Pastor Ed René Kivitz diz que evangélicos extremistas estão manchando a imagem da igreja

53

Os casos de intolerância religiosa atribuídos a evangélicos nas últimas semanas acendeu um debate na sociedade brasileira sobre qual é o ensinamento que as igrejas estão transmitindo em seus cultos. O pastor Ed René Kivitz, 51 anos, afirmou que o momento é de “muita preocupação”.

Pastor titular da Igreja Batista de Água Branca (IBAB) em São Paulo, Kivitz é teólogo e mestre em Ciências da Religião pela Universidade Metodista, além de integrante do movimento Missão Integral, que prega “o Evangelho todo para o homem todo”, além de reunir líderes de diversas denominações.

Em entrevista à BBC Brasil, Kivitz considera que, se comprovado que os ataques partiram de evangélicos, esse é o resultado do discurso propagado por “lideranças extremistas”, que frisam o “nós contra eles” em suas pregações, criando um “clima propício para que gente doente, ignorante, mal esclarecida e mal resolvida dê vazão a seus impulsos de violência e de rejeição ao próximo”.

“Me preocupo muito com a questão da intolerância religiosa sim, embora eu ache que no Brasil isso seja muito localizado, e faça parte de um momento, de um recorte de tempo muito específico que estamos vivendo. Não faz parte da índole do povo brasileiro, e nem da índole cristã, quer seja católica ou evangélica, e evidentemente não faz parte da índole do Evangelho”, opinou.


No cenário atual, que muito se discute as exigências dos ativistas gays, o pastor posicionou-se a favor do reconhecimento de direitos LGBT porque entende “que são cidadãos, independentemente da minha concordância com a orientação sexual ou a identidade de gênero que eles têm”.

Queixando-se da mídia, o pastor afirmou que “os movimentos LGBT, por exemplo, são pintados sempre como mocinhos, e os evangélicos todos demonizados como homofóbicos, o que é uma inverdade”.

Segundo o pastor, “a face evangélica que está exposta para o imaginário coletivo do brasileiro é a face mais grotesca, mais triste, e que não representa a índole da Igreja Evangélica brasileira”, e lamentou que esse lado ofusque o trabalho “ponderado, inclusivo e progressista” de muitos evangélicos.

Kivitz se posicionou contra a redução da maioridade penal e disse que é contra a legalização do aborto, mas se disse “a favor de uma melhor compreensão da legislação em termos de saúde pública e da preservação da mulher”, dois temas que são constantemente alvo de críticas da sociedade.


53 COMENTÁRIOS

  1. Creio que os culpados disso é a Igreja assembleia de Deus que Deixa qualquer leigo e aventureiro disfarçado de Pastor montar Igreja com seu Nome e não faz nada, não fiscaliza e ai essas pessoas não são bem convertido e nem estudaram em uma escola bíblica ou faculdade de Teologia e assim vão pastoreador muitas vezes para tentar a sorte financeiramente e não com o coração cheio do Espirito Santo de Deus para levar a mensagem de Deus as almas perdidas.

    • Sebastião, não sou da Assembléia de Deus, mas creio que esse seria um dos fatores e não o principal. Temos gente falando besteira de inúmeras denominações, mesmo as históricas. Culpar uma delas é no mínimo um grande equivoco.

  2. Deveria ser proibido a abertura de igrejas pentecostais, pois estas têm explorado a população mais pobre do país, a qual, em busca de milagres, onde essas igrejas fazem seus falsos cultos, pregando um falso evangelho. Elas começam funcionando em ex bares, galpões alugados e, pouco tempo depois, com a extorsão dos dízimos e ofertas, tornam-se proprietárias de edifícios enormes, ao mesmo tempo em que os seus fundadores se enriquecem com o do dinheiro dos pobres. Os infelizes enganados pelos seus ardis religiosos vão ficando cada dia mais pobres, aguardando os milagres prometidos, pois os falsos pastores sempre usam a desculpa de que o crente “não recebeu o milagre porque sua fé não foi suficiente”.

    Hoje em dia muitos correm para uma igreja pentecostal – como as igrejas da IURD, do R. R. Soares, as do autointitulado “apóstolo”, o herege Waldomiro Santiago, e outras imitações baratas, em busca de poder e milagres. Por isso esses falsos pastores, aproveitando a ignorância bíblica e em todos os sentidos dos seus membros, exploram-nos à vontade, vendendo promessas e milagres, que nunca se realizam e vivem como se fossem vítimas desses falsificadores do Evangelho.

    Um desses meliantes do Evangelho, o “apóstolo” Waldomiro Santiago, vende CDs, lenços ungidos e, tendo visto a prosperidade do negócio embasado na ignorância dos seus frequentadores, agora está vendendo também água da torneira, engarrafada em potinhos plásticos, garantindo que se trata de água ungida de poder, para curar todos os males e dar prosperidade financeira. Mas o que se poderia esperar de um “apóstolo”, que exige 30% de dízimo de suas vítimas?

    Segundo as notícias da mídia, esses falsos profetas hereges têm por hábito abrir igrejas sem alvará, não pagando os aluguéis em dia e, quando a fiscalização aperta, eles fecham a igreja “perseguida” e procuram outro bairro da cidade grande, onde abrem outra igreja, levando suas vítimas para lá e ganhando novas vítimas para o seu escuso negócio religioso.

    Esses espertalhões prometem curas e milagres, aproveitando as passagens bíblicas que dão a falsa impressão de que eles estão pregando a verdade e, desse modo, vão enganando os pobres brasileiros, que estão sempre à espera de algo melhor que possa acontecer em suas
    Vidas. Essa é a realidade.

    • Enoch,

      O que eles transferem pra Deus o que era do diabo, como: cigarro, bebidas, drogas, prostituição, vaidade extremas;

      Enricam e enticam as igrejas, diferente de antes que enricavam os bares e os traficantes, mas empobreciam, e ainda ficavam doentes;

      Entendendo o que falei, calado dê por resposta; caso não, apite aí que acabo de esclarecer.

  3. Sebastião, não sou da Assembléia de Deus, mas creio que esse seria um dos fatores e não o principal. Temos gente falando besteira de inúmeras denominações, mesmo as históricas. Culpar uma delas é no mínimo um grande equivoco.

  4. Parabéns, pastor Kivitz, você faz a análise correta do que esta acontecendo no Brasil, algo muito diferente do que fazem os fanáticos que estão destruindo a imagem das igrejas evangélicas e dando apoio a vendilhões do Evangelho que estão cobrindo de opróbrio e vergonha o próprio Evangelho de Cristo. Essa gente ruim e que, de cristãos, mesmo, não têm mais que um leve verniz! Pastor Kivitz, você passa a ser, a partir de agora, uma fonte de inspiração, um homem sensato e que faz a crítica social sem a contaminação do fanatismo religioso! Você merece elogios e aplausos!

  5. kivitz
    fala do que lhe interessa, por ter abandonado a fé e a palavra e o mundo ter deixado entrar na igreja, é claro que vai dizer que aqueles que mantém a sã doutrina são estremistas, na verdade ele se vendeu para o capeta

    • Clamando com certeza com certeza, pastoreco tipo padreco catulico, estudou estudou para ser carne pura friboi, e o que e pior carne de quinta muxiba, dentro de suas igrejolas perde pra catulica aceita-se de tudo, de seus menbros e menbras nas praias as festas de rala bucho com direito a rodadas e rodadas de canjibrina, a carnalidade e tanta que eles ao ver os Crentes Verdadeiros em Sã Doutrina chamam de estremistas fanaticos e tudo mais, e mais preferivel dar valor a um ateu convicto do que a estes fribois mornos

        • “UM GRANDE AMPLEXO DO DR. CLAMANDO!”

          Clamando, poderia, por favor, informar qual tese o distinto defendeu para conquistar o título de doutor? E, por favor, indique o link para que possamos acessar a página, ok? Se, todavia, vossa senhoria não for doutor, que tenho certeza ser este o caso, entenda de uma vez por todas que é muito feio se passar pelo que não é.

          • STARSANDRO
            ME DIGA A QUAL IGREJA VC. PERTENCE ONDE SE BATIZOU E DE O NOME DO TEU PASTOR, DEPOIS POSTO A INFORMAÇÃO QUE DESEJA, SOU UM NEGOCIADOR, E VC. É UM BANDIDO SE NÃO ME DER ALGO PRIMEIRO NÃO TEM COMO NEGOCIAR

          • Igreja: Adventista do Sétimo Dia. Mas do que isso não direi até porque não desejo expor mais de minha vida como ex-evangélico além do que já disse aqui. Além disso, fique tranquilo, pois eu não tenho preconceito linguístico e também sei que o termo “doutor” se usa muitas vezes como uma forma de homenagem carinhosa a pessoas que detem grande saber ou se destacam em algum campo de ação intelectual. Só não sei se este é seu caso, pois suas ideias, e seu vocabulário, não são o que se possa dizer de indicativos desse destaque.

          • Não ninguém foi carinhoso, paguei meu doutorado na Filadélfia, e não foi por serem carinhosos, bem pelo contrário passei com louvor e fui o orador da turma, logo, também não digo mais que isto

          • SÓ PARA CONCLUIR,Além disso, fique tranquilo, pois eu não tenho preconceito linguístico e também sei que o termo “doutor” se usa muitas vezes como uma forma de homenagem carinhosa a pessoas que detém grande saber ou se destacam em algum campo de ação intelectual. neste caso vc. estaria falando da comenda que recebi, ou comendador…diferente de dr.

  6. A mancha não está na igreja, está na mente e no coração de seus adversários. Só existe extremismo fora da Bíblia. Valores opostos ao Evangelho são extremamente malignos. E sim, alguns religiosos podem agir em desacordo com a Palavra e mancharem a imagem da religião.

    • VC Rui é uma anomalia , esquesito , não sabe o que fala quando fala só fala bobagem , se quer sabe do assunto vai e da pitaco . Se manca só vai passar vergonha por ser um ignorante das coisas da igreja de Deus ! de Deus e não de Roma viu !!!

    • Eu queria seguir a Bíblia, mas ela não sai do lugar. Peguei a Bíblia e disse: anda Bíblia, para que eu possa te seguir, como o disse o zeze, mas a danada nem saiu do lugar.

  7. Que pastor mais irresponsável,dando entrevista em supostas atribuições a evangélicos,não é a toa que no final dos tempos os falsos profetas se multiplicará.

  8. Para o Ed rene e todo esse pessoal da TMI o principal inimigo não é o pecado e as práticas anti bíblicas mas sim as igrejas pentecostais e neo pentecostais que mesmo com suas mazelas entraram Brasil a dentro pregando que Jesus cura, salva e liberta, pregam um evangelho simples e eficaz diferente da TMI que tenta misturar socialismo com cristianismo.

  9. Interessante que um tema importante como esse atraiu tão poucos evangélicos para comentar.

    Até a Celia Mulata, que chegou a citar poesia africana para contemporizar com um pastor fariseu e adúltero confesso – e adúltero por motivo torpe! -, nem sequer deu as caras por aqui.

    Bando de fariseus! “Raça de víboras! como podeis vós falar coisas boas, sendo maus? pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca.” (Mateus 12:34)

  10. Todos podem tomar suas escolhas,mas não podemos deixar de pregar o que a biblia afirma. Primeiro. Se alguem é intolerante não somos nós e sim os ativistas gays, que profanam os ensinos do SENHOR. Tomara que eles se convertam. Que Deus abençoe a todos.

  11. essa notícia os evanjéguas
    NÂO querem comentar

    PORQUE
    estão inseridos no
    capítulo 3 versículo 3 de Tiago
    “Ora, se pomos FREIO NA BOCA dos cavalos, para nos obedecerem, também lhes dirigimos o corpo inteiro.”

    • POIS VOU COMENTAR MAIS UMA VES GAYJEGUA
      ENGRAÇADO ESTES ATIVISTAS ATEU E GAY DESTE SITE, FALAM UMA COISA E FAZEM OUTRA, QUEM VAI DAR CRÉDITO PARA UM MENTIROSO, POR ISTO VIVE SENDO DESMASCARADO COMO AGORA POR ISTO VIVE EM TEIAS DE ARANHA, POR ISTO VIVE ENGOLINDO SAPOS, POR ISTO VIVE COMO UM PEIXE FORA D.ÁGUA…TODO MENTIROSO TEM POR PAI SATANÁS, NÃO É VERDADE STARDUST, OPS… ME ESQUECI TU É MENTIROSO
      STARDUST disse: 1 de outubro de 2013 ás 12:22 pm
      COMUNICADO IMPORTANTE:

      Venho através deste comunicado informar que estou deixando de comentar no G+. Nada contra o site, que é fonte de informação, mas é uma decisão pessoal após orar e pedir direção a Deus. O Espírito Santo me mostrou a minha falha aqui. Levei um puxão de orelha “santo”. Peço perdão pela precipitação. Sei que todos somos falhos. E eu não vou esconder os meus erros. Não vou negar que cometi um erro, vários aliás. Peço perdão a todos que em maior ou menor grau se sentiram ofendidos com algo que eu disse.

      Peço perdão a todos que comentam aqui e em especial o clamando, edy ( ex ) e o vai arrebentar. Peço perdão a outros que não consigo lembrar. Peço que me perdoem pois eu pequei, errei. Peço que relevem. Não levem a sério. Eu errei e assumo publicamente meu erro.

      Peço perdão também a edir macedo, valdemiro santiago, marco feliciano, valdemiro santiago, silas malafaia e outros líderes religiosos que não consigo lembrar. Pequei contra vcs. Peço que igualmente me perdoem por tudo. Eu estou me retratando aqui que não agi corretamente com vcs também. E que Deus abençoe vcs e seus respectivos ministérios.

