#MudaBrasil: Reinaldo Azevedo, da Veja, critica protestos no Brasil: “Suas ideias sempre se alimentaram do sangue dos idiotas”

24

A onda de protestos que aconteceu nessa segunda feira em todo o país foi o assunto central e todos os veículos de imprensa e também das redes sociais. Apesar do grande número de manifestações a favor desses protestos, que tomaram as ruas das principais capitais do país, surgiram várias avaliações negativas de pessoas contrárias a esses movimentos, como o jornalista Reinaldo Azevedo, que teceu uma série de críticas à organização dos protestos.

Em seu blog, o colunista da revista Veja fez uma série de comentários sobre o assunto ao longo do dia, ressaltando sobretudo a postura adotada por muitos manifestantes, como o incêndio de veículos no Rio de Janeiro e a invasão de prédio públicos, e também a ação da polícia em relação às pessoas presentes nos protestos.

– A sede de um banco foi invadida, e os móveis e cadeiras foram usados numa grande fogueira. Um coquetel molotov foi lançado contra o prédio, e uma sala sofreu um princípio de incêndio. Uma pessoa levou pelo menos um tiro com bala de verdade – relatou o jornalista, que completou com uma crítica à polícia.

– A Polícia Militar do Rio, é visível, ficou completamente rendida – que afirmou também, sobre os protestos no Rio, que a polícia não atua, enquanto “vândalos continuam em ação”.


Além de afirmar que a polícia está sendo omissa em sua tentativa de conter os manifestantes, Azevedo criticou também supostos líderes do Movimento Passe Livre que, segundo ele, estariam irritados com a mudança de foco dos protestos, que tiveram como foco inicial o recente aumento das tarifas de ônibus em São Paulo, mas acabaram se tornando uma grande comoção nacional contra não apenas as tarifas do transporte coletivo, mas os gastos pra a Copa do Mundo e outros usos dados ao dinheiro público.

Outra crítica do jornalista foi às reações dos manifestantes diante da presença de membros da imprensa nos protestos, sobretudo em relação à Rede Globo.

– Por mais que a cobertura das TVs, especialmente da Globo, sejam simpáticas aos que protestam, não tem jeito: os manifestantes, pouco importa a pauta, não gostam da imprensa – afirmou.

– Em São Paulo, milhares de manifestantes se dirigiram para as imediações da sede da Globo e recitaram palavras de ordem contra a emissora. Em Brasília, quando perceberam que um repórter da Globo entrava num link ao vivo, mandaram ver num refrãozinho: “Globo fascista/ falso moralista”. – relatou o jornalista, que por várias vezes classifica os manifestantes como vândalos, e destacou a presença de pessoas nos protestos portando bandeiras do PSTU, do PCO e de um movimento ligado ao PSOL.

– Os bandos ligados à extrema esquerda querem porque querem mortos e feridos. Isso justifica a sua luta. Suas ideias sempre se alimentaram do sangue dos idiotas, dos inocentes úteis e dos culpados inúteis. – declara o jornalista.

Por Dan Martins, para o Gospel+

24 COMENTÁRIOS

    • Alienado é voce, Lúcio, bem como o restante da esquerda estúpida que assola esse país. Enquanto não houver uma Direita séria, que compreenda o real significado do capitalismo e como funciona o mercado esse país não irá pra frente. Mas no Brasil isso é feio, não se pode falar em iniciativa privada, acredita-se que o Estado seja a solução para tudo, e que ela deva redistribuir o bolo. O Estado deveria operar com o mínimo, cabendo ao indivíduo, com o seu esforço, construir o seu próprio futuro, sem ficar esperando pelos outros…

      Outra coisa, se o povo se interessasse por política como se interessa pelo futebol, o Brasil seria outro. Todo mundo protestando contra os custos da Copa, mas na hora do jogo todo mundo feliz da vida com bandeirinha. Quer protesto melhor? Não vá ao jogo!

  1. As críticas do Reinaldo procedem. O movimento sequer tem uma pauta de reinvidicações, não produziu documento algum, daí a mudança do foco da passeata que visava unicamente o aumento da passagem do péssimo serviço rodoviário. Continua um corpo representativo sem cabeça. A violência dispensa comentários pois só apequena e ridiculariza o processo.

    As opiniões dos usuários do facebook revela o quanto somos pouco politizados.

