Pastor lista motivos para não participar da Marcha Para Jesus e diz que evento não tem objetivo

38

A Marcha Para Jesus em São Paulo será realizada amanhã, 04 de junho, reunindo milhares de fiéis nas ruas da capital paulista, além de lideranças evangélicas, políticos e artistas gospel. No último sábado, 30 de maio, o Rio de Janeiro realizou a sua edição do evento nos mesmos moldes, levando aproximadamente 500 mil pessoas ao centro da cidade.

No entanto, há anos que a Marcha Para Jesus atrai críticas por ser um evento em que pouco se faz, na prática, para marcar a presença da Igreja de Cristo na sociedade. Dizem os críticos que reunir pessoas para ouvir música e confraternizar não é exatamente evangelismo.

Dentro desse cenário, o pastor Renato Vargens, escritor e dirigente da Igreja Cristã da Aliança, de Niterói (RJ), publicou um artigo em seu blog listando motivos pelos quais não participa da Marcha Para Jesus.

“Há 20 anos atrás eu participei de uma edição da ‘Marcha para Jesus’ aqui em Niterói. Desde então, nunca mais o fiz e nem pretendo fazê-lo, mesmo porque, discordo dos moldes desenvolvidos pelos organizadores em todo Brasil. Ora, antes de qualquer coisa, preciso afirmar que não desejo agredir ninguém que tenha por hábito participar deste evento, mesmo porque, isso não adiantaria em nada, a não ser promover belicosidade”, introduz o pastor.


Vargens destaca, como primeiro motivo, que “a visão teológica dos idealizadores da marcha diverge em muito do ensino das Escrituras”, e explica: “Os organizadores do evento acreditam que através de atos proféticos uma nação pode ser transformada, o que do ponto de vista bíblico é inexequível”.

No segundo motivo, o pastor afirma que “a Marcha Para Jesus peca por fazer enfatizar o entretenimento”, e acrescenta: “Do ponto de Vista das Escrituras, Deus jamais pode ser usado como fonte de lazer. A Igreja não foi chamada por Cristo para promover entretenimento. Charles Spurgeon, um dos maiores pregadores de todos os tempos, afirmou há quase 150 anos, que o adversário das nossas almas tem agido como o fermento, levedando toda a massa. Segundo o príncipe dos pregadores o diabo criou algo mais perspicaz do que sugerir à Igreja que parte de sua missão é prover entretenimento para as pessoas, com vistas a ganhá-las. Spurgeon afirmou que a igreja de Cristo não tinha por obrigação promover entretenimento àqueles que a igreja visitava. Antes pelo contrário, o Evangelho com todas as suas implicações precisava ser pregado de forma simples e objetiva”.

O terceiro motivo exposto por Renato Vargens é ético, destacando que o nome de Jesus termina sendo usado para objetivos pessoais: “A Marcha Para Jesus, na maioria das vezes, tem sido usada para fins eleitoreiros, onde objetivo final é eleger alguns irmãos inserindo-os nas Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas, Congresso Nacional, e Poder Executivo”.

O pastor critica o fato de que “a Marcha Para Jesus tem sido usada de forma comercial onde a ênfase se dá quase que exclusiva ao mercado gospel’, e também lembra que “na maioria das vezes a igreja marcha por nada”, sem objetivo: “Ouso afirmar que a igreja marcha para dizer ao país que somos muitos e que mediante Cristo todos podem prosperar e ser felizes”, lamenta.

“Na minha perspectiva a Marcha poderia ser bem diferente. Por acaso você já pensou em um milhão de pessoas, chorando diante do Senhor, pedindo perdão ao Eterno pelos pecados cometidos no país? Já imaginou essa multidão se arrependendo de suas transgressões, derramando sua alma diante de Deus, rogando ao Pai Celeste que perdoe a safadeza e a bandalheira promovida pelos políticos em nossa nação? Já pensou essa multidão se ajoelhando diante de Deus pedindo ao Salvador um avivamento? Quão diferente seria isso não é mesmo? Que impacto isso poderia trazer a nossa nação não é verdade? Que maravilha seria ver a igreja brasileira arrependida de seus pecados, humilhando-se do diante do Criador na expectativa de que este sarasse a nossa terra (II Crônicas 7:14). Que Deus tenha misericórdia do Brasil!”, concluiu o pastor.


38 COMENTÁRIOS

  1. Essa “marcha para Jesus” pode até ser chamada de “marcha sem Jesus”. Tipos como casal hernandez e silas malafaia que não desfrutam de bom testemunho sequer no meio evangélico a frente desse negócio mancham ainda mais esse evento sem fundamento bíblico. Tudo isso com vistas a promoção pessoal e fins eleitoreiros.

    • STARDUST nunca fui e nem pretendo ir meu caro ,e concordo que se desvirtuou do proposito ao qual deveria servir ,mas alegar que existem pessoas la se promovendo e digamos pecadoras , bom com jesus os que andavam ou o seguia não era os mais santinhos , era a escoria, pecadores prostitutas , não precisa de remédio os são e sim os doentes na época de jesus sempre havia um querendo tirar proveito de jesus, judas alem de trair roubava-lhe o dinheiro , e alguns queria aproveitar de sua popularidade para torna-lo um libertador militar contra o poderio de roma e muitas outra coisa que poderia descrever , esse pastor não vai a marcha também não vou , mas aposto que na igreja dele tem muita gente que canta prega para se mostrar , então sua igreja é rui?Bom ele vende livro e se quiser contra-lo por uma boa quantia de dinheiro ele atende é só ver no site dele para mais informação.

      • o problema DD é a hipocrisia, afinal, como vc mesmo disse, são todos pecadores, e mesmo assim, acham que são os baluartes da moral e bons costumes e vivem a criticar os pecados alheios.

        cristão é uma raça muito hipócrita!

        • nosferatu ola, concordo que ha muita hipocrisia , mas todo mundo é hipócrita nem que seja um pouco , eu você , uns dos conceitos da palavra hipócrita é falsidade, ser fingida seu nome é mesmo nosferatu claro que não é uma falsidade então você é um hipócrita chamado os outros de hipócrita só para começar, sem contar que você esta usando a sua moral para criticar os cristão, você se acha então um não hipócrita ? Todo mundo já foi hipócrita alguma vez . nosferatu é uma raça de hipócrita!

          • eu estaria sendo hipócrita se eu usasse um apelido e dissesse aqui que vcs não podem usar apelidos.

            entendeu a diferença?

        • nosferatu boa tarde. Bom na verdade eu sei que a maioria usa apelidos ,mas o meu nome é esse mesmo , e não tenho nada contra quem usa , e pode ver que disse que todos nos já passamos por um momento de hipocrisia , e um dos significados de hipocrisia é dissimulação . A PALAVRA Dissimulação significa, ocultação, disfarce, não dar a perceber, fingimento, encobrimento das próprias intenções . Ser hipócrita não é só quando achamos que podemos fazer algo e reprovamos os outros por faze-lo , pois ate mesmo dizendo que aprovo algo posso esta sendo hipócrita, posso esta dissimulando para os meu fins . ENTENDEU A DIFERENÇA?

  2. tá certo o pastor Vargens
    “usada para fins eleitoreiros, onde objetivo final é eleger alguns irmãos inserindo-os nas Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas, Congresso Nacional, e Poder Executivo”.

    carnaval go$$pel
    venda de cds das bandas que lá se paresentam!!!

    e o envanjéguas vão PULAR, PULAR, PULAR!!!

  3. E uai quando escrevo que minha Igreja nunca participou desta tal marcha, deve que alguns se perguntam, uai e ele não e Crente? sua Igreja não e Crente? e claro que somos Crentes, mas veja que no brasil existe milhares de Crentes que assim como eu e minha Congregação não concordamos com este evento, ate porque nos não vemos nada de aproveito nesta tal marcha, O Verdadeiro Evangelho ali não e Pregado, ali não há conversão genuina, os cantores que la vão em suas maiorias em nossa Igreja nem tomamos conhecimento de suas musicas que não passa de musicas para simplismente ganharem dinheiro, afora a politicagem no tal evento, e este comentario deste Pastor somente vem somar a nossa posição contrario a tal evento, modos que posso escrever sem sombra de duvidas, esta tal marcha para Jesus, não edifica não admoesta, e somente um evento vazio, que me desculpe aqueles que a apoiam, não sou contra quem quer que va, nos nunca fomos e nem jamais iremos e nem apoiamos, sem mais fui eu Tour Natrak o disse

    • crente todos sabemos que vc é tour.

      só que a seita que vc frequenta não está de acordo com essa marcha e por isso vc critica né!

      mas o mundo cristão, com mais ênfase o mundo protestante é assim mesmo, uns decendo o sarrafo nas atitudes dos outros!

    • Isso mesmo nostafera, se esse evento fosse como uma Cruzada Evangelistica que na qual e executada com o proposito único de Ganhar Almas para O Senhor Da Gloria, Para O Reino De Deus, Edificar aos Crentes lá Presentes Para Admoestar os Crentes Lá Presentes, para levar á Santa e Gloriosa Palavra de Deus aos ouvidos daqueles Ávidos para ouvi-la pois como á Fé Verdadeira somente vem ou se manifesta somente atraves de se Ouvir da Santa Palavra De Deus, se lá estivesse homens e mulheres em conjunto para verdadeiramente Louvar Engrandecer Exaltar O Nome que esta Acima de Todo nome, ai sim com certeza toda a minha Igreja lá estaria-mos em peso, não nos julgamos melhor nem pior que Igrejas alguma apenas tentamos sim com muita luta andar de acordo com Á Santa Palavra, e erramos sim pois se dissesse que não erramos ja estaria errando, mas procuramos e lutamos para andarmos na luz, em minha Congregação temos os nosso conselho e do qual faço parte, e nada fazemos sem aprovação total de todos nos que somos menbros, agora como já disse quem quer ir e participar que vá nos não temos nada com isso, nos não vamos e temos os nossos motivos para não irmos e nem participar-mos, sem mais fui

      • Calma tour, não se estresse comigo.

        é que eu gosto de ser direto Tour e realista.

        veja só, se vc perguntar a um organizador desta “marcha”, ele dirá que a intenção é exatamente essas que vc postou.

        assim meu caro Tour, cada um puxa a brasa para assar sua própria sardinha.

        e como vcs não se entendem, uns falam mal dos outros ora bolas.

    • CARA VC. ESTÁ ENGANADO ESTA PARA PARA CRISTO, NÃO É A PARADA PARA ESPERAR OS PEDÓFILOS PAPAS FRANCISCOS CRIANCINHAS DA ARGENTINA, NÃO É PASSETA CATÓLICA

  4. nosferatu ola, concordo que ha muita hipocrisia , mas todo mundo é hipócrita nem que seja um pouco , eu você , uns dos conceitos da palavra hipócrita é falsidade, ser fingida seu nome é mesmo nosferatu claro que não é uma falsidade então você é um hipócrita chamado os outros de hipócrita só para começar, sem contar que você esta usando a sua moral para criticar os cristão, você se acha então um não hipócrita ? Todo mundo já foi hipócrita alguma vez . nosferatu é uma raça de hipócrita !

  5. Bom, eu frequento a marcha e penso que cada um vai com um propósito, uns vão realmente pra realmente pra adorar a Deus, e outros só por conta dos shows, e das vezes que eu fui teve ministrações durante os show, e mais, se Deus quiser usar esse evento pra salvar uma única vida, Ele irá usar, não adianta ficar julgando se é certo ou errado porque Deus age da maneira que quer a hora que Ele quer e onde Ele quiser , então… Aí vai do coração de cada um para com Deus .

  6. SÓ SEI QUE ALGO QUE ATRAI PELO MENOS UM MILHÃO DE PESSOAS DEVE IMPACTAR DE ALGUMA MANEIRA A SOCIEDADE, E ESTA LONGE DOS REDUTOS CRISTÃOS E LONGE DOS FOFOQUEIROS DE PLANTÃO , DIGA-SE DE PASSAGEM A POEIRA DA ESTRELA CAÍDA E SUA TÃO GRANDE NUVEM DE MAUS TESTEMUNHOS, ALHEIOS A ESTES ATEUS DE ALGUMA FORM,A SÃO ATINGIDOS IMPACTADOS , POR CRISTO.
    CLARO STAR E SUA NUVEM SÃO TOTALMENTE CONTRA E APROVEITAM PARA FAZER ATIVISMO CONTRA A IGREJA A BÍBLIA E SEUS PRS.

  7. Onde há dinheiro, há interesses obscuros. Basta ver a política, principalmente esses LIXOS do Brasil, basta ver o exemplo recente da FIFA, ninguém a pouco tempo imaginava que um simples esporte amado pelo povo, fosse virar esse LIXO todo. Veja as igrejas e seus líderes nadando e se afogando em dinheiro e cada vez querendo mais, não se cansando jamais de pedir mais e mais. Assim é na mídia e em tudo que envolve muito dinheiro. O povo de um modo geral, principalmente no Brasil, ainda é muito subdesenvolvido e deixa prevalecer a opinião de outros. Não gosta de pensar e de tirar as suas próprias conclusões. São facilmente iludidos e ficam a merce dos malandros que os exploram, mesmo assim, acreditam e os defendes com unhas e dentes como se fossem o próprio Deus. Só temos a nos lamentar pela ilusão e exploração que são submetidos e esperarmos por um povo mais culto e instruídos para um Brasil melhor no futuro. Não podemos julgar o povo! Devemos sempre orar e lembrarmos da frase de Cristo para os necessitados, “ELES NÃO SABEM O QUE FAZEM”.

      • Servo querido,a igreja católica é querida,amada e escolhida por DEUS VIVO porque
        ela respeita o livre arbítrio das pessoas.No caso do lopes,é o jeito dele,a igreja não
        interfere na natureza das pessoas.Já estas seitas mercenárias e heréticas,as pessoas entram santas,ingênuas e logo se corrompem,se transformando para
        pior,ou seja,em pessoas avarentas,egomequístas,desesperadas por bens materiais,maldizentes,mesquinhas,fofoqueiras,mentes sujas,cínicas,cambalacheiras
        e tudo que não presta…..Ficam roubotizadas,fanatizadas,o caráter dos líderes
        das seitas.

        • Eu realmente posso dizer com toda convicção que você exagerou e generalizou de mais. Sou evangélica e não sou rica nem busco bens materiais além da minha necessidade. Busco muito a Deus, fico indignada sempre q vejo alguém q diz amar a Deus e distorcer ou vai contra Sua palavra. Acredito ser uma das poucas pessoas q ainda se surpreende com as coisas q o homem é capaz de fazer. Sei que Jesus está próximo de voltar e oro para que Deus teha misericórdia de muitos, se eu fico triste de ver vidas ido para o inferno imagia Deus que nos criou.

  8. nosferatu boa tarde. Bom na verdade eu sei que a maioria usa apelidos ,mas o meu nome é esse mesmo , e não tenho nada contra quem usa , e pode ver que disse que todos nos já passamos por um momento de hipocrisia , e um dos significados de hipocrisia é dissimulação . A PALAVRA Dissimulação significa, ocultação, disfarce, não dar a perceber, fingimento, encobrimento das próprias intenções . Ser hipócrita não é só quando achamos que podemos fazer algo e reprovamos os outros por faze-lo , pois ate mesmo dizendo que aprovo algo posso esta sendo hipócrita, posso esta dissimulando para os meu fins . ENTENDEU A DIFERENÇA?

