Projeto de lei quer garantir a empresários cristãos o direito de recusarem atendimento a gays

86

Comerciantes e profissionais liberais que se recusaram a prestarem serviços a homossexuais por questões de conflito de fé e sofreram processos serviram de inspiração para uma proposta de lei que desobriga qualquer empresário de atenderem clientes que exijam coisas que vai contra sua crença.

A ideia partiu do governador do estado de Indiana, nos Estados Unidos, Mike Pence, do Partido Republicano, e deverá permitir que qualquer Pessoa Física ou Jurídica que seja processada por entidades de defesa dos homossexuais argumente a recusa em atendê-los a partir da crença religiosa.

“Hoje eu assinei o Ato de Restauração da Liberdade Religiosa, porque eu apoio a liberdade de religião para cada crente de todas as fés. A Constituição dos Estados Unidos e a Constituição de Indiana fornecem forte reconhecimento da liberdade de religião, mas hoje em dia, muitas pessoas de fé sentem que sua liberdade religiosa está sob ataque de ação do governo”, afirmou Pence.

A iniciativa do governador foi criticada por muitos formadores de opinião e ativistas gays, que se manifestaram contra o projeto de lei, segundo informações do Huffington Post, argumentando que a proposta poderia abrir uma brecha para uma discriminação generalizada, pois os donos de empresas que não querem atender casais do mesmo sexo, por exemplo, passariam a contar com proteção legal para isso.


O projeto de lei recebeu atenção nacional da imprensa, mesmo com o governador Pence promovendo uma cerimônia fechada para a assinatura do ato, sem a presença da imprensa e acesso do público. O jornal Indianapolis Star informou que os membros da mídia ‘foram convidados a deixar até mesmo a sala de espera do escritório do governador’”.

O governador usou seu perfil no Twitter para divulgar a informação sobre a assinatura do ato e publicou uma foto em que aparece cercado de lideranças religiosas de diversas crenças.

Governador cercado por lideranças religiosas na assinatura do ato
Governador cercado por lideranças religiosas na assinatura do ato

86 COMENTÁRIOS

  1. Isso nunca passará na Suprema Corte, pois se trata de expediente nazista e totalmente contrário aos fundamentos da Constituição dos Estados Unidos da América. Por ações como essa fica claro quem são os verdadeiros intolerantes e como o fundamentalismo evangélico esta envolvido numa tentativa de impor um regime teocrático que usa do Estado para promover uma visão inquisitorial e persecutória contra os gays, os infiéis, os hereges e todos aqueles que não compactuam com suas crenças. Imagine, por exemplo, o inverso disso, ou seja, uma lei que proibisse a sociedade secular de atender aos evangélicos? Quem esta no comércio sabe que não pode recusar um bem ou serviço por razões de orientação sexual, crença religiosa, etc. É preciso ser muito fanático e nazista para deixar de vender, por exemplo, um bolo de casamento ou disponibilizar um quarto de hotel para um casal homoafetivo. Se dependesse dos evangélicos, nós, gays, seríamos banidos da sociedade. Mas graças a Deus que, por sua própria intolerância e obsessão em perseguir os gays, a máscara dos evangélicos fanáticos esta caindo e levando a população a ter repúdio por seu ódio e beligerância.

    • Hora se os homossexuais se acham no direito de não receber um tratamento o qual é dado a uma pessoa heterossexual,quer tratamento diferenciado então deve procurar quem promove tal tratamento, e não obrigar as pessoas as fazerem as suas vontades,para que houve-se uma igualdade os gays teriam que fazer as vontades dos que não são gays,mas esta é a situação do parasita tem que outro fazer, por ele mesmo não faz,basta só que a partir de hoje ninguém se venha a virar gay,com alguns anos estará extinta esta abominação, as crias de Satanás querendo ser servidos pelos filhos de DEUS,se fossem auto suficientes seria igual as pessoas normais, não fazem questão de ser servido por nenhum homossexual,porque nos existimos, e que aqui no Brasil venha ter lei semelhante a esta, quer ser diferente,então deve arcar com o preço,devemos servir para ser servidos e não obrigados a servir os caprichos alheios. 2 Timotéo 3:13 Os homens maus e enganadores irão de mal a pior enganando e sendo enganados.

      • DEUS NÃO CRIOU TERCEIRO SEXO,ISTO E CRIAÇÃO DE Satanás,CADA UM DEFENDE O SEU CRIADOR,vocês estão defendendo o vosso criador,nada mais certo que a criatura defender o seu criador,assim como eu defendo o MEU CRIADOR,O MEU DEUS E MEU SENHOR PAI DO NOSSO SENHOR JESUS CRISTO.

        • Deus realmente criou dois sexos: o masculino e o feminino. Eu, por exemplo, sou do sexo masculino, sou macho e sou gay; uma amiga minha é do sexo feminino, é fêmea e é lésbica. E assim como você tem a sua visão de fé, eu tenho a minha.

          • Para que você se posicione com a verdade,faça algo,pegue um elefante coloque sobre a cobertura de um edifício de uns trinta andares,fale a ele que ele é um beija flor,que a partir daquele momento, ele vai viver somente voando e cheirando as flores,se ele não quiser voar empurre-o,será que ele vai voar? , mas será que ele vai se transformar em um beija flor só porque você quis?,deixe esta mentira de lado,porque você próprio esta se condenando. João 8:44 Vos tendes por pai o Diabo,e quereis satisfazer os desejos do vosso pai. Ele é homicida desde o principio,não se firmou na verdade,porque não há verdade nele.Quando ele profere mentira,fala do que ele é próprio,porque é mentiroso,e o pai da mentira. Ai então você decide,qual dos reinos você quer fazer parte, sabendo-se que não tem como fazer parte de ambos ao mesmo tempo.

  2. GAY também é são seres humanos, não pode nunca isso acontecer de uma pessoa não poder comprar algo porque é gay..
    sabemos que homossexualismo é abominável aos olhos de DEUS, sabemos, mais jamais pode acontecer de um homossexual ser impedido de comprar algo porque é gay.
    ai tb é ja demais,os homossexuais ja sofrem por serem homossexuais tem que carregar essa dor e a discriminação por parte da sociedade e agora mais essa ainda, sou contra isso..

  3. uma boa ideia para ser copiada pelos comerciantes brasileiros. não precisamos das, doenças, da vergonha e da desgraça que representam as aberrações gays.

