Pastor evangélico se suicida durante protesto ateando fogo ao próprio corpo; Entenda

11

O pastor metodista Charles Robert Moore, 79 anos, aposentado das funções ministeriais, cometeu suicídio ao atear fogo ao próprio corpo na cidade de Grand Saline, no estado norte-americano do Texas.

De acordo com a Polícia local, Moore deixou uma carta de despedida afirmando que sua morte era um protesto contra o racismo e uma forma de fazer justiça aos afro-americanos que sofreram com a discriminação no passado.

Na carta, Moore afirma que muitos moradores da cidade que continuam vivos participaram de enforcamentos de negros no passado, e para que os crimes não fosse esquecidos, ele atearia fogo ao próprio corpo.

Segundo o Christian Post, o pastor estacionou seu carro em frente a uma loja e despejou gasolina no próprio corpo para, em seguida, atear fogo. As testemunhas do suicídio disseram que fizeram esforço para apagar as chamas, mas os ferimentos foram muitos e profundos.


Socorrido, o pastor foi levado ao hospital Parkland, em Dallas, mas não resistiu às queimaduras e faleceu. Larry Compton, chefe da Polícia da cidade de Gran Saline, concedeu entrevista ao jornal local Tyler Morning Telegraph, e afirmou que nem quando era investigador do Corpo de Bombeiros havia visto uma carbonização tão intensa.

Em trecho da carta de despedida, o pastor descreve que testemunhou crimes contra negros desde sua infância: “Quando eu tinha uns dez anos de idade, alguns amigos e eu estávamos andando pela rua em direção a um riacho para pegar alguns peixes, quando um homem chamado de ‘Tio Billy’ nos parou e nos chamou em sua casa para tomar um copo d’água, mas seu real propósito era alegremente nos pedir para ajudá-lo a matar um ‘nigger’ [forma racista de se referir a negros] e colocar a cabeça em cima de um poste. Uma região de Grand Saline que era (e talvez ainda seja) chamada de ‘cidade polo’, é o local onde as cabeças foram exibidas. Passaram-se anos, antes que eu soubesse o que o nome significava”, escreveu o pastor Moore.

“Vou completar 80 anos de idade, e meu coração está partido por causa disso. A América (e a proeminente Grand Saline) nunca se arrependeu realmente pelas atrocidades da escravidão e suas consequências. O que a minha cidade natal precisa fazer é abrir o seu coração e suas portas para os negros, como um sinal de rejeição aos pecados passados. Muitos afroamericanos eram linchados por aqui, provavelmente alguns em Grand Saline: enforcados, decapitados e queimados, alguns inclusive ainda vivos. A visão deles me assombra muito. Então, nesta data tardia, tomei a decisão de se juntar a eles, dando o meu corpo para ser queimado, com amor no meu coração, não só para eles, mas também para os autores de tal horror – mas especialmente para os cidadãos de Grand Saline, muitos dos quais têm sido muito gentis comigo e outros que podem ser movidos para mudar a situação aqui”, concluiu.


11 COMENTÁRIOS

    • O mal dos evanjegues e posarem de juiz. Pelo que aprendi quando eu era cristão, essa ida para o inferno só ocorrerá no dia do Grande Juízo, mas esse tal josecarvalho já antecipou o julgamento.

      .

    • Errado!!
      É certo que do outro lado da vida ele irá passar por momentos difíceis. e espiritualmente necessitará de um tempo ( não definido., pode ser meses., anos e até séculos) para se reequilibrar. Suicídio é perda de tempo., é impossível destruir o Espírito ( somos imortais)., o corpo volta à terra., mas o espírito sempre irá existir.
      Detalhe principal: Todos são amparados do outro lado., inclusive os Suicidas.

  1. Devemos nos conscientizar dos traumas de um racismo, de um crime
    contra a dignidade humana. Todos somos iguais “…sem distinção de…” alguma espécie diz a Constituição Federativa. Um trauma dura até a senilidade. Há muitos traumas espalhados pelo Brasil. Principalmente das vítimas da ditadura. Um país sem tratar seus erros do passado, sem indenizar vítimas continua seus crimes contra a humanidade contra a dignidade humana. Devemos auxiliar as vítimas de tortura, racismo e discriminação;porque amanhã todos podem ser vítimas.

  2. No Brasil, se os que discriminaram os negros e os evangélicos praticassem suicídio, seria um cemitério só.

    Aqui a coisa é mais sutil, mais sábia, todavia com ações muito parecidas, onde os senhores colocavam os capitães do mato à busca dos foragidos, que procuravam lugares distantes e de grandes altitudes para se protegerem. Em recente data uma tv encontrou uma comunidade dessa que sequer sabe quem é o presidente, nunca ouviram rádio, enfim medo grande. Fomos o último país do mundo a libertá-los, os expulsamos do seio social, restando as favelas, as prisões, as discriminações.

  3. É muito difícil, como Cristãos, admitirmos uma situação dessas, mas só Deus sabe o que se passava no coração desse Pastor ante um difícil histórico de preconceito que enfrentava. “Deus sabe todas as coisas”.

  4. Racismo e descriminação é um mal que sempre existiu e sempre vai existir, porque todo homem sem Cristo Jesus é um animal selvagem, onde somente o Espírito Santo é capaz de domá-lo e domesticá-lo. Estamos vivendo os últimos dias dessa geração que não é diferente daquela que antecedeu o Dilúvio, pois as mesmas coisas que se praticavam naquela época, também é praticada nos dias de hoje. Fato lamentável e triste para nós cristãos é saber que alguém tirou sua própria vida e mais triste ainda quando esse alguém era um pastor. Que o Senhor conforte a família.

  5. Esse infelizmente é o fim de uma pessoa que nunca teve um encontro transformador com o Senhor Jesus o qual é capaz de apagar todo e qualquer tipo de trauma, o fim daqueles que nunca nascerem de novo, daqueles que somente frequentam uma igreja e até exercem um cargo na igreja mas nunca se entregaram ao Senhor Jesus afim de mudarem suas vidas.Será esse o seu caso?

  6. MESMO PARA SALVAR SEU FILHO, PAI, MÃE OU OUTRA PESSOA AMADA, NÃO COMETAM SUICÍDIO .VOCÊS PARA O INFERNO. DEIXEM AS PESSOAS QUE VOCÊS AMAM MORREREM QUE ELES VÃO PARA O CÉU. NÃO É ASSIM PASTOR? SE A MEIA NOITE ENTRAR UM LADRÃO EM SUA CASA E TU DEFENDERES E MATA -LO IRÁS PARA O INFERNO.

    NÃO MATEM,NÃO SE MATEM ,MESMO QUE SEJA EM LEGÍTIMA DEFESA OU IRÃO PARA O INFERNO.

DEIXE UMA RESPOSTA