  9. nosferatu boa tarde. Bom na verdade eu sei que a maioria usa apelidos ,mas o meu nome é esse mesmo , e não tenho nada contra quem usa , e pode ver que disse que todos nos já passamos por um momento de hipocrisia , e um dos significados de hipocrisia é dissimulação . A PALAVRA Dissimulação significa, ocultação, disfarce, não dar a perceber, fingimento, encobrimento das próprias intenções . Ser hipócrita não é só quando achamos que podemos fazer algo e reprovamos os outros por faze-lo , pois ate mesmo dizendo que aprovo algo posso esta sendo hipócrita, posso esta dissimulando para os meu fins . ENTENDEU A DIFERENÇA?

  10. Parabéns, pastor Renato Vargens, por sua coragem de falar enquanto líderes católicos e protestantes de grande expressão vergonhosamente se calam e lavam as mãos como o fraco e subserviente Pilatos assassino de Jesus.

  11. Acredito que todos estes opositores a Marcha poderiam fazer algo alternativo nas ruas, não no dia da Marcha, mas em outra data fazendo a diferença.

    • Pode ter certeza absoluta disso, estamos sempre nos hospitais nos presidios, nas ruas em nossos templos, quantas e quantas madrugadas la estamos nos nas rodoviarias levando o Santo Evangelho Evangelho Genuino simples e puro sem interesse algum a não ser falar de Jesus Cristo e de Seus Santo Amor, quantas e quantas noites em vigilhas em Oração pedindo e Clamando pelas muitas Misericordias De Deus em favor de muitos e muitos seres humanos carentes das muitas Misericordias Do Altssimo Deus, quantas e quantas cruzadas Evangelisticas onde o único proposito e Edificar fortalecer admoestar aos Irmãos Crentes e o mais importante levar a Santa Palavra o Verdadeiro e simples e puro e genuino Evangelho do Senhor Jesus Cristo o Rei Eterno para Almas ávidas das Santas Promessas do Redentor, e de suas infinitas misericardias, quantas e quantas Almas que ganhamos e continuamos a ganhar para O Reino Eterno De Nosso Deus, sim meu estimado, Não te Conheço de presença mas pode ter certeza fazemos sim a diferença,sem nunca ter participado desta chamada marcha para Jesus, quero que saibas que foi justamente em uma Cruzada Evangelistica em um dia de sabado, sabado de carnaval, depois de muita perdição em minha tão pobre vida que levava, não sei de onde veio a coragem, mas imagino eu que foi como sem sonbra de duvidas Jesus Cristo em sua infinita bondade me fez adentrar naquele templo e naquele dia de 13 de fevereiro de 1999 , e ali justamente naquela cruzada evangelistica eu enxerguei a verdade, verdade esta que nunca mais me separei Jesus Cristo O Rei Eterno, sim temos feito a diferença e continuaremos a fazer, pois se Meus Deus e Conosco quem? quem jamais impedirá? um forte abraço de um simples Crente

  12. a PAZ DO SENHOR JESUS , A TODOS !
    essa marcha para Jesus só tem o nome , uma verdadeira babilônia todo tipo de tribo
    crente de brinco,crente gay,crente com amante,crente maconheiro .
    e no altar bandas tipo uma tal de AO CUBO , pregador LÙ ,SARA SHEVA , CASAL HERNANDEZ
    DEUS é santo , e não contempla o engano,a carne e a mentira !

  13. Isaías: 64. 6. Pois todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades, como o vento, nos arrebatam!!!

DEIXE UMA RESPOSTA