Em tese, qualquer pessoa pode expressar suas opiniões e a sua fé em locais públicos, desde que esteja em um país democrático, como os Estados Unidos. No entanto, a prisão de um jovem que estava apenas lendo a Bíblia durante um evento de drag queen pode levantar dúvidas quanto à garantia da liberdade nos tempos atuais.
Marcus Schroeder contou que foi a um evento público de drag queen, em julho passado, com o objetivo de exercer a sua liberdade religiosa também de forma pública, precisamente na calçada de uma praça, próximo ao local da manifestação LGBT+.
O jovem de 19 anos contou que resolveu levar uma pequena caixa de som, a fim de ler uma passagem bíblica que fala sobre amor, quando acabou sendo surpreendido por policiais durante a leitura.
“Estávamos lá para pregar o Evangelho, ter um testemunho público contra o momento de histórias de drag queens que estava acontecendo”, disse ele, se referindo a uma prática que se tornou mais frequentes nos Estados Unidos.
“Então, liguei meu alto-falante. Eu estava na calçada pública [e] comecei a ler Gálatas 5, que é apenas uma passagem sobre o que é o amor verdadeiro”, explicou o jovem. Nesse momento, porém, um grupo de policiais o abordou.
Prisão e multa
Na gravação é possível ver os policiais tomando à força o microfone e o caixa de som de Marcus Schroeder. Outros jovens que estavam com ele questionaram o motivo da abordagem, mas foram ignorados.
Como se fosse um criminoso e sem apresentar qualquer reação violenta, o jovem Marcus foi levado algemado pelos agentes, após ter a leitura da Bíblia interrompida por eles.
Marcus foi levado para a delegacia, onde recebeu uma multa de US$ 700 e foi liberado em seguida. Segundo as autoridades, a prisão ocorreu porque ele estaria utilizando um equipamento de som não autorizado, informou a CBN News.
Para Marcus, no entanto, a sua prisão acabou favorecendo a pregação do evangelho, já que ocaso ganhou repercussão internacional. “O que eles pretendiam fazer para o mal, o que eles estavam fazendo para tentar nos silenciar de protestar contra a pregação de coisas como essa, Deus usou para um grande bem”, concluiu. Assista: