As “inovações” de pastores neopentecostais no continente africano constantemente ocupam a mídia internacional. Os casos são, geralmente, surreais. Porém, um novo registro alcançou um patamar mais alto de absurdo: um pastor usou um homem branco e louro para convencer os fiéis de que ele seria Jesus Cristo e havia descido dos céus ao Quênia.
Um homem que se passou por Jesus Cristo vem fazendo uma verdadeira excursão pelo sul da África, com flagrantes em vídeos e fotos nas redes sociais. Um internauta, inclusive, apontou que o charlatão conta com o apoio de um pastor queniano.
O líder neopentecostal tem dito que “encontrou” Jesus e o levou para ministrar em um culto de sua igreja. As fotos de um homem branco com cabelos longos e barba falando com fiéis em um púlpito foram amplamente compartilhadas nas redes sociais.
De acordo com informações do portal Sputnik, o homem vestia um roupão branco com uma faixa azul, semelhante à tradicional representação de Jesus Cristo na cultura ocidental.
Alguns dos vídeos publicados mostraram o dublê de Jesus dançando em Kitengel, Quênia. O usuário do Twitter que flagrou o momento fez sua crítica à encenação: “Meu melhor charlatão do mês foi esse cara que convenceu as pessoas que ele é Jesus”, escreveu.
Em outro vídeo, o homem aparece acenando para pessoas a partir de um carro, seguido por um grande número de fiéis. “Um pastor sul-africano convidou Jesus para descer do céu e pregar em sua igreja hoje”, disse outro usuário, no último domingo, 28 de julho.
A identidade do dublê de Cristo não foi revelada pelo pastor. Confira algumas publicações feitas por internautas:
My favourite scammer this month is this fella that convinced some people he’s Jesus.
💀🤣💀 pic.twitter.com/HErd6DIBmz— Ottilia Anna MaSibanda (@MaS1banda) July 28, 2019
A Kenyan Pastor invited a white Jesus impersonator to his church, and he rode across the road waving people, who were cheering him on. pic.twitter.com/4lhgJhGq5H
— Africa Facts Zone (@AfricaFactsZone) July 28, 2019