Casos de Família: Marisa Lobo e ex-travestis falam sobre abandono da homossexualidade; Assista

19

A psicóloga Marisa Lobo participou do programa Casos de Família, no SBT, onde falou sobre a possibilidade de um homossexual mudar de comportamento e passar a ser hetero.

O programa, popularesco, é conhecido pelas brigas e polêmicas instigadas pelos temas e pela apresentadora, Christina Rocha.

Na edição em que Marisa Lobo participou, o tema era “Existe Cura Gay?”, e além da psicóloga haviam dois ex-travestis e gays e lésbicas. Após a gravação, Marisa usou as redes sociais para dizer que “a baixaria ficou por conta dos outros convidados”.

“Nossa participação foi digna, apesar do ‘estilo’ do programa”, acrescentou Marisa Lobo.


Durante o programa, exibido no último dia 29 de outubro, Christina apresentou os convidados  e o primeiro ex-travesti, Fernando, foi homossexual por 12 anos e atualmente é casado.

Questionado pela apresentadora se existe “cura gay”, Fernando respondeu que o que acontece é uma mudança de comportamento: “Boa tarde plateia, boa tarde Christina. Na realidade, não existe ‘cura gay’, existe a transformação de um gay que estava num estado homossexual e deixou esse estado, voltou a ser hetero”, afirmou.

A psicóloga Marisa Lobo afirmou que não existe “cura gay” porque a homossexualidade não é definida como uma doença.

“Nós aceitamos a pluralidade sexual, e com base nessa pluralidade mesmo é que o meu paciente manda na terapia. Quem manda na terapia não é o Conselho de Psicologia, é o meu paciente. E a ele, é dado o direito de sigilo e de escolha. Então se ele [paciente] chega num sofrimento psíquico dentro do meu consultório, eu vou atender esse sofrimento, ainda que seja o desejo dele de mudar a sua condição, orientação e opção. O que eu não posso como terapeuta, psicóloga, é oferecer tratamento, mudança, dizer que tem cura. Eu não posso dizer que homossexualidade é doença, mesmo porque eu, Marisa Lobo, nunca disse e nunca acreditei que fosse. A palavra ‘doença’ foi retirada da Associação de Psiquiatria e Psicologia Americana já nos anos 1970. Então, nós não vemos dessa forma”, disse.

Assista:

Assine o Canal

19 COMENTÁRIOS

      • gay, responde essas duas perguntas

        01-VC ACREDITA EM DEUS? acho meio difícil mais vamos la
        02- SE VC ACREDITA EM DEUS VC ACHA QUE DEUS É HOMOFÓBICO?
        ESTOU AGUARDANDO SUA RESPOSTA.

        • SIM, acredito em DEUS

          o SEU Deus é homofóbico, o Meu não

          o Deus que existe na SUA cabeça só se preocupa com os gays, só se preocupa em dizer que os gays vão pro inferno e que gostam de queimar a rosca etc e tal

          O MEU Deus tem coisas mais importantes pra fazer do que se preocupar com os gays .

          • essa é de rir. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vcs dizem que somos homofóbicos porque somos contra essa safadeza homem com homem e mulher com mulher, mais DEUS é contra esta escrito na bíblia, e ai, DEUS é homofóbico por ser contra?

      • DENNIS
        ESTAVA FALANDO COM OUTRO SAFADO VAGABUNDO E SEM VERGONHA, PARE DE CHAMAR PARA TI A RESPONSÁ DESTES GAYS QUE TEM DINHEIRO, NÃO OS INVEJE PORQUE É UM FRACASSADO, NEM QUERA VIVER A VIDA DELES, VC É UMA BIXA DESGRAÇADA SEM RUMO E MISERÁVEL, NÃO É NADA ALÉM DE VIADO

        • sou viado sim
          e muito feliz,

          é isso que te incomoda tanto né ???

          minha mãe me ensinou a nunca chamar os outros de desgraçados
          e por conta disso, não vou responder á altura .

          • Não esquenta, Dennis, esse tal “josé carvalho” (observe que o individuo escreve o próprio nome com inicial minúscula) não passa de um velho ignorante e cheio de frustrações e que passa o tempo todo qual uma megera fofoqueira se intrometendo na vida dos gays. Já perdi tempo com ele e cheguei à conclusão que não valeu a pena.

  1. Vamos por partes:

    1. Psicologia cristã é inaceitável e a Maria Lobo sabe disso pq os CRP* e o CFP** já avisaram que psicólogos não podem trabalhar convicções pessoas de fé, com os pacientes. Até pq corre-se o risco de virar proselitismo barato.

    2. Aqui mesmo nesse site e num artigo no qual Marisa Lobo participava nos comentários, já tinha deixado meu posicionamento sobre a questão. Mas vou repetir. A maior questão aqui é que numa sociedade que aina não combate a homofobia, tal uso de psicologia pode acabar abrindo um precedente terrível de condutas preconceituosas na sociedade, para forçar os gays a procurarem ajuda psicológica. Talvez daqui a alguns anos, quando minimizarmos a homofobia na sociedade, talvez essa questão possa ser vista com outros olhos. Pq como disse a Marisa Lobo aqui mesmo nesse site, não questiono um gay procurar um psicologo por LIVRE VONTADE para um maior entendimento e compreensão de si mesmo. Mas quando ocorre desse mesmo gay procurar um psicologo por PRESSÃO EXTERNA provinda de uma intolerância MACIÇA, ai eu não concordo pq estaremos dando aval para condutas absurdas como a homofobia. Seria o mesmo que LEGALIZAR O CRIME.

    *Conselhos Regionais de Psicologia
    **Conselho Federal de Psicologia

  2. só a Loba mesmo .

    essa parte voces pularam – – “É notável o amor dos dois”, disse a psicóloga Marisa Lobo
    Parece deboche, mas ela se referia ao relacionamento da mãe que colocou o filho para fora de casa e que rejeita a possibilidade de ele voltar. A mesma mãe que disse: “Eu tenho um filho bandido, faço tudo por ele, mas meu filho gay eu não aceito”. Christina, ao invés de se indignar com a postura da mãe, olhava para o filho e perguntava: “Você acha que pode deixar de ser gay?”, como se a solução do conflito fosse ele deixar de ser homossexual. O garoto dizia que não: “Nasci assim e vou morrer assim”.

    – “Quais são as razões que levam uma pessoa a querer ser ex-gay?”, pergunta Christina a Marisa
    A psicóloga cristã só se esqueceu de falar o motivo de as pessoas “ex-gays” procurarem uma possível reorientação sexual. Disse apenas que eles sofrem com isso. De acordo com a psicóloga Maria Julia Chinalia, muitas pessoas querem deixar de ser homossexual para serem mais aceitas pela família e sociedade – e não por um desejo pessoal. Afinal, se os gays não sofressem preconceito haveria motivo de querer mudar o que se é? Logo, o que é passível de cura, o homossexual ou a homofobia?

    a parte principal do programa, que são as cosiderações finais dadas pela psicóloga Anahy ( essa sim um psicologa de verdade ), ao fim do programa ela disse: “A sexualidade tem a ver com desejo e desejo não segue lógica, não segue ritual, não vai atrás de dogma, moral e religião. Não pode dizer que existe cura, porque não é doença. E se não é doença, vai curar o quê? O que precisa cuidar é da intolerância, a gente tem que ter tolerância com a diferença”. Foi bom, mas foi pouco diante de tanta desinformação pública.

    • eu te respondem qual a razão que leva uma pessoa ser gay e dar o fiofó.
      existe um demônio que entra na mente e controla o sub consciente , a partir do momento que a pessoa quer ser liberta desse diabo, ela procura uma igreja evangélica que tem libertação passa a frequentar, aceita JESUS como senhor e único salvador da sua vida, esse demônio maldito é queimado pelo fogo do Espírito Santo de DEUS, e a pesssoa fica livre, é isso que acontece, é por isso que tem pessoas que davam o fiofó e hoje estão livre, porque aceitaram JESUS e ficaram libertas desse demônio.

      • é pra levar isso a sério ??
        voce realmente acredita nesse monte de besteira ??

        desculpa, mas prefiro ficar com a visão cientifica
        essa sua teoria tá pior do que lendas do folclore brasileiro, alias, você acredita em Saci Pererê também ????

  3. VIADOS (isso mesmo), viados ,bixas boiólas e não veados (animais maravilhosos) são seres extra terrestres originários de outra DIMENSÃO onde se reproduzem pela postura de ÓVOS, portanto não são PARIDOS, são DEFECADOS. Este povo tem o desejo de dominar ésta DIMENSÃO humana, porem aqui eles não se reproduzem, então eles passam a habitar em alguns humanos fracos mental e psicologicamente na tentativa de conseguirem seu intento, isto está acontecendo á MILÊNIOS, sempre perdendo pois aqui o planeta é habitado e dominado NATURALMENTE por seres humanos que se reproduzem pela forma perfeita : sexo entre MACHO (homem) e FÊMEA(mulher) como diz ROBERTO CARLOS em sua música,( coincidência total do CÔNCAVO e CONVEXO, assim é o nosso amor no sexo) !!!

  4. Vós tendes (Marisa Lobo, Davi Morgado, Clamando, Elder Lima,Marcelo,ZEZE,CESARR77, por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira…

    João 8:44

  5. essa suposta "psicologa" não sabe de nada, a visão preconceituosa dela não permite aprender nem ver alem do livrinho de conto de fadas dela, quanto aos exs qualquer coisa eu só posso ter pena por eles disseminarem esse tipo de visão retrograda, já foram apresentados mais do que argumentos pela ciência das causas de variâncias na sexualidade, portanto esse programa serviu apenas para destilar essa visão venenosa.

  6. Os "curados" gesticulam e fazem mais biquinho que lacraia e Clodovil, se vestir de terno e gravata, e representar não quer dizer que o desejo sumiu, os caras são bissexuais, que com medo do inferno ou da familia. passam por problemas psicologicos de baixa auto-estima
    Que diga Lanna Holder e outros tantos exemplos de "ex" que voltam a homossexualidade…mulheres corajosas estas que casam com estes "ex", elas nunca vão estar 24 hs ao lado deles

DEIXE UMA RESPOSTA