Um os meios mais importantes de poder colaborar com a sociedade em geração é doando sangue. Entretanto, os estoques de todo o país estão em situação precária, em grande parte, por causa da pandemia do novo coronavírus no Brasil, o que tem feito muitas pessoas recuarem na decisão de fazer as doações.
Para tentar amenizar esta situação, a Igreja Universal do Reino de Deus resolveu entrar na campanha para incentivar a doação de sangue no país. A ideia fez com que os líderes da denominação optassem por transformar alguns dos templos localizados em 20 estados do país em locais de coleta de doação.
A Catedral Mundial da Fé, por exemplo, em Del Castilho, abriu as portas para que os voluntários pudessem fazer as doações, assim como foi programado para São Paulo, Guarulhos, Vitória, Manaus, São Luís e Aracaju, segundo informações do R7.
O incentivo pela doação de sangue é um apelo feito pelo Ministério da Saúde. Por causa do medo de contrair o coronavírus, muitos doadores deixaram de comparecer aos hemocentros, o que terminou contribuindo para agravar a situação. Até o Exército Brasileiro resolveu agir para coletar sangue, oferecendo os militares como voluntários.
“No Paraná e Santa Catarina, todas as organizações militares e Tiros de Guerra estão participando de campanhas locais. Na capital do estado do Paraná, militares voluntários do Exército e da Aeronáutica, de diversos quartéis da cidade farão as doações até o final do mês de abril”, diz o site oficial do EB.
Segundo o Ministério da Saúde, o país necessita de pelo menos de 3% a 5% de doadores de sangue, mas conta atualmente com apenas 1,8%, enquanto em alguns países da Europa essa taxa sobe 7%, proporcionalmente ao número de habitantes.
A impotência da doação de sangue é singular, visto que o material biológico é insubstituível. Ou seja, apenas seres humanos podem doar para outros seres humanos, sendo que a maioria necessita porque são pessoas que possuem, por exemplo, anemias crônicas, sofreram acidentes que causam hemorragias, tiveram complicações com a dengue, febre amarela, tratamento de câncer e outras doenças graves.