Placa que consagra cidade a Jesus é considerada ilegal pela Justiça, que ordena retirada

19

Um totem com a frase “Sorocaba é do Senhor Jesus Cristo” foi considerado ilegal pela Tribunal de Justiça (TJ) de São Paulo e deverá ser retirado da praça onde está instalado.

A polêmica em torno do totem começou em 2013, quando foi pichado por vândalos que protestavam contra a presença de uma mensagem religiosa em um espaço público.

Em março deste ano o juiz José Eduardo Marcondes Machado atendeu a uma solicitação do Ministério Público e determinou a retirada do totem, mas a prefeitura recorreu da decisão para não precisar removê-lo.

Agora, em acórdão publicado pelo TJ-SP, os magistrados votaram a favor da retirada da placa com a mensagem religiosa. Foram 16 votos favoráveis contra 6 contrários, de acordo com informações do site Cruzeiro do Sul.


“Observa-se que a municipalidade defendeu a manutenção da placa contendo o texto: Sorocaba é do Senhor Jesus Cristo. Admitir a persistência de tal afirmação em espaço público contraria totalmente o sistema constitucional vidente. Em princípio, porque Sorocaba, como ente público de um Estado laico, não está filiada a religião alguma, conquanto seus munícipes tenham liberdade e direitos de escolherem qualquer orientação religiosa que seja condizente com as balizas constitucionais”, afirmou o relator do processo, desembargador Tristão Ribeiro.

No relatório apresentado por Tristão Ribeiro, a possibilidade de que adeptos de outras religiões solicitassem a instalação de placas oferecendo a cidade do interior paulista às entidades de sua adoração poderia causar desordem.

“Imagine-se a turbulência criada caso se verificasse na sociedade pleitos de implantação de placas de diferentes religiões, situação características, quem sabe, de criação fictícia digna de um Lima Barreto: Sorocaba é de Mohammad, Sorocaba é de Oxalá, Sorocaba é de Moisés e Sorocaba é de Sidharta Gautama”, argumentou o desembargador. Caso a prefeitura descumpra a ordem judicial, uma multa diária de R$ 1 mil será aplicada.

19 COMENTÁRIOS

  1. Na minha cidade natal em todas entrada da cidade tem um santo ou uma santa enorme para todos ver,sendo assim essa decisão abre um precedente.
    Porquer somente a religião catolica pode e outras não?

  2. Nos EUA grupos satanistas começaram a usar a brecha de “liberdade religiosa” pra distribuir panfletos nas escolas públicas, justamente porque os cristãos que não sabiam respeitar os limites da laicidade do estado exigiram na justiça que eles pudessem doutrinar crianças em escolas públicas com preceitos bíblicos… daí foi só os satanistas entrarem com o mesmo requerimento exigindo igualdade de direitos.

    Acho saudável isso daí. Não abre precedentes pra cristãos, também não abre pra mais ninguém. Separa-se Estado da fé religiosa e que cada um siga sua vida e acredite em quem conseguir te convencer mais.

  3. Próximo passo: derribada do “Cristo Redentor”, no Rio; Padre Cícero, no Ceará…, dos crucifixos nos prédios públicos….

    Agora a turma da igreja católica, quem sabe,vai entender o motivo de Deus determinar a não produção de imagens com fins religiosos.

    Ora, as imagens de Lênin, de Saddam e outras figuras estão sendo postas abaixo.

    O Deus de cada um deva andar no coração, não nas paredes, nas imagens, nos crucifixos, nas fotos;

    • Bora derrubar essas estatuas de “padroentos” das cidades!!
      Tirar essas porcarias de yemanjas das praias e santinhos das praças
      Imagens tem de sobra!!

      Lei é lei!!!

      E agora?

  4. Toda entrada de cidade tem o espaço da maçonaria, alan cardec que é o espaço dos espíritas…Esse tal de Tristão precisa um pouco mais de alegria para julgar causas… Coitadinho.

  5. Engraçado, falar que os católicos adoram imagens e é errado, todo mundo fala.
    Cortar parte do pênis que é certo e está na bíblia, ninguém quer!!!

    bando de hipócritas

    • Nunca vi nenhum pedaço de pênis na Biblia… acho q vc esta lendo outra coisa….. e em 3D..

      Brincadeiras à parte, adorar ídolos é pecado e ponto.
      Jesus é o caminho, a verdade e a vida… e não maria , desatadora de nos, yemanja, cidinha, longuinho e outros que tem boca mas não falam e olhos mas não veem
      Afinal: pra que pedir pra estagiários se o patrão pode te atender prontamente?

      • Meu amigo, acho que você que está enganado, ou não tem conhecimento algum. provavelmente é Crente ex alguma coisa.

        Levítico 12:2,3

        dê uma lida….

        ou você acha que o povo judeu e muçulmano faz isso por que gosta!!

        que feio ein

  6. Onde você acha que isso vai acabar? – ”Pior cego é que se recusa a abrir os olhos”

    É uma pena que muitos protestantes mais uma vez aproveitam caso como este para provocar os católicos. Que desperdício de oportunidade… E não enxergam que assim fazendo, incentivam minorias a difundir posturas e idéias que futuramente cuminarão na PROIBIÇÃO de: símbolos protestantes nas praças ou nas fachadas das igrejas, monumentos à Bíblia, outdoors destacando igrejas ou trechos bíblicos, canções religiosas no rádio (concessão do governo) para não privilegiar nenhuma crença; cultos, marchas e louvores fora de templos, etc.

  7. Sou cristão, moro em Sorocaba há mais de uma década, e ainda sim acho correto a retirada desse totem. Porém, se vai tirar esse, vai tirar os outros? Qual é o ponto que separa algo religioso, e algo cultural? Até mesmo as homenagens deveriam ser retiradas? O mosteiro de São Bento deveria ser demolido?
    Fato que essa decisão abre diversos precedentes, mais o que vejo é a mais pura falta de tolerância com o próximo. Claro partindo dos 2 lados.

  8. O historiador americano Michael Paulkovich analisou textos de 126 escritores da época de Jesus e dos séculos seguintes e constatou que nenhum deles o menciona, embora ele devesse ser famoso por causa de seus milagres.

  9. Sugiro que a justiça também mande tirar todos os monumentos da maçonaria das entradas das cidades. Vamos lancar esse desafio e vamos ver se realmente eles fazem isso. Vamos ver se realmente a justiça é imparcial!?

DEIXE UMA RESPOSTA