Um gesto de incentivo à solidariedade da Microsoft, gigante da tecnologia, percorreu o mundo através de notícias veiculadas por inúmeros portais de internet na última terça-feira, 19 de dezembro. No entanto, um detalhe omitido pela grande mídia é que o desfecho inspirador começou, anos antes, com um projeto social mantido por uma igreja evangélica.
O menino Mikah Frye, 9 anos de idade, se tornou notícia ao redor do mundo ao decidir trocar seu presente de Natal, um Xbox One S, por cobertores para doar aos moradores de rua de sua cidade, Ashland, no estado norte-americano de Ohio.
No dia em que Mikah e sua avó, Terry Brant, saíram para comprar seu videogame, o menino se deu conta de que o inverno já havia chegado. “Vovó, está tão frio lá fora, como as pessoas sem teto fazem?”, questionou. “Eu realmente não sei…”, respondeu a avó, sabendo a origem daquela pergunta.
Três anos antes, a família de Mikah passou por dificuldades financeiras severas, e terminaram morando na rua por alguns dias, até que o projeto social Emergency Shelter Services, mantido pela Ashland Church Community ofereceu um abrigo para que eles ficassem pelas próximas semanas, até conseguirem um local próprio.
A avó de Mikah foi surpreendida pela insistência do neto no assunto: “Bem, eles devem estar com frio”, ponderou o menino. Diante daquela situação, não restava alternativa à avó senão fazer uma pergunta desafiadora: “O que você quer dar à eles, um cobertor?”.
Diante da resposta positiva, a avó decidiu que era hora de conscientizar Mikah sobre as consequências daquela decisão: “Você quer realmente desistir do seu presente de natal para dar cobertores para as pessoas?”, questionou. O menino, então, foi além: “Sim. Se um Xbox custa US$ 300 e um cobertor custa US$ 10, eu posso comprar 30 cobertores”, decidiu.
Diante da decisão do menino, eles pesquisaram e conseguiram comprar o dobro dos cobertores que imaginavam que conseguiriam. Compra feita, entraram em contato com o projeto social da igreja e repassaram os 60 cobertores para que os voluntários distribuíssem para os moradores de rua.
Em cada um dos cobertores havia uma mensagem escrita pelo próprio Mikah, lembrando o que havia acontecido com ele: “Eles [projeto social] me deram um cobertor, mas eu tive que deixá-lo para trás. É por isso que eu quero que você tenha o seu próprio cobertor. Hoje eu vivo em minha própria casa e algum dia, você também vai. Seu amigo, Mikah”.
A recompensa
Em tempos de internet, as informações se difundem rapidamente, e a gigante de tecnologia Microsoft, fabricante do Xbox One, decidiu que essa era uma oportunidade de incentivar a solidariedade e entrou em contato com a avó de Mikah para informar que doariam um videogame para o menino.
“Quando eles me ligaram e me contaram, eu comecei a chorar instantaneamente ao telefone. Eu não podia acreditar. O mais difícil foi não contar à ele”, afirmou a avó do menino, segundo informações da emissora Fox 8.
A entrega do Xbox One S foi agendada em uma loja próxima à cidade em que Mikah vive. Ao chegar ao local, os funcionários o levaram para os fundos do estabelecimento, onde um papai-noel o entregou seu presente. Radiante, o menino comemorou a surpresa e emocionou os adultos presentes.
“Ele sabia o que era ter um cobertor durante a noite e ter que devolvê-lo [ao projeto social pela manhã]”, disse a avó, às lágrimas “Então, a primeira coisa que ele quis fazer é dar um cobertor que eles [moradores de rua] pudessem manter consigo”, acrescentou.
“Não só eles terão um bom cobertor quente que eles poderão ficar, todos terão um cobertor, mas também foram envolvidos no amor de Cristo, através do amor de Mikah”, comentou Cathy Thiemens, diretora executiva do projeto social da igreja Comunidade Ashland.
“É simplesmente incrível, é uma benção! Mikah é uma benção para a nossa família e agradecemos muito”, concluiu a avó do menino.
Assista à reportagem, em inglês: