As igrejas evangélicas dos Estados Unidos têm se empenhado para divulgar a essência do Natal, combatendo a visão mitológica e comercial representada pelo Papai Noel. E a criatividade é uma das principais ferramentas nessa empreitada.
A Green River Baptist Church, da cidade de Cromwell, no Kentucky (EUA), resolveu criar um presépio em formato de drive-thru, semelhante aos de restaurantes fast-food. Nele, a história bíblica do nascimento de Jesus será contada em capítulos.
A exposição tem como objetivo fazer com “que as pessoas saibam sobre a verdade do Natal: que tudo gira em torno de Jesus”, segundo o pastor da igreja, Kelly Harris. Um movimento com propósito semelhante está sendo posto em prática no estado do Tennessee, por um grupo de pastores que vem espalhando cartazes com a mesma mensagem.
“Isso está competindo com a visão secular do Natal, onde as pessoas só se importam com dinheiro e bens materiais. Nós queremos espalhar as boas novas de Jesus Cristo para a nossa comunidade”, disse Harris. “Nossos atores vestem seus trajes e estão prontos para ir. Nós tivemos voluntários montando nossos adereços e abrigos para cada cena, durante semanas. Isto faz com quem todos nós trabalhemos juntos para conseguir isso”, acrescentou.
Em entrevista ao Christian Post, o pastor detalhou o presépio drive-thru, revelando que cada cena da exposição contará um capítulo do nascimento de Jesus, desde a profecia em Isaías, no Velho Testamento, até os relatos do Novo Testamento sobre seu nascimento.
“A primeira cena é Isaías recebendo a mensagem do Messias prometido. Em seguida, é o anúncio de Gabriel a Maria. Então, temos a visita de Maria a Isabel […] Nós temos uma cena em que o anjo fala com José por meio de um sonho. Em seguida, é a cena de Maria e José no estábulo. E, finalmente, temos uma grande cena de Maria e José, com os anjos e os pastores”.
A igreja não cobrará ingressos, e prevê um grande acesso, já que fica vizinha à uma rodovia federal. “Os participantes serão recebidos por recepcionistas, que irão fornecer uma brochura que dá uma breve descrição de cada cena e apresenta passagens da Bíblia de cada história”, informou a jornalista Simone C. Payne, do jornal Bowling Green Daily News. “Os hóspedes podem permanecer em seus carros, enquanto dirigem através das encenações de 2 minutos, cheias de música e narrações”, concluiu.