    • Asno Mauro, metido a intelecutal, um movimento difuso também pode corespoder a uma sensatez.Não há político, não há meios de comunicação como a a tua Globo, ele parte das indignações armazenadas no imode cada um.Agora, é bonito a primavera árabe, na Turquia, a r-evolta no Líbano, no Egito,mas quando é aqui é vandalismo. Acorda alienado, facsmíle do representante do capitaismo da Globo, Reinaldo.

      • A primavera árabe, caro ser supremo da sabedoria, é um movimento de reação a décadas de ditaduras de diversas formas, a Turquia é uma exceção.

        Na Turquia, especificamente, o movimento não terá sucesso pois Erdogam conta com a maioria dos seus eleitores, garantido pelas leis locais.

    • Douto lúcio

      como cristão não posso ser global, se você acha que com o vandalismo vão atingir os seus objetivos, sigam em frente !

      Certos segmentos do movimento são tão precipitados como você, até encontrar um algo mais pela frente.

      Ratifico, continua um corpo sem cabeça ! Cadê a pauta para entregar a cúpula dos três poderes ?

  2. Eu sempre achei que essas manifestação fossem sem noção.
    Não liderança e nem objetivos.
    O dinheiro gasto para a Copa já foi utilizado e portanto é tarde fazer protestos. Deveriam tê-lo feito quando da candidatura do Brasil para sediar a copa.
    Se há protesto contra a mal-versação do dinheiro público, não é quebrando os bens público que resolverá isso, apenas aumentará os gastos para recuperar o bem que foi depredado e esse dinheiro é o contribuinte quem irá pagar.

    • No inconsciente coletivo está o registro de todas suas insatisfações, não trata-se apenas do dinheiro gasto nessa copa, e sim; Corrupção – saúde – educação – segurança – transporte – impunidade júridica(penal) – Os meios de comunicação convencionais também têm que ser contestado com suas programações de sexo e violência ingridientes que alienam cada vez mais.O movimento ocorreu por causa da INTERNET ou seja, a tecnologia a serviço da politização.

      • maria

        A ignorância, no seu caso, é não ter lido o que escrevi.
        Os gastos da copa já foram consumados, o que fazem é chorar pelo leite derramado que azedou a muito tempo. Por essa parte os manifestantes não passam de um bando de “sem-noção” e alienados pela rede social.
        Alienados pela rede social porque ficam gastando o tempo com bobeiras no face e orkute e esquecem a vida real.
        Enquanto o governo se candidatava à sede da Copa, esses manifestantes estavam nas redes sociais e agora tardiamente depois dos estádios estarem prontos e a verba gasta é que se dão conta? Vale aquela máxima: não adianta por cadeado na porta depois que o ladrão entrou.
        Você deve ser um desses que não acompanha a realidade diária do país.
        Desde o princípio eu fui contra a realização da Copa no Brasil devido aos enormes gastos.
        Na época o governo estava implantando o PAC e ninguem se levantou contra, agora é tarde.
        O Jota está certo sobre a insatisfação com os serviços prestados pelo governo.
        Os serviços básicos como educação, saúde e segurança devem ser cobrados sempre independente da presença da mídia em um evento mundial só para aparecerem na mídia mundial.
        Em tempo depredação do bem público não é manifestação, muito menos pacífica.
        Manifestação pacífica respeita os limites da lei e tambem os limites de acesso(barreiras).
        Estou aguardando o término desse torneio para ver como será o cotidiano já que a mídia internacional já terá saído do país e os olhos do mundo não estarão em cima do Brasil.

  3. É, esse tipo de personagem na história do país que mostra em sua totalidade o poder já é estabelecido e já ha muito tempo desde os primeiros que aqui chegaram o império da elite podre se fixou e tai uns em seus tronos fazendo leis para sangrar os plebeus e impondo o cala boca ai seu. Quem esse tipo de gente pensa que engana em nossos tempos poucos são os que pensam que eles sejam alguma coisa útil para o povo sendo na verdade um verdadeiro doente sego irracional desmembrado do sentido da vida. E quanto a esse grupo de mídia informativa que existe hoje desde emissoras de rádios, jornais todos em qualquer canto do país todos são corruptos verdadeiramente descompromissados com o povo pois em nenhum lugar houve-se comentários de que algum sistema de informação estabelecido veio a denunciar ou informar ao povo sobre atitudes desses bandidos implantados sobe medida de engano o povo deixa se convencer quando unicamente por algum interesse próprio aparece um desses meios de comunicação falando dizendo que denuncia sendo sempre alguém em particular do povo e em pouquíssimos casos alguns desalinhados políticos que por se acharem mais poderosos que outros eles permitem que repórter como esse porco que fez esse comentário em seu blog esse aborto esse lixo da sociedade maldito seja os que aceitam os que esse ladrão de uma boa moral de um bom caráter fala e idealiza, eles são a corrupção desse povo alienado que gosta de engar e de ser enganado essa maldita rede bobo de tv é uma praga no país e no planeta não tem qualquer coisa útil para os que perdem tempo em assisti-los tudo o que sai desse meio de comunicação é tudo lixo para os que ficam grudados assistindo não passa de uma grande e pior que qualquer droga que hoje corre em todas as casas de nosso pais. O povo que já tem tomado a coragem de sair para as ruas é esse o caminho chega de democracia amordaçada chega de deixar de ser tocado por um tocador de gado que não passa de uma imagem do cão.

  4. A manifestação é jogo manipulado, é oportunidade para expressão da desinformação, da politização de gueto, e vandalismo de muitos, que ofuscam as boas intenções de poucos. Não há uma pauta reivindicatória clara, nem “colunas” de sustento. É uma multidão de tolos úteis, jogados às ruas com bandeiras partidárias, siglas pervertidas, e palavras de ordem criadas por pseudo líderes, influenciados por ideais escusos de quem está ou deseja chegar ao poder. O barateamento das ideias, o vandalismo que ataca propriedades do povo (incêndios de lojas, carros, roubos, o povo contra o povo), a truculência, desqualifica o protesto.

    • Adriana, muito obrigado.
      O que penso sobre a manifestação sobre Copa é o choro pelo leite derramado.
      Tudo já foi consumado e não há mais retrocesso.
      Que isto sirva de lição para que essa geração fique mais ligada nas ações diárias daqueles que dirigem o país.
      Desde o princípio fui contra esse evento da Copa devido os enormes gastos que seriam empreendidos e que agora já foram realizados.

  5. Que coisa interessante, a Globo tentando orquestrar a maneira de como as pessoas devem se comportar nos protestos. pensa a emissora da ditadura que a palhaçada dos caras pintadas é a tônica. O negócio é sério, e quanto ao vandalismo, foram os vãndalos que ajudaram a derrubar o império romano.

  6. Reinaldo Azevedo, voce sim e um perfeito idiota de pensar que milhoes de cidadaos irao dizer amem a tudo no Brasil, voce que tem um posto da revista VEJA, SHAME ON YOU!

  7. O Brasil comprova de uma nova maneira que tem o pior desempenho do mundo em termos de educação. Uma horda de idiotas úteis infestou as ruas, são em sua esmagadora maioria um bando de analfabetos funcionais e institucionais completamente ignorantes à dinâmica política da historia. Logo se vê o português semiletrado das alimárias que vem aqui vomitando o ódio de classe do marxismo vulgar.Reinaldo Azevedo tem o direito de se manifestar, isso é a liberdade de expressão seus paspalhos. E o que ele fala realmente procede e até agora não foi contestado por ninguém aqui. Agora, vocês idiotas úteis que são, preferem dar crédito ao que qualquer atorzinho da Globo fala, se ele falar para agradar vocês. O Reinaldo faz parte da verdadeira resistência a esse ensejo de ditadura e golpe que estamos vendo e os acessos ao blog dele superam em número bem maior todas as cabeças contadas nessas manifestações de molecotes mimados. Estudem e acordem….

    • Parece satisfeito com a situação vergonhosa do nosso país.Você deveria ter percebido que os
      manifestantes não estão nas rua sem um propósito ao insultá-los você insulta também todos os brasileiros que sofre com as injustiças deste país e que ao mesmo tempo buscam um Brasil melhor idióta é você seu Babbage se é que e esse o seu nome.

    • Concordo com você.
      Quantas escolas não são depredadas por esses que exigem educação?
      O governo talvez gaste muito dinheiro público para repor aquilo que eles próprios depredam.
      Certa vez flagrei um adolescente tentando quebrar a lâmpada de um poste com um estilingue.
      Repreendi-o logo e assim consegui que as pessoas possam andar à noite na rua iluminada e a prefeitura não precisou gastar da verba para repor uma lâmpada quebrada por um vândalo.

