Uma oferta a uma igreja virou notícia em todo o mundo na última semana. Ao contrário das doações vultosas pedidas por muitas denominações neopentecostais, essa chamou atenção por ser sincera.
Um morador de rua que visitava a Primeira Igreja Metodista de Charlotte, na Carolina do Norte (EUA), doou US$ 0,18 centavos (equivalente a R$ 0,54) e escreveu um bilhete no verso do envelope: “Por favor, não fique bravo. Eu não tenho muito, sou sem-teto”.
Os obreiros que recolheram as ofertas e encontraram as moedas de dez, cinco e de um centavo que foram doadas pelo morador de rua ficaram emocionados. Patrick S. Hamrick, pastor e responsável pelas finanças e administração da igreja, tirou uma foto do bilhete e publicou nas redes sociais.
“Quando vi o recado, só queria assegurar ao doador que cada dádiva e todo doador é importante. Senti profunda gratidão, pois é provável que esse indivíduo enfiou a mão no bolso e deu tudo“, disse Hamrick em entrevista à emissora WBTV.
Os líderes da denominação acreditam que o doador é um dos moradores de rua que vivem nos arredores da igreja e que vão ao templo para receber o café da manhã oferecido gratuitamente.
Hamrick afirmou que a igreja possui um “compromisso de longa data com a justiça social” e vem se empenhando para combater a fome, a pobreza extrema e a falta de moradia no bairro onde está situada, que é vizinha ao distrito financeiro da cidade.
Sobre a oferta do morador de rua, o pastor destacou que a doação é inspiradora e ensinou uma lição aos fiéis: “Eu acho que isto representa um presente de sacrifício. E nós reconhecemos que esta pessoa deu, em sua pobreza, proporcionalmente uma grande coisa“, concluiu.