O Papa Bento XVI fez apelação à paz no Oriente Médio durante mensagem de Páscoa na Basílica de São Pedro, para cerca de 100.000 pessoas, em seu tradicional “Urbi et Orbi” (em Latim “para a cidade e o mundo”), dirigida ao governo Sírio, que foi condenado internacionalmente por sua repressão brutal em oposição aos rebeldes.
“Particularmente na Síria, pode haver um fim ao derramamento de sangue e um compromisso imediato para o caminho do diálogo, respeito e reconciliação, como solicitado pela comunidade internacional”, disse ele, que pediu ajuda humanitária aos sírios que enfrentam “sofrimentos horríveis”.
O Papa lembrou os milhões de crentes ao redor do mundo que continuam a sentir dificuldades por sua fé, dizendo que Cristo era “a esperança e conforto de uma maneira especial, para as comunidades cristãs que sofrem mais por sua fé por causa de discriminação e perseguição”.
Na Nigéria, onde centenas de cristãos foram mortos nos últimos anos por militantes, ele orou para que a alegria da Páscoa “conceda a força necessária para enfrentar de novo a construção de uma sociedade que seja pacífica e respeitosa das liberdades religiosas dos seus cidadãos”.
Ele orou para que houvesse “paz e estabilidade” no Mali, que foi definido para retornar ao governo civil depois de um recente golpe de Estado. Israelenses e palestinos foram chamados a “corajosamente enfrentar de novo o processo de paz”.
Fonte: Gospel+