Para os cristãos, o mundo espiritual é uma realidade indiscutível, tendo em vista os ensinamentos da Bíblia sagrada e o testemunho do Senhor Jesus Cristo, que enfrentou demônios e o próprio Satanás durante o seu ministério na Terra.
O que alguns talvez não imaginem, contudo, é que a mente humana pode ser um dos principais campos de batalha do mundo espiritual. É o que ensina o pastor Joel Engel. Durante uma pregação feita no último dia 3, ele fez um desafio aos fieis:
“O mundo espiritual é mais real do que o natural. Faça um teste: logo após acordar, tente prestar atenção nos seus primeiros pensamentos. Quantas vezes, antes mesmo de começar o dia, pensamentos negativos já surgem?”.
Isto é, segundo o pastor, o inimigo das nossas almas tenta nos influenciar através da maneira como encaramos a realidade, algo que afeta as emoções e o entendimento. Pensamentos negativos seriam apenas “um reflexo da luta espiritual em torno da nossa mente”, ensina o religioso.
Olhos espirituais
Citando como exemplo o momento em que o profeta Eliseu foi cercado por seus inimigos em Dotã, conforme descreve a passagem de 2 Reis 6, Joel Engel explicou que o grande diferencial naquele momento foi a capacidade de enxergar o campo de batalha através dos olhos espirituais.
Isso, porque, enquanto o servo de Eliseu não conseguia ver os anjos de Deus no terreno, prontos para lutar pelo povo de Deus, ele não conseguia acreditar na vitória, até que os seus olhos espirituais foram abertos após uma oração do profeta, quando tudo mudou.
“Muitas vezes, os olhos naturais são os maiores inimigos da visão espiritual”, disse o pastor em sua pregação, que completou:
“A verdadeira visão é aquela que vem pelo espírito, pelos olhos da fé. Quando só olhamos para o que é visível, somos tomados pelo medo e pela dúvida. Mas a fé nos permite enxergar além do natural e ver o que Deus está fazendo no invisível.” Assista: