A “novela bíblica” Os Dez Mandamentos estreou com boa audiência e colocou a TV Record na vice-liderança de audiência, com o SBT poucos décimos atrás.
De acordo com as medições prévias do Ibope, a nova atração da emissora do bispo Edir Macedo estreou com média de 10 pontos de audiência na Grande São Paulo, região usada como referência para o mercado publicitário.
Nos primeiros minutos de exibição, Os Dez Mandamentos marcaram 9,7 pontos, contra 9,6 da novela infantil do SBT, Chiquititas. No mesmo horário, o Jornal Nacional, da TV Globo, marcou 20 pontos.
A queda na audiência do principal telejornal da Globo repercutiu e foi atribuída à estreia da “novela bíblica”, já que uma semana antes, William Bonner e Renata Vasconcellos haviam marcado 29 pontos de audiência.
O jornalista Ricardo Feltrin afirmou que a medição do Ibope causou “Um ‘terremoto’” na redação do Jornal Nacional, porque os números acima são “uma das mais baixas médias de audiência em dias úteis” já registrados pela Globo com seu principal programa jornalístico.
A expectativa da Record é que Os Dez Mandamentos continue subindo em audiência: “O Edir Macedo determinou que a gente não vai fazer parte da crise. A cada produção a gente sente o profissionalismo cada vez mais. Imagino essa novela dando dezena, 10, 15, 25 [pontos de audiência] … Não é impossível. Se o Ibope não for tão rigoroso com a gente como tem sido nos últimos 10 anos, a gente vai ter muita audiência”, afirmou Valter Zagari, diretor de Marketing da emissora.
“Não temos dúvida sobre o sucesso. Fechamos um elenco com mais de 80 atores, 28 cenários e 7 mil M² de cidade cenográfica. Fora isso, alguns eventos, como as pragas e a abertura do Mar Vermelho, serão produzidos em Hollywood”, comentou Anderson Souza, diretor de teledramaturgia da Record, demonstrando empolgação com o projeto.