  8. Me lembro bem quando o então presidente do Brasil Fernando Collor chamou os carros brasileiros de carroça, os empresários ficaram furiosos, pois o presidente iria abrir as portas do país para as grandes montadoras venderem automóveis de verdade; Preferiram inflar o desejo de revolta dos jovens e mandaram os estudantes, filhos dos magnatas, pois só magnatas tinham filhos na faculdade, pintarem a cara e invadirem as ruas e avenidas pedindo a renuncia do então presidente, e ainda apagaram todos os arquivos vivos desta manobra insana contra o povo brasileiro. Hoje a história é outra, os empresários mamam nas gordas tetas da máquina de cobrar impostos, a GLOBO detém mais de 70% de toda mídia do governo federal, que somam bilhões de reais, o povo sabe muito bem o que está fazendo; quanto aos baderneiros; quem sabe são enviados dos empresários que não querem as passeatas? porque a polícia militar não encosta um dedo nos caras?. Bandido tem que ser tratado como tal, e o povo tem que ter o respaldo das Forças armadas nas reivindicações justas e ordeiras.

    • Vocês que é contra os protestos deveriam ficar calados em suas zonas de conforto pois os manifestantes não estão nas ruas por acaso.Já muitos desses cometários que vi aqui é típico de gente que tem tudo.

  9. Havia uma pauta de agenda sim! Porém, os exmos sr. prefeito Fernando e o sr. governador Alckmim resolveram não dar muita bola pra coisa – 20 centavos a mais 20 a menos tanto faz. Acharam por bem ficarem em Paris na França, onde o clima e os restaurantes são muito bons.
    Caros colegas, pra queimar uma floresta basta não apagar uma pequena fogueira ao lado da mesma, foi exatamente o que a dupla fez. Agora o fogo se lastrou além da pequena fogueira, vai durar muito mais, queimar não só gravetos, mas também árvores centenárias, e enquanto tiver combustível haverá fogo, e como em todos os incêndios sempre haverá brasas aguardando apenas um vento mais forte para iniciar outro grande incêndio. Administrar uma cidade do porte de Sampa não é uma tarefa fácil, exige rapidez nas respostas, mesmo que seja não.

  10. Não aceito lider virtual e tão pouco políticos com seus pupilos, alunos profissionais de partidos, querendo assumir o comando dos protestos.
    Sem dúvida o Estado se distanciou da população mas não é com anarquia e com utopias que conseguiremos as reformas desejadas.

  11. É um movimento de esquerda e truculento. Não estão nem aí com a democracia e a Constituição. Querem é um sistema marxista igual ao que matou 100 milhões de pessoas no século passado. E ainda contam com o apoio de pessoas que se dizem democratas. Acham que tudo se resolve na marra e na base do desrespeito às ordens constituídas. O Reinaldo Azevedo tem toda a razão quando fala sobre esse movimento estúpido.

    • Vamos partir da raiz do problema; o PSDB que é oposição lançou o Aécio para presidente, uma semana após a Dilma do PT alcançou mais de 70% de aceitação em seu governo, lançou alguns pacotes de desoneração da energia elétrica e outras coisas mais, porém, não sei porque cargas d´águas o tomate que quase ninguém come foi a 8,50 o kg, um absurdo, mas é a lei da oferta e da procura, e o tomate não tem como estocar em silos. Sabemos que a Mariana Silva, o Campos e o Aécio estão se juntando para fazerem uma frente talvez única para as eleições de 2014; aí é que mora o verdadeiro perigo eleitoral e partidário, pois teremos 3 presidenciáveis se unindo até as prévias dos partidos, que se aborrecerem com alguma coisa deixarão o povo ao Deus dará, e se o PT achar que o barco está afundando, logicamente vão pular fora e deixar o pepino nas mãos do povo e de 3 partidos PSDB, PSB e Sustentabilidade para partirem o que restar do bolo da festa; aí sim teremos abutres norte americanos e europeus em nosso quintal todos os dias. Devemos nos concentrar em quem de verdade manipula o povo neste país, os deputados e senadores que só votam projetos se tiverem uma regalia a mais para gastar no que quiserem. Qualquer presidente que entrar no palácio e não peitar o congresso vai virar refém do mesmo jeito, mesmo tendo boas intenções. A hora é de acertarmos o alvo certo para não errar de novo. Temos que exigir respeito com as verbas públicas, educação e saúde digna para todas as classes sociais, mas ficar de olhos abertos quanto aos oportunistas de plantão.

DEIXE UMA RESPOSTA