O Dia das Bruxas, também conhecido como Halloween, é uma data comemorativa muito tradicional nos Estados Unidos, sendo parte da cultura norte-americana. Contudo, a celebração de origem pagã tem sido tão difundida que até a Reforma Protestante parece estar sendo esquecida por alguns pastores.
É o que sugere uma pesquisa feita pela Lifeway Research. A entidade afirmou que mais de 7 pastores em cada 10, o que representa 71% deles, dizem que incentivam os membros da igreja a convidar amigos ou vizinhos para eventos dessa natureza.
“São poucos os pastores que simplesmente ignoram o fato de que tantos americanos participam das celebrações do Halloween”, disse Scott McConnell, diretor executivo da Lifeway Research.
De acordo com McConnell, a maioria dos pastores incentivam os membros das suas igrejas a se envolverem com pessoas na data do 31 de outubro, quando é comemorado o Halloween. É nessa data, porém, que também é comemorada a Reforma Protestante.
Sandices cometidas
O número de pastores demonstrando uma visão passiva em relação ao Dia das Bruxas não é algo novo. Ainda de acordo com a Lifeway Research, essa realidade vem demonstrando ser uma tendência.
O pastor Renato Vargens já escreveu um artigo a respeito, onde chamou de “sandices” do mundo gospel. Ele lembrou que 31 de outubro os evangélicos devem comemorar a Reforma Protestante, relembrando os valores inegociáveis do evangelho e o quanto foi importante para a Igreja o ano de 1517.
“O dia 31 de outubro se aproxima e com ele a possibilidade de refletirmos a luz da história sobre o significado e importância da Reforma. Acredito piamente que os conceitos pregados pelos reformadores precisam ser resgatados e proclamados a quantos pudermos”, escreveu o pastor.
“Até porque, somente assim, poderemos novamente sair deste momento preocupante e patológico da Igreja evangélica. Uma nova reforma Já! Soli Deo Gloria”, concluiu Vargens. Para saber mais sobre o Dia das Bruxas, leia o artigo abaixo:
Igreja celebra o Halloween, mas pastor diz que é um erro e faz séria advertência