Ministério Público apresenta denúncia contra o pastor Marcos Pereira; Testemunhas detalham supostos crimes de estupro, pedofilia e associação ao tráfico

29

O Ministério Público (MP) do Rio de Janeiro fez a denúncia contra o pastor Marcos Pereira pelo estupro de fiéis da Assembleia de Deus dos Últimos Dias (ADUD), e revelou que para cada denúncia, foi instaurado um inquérito policial, como forma de “facilitar a individualização de cada crime”.

A denúncia foi assinada pelos promotores Rogério Lima Sá Ferreira e Adriana Lucas Medeiros, e teve trechos reproduzidos pelo portal Terra. O texto dos promotores diz que “pelos relatos das testemunhas, principalmente das mulheres, verifica-se que estamos diante de um verdadeiro depravado, degenerado, pervertido sexual, capaz de fazer as coisas mais baixas e sempre se aproveitando da sua condição de líder maior da Igreja”.

Inicialmente acusado de associação ao tráfico de drogas, Marcos Pereira passou a ser investigado por outros crimes no decorrer do inquérito, revela o texto do MP: “Acontece, porém, que no decorrer da investigação dos crimes acima, foram surgindo notícias gravíssimas de outros crimes, como homicídio, lavagem de dinheiro, estupros, roubo por parte do denunciado”.

Na denúncia, o MP ressalta a condição de inferioridade hierárquica das mulheres que supostamente foram estupradas por Marcos Pereira: “Todas as mulheres vítimas do denunciado viveram na sua igreja por alguns anos. Elas viviam em função da Igreja presidida pelo denunciado.  Moravam nos alojamentos existentes na Igreja.  Eram dependentes materialmente e emocionalmente do denunciado.  E para aquelas que se recusavam a ceder aos seus instintos bestiais, o denunciado as ameaçava de despejo, de morte fora da Igreja”, pontua o texto.


Segundo o site da revista Veja, um ex-funcionário da ADUD que deixou a denominação em 2009, e resolveu fazer denúncias em 2012, relatou à Polícia que o pastor Marcos Pereira orquestrava rebeliões para depois ser procurado como mediador pelas autoridades, e assim, finalizar com os tumultos nos presídios.

O texto da jornalista Pâmela Santos diz que “a lista de encenações inclui a mais famosa delas, em 2004, quando o pastor foi chamado pelo então secretário de Segurança, Anthony Garotinho, hoje deputado federal pelo PR, para conter um motim na Casa de Custódia de Benfica, na Zona Norte. Na ocasião, morreram 34 detentos de facções inimigas do Comando Vermelho”, com quem o pastor Marcos Pereira teria mantido contato próximo. A acusação do ex-funcionário diz ainda que a trama para a rebelião teria sido feita entre o pastor e Silvana Santos da Silva, irmã do traficante Márcio Nepomuceno dos Santos, conhecido como Marcinho VP.

Este ex-funcionário da ADUD, que a revista Veja não revelou o nome, afirma que um grupo de quatro crianças – três meninas e um menino – com idades entre 6 e 13 anos, filhos de um criminoso preso em Bangu, viveram agressões por parte de Marcos Pereira, que as abrigava no alojamento da ADUD.

Segundo o relato, a menina mais nova, de 6 anos, foi agredida e acusada de estar possuída e mentir. A garota havia ameaçado contar a uma tia que havia flagrado suas duas irmãs fazendo sexo anal com o pastor Marcos Pereira.

As acusações do ex-funcionário dão conta que Marcos Pereira “fez sexo com diversas irmãs ao mesmo tempo em motéis”, e que eram contratadas “prostitutas, garotos de programa e travestis” para participarem das orgias. Segundo ele, “aproximadamente 120 mulheres que frequentavam ou frequentam” a ADUD foram vítimas dos abusos, pois “o pastor Marcos gosta de ver várias mulheres fazendo sexo grupal”.

Entretanto, as acusações de teor sexual não foram corroboradas por Luiz Claudio Parreira, ex-membro da ADUD e ex-gerente do tráfico de drogas na comunidade Vila dos Pinheiros, no Complexo da Maré.

Em entrevista à rádio Globo, Parreira afirmou que nunca soube de nenhum envolvimento do pastor com mulheres dentro da igreja, mas que chegou a apanhar de Marcos Pereira por manifestar interesse numa das fiéis.

“Eu conheci uma irmã da Igreja e me interessei por ela. Eu falei: meu irmão, eu tenho que arrumar uma irmã nesta Igreja. O cara [pastor Marcos Pereira] que me ensinou a perdoar o traficante que matou a minha família toda me agrediu. O pastor ficou sabendo que eu queria namorar a garota e me deu um soco na cara. Eu não entendi nada. Então, resolvi sair da Igreja”, disse ele.

Parreira também afirmou não acreditar que Marcos Pereira tenha relação direta com os traficantes, mas confirmou as acusações de que, quando os membros da ADUD iam pregar nas comunidades, os gerentes do tráfico davam quantias em dinheiro a eles em troca de CDs e DVDs de mensagens. Os valores sempre eram repassados ao pastor.

“O que o pastor Rogério Menezes falou é verdade. Tipo assim, vai ter culto no Morro do Dendê, o Fernandinho Guarabu [chefe do tráfico na comunidade] dava R$ 20 mil e o dinheiro era  ‘para pagar’ CD e DVD. A gente dava os CDs e os traficantes davam o dinheiro pra gente, e a gente entregava na mão dele [Marcos Pereira]”, afirmou Parreira, fazendo referência ao antigo braço direito do líder da ADUD, que abandonou a denominação em dezembro de 2008, logo após tomar conhecimento das denúncias de envolvimento com tráfico, pedofilia e agressão.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

29 COMENTÁRIOS

    • Sei não hein!
      Não confio nessas testemunhas não, muito menos no inquérito e denuncia do ministério público.
      Pq será que não apresentaram gravações telefones com supostos crimes de associação ao tráfico, etc. A coisa mais fácil do mundo é a polícia conseguir autorização para grampear.

      Será que essas supostas vítimas de estrupo foram submetidas a exame de corpo delito?
      Pq se estiverem baseando apenas no depoimento delas ai estão brincando de investigar, brincando de fazer “justiça”.

      • é meu caro.. vamos esvaziar as cadeias então… afinal a maioria dos estupradores que lá estão foram condenados com base nos depoimentos das vítimas e testemunhas…

        seria interessante soltar todos os estupradores que foram presos baseados somente em testemunhos não é… já pensou?? milhões (milhões mesmo… pode pesquisar na net) de estupradores presos no Brasil todo sendo soltos e voltando a viver entre nossos filhos… acabariam sendo presos novamente, e talvez com provas materiais, afinal, com a impunidade imperando, eles voltariam a estuprar e ai acabariam deixando provas, pois iria cometer seus crimes mais relaxadamente, afinal, o Brasil é o pais da impunidade…

        • O Reinaldo tem razão, HGV…
          Prova testemunhal tem tanto peso quanto prova documental.
          Como se faz corpo de delito em umamulher estuprada em 2006?
          E outra, existe prove de que o Bruno andou matar a Eliza Samúdio? Mas por acaso vc duvida? Existem provas de que o Michael Jackson molestava menininhos? Mas por acaso vc duvida?
          Acorda, cara! Esse pastor é um psicopata!

      • Eu acho interessante que vivem criticando o sistema judiciario, prisional e de segurança brasileiro, dizendo que não tem Lei no Brasil, que os criminosos andam a solta… lembra do caso Nardoni? e de tantos outros ai… as criticas por eles terem sido presos tardiamente???

        O Caso da advogada Mércia???

        ai quando a Justiça prende um monstro desses ai fica todo mundo criticando a Justiça do mesmo jeito… quanta hipocrisia.

  1. Quero ver as provas das investigações, escultas telefonicas e videos.

    Toço que tudo seja uma grande mentira, pq se for verdade quem vai sofrer é o evangelho do nosso salvador.

    • O edson a justiça nunca fará o evangelho sofrer, muito pelo contrario, ela cuida para que o evangelho cresça de maneira pura.
      se é verdade tais acusação ele tem que ser preso mesmo.
      pois além de transgredir a justiça dos homens também esta transgredindo a divina.

      e se for verdade e ele for condenado com certeza o evangelho vai crescer mais ainda.

  2. Se denunciou o MP tem que investigar,se for mais uma lorota quem ficará mais uma vez envergonhado vai ser o MP que é muito fraco pois tem como obrigação acusar segundo relato de testemunhas sendo elas verdadeiras ou falsas,se o pastor dever que apodreça na cadeia e se lembre de que de Deus não se zomba,agora se for calúnia ai dos Judas,Deus fará a sua justiça.

    • Diniz,
      Se vc é pastor, fala em causa própria, mas a menina dos olhos de DEUS, não é ele, o pastor, mas, sim, as ovelhinhas, muitas das quais foram ESTUPRADAS por ele! Entende? Porque tanta preocupação com um homem esperto, inteligente e que sabe se virar e IGNORAR as pessoas que foram LESADAS POR ELE? Sinceramente, isso eu não entendo!!!

      • CERTAMENTE ESTE vagabundo extremamente perigoso com sua repulsiva e asquerosa conversinha mansa e suave de meu filho pra cá e deus vivo pra la´, não se meteu com atua filha, enquanto for com as filhas dos outros tudo bem, não mesmo AMADO IRMÃO?????

  3. É IMPRESSIONANTE ver o poder que a doutrinação exerce no cérebro das pessoas. Os aliados ficaram impressionados com os meninos de Hitler, que mesmo após detidos e a Alemanha destruída continuavam defendendo as ideias fascistas do seu chefe, pois tinham sofrido lavagem cerebral com uma desgraça chamada doutrinação.

    VOCÊ ACREDITAR na bíblia, implica necessariamente que assumas como verdade o que meia dúzia de místicos da idade bronze escreveram e que jogues no lixo o que milhares de cientistas afirmam mundo afora: Que a terra tem bilhões de anos, que os dinossauros existiram e foram extintos a milhões de anos pelo choque de um meteoro, que os cro-magnon já caminhavam neste planeta a duzentos mil anos.

    ESTAS PESSOAS devem estarem todas loucas ao afirmarem tamanha heresia e você deve estar certo ao afirmar que a terra tem seis mil anos, afinal, fostes agraciado com uma sabedoria superior do espirito santo.

    • Eu compreendo essa fé cega. São pessoas que não pensam por si. Tem preguiça de pensar, ignorantes por natureza… e assim, deixam-se conduzir por pessoas que se dizem procuradores de deus.

  4. de uma coisa eu tenho certeza, que ele ficou melhor com essa roupa a ficou, não tenho dúvidas.
    quanto ao que se diz ser verdade ou mentira cabe a ele provar.
    é só mandarem entregarem o paletó dele e ele fara todo mundo cair.
    jamais duvidando de DEUS e sim das palhaçadas não só dele, mas deles em geral,
    enganam os mais humildes a quem eles deveriam socorrer,
    mas esta escrito então não duvido (falsos pastores) eles existem !!!

  5. ESTE TAL DE JESUS não tinha uma mensagem de pluralidade de crenças e mandava seus seguidores venderem suas terras, gados, nada de cuidar do futuro dos filhos, simplesmente segui-lo porque era a luz e ninguém chegaria ao pai a não ser por ele, estabelecendo o exclusivismo e criando uma senha para a salvação. Afirmando assim, que as bilhões de pessoas que viveram antes de sua vinda, os bilhões de indus, de budistas, de indígenas e comunidades mundo afora que que jamais ouviram falar neste tal de jesus, nascendo e morrendo na ignorância de sua revelação, queimarão no inferno. Pensamento este, que nos leva crer se tratar apenas de mais um demente com mania de messias

    • vc deve estudar a biblia e a historia da humanidade , pois fariseus e ateus ate hoje existe , se não acredita neste tal Jesus faz prova com ele ou não fala coisas de qual vc não conhece,so um exemplo fica dez minutos sem respirar se vc continuar vivo me avisa ou vc ja vil o ar que respira

    • Cara n fica assim não ele morreu na cruz por vc tambem e um dia ele vc ainda vai se curvar diante dele pode não ser aqui mais vc pode ter certeza que vai,é como sempre dizem “Nunca Acuse Sem Ter Provas

  6. RESPOSTA DE JOSÉ JÚNIOR – COORDENADOR DO GRUPO AFRO REGGAE E RESPONSÁVEL PELAS DENÚNCIAS CONTRA MARCOS PEREIRA:
    Você sofreu ameaças de morte do pastor Marcos?
    Primeiro, eu gostaria de dizer que o Marcos Pereira não é pastor, não merece ser chamado de pastor pela imprensa. Ele não é nada. Ele se intitulava pastor, se autodenominava pastor. Chamá-lo de pastor é um grande desrespeito com os verdadeiros pastores, com os verdadeiros evangélicos, com as igrejas protestantes de um modo geral. Então, ele não pode continuar sendo chamado de pastor.

      • POR CERTO este vagabundo extremamente perigoso com sua repulsiva e asquerosa conversinha mansa e suave de deus vivo pra cá e meu filho pra lá, não se meteu com a tua filha, enquanto for com a filha dos outros tudo bem. Não é mesmo AMADO IRMÃO?????

  7. É necessário que venha o escândalo , mais ai daquele que for causador do escândalo….è preciso tirar o joio do meio do trigo, precisamos parar de querer encobrir a iniquidade…

  8. Amado,
    O Evangelho não sofrerá, que sofre é o homem, mas não a obra. A questão em tela enseja várias acusações, as mesmas devem ser apuradas como está ocorrendo. Confio na atuação do Ministério Público junto ao Juduciário para tentar trazer a verdade à tona.

    Outrossim, não estou dizendo que o irmão citado é inocente ou culpado, esse juízo virá mediante as investigações, só para esclarecer que o mesmo é homem e está sujeito a erros.

  9. Esses que se dizem pastores nada mais são que lobos devoradores. Onde já se viu dizer que um criminosos não deve ser punido porque ele estava ( antes de conhecer a Cristo ) em tempo de ignorância ? De onde ele, como muitos “pastores” tiraram isso ? Esse negocio de “tempo de ignorancia” não existe na Bíblia, pelo menos não comno esses “pastores” ensinam. O que existe é em Atos 17:30 que se refere, conforme o contexto, à idolatria a que Paulo se referia. Só mesmo esses lobos para dizerem que ladrão, assassino, estuprador de crianças, etc não merecem punição porque estão em tempo de ignorancia. Esses “pastores” ( 90% deles ) jamais estudaram a Palavra de Deus e acabam por falar besteiras. O apóstolo São Paulo aceitou a pena de morte e esses covardes não aceitam nem cadeia quanto mais a pena de morte. Nossa luta é espiritual e, por conseguinte, nossa vitória. Os que estão hoje no inferno com certeza estão arrependidos de não terem confessado os seus crimes, pois mais vale uma prisão perpétua do que uma estada eterna no inferno. Nossa punição é espiritual e não carnal ( Mt 10:28 ). Cuidado com esses falsos profetas que fazem mais milagres que Jesus Cristo.

  10. Existe um caso semelhante em São Paulo, onde o charlatão tem 86 anos de idade e está sendo julgado pelo Tribunal de Justiça há 1 ano e meio. Trata-se de Aldo Bertoni, o “santo profeta” da Igreja Apostólica, que tem sede em São Paulo e mais 270 filiais espalhadas pelo Brasil. A TV Record fez uma reportagem sobre ele há 2 anos. Lá a defesa dele tem tentado desqualificar suas vítimas, e usam de todos os tipos de medidas protelatórias possíveis, com o objetivo de jogar seus crimes para a prescrição. Até agora funcionou, pois o homem continua solto, arrecadando muito dinheiro dos fanáticos fiéis, e continua praticando outros crimes. Quanto às vítimas, várias delas foram até expulsas de suas famílias, pelas “blasfêmias contra o representante de Deus”.

  11. Vejam o que o governo brasileiro está fazendo com nossas crianças: YOU TUBE: “DR. DAMARES UM AVISO ÀS IGREJAS E FAMÍLIAS”. Quem você ama, seus filhos, sua família ou o governo? A escolha é sua. Quem escolhe os filhos e a família está do lado de Deus.

  12. A finalidade das igrejas é:
    I Corintios 7:23 façais escravos de homens.
    Gênesis 15:13 disse o Senhor a Abrão: Sabe com certeza tua descendência será reduzida à escravidão,
    Gálatas 3 : 29 E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa .
    I Samuel 8:17 Tomará o dízimo servireis de escravos.
    Amós 4:4 e de três em três dias os vossos dízimos.
    II Pedro 2 :19 prometendo-lhes liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção;
    I Corintios 15:18 Logo, também os que dormiram em Cristo estão perdidos.
    Os pastores e padres pegam os fieis em três fatores: medo, ganância e culpa.
    Os três P (políticos,padres e pastores) resume em maçonaria.
    Jeremias 6:28 todos eles andam corruptamente.
    Deuteronômio 28:29 serás oprimido e roubado todos os dias, e não haverá quem te salve.
    NAUM 2:9 Saqueai a prata, saqueai o ouro;( saqueai,roubai).

    Catolicismo e protestantismo são duas quadrilha que tem de ser combatida, mais como combater o catolicismo se os bispos são generais de exércitos.
    Malaquias 2:7 o sacerdote é o mensageiro do Senhor dos exércitos.

DEIXE UMA RESPOSTA