rosário entre as mãos para uma pessoa ser definida como católica? – questiona o texto.


O jornal vaticano cita que existe um grande número de livros de história em quadrinhos, cujos personagens se declaram cristãos, e que esse número cresceu rapidamente nos últimos anos. Como exemplo, é citado o jornalista Clark Kent, o Super-homem, que confirma sua fé cristã e metodista em seus filmes, segundo a agência EFE.

O jornal vaticano ouviu o diretor do filme “O Homem de Aço”, Zack Snyder, e assinalou que em muitos diálogos essa referência à religião cristã é direta. De acordo com o jornal, a imprensa americana chega inclusive a falar da “dimensão cristológica do personagem”.

– Quando Jor-El, o pai krytoniano do Superman, lhe põe na nave espacial para enviá-lo à Terra, a mãe, Lara, tem medo e diz: ‘será marginalizado e o matarão’. No entanto, o pai responde: ‘Será um Deus para eles’ – observou, destacando que os super-heróis estão caracterizados por uma dupla natureza – humana e divina – por causa de seus poderes sobre-humanos.

O jornal ressalta anda que o protestantismo é a religião mais popular nos EUA, e é seguida, entre outros, pelo Homem Aranha, “um protestante convencido”, e pelo Capitão América, “que encarna os ideais mais alto da América e que admite ir todos os domingos à função religiosa da comunidade”.

Já o personagem Ciclope, dos X-Men, é classificado como um presbiteriano escocês, e está entre alguns “dos 30 personagens entre os mais religiosos da Marvel”, de acordo com a publicação.

A análise do jornal vaticano mostra Mulher Invisível e o Batman como episcopalianos, enquanto Selina Kyle, a Mulher Gato, seria católica. O texto destaca que embora não seja muito devota, Kyle tem uma irmã que é freira.

O jornal finaliza sua análise dizendo que independente da religião, o mundo de hoje necessita de “heróis positivos, impávidos e justos, que saibam se posicionar na eterna luta entre o bem e o mal”.

– Se por trás disso houver motivações religiosas, muito melhor – conclui a publicação.

Por Dan Martins, para o Gospel+


6 COMENTÁRIOS

  1. no video classico “edir macedo ensinando a roubar” disponível no youtube, edir macedo diz aos “pastores”:

    “Vc tem que ser o superherói pro povo”.

    Aí eu pensei… Se os pastores da iurd são heróis… Quem seriam os vilões???

    Essa iurd é hipocrita mesmo. Graças a Deus o povo tá despertando e deixando essa organização…

    • Há uma igreja nos EUA chamada “Almighty God Tabernacle” (Tabernáculo do Deus Todo-Poderoso). Num sábado à noite o pastor dessa igreja ficou trabalhando até mais tarde e decidiu chamar sua esposa por telefone antes de voltar para casa. Era por volta das 22h. A esposa não atendeu ao telefone, apesar do pastor deixar tocar várias vezes. Ele pensou que sua esposa estivesse ocupada e continuou a fazer mais algumas coisas.
      Mais tarde, ele tentou de novo e sua esposa atendeu de imediato. Ele perguntou por que ela não havia atendido antes e ela disse que o telefone sequer havia tocado. O pastor ficou bravo, esquecendo-se de que deveria ser um marido compreensivo.
      Na segunda-feira seguinte, o pastor recebeu um telefonema no escritório da igreja do número que ele havia discado no sábado à noite. O homem com quem falava queria saber o por que o pastor havia ligado para ele no sábado.
      O pastor não entendeu o que aquele homem estava dizendo.
      Então, o homem disse: “O meu telefone tocou, tocou, mas eu não respondi.”
      O pastor então lembrou-se do engano e pediu desculpas por pertubá-lo, explicando que ele havia tentado falar com sua esposa.
      O homem respondeu: “Tudo bem. Deixe-me contar minha história: Eu estava planejando me suicidar no sábado à noite. Antes, porém, eu orei dizendo: ‘Deus, se tu existes e estás me ouvindo e não queres que eu faça isso, dá-me um sinal, agora. “Naquele momento, o telefone começou a tocar.Eu olhei para o identificador de chamadas e lá estava escrito: “Almighty God” (Deus Todo-Poderoso). E eu fiquei com medo de atender!”
      Nem sempre podemos saber a importância de um telefonema ou e-mail enviado a um amigo ou até por engano a alguma pessoa. Não se chateie se, de repente, perceber que o fez por engano.
      Deus nunca se engana!

      boa noite.

  2. Não e de admirar que daqui a pouco eles estarem em suas igreja com uma estatua do santo hulk para que tem a nossa senhora das cabeças não e de admirar santo hulk agora me falem a verdade e ou não e uma de que eu posso chamar isso mesmo sera que tem um nome para tanta heresia burrice não e pouco tem que ser mais consistente há já sei FALTA DO DEUS VERDADEIRO E MAIS NADA- essa católica so Jesus na causa o pior e que daqui a pouco os catulico tao aqui todos defendendo o jornal do vaiticano esses católicos

    • Cara.. sua sede por criticar a Igreja Católica, que, vc queira ou não, é a verdadeira Igreja de Cristo, é tanta, que vc NEM LEU A MATÉRIA… rachei de rir kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

DEIXE UMA RESPOSTA