A luta dos ucranianos na guerra contra a Rússia vai muito além da esfera militar, diplomática e territorial. Ela também diz respeito a uma batalha no campo espiritual, algo que, nesse aspecto, os russos também estão envolvidos em oração, todos em busca da paz.
Segundo o correspondente internacional da CBN News, George Thomas, no último sábado mais de 4.000 pessoas se reuniram em um evento pela paz na Ucrânia, orando a Deus para que a guerra que já ceifou a vida de milhares de pessoas termine o quanto antes.
O pastor ucraniano Volodymyr Bilyk esteve presente no encontro. “Este é um grande país, cidade no coração da Europa no século 21 que estamos vendo o maior êxodo de pessoas”, disse Thomas, apontando que o número de refugiados já é o maior desde a 2ª Guerra Mundial.
“Os relatos são de que mais de um milhão de pessoas escaparam. Mas o mais bonito é que o pessoal de Lviv acabou de abrir abrigos. Acho que há cerca de 5.000 abrigos na cidade”, destacou o correspondente.
O pastor Bilyk também está na linha de frente do acolhimento aos refugiados. Ele ressaltou o quanto é triste “vê desespero e medo em seus olhos”, frisando que é preciso estar preparado para encarar qualquer circunstância. Nesse momento de pânico e incertezas, o suporte espiritual e humanitário tem sido o grande diferencial para os ucranianos.
“Foi um choque. É difícil avaliar. Tudo está mudando a cada dia. Tentamos estar prontos para ajudar muitas pessoas que são refugiadas agora. Temos vários estágios de entendimento sobre o que está acontecendo”, disse o pastor.
“A primeira é a notícia. Quando você vê as notícias, você entende: ‘Uau, está acontecendo agora. O próximo estágio é quando você vê muitos refugiados e vê desespero e medo em seus olhos”, lamenta o líder religioso.
A guerra na Ucrânia entrou em sua terceira semana consecutiva e ainda não há previsão para qualquer acordo de paz. Enquanto isso, os russos sob o comando do presidente Vladimir Putin continuam avançando por terra, ar e mar, apesar da forte e inesperada resistência ucraniana.
A Igreja de Cristo tem desempenhado um papel de grande importância nesse momento, oferecendo ajuda humanitária e espiritual, de modo que os cristãos residentes no país continuam se reunindo para fazer cultos em locais improvisados, como em estações de metrô e em abrigos subterrâneos.