      Ao povo da iurd e outras denominações. Peço perdão. sim, pequei contra vcs também.

      A todos que não consigo lembrar, sejam comentaristas do site, ou pessoas do meio evangélico que se sentiram ofendidos com algo que eu disse, novamente peço perdão. Deixo a todos a seguinte mensagem de Cristo:

      ” [Mas, se não perdoardes, também vosso Pai celestial não vos perdoará as vossas ofensas.]” (Marcos 11:26)

      Estou pedindo perdão a todos. Os que me perdoarem, também terão seus pecado perdoados, pois todos somos pecadores.

      Agradeço aos que amigos que fiz aqui. Deus os abençoe da mesma forma que aos que estou pedindo perdão.

      Estou deixando o G+, e peço aos que comentam aqui que eu pedi perdão, que me perdoem. Vcs podem me responder?

      clamando, vc me perdoa? edy vc me perdoa? vai arrebentar vc me perdoa? E todos que se sentiram ofendidos comigo, vcs me perdoam?

      Aguardo as respostas.
      Comentar
      clamando disse: 11 de junho de 2015 ás 8:01 pm
      STARDUST
      A RESPOSTA É QUE TINHA TE PERDOADO, MAS AGORA VC. ESTÁ FERRADO SE TORNOU UM ANATEMA PECOU CONTRA O ESPIRITO SANTO DE DEUS, VC. USOU DELE PARA SE AUTO-PROMOVER E AGORA DEIXA CLARO QUE VC. MENTIU SOBRE ELE

      • clamando disse: 25 de junho de 2015 ás 10:24 am
        STARSANDRO
        ME DIGA A QUAL IGREJA VC. PERTENCE ONDE SE BATIZOU E DE O NOME DO TEU PASTOR, DEPOIS POSTO A INFORMAÇÃO QUE DESEJA, SOU UM NEGOCIADOR, E VC. É UM BANDIDO SE NÃO ME DER ALGO PRIMEIRO NÃO TEM COMO NEGOCIAR

  12. “o segue a Bíblia ou vai pro inferno de cabeça pra baixo.não tem conversa.” (beato zeze)

    Eu queria seguir a Bíblia, mas ela não sai do lugar. Peguei a Bíblia e disse: anda Bíblia, para que eu possa te seguir, como o disse o zeze, mas a danada nem saiu do lugar. :D

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkko zezé é uma piada,que só JESUS CRISTO para convertê-lo de
      fato e de verdade.Ele é convencido e nada convertido.JESUS te ama,zezé.Abra esse
      coração de pedra,homem.Convertido,exalará o perfume de JESUS.Chega de exalar
      mau cheiro como os fariseus que usam e abusam do nome de JESUS,mas são
      hipócritas que só sabem julgar os outros.

  13. Tenho assistido alguns programas do René Kivitz, apesar de ele ser simpático ele quer na verdade vender uma imagem de que os evangélicos estariam em uma espécie de guerra santa, eis aí um pastor que tinha a minha audiência mas se mostra muito fraco e covarde em relação a defesa da família, ele devia era dar graças a Deus por ter gente na retaguarda pois a teologia que ele ensina é tão boazinha e frágil que não serve para nada.

  14. ATENÇÃO!!! ATENÇÃO!!! DECISÃO HISTÓRICA JAMAIS VISTA!!!

    Chamada para reportagem da Folha de SP:

    “EM DECISÃO HISTÓRICA, ESTADOS UNIDOS LEGALIZAM CASAMENTO GAY”

    A decisão foi tomada pela Suprema Corte e torna legal o casamento gay em todo o país.

    Obama afirma que a decisão é “grande passo em nossa marcha para a igualdade.”

    Parabéns ao povo americano pela grande e histórica decisão! Parabéns aos gays!

    NINGUÉM PODE DETER A MARCHA DO PROGRESSO!!!

    w w w 1. fo lha. u ol. com .br /mundo/2015/06/1648129-em-decisao-historica-estados-unidos-legalizam-casamento-gay. sh t m l

  15. mas um pastor amarelando diante da perseguição se um dia o ESTADO ISLÂMICO por exemplo dominar o Brasil e pegar um desses antes de começarem a tortura ele nega a JESUS mesmo que fique comprovado o que até agora ñ foi que os bandidos que jogaram uma pedra na menina eram evangélicos dois vagabundos ñ representam mais de 40 milhões de pessoas quem influenciou os marginais que espancaram uma família evangélica em goiania e um deles até esses dias tava internado com traumatismo craniano estão nos perseguindo e a perseguição ta começando dentro do templo mesmo

DEIXE UMA RESPOSTA