  4. Às vezes eu pego um livro de história ou vejo um filme, e não consigo acreditar que quando vejo o que fizeram com os negros, índios, judeus, etc., não estou vendo ou lendo obras de ficção. Penso que o ser humano não pode ser tão insensível ao sofrimento alheio..

    Mas isso só até eu ler os comentários do clamando, delldellphone e companhia.

    • E em meu caso é ainda mais difícil, Eduardo Nobre, pois sofro violência verbal de pessoas dentre as quais alguma que você menciona, e olha que todas elas se dizem “cristãs”.

      • Eu não levo esse povo a sério, mas você se machuca com isso, sua alma é boa demais para estar aqui Sandro, toma cuidado para não se contaminar com o ódio dessas pessoas.

        • Eduardo Nobre,
          Infelizmente, o Sandro não é essa doçura. Eu tb pensava assim a respeito dele até o dia que ele me deu uma resposta injusta e ofensiva. Nunca ofendi ou descriminei homossexuais, aqui, ou em qualquer lugar, muito pelo contrário, sempre os tratei com fineza e educação.
          O que resultou depois disso? É que agora estou prestando mais atenção ao movimento LGBTS, suas posturas e a forma como reivindicam seus projetos/desejos/necessidades… Só esperam que encontrem um limite dentro do bom senso -, a sociedade agradece.

        • Eduardo Nobre, já pensei em desistir de comentar aqui no gospelmais, pois gera desgaste emocional. Se o faço, é em razão de pessoas que ainda podem ser resgatadas para uma visão mais justa, amorosa e inclusiva de cristianismo, bem como daqueles que, lendo comentários como o seu, o meu e o de outras pessoas, possam se precaver contra enganos religiosos que conduzem ao horrendo mundo do fanatismo. Aproveito para agradecer por suas palavras as quais recebo não como um elogio, mas como um incentivo. Quanto a Mary, lamento por ela manifestar orgulho de opinião que não suporta o contraditório, pois em momento algum a tratei mal, apenas respondi seus argumentos com outros que ela não pode refutar. Já falei sobre isso com ela, mas ela simplesmente insiste nisso, o que lamento.

  5. STARDUST PLEBEU
    DEIXE-ME MOSTRAR QUE A RECÍPROCA É VERDADEIRA, COM A DIFERENÇA E ACRESCENTANDO MAIS UMA A TUA LISTA
    MATO A COBRA E MOSTRO O PAU~
    EM TEIAS DE ARANHA
    ENGOLINDO SAPOS
    CAINDO AS MASCARÁS
    COMO PEIXE FORA D.ÁGUA
    OLHEM SÓ
    MAIS UMA PEROLA DE STARDUST QUANDO MAIS APANHA MAIS CAI AS MASCARÁS

    clamando disse: 31 de março de 2015 ás 4:52 pm
    STARDUST
    PASSANDO VERGONHA MAIS UMA VEZ
    ENGOLINDO SAPOS
    EM TEIAS DE ARANHA
    CAINDO AS MASCARAS
    COMO PEIXE FORA D.ÁGUA
    clamando disse: 31 de março de 2015 ás 9:17 am
    MENTIRA
    VC. ESTA ENGANADO A IGREJA MÃE É A EVANGÉLICA, A CATÓLICA SE APROPRIOU DELA E DE PEDRO, LUTERO SÓ DEVOLVEU A QUEM DE DIREITO
    Responder Comentar
    STARDUST disse: 31 de março de 2015 ás 2:37 pm
    “A IGREJA MÃE É A EVANGÉLICA”

    clamando agora caiu na mesma bobagem que os católicos… achar que sua religião é a que Jesus deixou…

    Jesus não era evangélico pra inicio de conversa,
    Responder Comentar
    clamando disse: 31 de março de 2015 ás 4:48 pm
    E chamou-os; eles, deixando imediatamente o barco e seu pai, seguiram-no.
    ¶ E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.

    Mateus 4:22-23
    Comentar
    clamando disse: 31 de março de 2015 ás 4:50 pm
    Mateus 4,23: E percorria Jesus toda a Galiléia, ensinando nas suas sinagogas e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.

    Mateus 9,35: E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.

    Mateus 24,14: E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim.

    Marcos 1,14: E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho do reino de Deus,

    Lucas 4,43: Ele, porém, lhes disse: Também é necessário que eu anuncie a outras cidades o evangelho do reino de Deus; porque para isso fui enviado.

    Lucas 8,1: E ACONTECEU, depois disto, que andava de cidade em cidade, e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do reino de Deus; e os doze iam com ele.

    clamando disse: 31 de março de 2015 ás 4:46 pm
    clamando disse: 31 de março de 2015 ás 9:26 am
    clamando disse: 30 de março de 2015 ás 5:29 pm
    STARDUST disse: 30 de março de 2015 ás 7:13 am
    evangélicos que me criticam:

    poderiam me calar, se pudessem comprovar as heresias que propagam:

    1- aonde o templo fisico de vcs pode ser considerado igreja?
    2- aonde falar em linguas é falar linguas dos anjos que ninguém entende?
    3- aonde o dízimo se tornou obrigatório para nós e ainda por cima tem que ser dinheiro
    4- aonde mulheres podem ser consagradas ao ministério pastoral?
    5- aonde Deus condiciona suas bençãos ao quanto vc dá para o pastor?

    Essas por exemplo são algumas heresias que vcs ensinam em seus templos, gostaria que vcs fossem capazes de responde-las… ao menos uma, já estaria bom, mas como não tem base bíblica, ficarei sem resposta… como de costume.

