Estelionato: Pastor de igreja evangélica é suspeito de comprar imóveis e carros usando cheques de fiéis e fugir

25

A polícia de Manaus (AM) está à procura do pastor evangélico Juvenal Barbosa de Lima, de 52 anos, que é suspeito de aplicar golpes em fiéis de uma igreja no bairro Coroado 3, Zona Leste de Manaus. O pastor teria fugido após comprar imóveis, mobílias e veículos no nome de fiéis da igreja, e deixá-los com dívidas.

De acordo com a Polícia Civil, o pastor prometia empregos, mas acabou arrecadando uma dívida no nome de pelo menos quatro frequentadores da igreja. Vítimas e testemunhas dizem que suposto religioso afirmava que ia receber milhões de euros no exterior para construir um templo no local da igreja e pagar as dívidas.

O caso foi registrado após vítimas relatarem que o pastor desapareceu após contrair um grande volume de dívidas em nome dos fiéis. Uma das vítimas entregou à polícia documentação atestando que entregou mais de R$ 36 mil em cheques para o pastor.

– Passei a frequentar a igreja porque ele havia me chamado e eu o ajudava no que fosse preciso. Eu que dava comida e lavava a roupa dele, sem contar na ajuda financeira que minha família dava a ele – relatou a autônoma Leuzana Maria da Gama Gonçalves, de 47 anos, segundo o G1.


– Ele parecia um homem de Deus, rezava e curava as pessoas, não imaginei que ele fosse fazer nada contra nós – completou a fiel, relatando que após alugar um imóvel para realizar os cultos, o suposto pastor afirmava aos frequentadores já ter morado em países da Ásia, e que realizava curas físicas e espirituais.

O proprietário do imóvel onde a igreja funcionava, Wilson Xavier, de 57 anos, também comentou sobre os relatos falsos usados pelo pastor. Ele conta que o suspeito já devia meses de aluguel antes de desaparecer e que, quando questionado, afirmava estar esperando dinheiro de uma ex-aluna que estava em São Paulo, que era filha de um ex-monarca africano.

– Ele disse que essa ex-aluna era apoiadora de causas sociais e ficou sabendo que ele tinha um ministério em Manaus, então iria mandar cerca de dois milhões de euros para ele como doação. Eu esperei, mas nada do dinheiro – contou Xavier.

Para Leuzana, a história contada pelo pastor foi de que ele esperava o dinheiro de um homem pelo qual ele orado rezado e curado um câncer. A autônoma conta que ele dizia que ira usar esse dinheiro para pagar as dívidas e montar um templo. Ele dizia ainda que empregaria toda a família da fiel.

O suposto pastor pedia também os dados de documentos dos fiéis, que ele usou para dar entrada em apartamentos, carros e mobílias, deixando o grupo com dívidas. Em seguida, ele disse que precisaria fazer uma viagem à Brasília para receber o dinheiro da doação, e nunca mais voltou.

A família da autônoma e o proprietário do imóvel registraram o Boletim de Ocorrência no 11º Distrito Integrado de Polícia (DIP), e o caso continua sendo investigado.


25 COMENTÁRIOS

  1. “Ele parecia um homem de Deus, rezava e curava as pessoas, não imaginei que ele fosse fazer nada contra nós”

    A advertencia porém já foi dada na bíblia:

    “Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores” (Mateus 7:15)

  2. A Renascer já cansou de fazer isso, eu mesmo, nos primórdios da minha fé cristã já dei cheques para esta seita (Renascer) e quase fui lesado, só não fui por ser amigo do tesoureiro. Quando amadureci no conhecimento das escrituras pulei fora e hoje estou liberto desta desgraça de teologia da prosperidade e deste mundo evangélico podre para poder ser simplesmente um Cristão, vivendo o amor derramado pelo meu Senhor GRATUITAMENTE a mim sobre quem não pesa NENHUMA CONDENAÇÃO que estes homens maus queiram colocar como jugo.

    Saiam dela povo meu.

    • MARCOS OLIVEIRA
      VOCE É APENAS CRISTÃO, NUNCA FOI EVANGÉLICO.
      Religião vem do latim ¨religare¨, tem o siginificado de religação. Essa religação se refere entre uma nova ligação entre o homem e Deus. Sabendo disso, conclui-se que o real significado da palavra é JESUS CRISTO, pois Ele é o único mediador entre Deus e os homens, não há outro. A Bíblia assim diz, na pessoa de Jesus: ninguém vai ao Pai senão por mim. Todos pecaram e foram destituídos da Glória de Deus.
      Mas o quadro foi totalmente mudado quando Ele se ofereceu em sacrifício em nosso lugar. O que a maior parte das pessoas toma por religião é, na verdade, denominação. Católicos, Assembleianos, Metodistas, Batistas, etc. são denominações. Jesus morreu por todos e para se ter uma religião é só se converter a Ele.

