Milhares de fiéis formam escudo humano para impedir demolição de igreja na China

4

Para evitar a demolição de uma igreja recém-inaugurada, milhares de cristãos formaram um escudo humano em torno do templo na província de Zhejiang, na China. As autoridades do país haviam ameaçado demolir a igreja por considerarem a construção muito grande.

Localizado na cidade de Wenzhou, o templo da Igreja Cristã Sanjiang custou mais de US$ 4,8 milhões e levou seis anos para ficar pronto.  A cidade é considerada uma das que mais concentram cristãos no país.

De acordo com Charisma News, milhares de fiéis se reuniram em frente à igreja na última sexta-feira, 04 de abril, para evitar que as equipes de demolição tivessem acesso ao templo. No grupo haviam idosos e deficientes.

“Eu dormi aqui ontem à noite e eu vou fazer o mesmo outra vez esta noite. Nós colocamos dois bancos juntos, então foi tudo bem. Sentimo-nos em paz e sem medo quando estamos com o nosso Deus”, afirmou Ele Hongying, um senhor de 81 anos, membro da igreja.


A polêmica decisão de demolir o templo foi tomada por um secretário do Partido Comunista, que governa o país. Na opinião do político, o tamanho da igreja era excessivo. “Quando o secretário Xia Baolong visitou as áreas locais, ele encontrou a cruz no topo da igreja muito visível. Assim, ele ordenou que fosse demolida. Em seguida, os funcionários do condado Yongjia exigiu que a igreja derrubasse a cruz e o topo da igreja”, afirmou Zheng Leguo, um dos líderes de jovens.

A partir daí, centenas de policiais com tratores cercaram a igreja na quinta-feira à noite, 03 de abril. Alguns fiéis, no entanto, já estavam no local. “Eu segurei suas mãos e disse: ‘Camaradas, não derrubem a nossa cruz. Posso dar-lhe a minha cabeça em vez disso”, afirmou Yang Zhumei, 74 anos, uma das fiéis no local. “Mesmo que eles tomam minha cabeça, eu ainda posso encontrar a felicidade com Deus”, acrescentou a idosa.

A Igreja Cristã Sanjiang faz parte do Movimento Patriótico das Três Autonomias (MPTA), uma organização cristã protestante da China que é reconhecida pelo governo. De acordo com analistas políticos locais, a ordem de demolição da igreja é “altamente incomum”, justamente pelo fato de a denominação não ser considerada irregular.

Em novembro de 2013, quase duas dezenas membros de igrejas pertencentes ao MPTA, incluindo um pastor, foram presos na província de Henan, em uma repressão contra o ativismo comunitário da denominação local. Os cristãos que frequentam reuniões domésticas e formam a chamada “igreja ilegal” na China são aproximadamente 80 milhões, e estão sujeitos a perseguição religiosa.

“Apelamos às autoridades na província de Zhejiang de rescindir imediatamente as suas ordens para a demolição de Igreja Cristã Sanjiang. Esta igreja foi legalmente construída e tem todo o direito de existir em uma nação que afirma fortemente, pelo menos em parte da comunidade internacional, a respeitar a liberdade religiosa de seus cidadãos”, declarou Ryan Morgan, gerente regional na Ásia da International Christian Concern (ICC), entidade que atua na proteção aos cristãos.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

4 COMENTÁRIOS

  1. “Valdemiro Santiago continua com o seu projeto de participar de programas de auditório em diversas emissoras. Depois de passar por atrações do SBT, o apóstolo grava daqui a pouco participação no programa de Luciana Gimenez na Rede TV!.

    No ano passado, Valdemiro perdeu espaço na grade da emissora para a igreja Universal de Edir Macedo.”

    FONTE: radar online – veja

  2. Glorias a Deus por isso, este povo unidos certamente com o Senhor da Gloria sairão vencedor, lembremos de nossos irmão chineses em nossas orações pois muito vale a oração do crente verdadeiro diante do trono da Graça, que o Senhor Jesus possa mais e mais abençoa-los e fortalece-los em união comum, e damos Graças a Deus por isso e eu digo Amem e Aleluias Tambem AMEM

  3. O mundo jaz no maligno. Uma tremenda injustiça. Que Deus os ajude, mas também que eles não se apeguem demais a um templo feito por mãos humanas, e sejam conscientes de que suas vidas valem mais do que paus e pedras, pois eles mesmos são o Templo do Espírito Santo, eterno se permanecer ligado a Jesus Cristo, além de todo esforço humano para derrubá-lo.

  4. A China é um país gigantesco em tudo, então que suas igrejas também sejam.

    Que o governo chines se alie em prol de batalhar em todos os países o direito de culto, pois a nação chinesa é amada, respeitada e reverenciada em todos os países, portanto pode muito bem ser uma embaixadora da harmonia universal entre os homens. Temos que avançar.

  5. Estive na China conhecendo a “Igreja Escondida”, que se reúne nos lares, restaurantes, etc. Realmente existem poucos templos, alguns somente para estrangeiros e alguns para chineses. Estes, são diretamente controlados pelo Estado, inclusive com a proibição de levar crianças para o templo, pois segundo o Partido Comunista que governa o País, “as crianças não podem ser contaminadas pela religião” (ainda assim, alguns pais ‘arriscam-se’ em levar seus filhos à Igreja).

    Já no Brasil, Graças a Deus, ainda podemos nos reunir e realizar cultos até nas praças.
    Só não fazemos… Preferimos mais os Shows que a Pregação direta da palavra!

    OREMOS! Por mais Graça, para os irmãos chineses; Por mais Gratidão, para nós brasileiros.

  6. Partido Comunista Chinês estão pensandos crianças dos crimes,largam reclamar nas igrejas que mao morreu no inferno feito mau educado.
    Partido Comunista Chinês consideram ateus dos falsos profetas bolivarianas. os povos chineses vão levar culpados dos Partido Comunista Chinês por andam nos infernos(desrespeitam dos deus,igrejas,vidas,deficientes,pobres,ricos,idosos,Japão,Coreia,islamicos e crianças).
    os povos chineses vão ficar muitos bravos dos Partido Comunista Chinês feitos falsos profetas reclamações.

DEIXE UMA RESPOSTA