Templo do Calvário é a maior igreja da Índia, com mais de 300 mil membros, e está colocando em prática um plano de expansão para erguer 40 megaigrejas na próxima década.
A rotina de cultos aos domingos na Igreja Templo do Calvário é movimentada: às 04 da manhã, as ruas laterais ao redor do megatemplo já estão congestionadas, e os obreiros se dividem na coordenação do tráfego, direcionando ônibus, carros e motos.
Milhares de pessoas se mobilizam para participar de um dos cinco cultos realizados durante o dia, e por isso o espaço lota 2 horas antes da primeira celebração, que é realizada às 06h00.
De acordo com informações da emissora Christian Broadcasting Network (CBN News), quando o sol nasce, 36 mil fiéis já se sentaram. O templo principal acomoda 18 mil pessoas, enquanto um prédio lateral recebe outros 15 mil e uma estrutura menor, também ao lado, acomoda mais 3 mil.
Embora tudo isso já seja impressionante, aparelhos de televisão em áreas de circulação da igreja transmitem som e imagens dos cultos, e centenas de pessoas acompanham a pregação dessa forma.
“Recebi a graça de pastorear esta igreja que está além do meu sonho e imaginação”, disse o pastor Satish Kumar, que prega em todos os cinco cultos do domingo, sendo que o último termina às 20h.
A igreja começou em 2005 com cerca de duas dezenas de pessoas. Hoje, com mais de 300 mil membros, é considerada uma das maiores igrejas do mundo, além de ter 11 filiais e um ousado plano de expansão: “Deus colocou um fardo em meu coração para estabelecer 40 megaigrejas exatamente como as que você vê aqui durante os próximos 10 anos”, disse o pastor.
Nas contas de Kumar, a Igreja Templo do Calvário recebe 3 mil novos crentes a cada mês, o que indica uma expansão sem precedentes do Evangelho no país: “A mão de Deus está sobre a Índia, é hora de a Índia alcançar os perdidos, não apenas dentro do país, mas em todo o mundo”.
Mas, o que tem sido feito na igreja que atrai tanta gente? O pastor afirma que o crescimento é fruto do impacto que a Bíblia causa em quem ouve o Evangelho: “Pregar a pura Palavra de Deus é o que atrai as pessoas, e praticar a Palavra de Deus é o que mantém as pessoas dentro da igreja”, enfatizou.