      Jesus Cristo é o único mediador entre Deus e os homens. Essa é a verdadeira religião.

  3. Nunca fui contra e entrega do dízimo, mas também não engulo essa conversa fiada de determinados “pastores” de que: “Deus quer testar sua fé” pra poder dinheiro!

    Quando vierem com essa ladainha, é pra cair fora porque é fria!

  4. NOSSA, QUE NOVIDADE!!!! ESSAS DITAS IGREJAS CRISTÃS ESTÃO CHEIAS DESSE TIPO DE PESSOAS. QUANTOS CRIMINOSOS ESTÃO ESCONDIDOS DENTRO DESSAS COMUNIDADES EVANGÉLICAS E MUITOS APOIADOS PELOS PRÓPRIOS LÍDERES. É FÁCIL DIZER QUE SE ARREPENDERAM, MAS DEVOLVER O QUE É DOS OUTROS JAMAIS. ISSO NÃO É ARREPENDIMENTOS E DE NADA ADIANTA FAZER LAVAGEM DE DINHEIRO, CONTINUARÃO COM O QUE É DOS OUTROS. DEUS PERDOA 70X7, MAS VC ESTÁ DISPOSTO A ACEITAR SUA PUNIÇÃO 70X7, E RESTITUIR O QUE É DOS OUTROS ? MUITOS NÃO, NÃO É ? ENTÃO, JAMAIS SERÃO PERDOADOS POR DEUS.

  5. TEM GENTE QUE ACREDITA!!! Tanto é, que acontece cada vez mais. Desde quando para estar com Deus e Deus estar com você envolve bens materiais e financeiro. Não é atoa que está cheio de donos de igreja BILIONÁRIOS. TEM GENTE QUE ACREDITA! Êita falta de fé.

  6. Isso não é um pastor. É um rato desprezível, que trouxe um pouco mais de escandalo à obra do Eterno. Certo dia , esteve por aqui a ex mulher de um cantor sertanejo, famoso, de Goiás. A tal vinha com um testemunho de conversão, e acompanhada de seu “novo” marído, que lá no canto, não parava de fungar o tempo inteiro. Como eu conheço o meio, e sei de onde o Altíssimo me tirou. Tenho um testemunho de conversão, bastante forte e comovente. O dito cujo, que havia me visto chegar com um automóvel de última geração, no meio do culto, interrompeu sua mulher, a pregadora, para dizer que Deus lhe havia dito, que eu deveria de lhes dar o carro. Minha resposta foi: Sou judeu de nascimento, pq falaria a ti e a mim não? Mas te dou uma semana. Se em 7 dias ele me revelar o que tú estás dizendo, então cumpro a diretriz celestial. Moral. Ainda estou esperando a revelação fazem 90 dias. De oportunistas salafrários, a igreja está cheia. Mas é preciso ter discernimento para não se deixar seduzir pelo ” canto da sereia”. Com certeza meu peugeot teria virado ” farinha para empapuçar o nariz daquele goiâno”. Livranos ó Jeová, das serpentes.

    • “Tenho um testemunho de conversão, bastante forte e comovente.”
      “havia me visto chegar com um automóvel de última geração”
      “Sou judeu de nascimento, pq falaria a ti e a mim não?”
      “Se em 7 dias ele me revelar o que tú estás dizendo, então cumpro a diretriz celestial.”
      “Ainda estou esperando a revelação fazem 90 dias.” – FAZ 90 dias e não FAZEM professor.
      “Com certeza meu peugeot teria virado ” farinha para empapuçar o nariz daquele goiâno””

      Eu, Eu, Eu, Eu, Eu, Eu, Eu…Essa humildade me comove e essa história sem pé nem cabeça prova que és um doidivanas mesmo.

  7. Aqui na Região do Cariri (Ceará), um Padre está sendo acusado de vender propriedades da Igreja Católica e embolsar o dinheiro… Ladrão tem em todos os lugares, até Jesus tinha um discípulo que era ladrão, Judas! Mas o fim dessa gente é o inferno!

  8. ABRA AGORA A SUA IGREJA, OU A SUA CLÍNICA DE DEPENDENTES OU O SEU RÁDIO.

    0800-942-3153

    ” Temos o melhor modelo de estatuto para igreja com centenas de congregações e, com cargo vitalício para o presidente fundador que não pode ser exonerado, destituido, remanejado ou jubilado e; os demais cargos da diretoria são nomeados pelo presidente. E JÁ UNGIMOS E CONSAGRAMOS O PRESIDENTE A PASTOR e, filiamos a igreja em uma das 3 convenções que trabalhamos, e os bens da igreja não podem ser penhorados e não podem ser escriturados para a matriz em Ituiutaba ou a Convenção.”

DEIXE UMA RESPOSTA