Pastores que foram ao Rock in Rio assistir aos shows relatam suas experiências com o evento: “surpreendi-me com o clima familiar”

38

Durante eventos como o Rock in Rio, que agremiam multidão e são vistos por muitos evangélicos como ambientes impróprios para cristãos, é comum vermos pastores e outros líderes evangélicos se apresentarem contra o acontecimento, ou até mesmo indo aos locais de show para evangelizar.

Porém, dois pastores brasileiros chamaram atenção por terem ido ao Rock in Rio com o simples objetivo de assistir aos shows e “curtir” a música tocada pelas diversas bandas presentes no evento, muitas delas rotuladas como “satânicas” por muitos cristãos.

Um dos pastores a irem ao evento e ainda relatar sua experiência foi Fabricio Cunha, pastor da igreja Comunidade Batista Vida Nova, em São Paulo. Em seu blog, Cunha publicou um texto intitulado “Obrigado, Senhor, pelo Rock’n Rio”, onde conta sua experiência com o evento.

Em seu relato, Fabrício Cunha conta sua experiência com o Rock desde a adolescência e sobre como sua criação em uma família cristã fez com que ele fosse obrigado a ouvir esse tipo de música escondido durante muito tempo. Ele relatou também sobre as pessoas presentes no Rock in Rio, afirmando se tratar de uma mistura de gerações que formava uma grande cidade, bonita e organizada.


– No meio de tanta gente assim, como cumprir o chamado bonito de ser sal e luz? Sendo gente, sendo cordial, inclusivo, agradável, olhando com amor, sem julgamento, sem condenação, pulando junto, cantando junto, cedendo o lugar pra quem come de pé, olhando com olhos de graça pra toda aquela gente que anda como “ovelhas que não têm pastor – afirmou.

– Mettalica me aproxima de Deus. Bon Jovi me aproxima de quem sou – afirmou ainda o pastor, ao comentar sobre os shows que mais gostou no evento. E completa: “Foi muito louco! Obrigado, Senhor, pelo Rock’n Rio”.

Outro pastor que esteve presente nos shows do Rock in Rio, e que também falou dos presentes no evento como pessoas que “pareciam ovelhas sem pastor” foi Hermes Fernandes, presidente do colégio episcopal da REINA – Igreja do Futuro. Assim como o pastor Fabrício Cunha, Fernandes também conta ter ido ao evento para assistir ao show, no seu caso da banda britânica Iron Maiden.

– Depois de dois cultos para lá de especiais, antes da bênção apostólica anuncio ao povo que eu, meu filho e um grupo de pastores da Reina estaríamos no último show do Rock in Rio, prestigiando a um irmão em Cristo, Nicko Mcbrain, baterista da maior banda de Heavy Metal do mundo, o Iron Maiden – afirma Fernandes no início de seu relato.

Ele revela ainda ter pedido oração aos irmãos de sua igreja, pois estaria exposto a críticas de todo o tipo. Essas críticas, segundo relatou, vieram quando fez uma publicação no Facebook compartilhando sua alegria de estar no evento.

– Alguém me perguntou se minha presença ali tinha objetivo evangelístico. Para muitos, esta seria a única razão que justificaria que um ministro do evangelho estivesse num show de rock. A verdade é que eu estava ali para me divertir ao lado do meu filho e dos meus companheiros de ministério. Curti cada canção do Iron. Foi como tomar um elixir da juventude. – afirmou Fernandes, que relatou ter ficado surpreendido com o clima familiar no evento. Assim como Cunha, ele relatou ter presenciado “um encontro de gerações” onde “avôs, pais e filhos se reuniam para ouvir sua banda predileta”.

– Eu poderia ter levado folhetos evangelísticos para distribuir ali, mas será que funcionaria? Talvez eu pudesse usar isso como álibi ou mesmo para driblar minha consciência. Mas, sinceramente, seria inútil – completou o pastor, que disse ainda: – Parafraseando Paulo, quem não iria a um show de rock, não julgue quem o faça, e quem foi, como eu, não julgue quem jamais iria. O que autentifica nossa fé não são os ambientes que frequentamos, mas o amor que revelamos em qualquer lugar.

Fabrício Cunha também falou sobre evangelismo no evento, mas relatando a maneira, segundo ele equivocada, com que muitos “crentes” abordaram as pessoas para evangelizar. Segundo ele, supostos missionários abordavam as pessoas que chegavam à Cidade do Rock, nome dado ao local do evento, afirmando que nomes da música como Janis Joplin, Jimy Hendrix, Elvis Presley e John Lennon foram para o inferno e que esse destino seria compartilhado por todos que entrassem no Rock in Rio.

– Todo tempo é tempo de evangelizar, mas assim? Do lado de fora? Condenando ao inferno os do “lado de dentro”. Não vi “graça” nenhuma. – refletiu o pastor.

Por Dan Martins, para o Gospel+

38 COMENTÁRIOS

  1. Clima deve ser bem mais familiar e menos hipócrita! Quantas pessoas são humilhadas, ofendidas e estigmatizadas estando dentro do próprio meio evangélico com suas abissais hipocrisias e fofocas!
    Certamente os shows são muito mais prazerosos e autênticos! No meio evangélico predominam as divisões familiares e o amor ao dinheiro além do egocentrismo típico dos que se acham melhores e salvos, aptos a condenar os não crentes (ímpios, como gostam de rotular).

  2. Eu respeito os dois pastores,mas não concordo com as suas opiniões. Evangelizar no evento Rock In Rio é uma idiotice. O ambiente não é nosso e nem está sob o nosso controle e o que rola nas emoções musicais é algo muito forte e não dá para nós (sem muita oração) o que com certeza não houve SUPERAR.
    ” Foi como tomar um elixir da juventude. – afirmou Fernandes, que relatou ter ficado surpreendido com o clima familiar no evento”, as sutilezas do “Dono” da festa é algo extraordinariamente enganoso, é um elixir musical da juventude, o “Dono” do pagode sabe como fazer o seu “elixir” ser engolido até pelos escolhidos. Para mim não tenho dúvida que a cosmovisão dos dois pastores é míope. Em 1 João 3.8 o que diz? Leia e confere. Agora vou findar o meu comentário se não vou longe demais. Pergunto: A Glória de Deus, Deus foi glorificado num evento onde a banda elogiada pelo pastor canta ministrando aos milhares de jovens que o “Dono” é o senhor da parada? E que tudo vai permanecer como dantes que tudo é esse? Drogas,sexo livre e ao vivo, gerando filhos sem pais e talvez abandonados pelas mães virtuais, e o “Dono” usurpando a Glória que pertence com exclusividade ao Senhor da Glória?
    Fui, e cada vez que vejo esses “neo-liberais” dando palpite teológico eu fico mais radical na fé.A Glória
    é Dele o Cordeiro de Deus o bendito Jesus a quem todo o joelho se dobrará,incluindo aqui o sr. Medina instrumento físico do “Dono” do Evento, e toda língua exaltará dizendo : Ele é o Senhor,e não o “Dono”.
    tito from brasília – convictamente.

  3. Pelo menos eles fizeram o que muito crente queria ter feito… e quer saber eles foram pra ver o artista e daí?o problema é que o povo crente é falador e gosta de tomar conta da vida dos outros. Se cada um tomasse conta de suas vidas diante de Deus haveria mais amor entre os irmãos e menos falsidades que alias fofoca ,falsidade e outras coisitas mais é do diabo tambem

    • Uai, que Eu saiba,,,, Jesus não veio para os justos e sim para os pecadores,,,Lembra que Ele disse a Zaqueu,, “Hoje preciso ficar na tua casa”…. Ele veio aos gentios,, Não podemos criar um mundo paralelo. “Ide e pregai o Evangelho a todos os povos a a todas a criaturas”, Evangelizar com amor e docilidade e não usar a palavra como um bastão de golfe;;; A paz e bem

  4. Infelizmente o inferno será o lugar destas pessoas que titubiam entre dois senhores. Por serem mornos, o Senhor os vomitará. Mas ainda há tempo, “pastores”, de vocês aceitarem a Jesus, servindo de bom grado somente a Ele.

  5. MEU DEUS QUANTOS COMENTARIOS ACUSATIVOS, MISERICORDIA, SE ESQUECEM QUE SÓ UM VOS ACUSA ESSE UM É SATANAS, MEU DEUS TENHA MISERICORDIA NÃO DE QUEM FOI AO EVENTO MAIS DOS QUE JULGAM E NÃO CONHECEM TEU VERDADEIRO AMOR SENHOR DEUS PAI…..PAI DE AMOR , DEUS DE AMOR, DEUS DE MISERICORDIA, DEUS QUE NÃO ACHA E SIM SABE DE TODAS AS COISAS, MISERICORDIA PAI POIS JULGAMOS DE MAIS E SOMOS FALHOS ESUQECEMOS QUE TODOS PECAMOS AGIMOS COMO FARISEUS ,PAI NOS PERDOA , ABRE O ENTENDIMENTO DOS SEU S FILHOS QUE O SENHOR É AMOR E A RAZAO PELA QUAL NÃO COMOS CONSUMIDOS É SUA GRAÇA E MISERICORDIA.
    VAMOS AMAR MAIS E JULGAR MENOS OU MELHOR NÃO JULGAR A NINGUEM,DEUS VEIO PARA OS DOENTES,E QUANDO NOS CONVERTEMOS VIRAMOS FARISEUS E OS MELHORES ESQUECEMOS DE ONDE DEUS NOS TIROU, E ATIRAMOS PEDRAS NOS OUTROS QUE APEDREJOU ESTEVÃO? QUEM CRUCIFICOU JESUS? MEU OUÇA O ESPIRITO SANTO DE DEUS ,E SE TEM ALGUEM ERRADO O SENHOR JULGARÁ.NÓS CRUCIFICAMOS A CRISTO PELOS NOSSOS PECADOS OS FARISEUS ATIRARAM PEDRAS EM ESTEVÃO,
    E HOJE QUEM SOMOS NÓS CRISTÃOS? QUEM SOMOS NÓS EVANGÉLICOS? NÃO SABEMOS MAIS NOSSA INDENTIDDE? JESUS TENHA MISERICORDIA DE NÓS .

    • meu amigo Rogério, ñ é julgar, muito menos acusar,mais é advertir a pessoa pelo seu erro, leia com atenção:
      Ao fim dos sete dias a palavra do Senhor veio a mim:
      “Filho do homem”, disse ele, “eu o fiz sentinela para a nação de Israel; por isso ouça a palavra que digo e leve-lhes a minha advertência.
      Quando eu disser a um ímpio que ele vai morrer, e você não o advertir nem lhe falar para dissuadi-lo dos seus maus caminhos para salvar a vida dele, aquele ímpio morrerá por sua iniqüidade; mas para mim você será responsável pela morte dele.
      Se, porém, você advertir o ímpio e ele não se desviar de sua impiedade ou dos seus maus caminhos, ele morrerá por sua iniqüidade, mas você estará livre de culpa.
      “Também, quando um justo se desviar de sua justiça e fizer o mal, e eu puser uma pedra de tropeço diante dele, ele morrerá. Uma vez que você não o advertiu ele morrerá pelo pecado que cometeu. As práticas justas dele não serão lembradas; para mim, porém, você será responsável pela morte dele.
      Se, porém, você advertir o justo e ele não pecar, certamente ele viverá, porque aceitou a advertência, e você estará livre de culpa”.
      Ao fim dos sete dias a palavra do Senhor veio a mim:
      “Filho do homem”, disse ele, “eu o fiz sentinela para a nação de Israel; por isso ouça a palavra que digo e leve-lhes a minha advertência.
      Quando eu disser a um ímpio que ele vai morrer, e você não o advertir nem lhe falar para dissuadi-lo dos seus maus caminhos para salvar a vida dele, aquele ímpio morrerá por sua iniqüidade; mas para mim você será responsável pela morte dele.
      Se, porém, você advertir o ímpio e ele não se desviar de sua impiedade ou dos seus maus caminhos, ele morrerá por sua iniqüidade, mas você estará livre de culpa.
      “Também, quando um justo se desviar de sua justiça e fizer o mal, e eu puser uma pedra de tropeço diante dele, ele morrerá. Uma vez que você não o advertiu ele morrerá pelo pecado que cometeu. As práticas justas dele não serão lembradas; para mim, porém, você será responsável pela morte dele.
      Se, porém, você advertir o justo e ele não pecar, certamente ele viverá, porque aceitou a advertência, e você estará livre de culpa”.Ezequiel 3:15-21.

  6. Deus, deixa bem claro. não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis;porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? e que comunhão tem a luz [o crente] com as trevas [o rock]? e que concordia há entre cristo é o diabo? ou que parte tem o fiel[os crente] com o infiel[o povo que não são crentes]? e que consenso tem o templo de Deus com os idolos?porque vós [os crentes] sóis o templo de Deus vivente,como Deus disse:nele habitarei e entre eles andarei;e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.1 corintios 6. 14-16. o crente é luz, os roqueiro é treva, sendo assim tal relacionamento corrompe a comunhão com Deus. esses tais pastores devem ser pastores de crente sem conhecimento da palavra. não são pastores e suas ovelhas estão sendo enganada.cuidado com esses bodes.

  7. cada um pense da maneira q lhe cabe o saber! todos serão julgados segundo as suas obras, devemos pensar nisso , devemos estar preocupados com aquilo q fazemos não responderemos por atos de ninguém! mas eu gostaria de ressaltar que as influencias de musicais que temos hoje foram deixadas por mundanos, se for ver nós evangélicos não poderiam tocar guitarra, ter uma distorção,sei lá esse esquema de banda que temos atual, a guitarra foi conhecida mundialmente por Jimi Hendrix, o rock, por Elvis, Beatles, e alguns deles todos conhecem o final da historia! e por isso digo mais uma vez vamos analisar o que dizemos e fazemso, todos nos temos coisas, e usamos objetos usados no ”mundo” inteiro! julguemos a nos mesmo antes de mais nada!

  8. Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Tiago 4.4. infelismente hj em dia tem muita gente denominando-se como pastor, mais nem se quer nasceram de novo e acham q Deus tolera as suas praticas pecaminosas, querendo trazer o profano p dentro do sagrado.A Biblia diz q Deus e Santo e requer de nós santidade.A palavra santidade no contexto Biblico quer dizer “separado”, q ñ se mistura com as praticas mundanas. leiam Salmos 1.1-6 ali esta um grande modelo de santidade…Deus abençoe!

  9. Voces crentes que acreditam no inferno… Eeee deixe me ver… Em qual versao da Biblia??? O inferno ja foi desmascarado!! Esse livrinho de pura fantasia que voces acham que e a verdade absoluta. Acordem!!! VIVA OS CETICOS! Eles conhecem mais a Biblia do que voces.Digitem INFERNO DESMASCARADO no google e descubram a verdade!!

    • meu amigo lucio, o inferno existe sim, pois a biblia afirma inúmeras vezes a sua existencia no antigo e no novo testamento;embora ela refira-se como: hades,sheol,geena ou tártaro, nós temos q entender q a biblia está se referindo em uma linguagem simbólica, mais em Marcos 9.45, Jesus usa literalmente a palavra inferno. a biblia nao se contradiz, éla é a inerrante infalivel e imutavel palavra de Deus. o q acontece é a má interpretação das pessoas, pois o segredo da aplicação esta na interpretação. eis ai o motivo de tantas seitas e heresias no mundo em q vivemos hj, pessoas q interpretam mal a biblia e saem porai ensinando errado. Certo é q a biblia diz q satanas, o deus deste século, cegou os entendimentos dos incrédulos,para que não resplandeça a luz do evangélho da gloria de Cristo, o qual é a gloria de Deus. 2co 4.4. Devemos pedir a Deus para Ele desvendar os nossos ólhos para q vejamos as maravilhas da sua lei.Sl 119.18. minha oração é q Deus venha lhe dar entendimento,não gosto de depater acerca da lei, tito 3.9 mais gosto de ensinar;ñ julgo as pssoas pela aparencia conforme falam q os evangélicos fazem,mais julgo conforme a réta justiça.Joao 7.24. Deus abençoe!

  10. Infieis,não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigos de Deus. Tiago 4.4. infelismente hj em dia muitas pessoas auto denominam-se pastores sem se quer ter nascido de novo, achando eles q Deus tolera suas praticas errônias, trasendo o profano p dentro do sagrado. A biblia diz q Deus é Santo e requer de nós santidade 1Pedro 1.15-16. Santidade no contexto biblico significa:”ter uma vida separada com as coisas deste mundo”. como q eu vou andar em santidade participando em festas mundanas onde a orgia e muitas outras coisas? qual seria a minha posiçao perante a um convite de um amigo para uma festa tal como esta q esses pastores participaram? O Evangelho é de renuncia. Jesus disse: SE ALGUÉM QUER VIR APÓS MIM, NEGUE-SE A SI MESMO, TOMA ASUA CRUZ, E SIGUA-ME;… MT.16.24. O problema é q muitas pessoas querem seguir a Cristo, mais ñ querem renunciar a si mesmo, os seus desejos, as suas vontades… leia Salmos: 1.1-6 ali esta uns dos modelos de santidade. Deus abençoe!

  11. infelismente é assim nos dias q estamos vivendo. o evangelho p muitos virou moda,ñ querem mais o evangelho de renuncia, do negue-se a si mesmo…pensam eles q Deus tolera as suas práticas erronias,veja o q esta escrito em Tiago 4.4: “Infieis,não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus”. a biblia dis q Deus é Santo e requer de nos santidade 1Pedro 1.15-16.A santidade no contexto biblico quer dizer separ-se do pecado. se somos de fato separados,como q vamos andar em concordancia com este mundo? ñ tem como servir a dois senhores ou é um, ou é outro. leia Salmos 1.1-6. ali está uns dos modelos de santidade…Deus abençoe!

  12. Se o ROCK é coisa do diabo, por que existem tantas bandas de rock gospel, curtir a música não significa seguir o que diz a música, sou católica e gosto mt de rock, trabalho com música e tenho mts clientes evangélicos que tb gostam de rock, não se deve julgar ninguém, o único Juiz é Deus,conheço roqueiros que tem o coração mais bondoso do que mts religiosos, (de todas os segmentos), vc sabe o significa a caveira tão usada com simbolo do rock? IGUALDADE, porque embaixo da nossa camada de pele e carne somos todos uma caveira, porque julgar o que não se conhece? E afinal de contas, como dizer com tanta convicção que vão pro inferno? São vós os juízes?

  13. ESSES CARAS ESTÃO DE BRINCADEIRA COMIGO . QUEREM SERVIR A DOIS SENHORES ? QUER DIZER , NÃO SOU , MAS CURTO . VAI CATAR COQUINHO NA LADEIRA BANDO DE LOBOS , LADEIRA ESSA QUE VAI LEVA LOS PARA OS INFERNOS SE NÃO ACORDAREM A TEMPO .. ESSE PRETESTO DE . VOU NA ZONA PARA EVANGELIZAR , PARA MIM NÃO COLA .

    • shra Isabel, concordo com tigo q o rock ñ é do diabo pois curto até alguns rock gospel, ñ discuto rítimos, mais a letra sim tem um poder de enfluência muito grande, q tem enfluênciado muitos jovens a praticarem coisas erradas.E tambem o ambiente como este ñ é pra cristão muito menos pra pastor. q exemplo q eles estão dando? tudo o q eu escrevi ñ foi só algo de minha opinião,mais com base biblica, pois a biblia é o modelo do cristão, se ñ andarmos com base néla ñ alcansaremos vitoria. existe diferença entre ouvir e praticar. se ouvimos e ñ praticamos ñ há efeito, é como um homem q olha no espelho o seu rosto natural; porque se contempla a si mesmo, e vai-se e logo se esquece de como era. Tiago1.22-24. mais bem aventurado os q ouvem e praticam.leia Mateus 7.24-29 e Tg 1.22-24.

  14. Sinceramente falando, desde os 10 anos de idade eu gosto de rock’n’roll. Hoje tenho 37 e continuo gostando mais do que nunca.
    Claro que bandas de Black metal não fazem parte da minha preferência, mas gosto de heavy metal e abomino todo esse marketing do satanismo que muitas bandas bandas fazem questão de mostrar.
    A música é algo divino, um solo de guitarra, contra-baixo ou bateria bem tocados é algo que pelo menos pra mim é difícil de descrever em palavras(ou letras).
    Creio que Deus está presente em todos os ritmos.

  15. Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores
    Salmos 1:1

    Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser. Romanos 8:7

    Abstende-vos de toda a aparência do mal. 1 Tessalonicenses 5:22

    Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é mister que venham escândalos, mas ai daquele homem por quem o escândalo vem! Mateus 18:7

    O próprio Rei Davi falou que preferia estar um dia na porta da casa de Deus do que mil dias nas tendas da perversidade, ou seja, ele falou que era melhor estar até mesmo na porta da casa de Deus do que em locais em que não tem nada a ver com a presença de Deus.

    Não preciso dizer mais nada.

  16. Este Roberto Torrencilhas é um brincalhão. Mais um “ungido” brincando de ser apóstolo e apontando o dedo na cara de todo mundo como se fosse o próprio messias.

    Idólatra de si mesmo !!!

    • Roberto Torrecilhas é outro que precisa ser desmascarado em breve. Mais um que se levanta contra a Igreja de Jesus Cristo em pele de ovelha.

      Outro “super – super” “Apóstolo” de meia pataca que comete heresias sem fim e introduz ensinos meramente de homens no meio evangélico.

  17. Roberto Torrecilhas é outro que precisa ser desmascarado em breve. Mais um que se levanta contra a Igreja de Jesus Cristo em pele de ovelha.

    Outro “super – super” “Apóstolo” de meia pataca que comete heresias sem fim e introduz ensinos meramente de homens no meio evangélico.

DEIXE UMA RESPOSTA