    E ainda apontam seus dedos para acusarem os católicos…
    Responder Comentar
    clamando disse: 30 de março de 2015 ás 5:30 pm
    clamando disse: 30 de março de 2015 ás 9:13 am
    SIM O TEMPLO FÍSICO QUANDO OCUPADO PELOS MEMBROS DE CRISTO É IGREJA, E PARA REUNIR O CORPO ELE É FEITO, DO CONTRÁRIO NÃO SERIA CORPO.
    COISAS TIPO VC ASSIM UM PÉ NUMA CASA UMA MÃO NOUTRA, SEM PR. SEM JESUS
    A Bíblia, a Palavra escrita de Deus, diz- nos que somos membros do corpo de Jesus Cristo, da igreja, da ecclesia. Em acordo com o que a Bíblia quer dizer, o termo ecclesia ou igreja neste caso não significa um monumento ou outras construções feitos por Homens, mas sim a totalidade daqueles que crêem que Jesus Cristo é o Senhor e que Deus O ressuscitou dos mortos (Romanos 10:9). Qualquer pessoa que crê nisso automaticamente é membro da família de Deus, do corpo de Cristo, da igreja, da ecclesia. A Bíblia diz nos também quem é o director, a cabeça deste corpo. Não é mais ninguém do que o próprio Filho de Deus, o Senhor Jesus Cristo, COMO VE A CONSTRUÇÃO RECEBE O CORPO.
    Efésios 4:15-16
    “antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual o corpo inteiro bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, efectua o seu crescimento para edificação de si mesmo em amor.”
    2-LEIA COM ATENÇÃO E NÃO FALE MAIS BESTEIRAS, QUER DIZER QUE SEGUNDO TUAS AFIRMAÇÕES HERÉTICAS DEUS DA LINGUA POR EXEMPLO JAPONESA E MANDA TAMBÉM INTERPRETE KKK COMO VC. DISSE ALGUNS ANOS ATRAS QUE GOSTARIA DE FAZER UMA ESCOLA DE TEOLOGIA, LEMBRE DEVERIA TE-LA CURSADO PARA NÃO FALAR TANTAS BESTEIRAS
    E, motivados nesta referencia, hoje existem teólogos tentando provar que não existe a língua dos anjos, afirmam que quando algum irmão fala língua estranha pelo Espírito Santo, não é a língua dos anjos, mas está falando em idiomas de nações estrangeiras.

    Mas Paulo disse: Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos e não tivesse caridade, seria como o metal que soa ou como o sino que tine (I Coríntios 13.1).

    Havemos de considerar que, na verdade esta referencia é uma presunção, e não uma afirmativa da existência da língua dos anjos, porque Paulo disse: Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos…

    Entretanto, I Coríntios 12.1-10, descreve sobre a diversidade dos dons espirituais para a obra do ministério, vejam: Ora, a respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes, porque há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.

    E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo, porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; a outro a operação de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espíritos; a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação de línguas. Mas um só Espírito opera todas estas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer.

    Observou que o versículo 10 diz: …e a outro a interpretação de línguas.

    STARDUST, se existe um dom espiritual para interpretação de línguas estranhas, então existe sim a língua dos anjos, porque se fosse uma linguagem em idioma estrangeiro não seria necessário um dom espiritual para discernimento, bastaria um poliglota sem nenhuma unção do Céu para interpretar as línguas estranhas.
    3-DÍZIMO SERÁ SEMPRE ALGO QUE NÃO VAIS COMPREENDER
    POIS ELE É MOVIDO POR FÉ E AMOR, É ANTERIOR A LEI, E SÓ NELA FOI APERFEIÇOADA PARA QUE TODOS FOSSEM ABENÇOADOS, E NÃO SÓ OS PATRIARCAS MAS TODAS AS SUAS GERAÇÕES
    COM JESUS FICOU AINDA MAIS SÉRIA A COISA VENDIAM TUDO QUE TINHAM E ENTREGAVAM PARA OS APÓSTOLOS.
    ENTÃO NUNCA VAMOS CONSEGUIR ENCAIXAR EM NENHUMA DESTAS PRERROGATIVAS A INCREDULOS QUE AMAM MAIS A SI MESMO DO QUE A DEUS, VC ESTA FORA DA ESCRITURA.
    E AO CONTRÁRIO TE DESAFIO A PROVAR NA BÍBLIA ONDE FOI PROIBIDO POR JESUS.
    4- PROVE QUE MULHER NÃO PODE SER PRA. NÃO COM TEXTOS QUE DIGAM QUE ELA SE CALE, POIS NA MINHA BÍBLIA AO CONTRÁRIO DA TUA, RECEBEM ORDEM DOS ANJOS PARA ANUNCIAR AOS APÓSTOLOS QUE JESUS ESTÁ VIVO, AS PRIMEIRAS MISSIONÁRIAS APÓS CRISTO RESSURGIR FORAM MULHERES.
    OUTRA COISA NA BÍBLIA ESTA ESCRITO, O HOMEM DEIXARÁ PAI E MÃE SE UNIRÁ A UMA MULHER E SERÃO UMA ÚNICA CARNE, NO CASO DO MARIDO SER PR. O QUE A OUTRA METADE SERIA?
    Os profetas de Israel não recebiam um ofício mediante imposição de mãos para exercer uma autoridade eclesiástica oficial. Os reis e sacerdotes, ao contrário, eram “ordenados” para aquelas funções e as exerciam com autoridade. Não há sacerdotisas “ordenadas” em Israel, pelo menos nas épocas onde prevalecia o culto verdadeiro. Hulda foi uma profetiza em Israel, recebendo consultas em sua casa (2Re 22.13-15). A mesma coisa pode ser dita de Débora, que foi juíza em Israel numa época em que não havia reis e nem o sacerdócio funcionava, quando todos faziam o que parecia bem aos seus olhos. Seu ministério foi uma denúncia da fraqueza e falta de coragem dos homens daquela época (Jz 4.4-9; compare com Is 3.12). Sobre Priscila, sua liderança parece evidente, porém menos evidente é se ela era pastora ou presbítera. Quanto à Febe,
    Febe não era uma diaconisa, conforme Romanos 16.1-2? Isto não prova que as mulheres podem exercer autoridade eclesiástica na Igreja?
    Resposta: Temos de considerar os seguintes aspectos.

    (1) Não é claro se Febe era realmente uma diaconisa. Muito embora no original grego Paulo empregue o termo “diácono” para se referir a ela, lembremos que este termo no Novo Testamento nem sempre significa o ofício de diácono. Pode ser traduzido como servo, ministro, etc. Portanto, nossa tradução “Recomendo-vos a nossa irmã Febe, que está servindo à igreja de Cencréia” é perfeitamente possível e não é uma tradução preconceituosa.

    (2) Mesmo que houvesse diaconisas na Igreja apostólica, é certo que elas não exerceriam qualquer autoridade sobre as igrejas e sobre os homens – a presidência era dos presbíteros, cf. 1Tm 5.17; o trabalho delas seria provavelmente com outras mulheres (Tt 2.3-4) e relacionado com assistência aos pobres. É interessante que a primeira referência que existe na história da Igreja sobre o trabalho de mulheres, diz assim: “A mulher deve servir às mulheres” (Didascalia Apostolorum). Isto queria dizer que elas instruíam as outras que iam se batizar, ajudavam no enterro de mulheres, cuidavam das pobres e doentes. Não há qualquer indício de que tais mulheres eram ordenadas para o exercício da autoridade eclesiástica.
    5-COM CERTEZA DEUS DIZ DE GRAÇA RECEBEI DE GRAÇA DAI, PODEMOS VER O CASO DO MOÇO DO PROFETA QUE FOI ATRAS DE NAAMA PARA RECEBER PAGA E HERDOU SUA DOENÇA
    MAS TAMBÉM NÃO NOS ESCUSA PARA QUE SEJAM SOVINAS E AVAROS QUANTO A OBRA DE DEUS
    PAULO DIZ AQUELE QUE DA A SEMENTE AO QUE SEMEIA,
    SEIA MUITO COLHE MUITO
    SEMEIA POUCO COLHE POUCO…OBS… MAS NADA LHE FAZ FALTA.
    NADA SEMEIA NADA COLHE
    LOGO STARDUST NEM O INFERNO SÓ O CÉU DAR A DEUS AQUILO QUE É DE DEUS. E SEM DISCUSSÕES BLASFEMAS SOBRE O ASSUNTO
    SIM SEMPRE CONDENEI
    FOGUEIRA VALE DE SAL BANHO DE DESCARREGO
    TOALHINHA TIJOLO CHAVE E COLHER DE PEDREIRO E MUITO MENOS TRIDÍZIMO
    COMO PODES VER VC NÃO TEM CRÉDITO ALGUM JUNTO AOS CRISTÃOS EVANGÉLICOS DE VERDADE
    SOMENTE UMA NUVEM DE TESTEMUNHAS QUE TE ACOMPANHAM DIZEM QUEM TU ÉS
    GAYS ATEUS DESVIADAS E APÓSTATAS.
    ENQUANTO TU NÃO SE CONVERTE NÓS SE DIVERTE
    EM TEIAS DE ARANHA
    ENGOLINDO SAPOS
    [CAINDO AS MASCARAS
    E COMO PEIXE FORA D.ÁGUA

  6. APESAR DE NÃO CONCORDAR COM ISTO, POIS TODOS QUE ABREM UM COMÉRCIO TENDO LICENÇA PUBLICA PARA TRABALHAR, NÃO PODE OLHAR CREDO COR OU ATÉ DESVIOS DE CONDUTA, DESDE QUE NÃO ULTRAJEM OS DONOS, POR EXEMPLO PEDIR PARA FAZEREM UM BOLO COM DOIS HOMENS AGARRADOS A UM PINTO, OU DUAS MULHERES AGARRADAS A UMA XERECA, DEVEM ATENDE-LOS SIM

  7. sou empresario e não aceito aberração gay nos meus estabelecimentos. não preciso do dinheiro , nem, das doenças que eles carregam , nem da presença deles.

  8. Quando falsas alegações a respeito de liberdade religiosa são usadas para aprovar leis que discriminam e oprimem pessoas ferindo liberdades civis, desrespeitando direitos constitucionais, bem como estabelecendo uma visão teocrática de governo e sociedade estamos a um passo da pior espécie de tirania que é aquela exercida em nome do fanatismo religioso. Que a nação americana erga sua potente voz e aja com decidida coragem contra mais essa tentativa fundamentalista de estabelecer um regime teocrático naquela que é a maior democracia do mundo, os Estados Unidos da América, país republicano, democrata e cuja Constituição estabelece, na Primeira Emenda, a separação entre religião e Estado. Nenhuma lei de natureza religiosa pode ferir pessoas, obstaculizar direitos civis, oprimir consciências. Observe que em países sob regimes fundamentalistas, teocráticos, mulheres e gays têm sido sempre as principais vítimas de visões religiosas intolerantes, totalitárias. A propósito, não seria o caso de perguntar aos evangélicos fundamentalistas que apoiam leis semelhantes em como se sentiriam se fossem eles que estivessem sofrendo discriminação da sociedade que não compartilha de seus dogmas e visões de mundo com pretensões universalistas? Será que eles levam em consideração que é da essência da mensagem de Cristo o colocarmos-nos no lugar dos outros antes de fazermos qualquer coisa que repercutirá na vida de outras pessoas? A religião deve promover o amor, a inclusão, o respeito por todos, e de forma alguma o ódio, a exclusão e a discriminação como forma de tratar as pessoas. Estou confiante de que diante da Suprema Corte essa lei discriminatória e atentatória de direitos civis não prevalecerá.

  9. A lei evangélica esta causando uma onda de protestos nos EUA e mobilizando milhares de pessoas, celebridades, políticos, empresários, entre outros agentes sociais. Segundo matéria publicada no site BBC Brasil, “A aprovação de uma lei no Estado americano de Indiana que pode abrir espaço para discriminação de gays vem provocando uma onda de boicotes e protestos em todo o país, ampliando o debate sobre “liberdade religiosa” e direitos civis.”

    É importante acessar a matéria e saber da percepção e repercussão fora do meio evangélico. Para tanto, basta digitar Google esta frase e acessar o primeiro resultado:

    Lei provoca onda de protestos contra discriminação de gays nos EUA – BBC Brasil

  10. As igrejas estão sendo lideradas por cegos, a situação mundial e de plena escuridão. Homossexualismo, suicídios, crueldade e ódio, o amor de quase todos já esfriou.

    Nesse tempo muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se odiarão.
    E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos.
    E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará.
    Mateus 24:10-12

    Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
    Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
    Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
    Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
    Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.
    Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências;
    Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.
    2 Timóteo 3:1-7.

    Mas Deus esta no controle e esta e uma oportunidade para que a igreja verdadeira acorde, saia de sua zona de conforto e segurança, abandone a preguiça e busque a verdade que liberta, e uma obrigação individual edificar sobre a rocha.

    vozclama45@blogspot.com.br

  11. Na minha quase sem importância opinião eu acho descriminação,mais estas bestas dos gays tem um comportamento tão imoral e tão anti social que realmente em alguns lugares tem que impor as leis para eles mesmo.

    • É como você disse: sua opinião quase não tem importância, e isso se deve a mediocridade de pensamento que ela expressa. Seja cristão, não seja fanático.

      • No meu comércio você entra,o janio não pode;ele é muito boca suja escandaloso e anti social.ele é da queles que entra no comércio com o namorado dele e logo trocam caricias e beijo de lingua sem se importar se tem criança ou familias decentes.

        • lucianta,sou másculo,educado e tenho atitude de homem.Não sou como
          você que,pelos seus comentários raso,de quinta,imagino que você é um
          ex-traveco que se diz ex-gay,mas é uma bicha pintosa.Respeito,sim,evangélicos sérios,mas um evanjegue perturbado e
          fanático como você e sua laia eu não respeito mesmo.Não e pode tratar
          fanático com respeito que vocês não merecem.Fanático merece ser tratado do jeito que eu trato,e faço o que é certo.Demônios e fanáticos
          são da mesma laia.Você falando e um cachorro cagando é a mesma coisa.Fanático.

    • No comércio não funciona assim, Vanessa. Recusar serviços e produtos a pessoas homoafetivas alegando razões religiosas é crime em qualquer país civilizado. Admitir isso seria o mesmo que justificar o que os católicos fizeram durante a Inquisição e o que os nazistas fizeram com os judeus. É absolutamente inaceitável.

          • Quando falsas alegações a respeito de liberdade religiosa são usadas para aprovar leis que discriminam e oprimem pessoas ferindo liberdades civis, desrespeitando direitos constitucionais, bem como estabelecendo uma visão teocrática de governo e sociedade estamos a um passo da pior espécie de tirania que é aquela exercida em nome do fanatismo religioso. Que a nação americana erga sua potente voz e aja com decidida coragem contra mais essa tentativa fundamentalista de estabelecer um regime teocrático naquela que é a maior democracia do mundo, os Estados Unidos da América, país republicano, democrata e cuja Constituição estabelece, na Primeira Emenda, a separação entre religião e Estado. Nenhuma lei de natureza religiosa pode ferir pessoas, obstaculizar direitos civis, oprimir consciências. Observe que em países sob regimes fundamentalistas, teocráticos, mulheres e gays têm sido sempre as principais vítimas de visões religiosas intolerantes, totalitárias. A propósito, não seria o caso de perguntar aos evangélicos fundamentalistas que apoiam leis semelhantes a respeito de como se sentiriam se fossem eles que estivessem sofrendo discriminação da imensa parcela da sociedade que não compartilha de seus dogmas e visões de mundo conhecidas por suas pretensões universalistas? Será que eles levam em consideração que é da essência da mensagem de Cristo o colocarmos-nos no lugar dos outros antes de fazermos qualquer coisa que repercutirá na vida de outras pessoas? A religião deve promover o amor, a inclusão, o respeito por todos, e de forma alguma o ódio, a exclusão e a discriminação como forma de tratar as pessoas. Estou confiante de que diante da Suprema Corte essa lei discriminatória e atentatória de direitos civis não prevalecerá.

          • É você quem esta dizendo, talvez por se sentir inferior, que sou “sabichão” ou que me acho “o tal”. Eu nunca disse isso, apenas argumentei com você, Vanessa. Tenho culpa por argumentar?

    • Ninguem deveria ser obrigado a fazer aquilo que não quer e pronto.

      A ditadura funciona assim, não há liberdade de escolha. Ou você faz ou vai preso, essa é a regra.

  12. Corrigindo o título “Projeto de lei quer garantir a empresários que se dizem cristãos mas não sabem o que é seguir a Cristo- o direito de recusarem atendimento a gays”

  13. Queria ver se fosse uma lei q permitisse não atender evangélicos. Aposto que aí sim vcs achariam q é discriminação. Mas não atinge vcs, então é liberdade religiosa, neh?? Dois pesos e duas medidas.Igualzinho aquilo q sua gibiblia prega…

  14. Verdade. Ninguém deveria ser obrigado a atender quem não quer. Eu por exemplo fico me mordendo de raiva quando entra um afrodescendente ou um espírita no meu escritório. #ironia

  15. Decadas atrás, os americanos tinham estabelecimentos que não aceitavam a entrada de negros. Havia banheiros para brancos e negros. Não é possivel pensar em regredir o que já foi conquistado. Bom senso sempre, por favor.

  16. “Lei provoca onda de protestos contra discriminação de gays nos EUA

    Alessandra Corrêa De Winston-Salem (EUA) para a BBC Brasil

    A aprovação de uma lei no Estado americano de Indiana que pode abrir espaço para discriminação de gays vem provocando uma onda de boicotes e protestos em todo o país, ampliando o debate sobre “liberdade religiosa” e direitos civis.

    A lei, denominada Religious Freedom Restoration Act (Lei de Restauração da Liberdade Religiosa, ou RFRA na sigla em inglês), foi assinada na semana passada pelo governador republicano Mike Pence.

    Ela estabelece que o governo e leis estaduais não podem restringir de forma substancial a capacidade de pessoas, empresas, associações ou instituições de seguirem suas crenças religiosas.

    Segundo críticos, a lei permite que comerciantes e prestadores de serviços se recusem a atender clientes gays. Um proprietário de buffet, por exemplo, poderia se negar a fornecer serviços a um casamento gay alegando que a união entre pessoas do mesmo sexo fere sua crença religiosa.

    “(A RFRA) pode permitir que pessoas manifestem objeção religiosa a leis contra discriminação”, disse à BBC Brasil a especialista em legislação sobre liberdade religiosa Eunice Rho, da organização de defesa dos direitos civis União Americana pelas Liberdades Civis (ACLU, na sigla em inglês).

    “Em Indiana, por exemplo, a cidade de Indianápolis oferece proteção à comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) em termos de moradia e emprego. Alguém que não queira atender essa comunidade poderia usar a RFRA e dizer que sua religião permite que não siga essas leis (contra discriminação)”, afirma Rho.

    Protestos

    Apesar de a lei só entrar em vigor em julho, sua aprovação provocou reação imediata de líderes empresariais, atletas e celebridades.

    No fim de semana, milhares protestaram contra a lei na capital do Estado, Indianápolis. Opositores da legislação iniciaram uma campanha para que empresas boicotem eventos em Indiana.

    Em artigo no jornal The Washington Post, o CEO da Apple, Tim Cook, um dos principais executivos abertamente gays, disse que “há algo muito perigoso ocorrendo em Estados pelo país”, referindo-se à lei de Indiana e outras similares.

    “A comunidade empresarial dos EUA reconheceu há muito tempo que discriminação, em todas as suas formas, é ruim para os negócios”, diz Cook. “Em nome da Apple, eu me oponho a essa nova onda de leis, onde quer que emerjam. Escrevo na esperança de que muitos outros se unam a esse movimento.”

    Jeremy Stoppelman, da empresa de tecnologia Yelp, disse em carta aberta que essas leis criam um “terrível precedente que deverá prejudicar a saúde econômica dos Estados onde forem adotadas”.

    O Estado de Connecticut e a cidade de Seattle anunciaram que irão barrar viagens de negócios de funcionários públicos financiadas pelo governo a Indiana.

    No Twitter, celebridades como Miley Cyrus e o ator Ashton Kutcher entraram na campanha pelo boicote a Indiana.

    A National Collegiate Athletic Association (Associação Atlética Universitária Nacional, ou NCAA, na sigla em inglês), com sede em Indianápolis, onde ocorrem nesta semana as finais de seu torneio de basquete, manifestou preocupação de que a lei possa afetar seus atletas, estudantes, funcionários e eventos.
    Casamento gay

    Acuado diante de tantos protestos, o governador Mike Pence disse que a lei está sendo mal compreendida. Ele negou que ela seja discriminatória e afirmou que irá conversar com líderes empresariais para explicar sua posição. Mas disse que não cogita mudar a lei.

    Em meio a pedidos de democratas para que a lei seja anulada, legisladores republicanos no Estado afirmaram que estão avaliando como tornar a lei mais clara, assegurando que não permita discriminação contra homossexuais.

    Pence diz que o objetivo da legislação é proteger igrejas, indivíduos e empresas cristãos e evitar que sejam “punidos por suas crenças bíblicas”.

    A lei é baseada em uma RFRA federal de 1993. Outros 19 Estados americanos têm RFRAs. Pelo menos outros três – Arkansas, Carolina do Norte e Geórgia – discutem a adoção de leis semelhantes.

    Apesar de nem todas as RFRAs terem relação com discriminação contra homossexuais, analistas afirmam que legislações recentes foram aprovadas na esteira da legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo em diversos Estados americanos.

    “É importante lembrar que essa lei tem motivação política. Indiana já protege as liberdades religiosas, há uma cláusula na Constituição do Estado que protege o livre exercício de religião”, disse à BBC Brasil o especialista em lei e religião Robert Katz, professor de Direito da Universidade de Indiana.

    “O real objetivo dessa lei é fornecer consolo a conservadores religiosos que estão descontentes com a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo em Indiana”, observa Katz.

    No ano passado, a proibição de casamento gay em Indiana foi derrubada por tribunais federais.
    Lei contra discriminação

    Segundo críticos, o que diferencia a lei de Indiana de outras RFRAs é o fato de não haver uma lei estadual que proíba a discriminação contra homossexuais, como há em outros Estados. Existem apenas leis locais em determinadas cidades, como Indianápolis.

    Em outros Estados, casos em que comerciantes e prestadores de serviços se recusaram a atender clientes gays alegando conflitos religiosos acabaram na Justiça, com base em leis estaduais contra a discriminação de homossexuais.

    “O real problema não é a RFRA, mas sim o fato de que a lei estadual não garante proteção à comunidade LGBT contra discriminação”, disse à BBC Brasil a especialista Robin Fretwell Wilson, professora de Direito da Universidade de Illinois e co-autora do livro Same-Sex Marriage and Religious Liberty (“Casamento Entre Pessoas do Mesmo Sexo e Liberdade Religiosa”, em tradução livre).

    “Em Illinois, por exemplo, onde leciono, há proteção estadual contra discriminação e há uma RFRA, e as duas não se chocam, a RFRA não foi usada para reverter a proteção estadual.”

    Para o especialista em liberdade religiosa Richard Garnett, professor de Direito da Universidade de Notre Dame, em Indiana, os críticos da RFRA ignoram como essas leis são aplicadas na prática e pelos tribunais.

    “A lei não é uma ‘licença’ para discriminar”, disse Garnett à BBC Brasil. “Não há evidência nos mais de 20 anos em que leis do tipo RFRA existem, em diversos Estados e em nível federal, de que tenham sido usadas com sucesso para permitir discriminação ilegal.”

    Segundo alguns observadores, a controvérsia provocada pela lei em Indiana mostra como público e empresários americanos estão cada vez menos tolerantes com medidas que ameaçam os direitos dos homossexuais.

    “Acho que a maioria do país está aceitando e apoiando a igualdade de direitos de casamento por pessoas do mesmo sexo, o que certamente não ocorria no passado”, diz Rho, da ACLU.

    Em um momento em que vários políticos se preparam para anunciar suas candidaturas à Casa Branca nas eleições do próximo ano, a polêmica pode respingar na corrida presidencial.

    Hillary Clinton, provável candidata e favorita entre os democratas, publicou em sua conta no Twitter que é “triste que essa nova lei de Indiana possa acontecer nos EUA de hoje” e que “não devemos discriminar pessoas por causa de quem amam”.

    Do lado republicano, muitos prováveis presidenciáveis tentam se equilibrar entre a ala conservadora, que tem empurrado o partido cada vez mais para a direita, e o eleitorado geral e as lideranças empresariais, mais tolerantes. Em declarações recentes, vários republicanos disseram apoiar a liberdade religiosa, mas serem contrários à discriminação.

    Uma pesquisa divulgada na última sexta-feira pelo instituto de pesquisas Public Religion Research Insitute, com sede em Washington, indica que a maioria dos jovens americanos entre 18 e 34 anos acreditam que sexo entre pessoas do mesmo gênero é mais aceitável que sexo casual.

    Katz ressalta que há um consenso crescente nos EUA de que homossexualidade “não é escolha ou estilo de vida, e sim algo com que as pessoas nascem”.

    “E parece que o ideal de igualdade de cidadania está ficando ligado ao sucesso econômico”, observa.”

