Para um grupo de pastores que vive na região de Lilongwe, no Malawi, a tarefa de evangelizar os povos da região não é nada fácil. Entretanto, uma doação de bicicletas realizada pelos missionários do projeto Missão Mãos Estendidas (MME) visa amenizar tamanha dificuldade.
No total foram doadas 35 bicicletas aos pastores africanos. O meio de transporte, apesar de simples, é de grande importância para o contexto da região, visto que muitos povos vivem em aldeias isoladas onde nem mesmo o acesso de carro é fácil por causa da precariedade das estradas.
A doação das bicicletas ocorreu após a conclusão de um seminário com 80 pastores do Malawi e Zâmbia. A última ação foi realizada através de recursos captados pela Igreja Batista do Alto, em Teresópolis, no Rio de Janeiro, liderada pelo pastor Walmir Pereira Rodrigues, segundo o portal Guia-me.
Pastores evangelizam de bicicleta
Em junho desse ano, outro grupo de pastores também recebeu doações de bicicletas na cidade da Beira, o principal local atingido pelo furacão Idai, que deixou centenas de mortos e milhares de pessoas desabrigadas no início do ano.
Na gravação feita pelos missionários da Missão Mãos Estendidas, os pastores aparecem louvando a Deus pela doação, felizes por terem condições de alcançar grandes distâncias, a fim de evangelizar nas regiões mais remotas da África.
“Na maioria das vezes, a bicicleta é o único meio de transporte entre a aldeia e a estrada.”, explicou Saulo Porto, um dos missionários da MME que atua na África. Ele ressaltou que apesar de ser um meio de transporte simples, as bicicletas representam um grande avanço para a realidade social dos pastores africanos.
“Muitas vezes, o que você vê como uma bicicleta se torna uma ambulância ou um instrumento de comunicação com outros lugares. Ou seja, traz um grande benefício para toda a aldeia”, conclui Saulo.
Assista: