Jovem pastor da Assembleia de Deus é morto pela polícia na Bahia; delegado o acusa de integrar quadrilha e família protesta

27

Na última quinta feira (17), o jovem pastor da Assembleia de Deus, Gilmário Sales, de 24 anos, foi morto durante um cerco feito pela polícia em Feira de Santana (BA). Além de Sales, outros três homens foram mortos durante a operação policial, entre eles o cantor evangélico Jeisivam Cristiano Dias Brito, de 26 anos, Fábio de Almeida Silva, 24 anos e Enderson Almeida Souza Matos, 23 anos.

A ação que resultou na morte dos jovens aconteceu na tarde da quinta feira na divisa entre Feira de Santana e Conceição do Jacuípe. De acordo com a polícia, os jovens mortos seriam parte de uma quadrilha especializada em tráfico de drogas e roubo de veículos; porém, familiares contestam a afirmação feita pelo delegado Jean Souza, titular da Delegacia de Repressão a Roubos de Cargas (Decarga).

De acordo com o delegado, os jovens estavam armados em dois veículos, um Peugeot vermelho, placa OLD – 8292, e um Punto branco, placa NZP- 3230, e teriam atirado contra a polícia diante do cerco. A polícia afirma ainda que Enderson, conhecido como “Rabicó”, seria o líder do bando e portava uma pistola 9 mm, enquanto os outros jovens estavam armados com revólveres de calibre 38.

– Eles iniciaram a troca de tiros. Não foi intenção da polícia feri-los, mas eles tiveram que salvar suas vidas e revidaram os disparos – afirmou Souza.


Familiares de Jeisivam e de Gilmário contestam a versão de troca de tiros apresentada pela polícia e afirmam que eles foram executados. De acordo com os familiares, os dois eram evangélicos e que estavam indo para Aracaju.

De acordo com Veranice dos Santos Sales, mãe de Gilmário, o jovem havia comprado o Peugeot há cerca de 15 dias pelo valor de R$ 14 mil, e diz ter estranhado o valor, mas ressalta que o filho não tem nada a ver com os crimes dos quais foi acusado.

– O único erro de meu filho foi ter comprado este carro. Mas dizer que ele era bandido e trocou tiros, jamais, pois ele era um homem de Deus conhecido em todo o país e não merecia isto que fizeram – afirmou.

Ivo da Silva Brito, pai de Jeisivam, comenta que o filho era ex-cunhado de Rabicó e que acredita que por isto ele tenha sido morto.

– Meu filho e o amigo eram pregadores da palavra de Deus e a única arma que tinham era a bíblia. Eles eram trabalhadores e não sabiam sequer atirar, como iam trocar tiros com a polícia? Ele foi condenado por conhecer pessoas que eram erradas? Não vou sossegar enquanto a verdade não aparecer. Meu filho foi executado, isto tenho certeza – afirmou o pai do jovem.

Segundo o Portal A Tarde, nas redes sociais e sites de noticias da cidade foram veiculadas diversas manifestações de repúdio pela morte dos jovens, pedindo que o caso seja investigado com clareza e que seja acompanhado pelo Ministério Público.

Por Dan Martins, para o Gospel+

27 COMENTÁRIOS

    • É bem provável. Não é à toa que as igrejas evangélicas estão repletas de bandidos. Eu sempre disse e repito que não acredito nessa tal “conversão”, principalmente quando esses mesmos convertidos passam a atacar os que não “aceitam Jesus”.

    • e quem te falou que é calunia ??
      será que voce não onsegue pensar ???
      em que mundo voce vive ??
      acha que evangélicos são santos ???
      acorda pra vida meu filho

      só é cego quem quer

      • Venho, externar o meu repúdio a este fato ocorrido com abordagem, truculenta, arbitrária, desastrosa, covardes, preconceituosa, e criminosa, reacendeu a discussão e ações efetuadas pela Policia Militar, do dia 19.10.2013 em Feira de Santa que matou o Pastor MARIO SALES de 25 anos, a tiros,e os dos soldados (nomes não revelados), estes indivíduos completamente desprovidos da sua função de policial.Outrossim , vem a público mostrando o que eles fazem, e que a sociedade não tem conhecimento. Com a palavra ao Governador, Secretario de Segurança Pública, Ministério Público, Secretaria Estadual de Promoção à Igualdade Racial e o Comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, a sociedade confia e espera uma punição severa, seja ele policiais militares ou Civis submetendo uma reciclagem. Esperamos que sociedade possa acompanha o observatório que juntos podermos fazer avaliação. Quem sabem ficaremos livre destes maus policiais, e a sociedades deixe de ser refém e venha confiar mas nestes policiais que e pagos para nos dar segurança e não insegurança, é e notório que eles abusam de autoridade, espancam, fazem prisões arbitrárias, agride verbalmente e fisicamente sem falar nos crimes cometidos pelos mesmos que não são apurados e ficam impunes.

        • Florentino Pedro Júnior, pra começar eles trocaram tiros foi com a polícia civil, como é que um homem de Deus anda em companhia de marginais, com carro roubado e ainda foi localizado dentro do veículo três kilos de maconha,fora as armas de fogo, inclusive um era ex cunhado do tal bandido Rabicó e segundo um site de notícias o pastor teria duas esposas uma na cidade de Simões Filho e a outra na cidade de Aracaju, uma coisa é certa Deus não terá por inocente aquele que pregar seu nome em vão.

        • Caramba… Queria que a justiça brasileira fosse assim… ” Estou falando da rapidez do julgamento deste cidadão”…. Não dos axismos e prejulgamentos e etc… Cobrar providências das autoridas… Ministério público é mais prudente…

  1. Esses policiais juntamente com o delegado além de serem despreparados, foram instrumentos do demônio. Deus vai fazer justiça, mesmo que a justiça da terra não funcione.

  2. vejamos, sabemos que nossa policia’, faz como quer quando quer, quantos casos conhecemos, que erraram o alvo, são mais bandidos que os bandidos, por outro lado, sabemos que muitos ateus se escondem sob a capa de evangelicos, para fugir da policia e justiça, sim ateus são poderes em qualquer lugar, já a familia protesta e diz que são pessoas do bem, então a nós cabe exigir do ministério publico uma investigação forte e com lisura, para apurar quem é quem nesta história…..então veremos, se os crentes eram crentes ou bandidos, ou se a policia era policia ou bandida….esperar para ver

  3. Bandidos dentro das polícias costumam criar fatos(imputar crimes) para tentar justificar uma açao desastrosa. Há muitos casos em que colocam arma(s) na mao do morto ou dentro do veículo para incriminar. Ou quem nao lembra do DENTISTA morto por engano pela polícia militar que alegaram ser ele um bandido e em seguida alguns dos PMs nao aguentando a consciencia relataram o fato criminoso cometido pela polícia. Eu, como polícia sou conhecedor de muitos fatos semelhantes. E numa atmosfera em que os gaytolas da imprensa e dos grupos GLBTS tentam impregnar na mente do Brasileiro uma repulsa aos evangelicos é muito fácil taxar um pastor de bandido de que mesmo um político.

  4. Se eles ou o Pastor foi errado e andou nos caminhos tortuosos pagou pelo erro, agora se for inocente com certeza sua honra sera limpada por Deus que não despreza um seu filho aqui na terra isso pde ter certeza

  5. Evangelico ou não, o crime deve ser apurado e mesmo que fossem bandidos, a Policia tem por dever evitar esse tipo de ação. Da própria reportagem extraí-se que os policiais agiram de forma precipitada, portanto, deve sim, ser apurado a infração penal..