    Fonte: site da BBC Brasil

  17. Não sou fanático não,sou verdadeiro,João 8.32 Conhecereis a verdade,e a verdade vos libertara,quem conhece a verdade e pratica,não procura viver na mentira,aos olhos dos mentirosos é tido como fanático,porque não podem praticar a verdade,só quem tem liberdade pode pratica-lá,porque a liberdade é JESUS CRISTO O FILHO DE DEUS.

  18. Não sou fanático não,sou verdadeiro,João 8.32 Conhecereis a verdade,e a verdade vos libertara,quem conhece a verdade e pratica,não procura viver na mentira,aos olhos dos mentirosos é tido como fanático,porque não podem praticar a verdade,só quem tem liberdade pode pratica-lá,porque a liberdade é JESUS CRISTO O FILHO DE DEUS,volto a repetir,neste caso não tem como agradar dois senhores,não se esqueça que o arrependimento é apenas enquanto você respirar,parou de respirar não tem mais como arrepender,a conta estará fechada,restando somente o julgamento de DEUS,e sabemos perfeitamente para onde irão os que vivem da mentira,não é escondido de ninguém,é só uma questão de escolha.

  19. Hoho ótimo projeto de lei. A maioria das vezes muitos homossexuais procuram empresários cristãos somente para afrontá-los, isso seria uma forma deles se resguardarem de seus pensamentos unicista, impositivo e autoritário que têm crescido nos dias atuais.
    Digo isso pois certa vez um homossexual estava atravessando a rua e quase foi atropelado por não prestar atenção, o motorista chamou a atenção do rapaz e eles comessaram a discutir e no final da discução o homessexual disse que iria na delegacia denuncia-lo por homofobia (isso que nem é crime) sendo que o motorista não citou nada sobre sua opção sexual. Sei que não podemos generalizar, existem homossexuais super gente boa, porém, neste caso temos que ter uma lei que nos resguarde daqueles que são mal intencionados, assim como qualquer outro ser humano.

  20. SIGAM A BÍBLIA TODA, não só o que lhes interessa – Deuteronômio 21:18-21. Se alguém tiver um filho rebelde e incorrigível, que não obedece ao pai e à mãe e não os ouve, nem quando o corrigem, o pai e a mãe o pegarão e o levarão aos anciãos da cidade para ser julgado. E dirão aos anciãos da cidade: ‘Este nosso filho é rebelde e incorrigível: não nos obedece, é devasso e beberrão’. E todos os homens da cidade o apedrejarão até que morra. Desse modo, você eliminará o mal do seu meio, e todo o Israel ouvirá e ficará com medo

  21. Deus ameaça punir os israelitas forçando-os a comer a carne de suas crianças

    Levítico 26:27-29
    E, apesar disso tudo, se vocês ainda não me derem ouvidos e continuarem a se opor a mim, eu ficarei furioso contra vocês, e os castigarei sete vezes mais, por causa de seus pecados. Vocês comerão a carne de seus filhos e a carne de suas filhas.
    Jeremias 19:9
    Farei que eles devorem a carne dos próprios filhos e filhas. Eles se devorarão entre si por causa do cerco e da angústia que seus inimigos vão impor a eles.

  22. Sou evangélica e odeio todas as pessoas gays. Odeio pois sou uma pessoa boa e de Deus. Tenho ódio e acredito em qualquer verdade que falam sobre estes gays pois eu odeio todos os gays. Mas sou uma pessoa de bem e vou a igreja às segundas, quartas, sextas e domingo. Nos dias que não vou à igreja, fico em casa cuidando da casa pois isso é o papel da mulher de Deus. E quando não tenho mais nada pra fazer, eu dedico meu tempo para acreditar nas verdades que meus irmãos postam e falam sobre os pedófilos (gays). Ahh já falei que eu tenho ódio por gays? Mas sou uma mulher de bem, amo os animais cachorros e gatos malhados. Já os gatos brancos ou pretos eu não gosto pois o pastor me disse que são de echú e isso é demônio e se eu ver esses animais do demônio tenho que matar, né?
    Ahh gente esqueci de dizer, peço aos meus amigos médicos e enfermeiros que não andem de branco na rua pois nosso bispo mandou bater até matar qualquer pessoa que ande totalmente de branco na rua pois é roupa do demônio do candomblé. Então peço para todos que tomem cuidado. Mas tirando tudo isso eu sou uma mulher que prega o amor.
    Mas vou explicar, eu odeio tanto os gays pois quando adolescente uma mulher gay do demônio me beijou e naquele momento senti coisas estranhas em minha região reprodutiva. Sorte que fui levada pra igreja, onde o pastor ordenou a unção por chicote. Depois de quase vinte horas eu vi Jesus e ele me curou. Hoje sou uma mulher submissa ao meu marido abençoado. Tenho um filho que só brinca com amiguinhos branquinhos pois eu li numa publicação na internet que o Bispo disse que os negros são amaldiçoados, e como sou uma mulher de Deus acredito sem hesitar nas revelações de qualquer cristão. Ahh eu já falei que tenho ódio de gays?

  23. O problema é que a mídia está transmitindo a notícia (intencionalmente?) fora do seu contexto.
    A discussão sobre isto nos EUA acontece já há muito tempo e para que seja entendida é preciso que entenda o “pano de fundo”.

    A lei não tem nada a ver, por exemplo, em um médico deixar de atender um paciente por que é gay. Nem em um restaurante, ou supermercado, ou loja de roupas, ou padaria por ser gay. Também NÃO é como, infelizmente, se fazia na época da segregação racial nos EUA, havia lojas que só atendiam brancos. Ou seja, só é para haver lojas para heterossexuais e lojas para homossexuais, não tem nada a ver com isso.

    Tendo dito isto, faço as seguintes perguntas:
    1) Um restaurante judaico kosher, cujo dono é judeu ortodoxo, deve ser obrigado a servir pratos de carne e leite juntos (o que seria contrário às leis de kashrut), a um não judeu (ou um judeu não praticante) que peça, ainda que vá contra seus princípios religiosos? (Por exemplo, se houver as 2 opções no cardápio e a pessoa pedir um prato de cada).
    2) Se um fotógrafo judeu ortodoxo/cristão/muçulmano for procurado para fotografar um ensaio sensual, ele tem o direito de recusar porque isto vai contra seus princípios religiosos?
    3) Um médico judeu ortodoxo/cristão/muçulmano deve ser obrigado a fazer eutanásia ou aborto em países que permitam tais coisas, mesmo indo contra seus princípios religiosos?

    Ou seja, devem os religiosos serem obrigados a violarem suas consciências para atender todas as demandas de potenciais fregueses?
    Creio que a solução para os fregueses acima seria buscar outro profissional, ou outro restaurante.

    Portanto, eis o problema. Nos EUA, há fotógrafos cristãos que foram processados por homofobia, não porque recusaram fotografar homossexuais, mas por recusarem fotografar “casamentos gays”.
    Há também confeiteiros cristãos que foram processados não porque teriam recusado fazer bolos para homossexuais, mas por terem recusado fazer adornos de confeitaria que fazem apologia ao casamento gay.

    Daqui a pouco, vai haver médicos religiosos que sejam obrigados a fazer cirurgia de mudança de sexo.
    Ou religiosos donos de gráfica que sejam obrigados a imprimir qualquer coisa, ainda que isto seja contrário aos seus princípios religiosos.

    Ou seja, devem profissionais judeus ortodoxos/cristãos/muçulmanos serem obrigados a violarem suas consciências por conta da militância gay?

    Esta lei é para proteger estes profissionais.

    Se uma pessoa, independentemente de orientação sexual, procurar um profissional e este recusar por razões de consciência, religião, filosofia, etc… deverá procurar outro profissional.
    E hoje em dia, não existe só um confeiteiro, um fotógrafo, um médico, um restaurante no universo. Encontra-se outros.

    Estes profissionais trabalham para ganhar dinheiro. Portanto, ele também perde com isso. Ele deixa de ter mais fregueses e mais lucro.

    Tenhamos visão crítica para entender os fatos.

    O objetivo da lei não é que os homossexuais não tenham como ter o que precisam, como saúde, alimentação, lazer, etc…
    Por exemplo, um médico judeu ortodoxo/cristão/muçulmano que não atenda um homossexual só por isso, estará cometendo pecado contra sua própria divindade.
    Um fotógrafo judeu ortodoxo/cristão/muçulmano que não fotografa gays só por serem gays, também estariam pecando contra sua divindade.
    Um confeiteiro judeu ortodoxo/cristão/muçulmano que se recuse a vender bolos a homossexuais só por sua orientação sexual também estariam pecando contra sua divindade.

    Os religiosos não estão buscando uma lei do governo que autorize-os a agir contra seus preceitos religiosos, mas sim de acordo com eles.

    • O problema meu caro é que isso de fato afasta o servo de deus do verdadeiro dever de um servo de deus que é amar o próximo. Fotos é uma coisa. Negar saúde uma consulta é bem diferente. O gay deverá procurar outro profissional. OK. Mas isso de não atender uma pessoa pelo pecado dela não faz parte de um cristão honesto. Cristão honesto não recusaria atender um paciente ou deixar uma pessoa comer em seu restaurante. Uma pena você ser um cristão dessa maneira.

  24. Recalque.

    Há quem diga que quem criou o conceito foi Valeska Popozuda. Outros atribuem a Sigmund Freud. Talvez seja Clarice Lispector, talvez seja Voltaire, talvez seja Tati Quebra Barraco.

    Não vem ao caso.

    O que sei é que o conceito moderno de recalque é simplesmente genial e indispensável. Porque tem dias que a gente simplesmente se cansa dessas pessoas de vida chata, cuja maior diversão é julgar a conduta alheia, observada de longe com olhinhos cinzentos.

    Tem dias que a gente cansa do recalque com o beijo gay da novela. Com o beijo gay do amigo de infância. Com o beijo hétero da amiga que está piriguetando feliz da vida. Com o beijinho no ombro da musa.

    Cansa do recalque de quem não tem culhões para fazer o que tem vontade e fica condenando a vida alheia. De quem tem uma vida quadrada e desinteressante, que culmina nessa tristeza de ter como passatempo favorito a censura da alegria alheia.

    Cansa daquela gente que não interage nas redes sociais, mas está lá, todo dia, amarguinha, julgando a foto da prima, o post do vizinho, os likes do ex namorado da madrasta do jardineiro do prédio. Um misto entre fantasma e fiscal de trânsito.

    Cansa, simplesmente caaaaansa do recalque.

    Cansa de quem não se joga no sambão, de quem não desce até o chão, mas faz questão de demonstrar reprovação.

    Cansa de quem não fica suado, não se arrisca a ser engraçado, mas faz adora demonstrar o quanto está chocado.

    Cansa de quem não usa descolorante, não suporta refrigerante e confunde ser insosso com ser elegante.

    Cansa de quem não se posiciona em relação a nada, quem acha um horror a discussão política inflamada, mas adora falar que o país é uma palhaçada.

    Cansa de quem não chora de rir, não larga tudo quando quer ir e leva uma vida que precisa de projeto para sorrir.

    Cansa de quem não gosta do que você escreve, quem condena as palavras que você não mede, mas na hora do pedido de amizade: pede.

    Cansa de quem é velho aos vinte, de quem não vira amigo do pedinte, e que vai ler o que você posta- e vai dar print.

    Cansa de quem vive de aparência, de quem não tem resquícios de adolescência e se orgulha do seu nível de decência.

    Cansa de quem não quer se expor, não se arrisca a morrer de amor, mas inveja, secretamente, toda essa falta de pudor.

    Ai, sério, cansei.

    Deixo apenas um grande beijo pro recalque, desejando que toda invejinha malvada se transforme em vontade de viver.

    Vamos viver, recalcados!

    Juntem-se a nós, vocês verão que a vida é bem melhor quando você investe na arte de sambar na cara da sociedade, ao invés de ficar na plateia analisando que está fora do ritmo, quem está com as coxas flácidas e quem borrou a maquiagem.

    Venham pra pista, recalcados!

    Porque nós podemos ter mil e um defeitos, mas temos o tesouro de não ver ninguém como afronta ou concorrência. Vamos receber vocês muito bem. Vocês verão que a vida desrecalcada é uma verdadeira delícia.

    *

    *

    *

    Do Estadão

  25. delldell, já vi muitas pessoas pagaram pela língua venenosa. Tomara que você seja uma delas. Pena que eu não te conheça para acompanhar o teu fracasso.

    .

DEIXE UMA RESPOSTA