Unir a paixão pela cultura pop com a missão de anunciar o Evangelho foi a ideia que um jovem cristão norte-americano teve para evangelizar celebridades que não conhecem a mensagem de Salvação.
Dylan Novak, 25 anos, atua levando folhetos evangelísticos a celebridades nos Estados Unidos. Ele se informa sobre eventos e congressos de cultura pop, e se dirige aos locais na esperança de conseguir um momento de atenção dos famosos.
Essa iniciativa surgiu quando, anos atrás, assistia uma edição do talk-show da apresentadora Oprah Winfrey em que ela entrevistava a atriz Margot Kidder, que ficou famosa por dar vida à personagem Lois Lane nos filmes clássicos do Superman. Na ocasião, a atriz falava sobre seu papel num filme cristão chamado Tribulation (2000), e disse que o tema não significava “absolutamente nada” para ela, já que era ateia.
“Eu senti como se tivesse levado um soco no estômago, porque foi quando a realidade me atingiu: Margot Kidder era exatamente como você, como eu e como todo mundo – ela era uma alma a caminho do céu ou do inferno. E naquela época, ela estava a caminho do inferno”, afirmou o jovem evangelista ao portal Faith Wire.
Essa constatação o deixou “incomodado” e ele traçou um plano para levar a mensagem do Evangelho à atriz. Quando soube que ela estaria num congresso de cultura pop, pegou folhetos de sua igreja e foi ao encontro de Margot. Novak conseguiu compartilhar as Escrituras com a atriz em duas ocasiões, antes que ela cometesse suicídio em 2018.
Desde então, Dylan Novak fica alerta sobre a realização de shows, palestras e eventos em geral que tenham a participação de artistas renomados. Assim, ele aguarda do lado de fora dos bastidores, próximo a hotéis e aeroportos, e tenta abortar as celebridades. Todo o trabalho de horas em rastrear os famosos se resume em minutos, quando obtém a oportunidade, para evangeliza-los.
Desde 2015 ele se dedica de forma integral a esse ministério evangelístico, e no período, conheceu mais de 500 famosos, incluindo o presidente Donald Trump, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, Tom Cruise, Steve Martin, Stan Lee (falecido criador de personagens da Marvel), Kate Flannery, Duane Chapman, Charlie Sheen, Pete Davidson, George Takei, Bret Michaels, entre muitos outros.
Segundo o evangelista, o encontro com maior receptividade se deu com o músico Jerry Lee Lewis, que ele conheceu no início de 2019. Ele rastreou o artista pois sabia que em 2015 ele havia dado uma entrevista ao jornal The Guardian dizendo que se preocupava se iria “para o céu ou para o inferno”.
Lewis, 84 anos, foi abordado por Novak e ficou feliz por receber a mensagem da Bíblia: “Quando eu estava conversando com ele, a primeira coisa que ele fez foi tirar folheto que do presente que eu havia lhe dado e disse: ‘Como ter certeza de que você está indo para o céu’. Ele se iluminou como uma árvore de Natal e disse à esposa: ‘Judith, ele sabia do que eu precisava’”, contou o evangelista.
Após a conversa em 18 de fevereiro, Novak recebeu uma carta de Lewis dizendo que “havia aceitado Jesus como seu Senhor e Salvador pessoal”: “É muito louco ver como Deus pode abrir essas portas”, comemorou o evangelista, que deve se casar em breve e faz planos de continuar seu ministério ao lado da futura esposa, Morgan.
“Morgan tem o maior coração evangelístico de qualquer mulher que eu já conheci; ela tem uma paixão imensa por almas perdidas. Ela trouxe uma nova vida ao ministério”, declarou ele, que sabe que não poderá evangelizar todas as celebridades que deseja: “Há muitos eventos todos os dias. Eu realmente poderia estar em algum lugar perseguindo alguém todos os dias, mas por razões óbvias, não posso fazer isso – nossa situação financeira limita isso”, finalizou.