OAB vai combater sacrifícios de animais em rituais de religiões afro; Pai de santo acusa evangélicos de perseguição

15

O presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB-RJ, Reynaldo Velloso, afirmou que a entidade irá combater o sacrifício de animais em ritos das religiões afro-brasileiras a partir do próximo ano.

“Tradição tem que ser na África, não no Brasil”, disse Velloso, em discurso durante a XXII Conferência Nacional dos Advogados. Na umbanda, candomblé e outros cultos afro-brasileiros, o sacrifício de animais durante as celebrações é tido como sagrado.

De acordo com o jornal O Dia, representantes do candomblé alegaram perseguição religiosa. O babalorixá Ivanir dos Santos, que preside a Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, afirmou que a iniciativa de Velloso é injusta e acusou grupos evangélicos de orquestrarem a medida.

“Isso é perseguição de grupos evangélicos, e ele está querendo usar isso como forma de se notabilizar”, afirmou. Para Ivanir, a prática do sacrifício é interpretada de maneira equivocada: “Os animais têm que ser defendidos, mas as pessoas têm que entender os limites da nossa tradição da sacralização do alimento”, argumentou.


O pai de santo também se disse tranquilo quanto à situação, pois “outras ações jurídicas já feitas em combate à pratica foram consideradas inconstitucionais”.

No entanto, Velloso sugere que o sacrifício é praticado por religiões com “pouca representação” na sociedade brasileira: “Só o candomblé e mais religiões de poucos adeptos cometem essa prática. Tem que prevalecer a vontade da maioria. Onde já se viu matar um ser indefeso para uma entidade evoluir? Isso só existe na cabeça das pessoas”, protestou.

Velloso rebateu o argumento do pai de santo e disse que não é evangélico, e reforçou a ideia de que o sacrifício de animais é uma afronta à Constituição Federal.

“A religião tem que ter um limite. Há leis que proíbem maus tratos aos animais. A religiosidade tem que se submeter a todas as regras da vida. Você não tem direito de matar um marginal se ele invadir sua casa”, disse Velloso.

15 COMENTÁRIOS

  1. em vez de matar os animais por que não matam as aberrações gays. seria uma boa porque farim o controle de dsts no brasil. pensem na ideia macumbeiroskkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • O dono do site deveria excluir esse delldellphone do site,eu mesmo sou contra a pratica homoxessual,mas os respeito,nao os vejo diferente de mim ,nem de qualquer outra pessoa,devemos respeitar as opiniões uns dos outros,podemos até debater desde que de forma educada,respeitosa,mas esse DELLDELLPHONE está expondo opiniões de forma ofensivas,agressivas e ódio.Por favor pessoal,peçam para o dono do site excluir ele,fica a dica

      • samy . vou descrever você . uma mulher gorda, com bigode, que não raspa o suvaco, nãose lava todos os dias, mal amada, mal comida…ops. você e uma aberração sapatona kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk se mata desgraça você não vê nenhuma diferença entre vc e as aberrações gays porque vc é um deles. praga .

  2. OAB poderia também, até mesmo para mostrar que não tem coluio com nenhuma religião, combater da mesma forma os sacrifícios em dinheiro de algumas igrejas-empresas.

  3. já estão comparando uma macumba ou sacrifício com animais,ao sacrifício ds ofertas?
    vergonhoso isso!
    nada ha ver e só avisando não sou membro de igreja nenhuma,já fiz votos de ofertas e em todos o senhor me respondeu.mais tenho minha fé na graça salvadora do Senhor Jesus
    orem uns pelos outros
    é o mínimo que uma pessoa que se diz cristã pode fazer a paz.

  4. Sou plenamente a favor da liberdade de consciência, culto e expressão, mas sacrificar animais não é religião, pois religião não pode jamais prescindir da misericórdia, do amor e da compaixão. Essas religiões, como o candomblé, precisam urgentemente rever seus conceitos e evoluir como fizeram outros povos, outras religiões, banindo totalmente o assassínio ritualístico de animais. Luto pelos direitos dos animais e abomino essas práticas cruéis e insanas através das quais se pretende alcançar, em vão, o favor divino. Jesus Cristo, que veio inclusive para acabar com os sacrifícios de animais, disse estas imortais palavras: “Misericórdia quero, e não sacrifícios.”

  5. Amo os animais, inclusive defendo uma lei contra violência aos animais, domésticos ou não. Pra evitar casos como o daquela garota estúpida que atirou um pobre gato pela janela e ainda postou essa monstruosidade no youtube e no face. Tá, eu sei que ela arcou com as consequências, uma vez que muita gente queria dar uma surra nela. Se mudou da casa da mãe, até mesmo de cidade e desapareceu da internet.

    Mas analiso o sacrifício de animais em crenças afro, da mesma forma que vejo a questão alimentar. Não como uma maldade. Assim como o sacrifício de animais faz parte da produção alimentícia, tal sacrifício tb faz parte de cultos afro.

  6. Engraçado notar a facilidade de se fazer uma polêmica. Estou abismado em vê alguém querer comparar abatimento animal para alimentação (que é uma necessidade básica), para isto são criados e produzidos para este fim. Agora, quanto aos animais sacrificados nesses rituais não servirão para nada além de ficar apodrecendo sobre um altar, tudo em nome de uma entidade que não se enfada de sangue, só quer sangue! Absurdo! Alguém já ouviu falar que essas casas de rituais distribuam a carne destes animais aos que cercam seu ritualismo? Mais absurdo ainda é que tais religiões também fazem sacrifício humano, isso é fato! Loucura maior! Mas, isso é abafado na mídia, a qual tem muitos clientes que se servem destas casas macabras em busca de “sucesso” às custas de sacrifícios de animais ou desgraça alheia de uma criança indefesa. Se isso é tradição, cultura, noto que neste caso a vida não vale mais nada diante de tal cultura lúgubre. O Brasil está debaixo de muitas mazelas catalogadas de tradição, cultura etc.

  7. Jesus Cristo falou, eu vim para que o pai tenha um sacrifício santo e agradável a ele, fazer as coisas certas, é que é o certo, amar a Deus sobre todas as coisas, fazem sacrifícios mas não se sacrificam, o verdadeiro sacrifício é pessoal!!

DEIXE UMA RESPOSTA