  6. Amados, a palavra de Deus é viva e eficaz, o Senhor nos diz para vigiar e orar, temos que viver o que pregamos, ser zeloso, cautelo,procurar ver com quem andamos ou negociamos,pois satanás anda rugindo como um leão procurando a quem tragar.E por fim ele diz que pela iniquidade aumentar o amor de muitos esfriará.Já estamos vivendo estes tempos de violência de todo lado, para a familia fica a dor, para os amigos a saudade e para a sociedade uma interrogação. Só Deus para esclarecer e tirar toda duvida.

  7. Bom dia… q DEUS nos abençoe… não estou aqui pra criticar dizer q dentre o jovem ou a Polícia quem esta certo ou errado. Mas o q pude observar q o Comentário da Propria Mae de um dos “Jovens Evangelicos” é q ele comprou um carro roubado… com ciencia de q Era Roubado. .. e a policia através de suas investigações interceptaram e trocaram tiros com uma quadrilha de Roubo de Carros… O q Ele fazia la? … sabemos q o Joio nasce Junto com o Trigo. Nao devemos aceitar injustiças mas nao Devemos tambem Faze-las… Toda autoridade na terra primeiro é constituida no Ceu e cada um prestara contas segundo suas ações a DEUS.

  8. Deus sabe de todas as coisas, pra tudo Deus tem um proposito, ou uma finalidade,Deus sabe o que faz,mesmo assim é uma fatalidade a morte desses jovéns que Deus em Cristo Jesus conforte as familias…

  9. Gente, deixa de “bate boca” online, isso é coisa para todos nós observarmos a palavra de Deus e buscar guardá-la no coração, pois cada um dará conta de si mesmo ao Senhor. SE QUISER ACREDITAR CLARO! O EVANGELHO está sendo anunciado e isso já é suficiente.
    Quem é santo santifique-se mais e quem é sujo suje-se mais ( ou reconheça a sujeira e comece a se purificar através da Santa e Poderosa Palavra).

  10. RESUMINDO TUDO ISSO. JESUS ESTÁ VOLTANDO CRENTES…SE SÃO OU NÃO CULPADOS, MORRERAM INOCENTES OU NÃO,TODOS SE APRESENTARÃO DIANTE DO TRIBUNLAL DE CRISTO.
    FINIS DOS TEMPOS QUERIDOS…É ISSO MESMO.EM VEZ DE BATER BOCA COM QUEM NÃO QUER ENTENDER A PALAVRA DE DEUS, AQUIETEMO NOSSOS CORAÇÕES, CONTINUEMOS FIRMES NO SENHOR, E O MAIS…ELE FARÁ.

  11. – Todos os quatros jovens, da forma como estavam seus corpos, dão indícío que foram executados, as provas são evidentes, inclusive os depoimentos dados nos sites de notícias, qualquer pessoa, comum, pode perceber as contradições nestas entrevistas, nada bate com nada, alguém viu eles trocando tiros com a polícia, digo algum cidadão comum?, sendo ou não marginais, alguém tem este direito de poder executar pessoas, vocês observam como estavam os corpos do mortos?

  12. SALVA + ME ÓH ALELUIA ALELUIA PAI DEUS REI

    SENHOR EM ÔH NOME DE ÔH

    SENHOR JESUS CRISTO ALELUIA ALELUIA ALELUIA SIGNIFICA LOUVAR AO SENHOR

    ALELUIA GLÓRIA AO PAI DEUS REI SENHOR GLÓRIA AO SENHOR JESUS CRISTO

    MARANATA A PAZ ÊH SAÚDE DO SENHOR !

    TRANQUILIDADE ! SENHOR JESUS

    CRISTO VOS AMA COMO CONVÉM VOS AMAR ! DEUS ÉH FIEL ! DEUS ÉH

    PAI !

    SE QUISER LEIA ÔH SALMO 23 ÊH ÔH SALMO 91 EM NA BÍBLIA CPAD

DEIXE UMA RESPOSTA