A história do pastor Lam é um tanto curiosa. Poderia ser de tristeza e lamento, mas no final soa muito mais de alegria e providência de Deus sobre a vida dele e da esposa, especialmente durante os dias em que estiveram presos por falar de Jesus onde moram, no Vietnã.
Como pastor e evangelista, Lam é considerado um líder muito dedicado. Ele sempre foi de vila em vila anunciando o evangelho de Jesus Cristo, testemunhando o amor de Deus em sua vida e levando esperança aos nãos crentes.
Por tonta disso, Lam já recebeu várias ameaças das autoridades vietnamitas, controladas pelo regime comunista do país, para que ele parasse com suas atividades ministeriais e deixasse de anunciar o evangelho de Cristo. Nada disso adiantou, pois o líder cristão continuou com seu ministério mesmo sabendo que poderia ser preso em algum momento.
A prisão veio logo após Lam e sua esposa se casarem. Quando estavam saindo para a lua de mel foram detidos, ficando cada um em celas diferentes. A reação do pastor poderia ser de completa indignação, mas ele sabia que nada foge do controle de Deus, mesmo na pior das situações.
“O Senhor me trouxe aqui por um propósito e eu quero saber qual é”, disse ele na época, segundo informações da organização Portas Abertas.
A compreensão do pastor veio quando ele observou a ociosidade dos presos. Ele viu que muitos ficavam sem ter o que fazer, apenas circulando nos espaços vagos permitidos. Assim, Lam teve a ideia de pregar o evangelho aos presos.
Como não tinham outra opção, senão ouvir o pastor diariamente, muitos prisioneiros acabaram entendendo a mensagem do evangelho e se convertendo, não apenas através das ministrações do pastor, como da sua esposa, que na outra ala do presídio fazia o mesmo.
O impacto foi tão grande que alguns um tempo depois às autoridades enviaram um comunicado ordenando a libertação do casal.
“Muitas vezes não entendemos os propósitos de Deus, mas eles ajudam a nossa fé a crescer e nos fortalecem, fazendo com que o Reino de Deus se estabeleça nos corações de homens e mulheres”, conclui Lam.