Pesquisa do Datafolha mostra intenções de voto à Presidência da República por religião

25

A pesquisa mais recente publicada pelo Datafolha sobre as intenções de voto para a Presidência da República detalhou o desempenho dos candidatos dentro de vários setores da sociedade. Entre detalhamentos por região, idade, escolaridade e renda, a pesquisa mostrou também o desempenho de cada candidato por religião.

Comparados com os resultados das últimas pesquisas, os dados divulgados pelo Datafolha mostrou que Marina Silva lidera as intenções de votos entre os evangélicos, com 39% das intenções de voto entre pentecostais e entre não pentecostais, porém, tendo uma queda entre ambos os grupos desde a última pesquisa (divulgada no dia 08/09). Já Dilma Rousseff, lidera entre os católicos.

O quadro geral da pesquisa mostra Dilma Rousseff (PT) com 37% das intenções de voto, Marina Silva (PSB) com 30% e Aécio Neves (PSDB) com 17%. Pastor Everaldo (PSC), Luciana Genro (PSOL) e Eduardo Jorge (PV) ambos com 1%. Os demais candidatos não alcançaram 1%.

Dilma Rousseff

A atual presidente, e candidata à reeleição, lidera as pesquisas entre os católicos, com 40% das intenções de voto desse eleitorado, contra 25% de Marina Silva e 20% de Aécio Neves. O desempenho da candidata entre os católicos permanece o mesmo desde a última pesquisa. Dilma Rousseff lidera também entre os adeptos da Umbanda, com 32% das intenções de voto entre esse eleitorado, uma queda de 7 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior.


Entre os evangélicos, Dilma teve um pequeno aumento nas intenções de voto, passando de 32% a 33% entre os pentecostais e de 26% para 29% entre os não pentecostais.

Porém, a candidata perdeu eleitores entre os espíritas e espiritualistas, caindo de 29% para 28%, e entre os sem religião, passando de 31% das intenções de voto para 28%.

Marina Silva

A candidata do PSB lidera as pesquisas entre quase todos os grupos religiosos ouvidos pela pesquisa, ficando atrás de Dilma Rousseff apenas entre os católicos e umbandistas. Marina Silva detém 39% das intenções de votos entre evangélicos, apresentando uma ligeira queda nesse segmento em relação à última pesquisa, que mostrava 41% e 44% das intenções de voto entre os pentecostais e os não pentecostais, respectivamente.

Marina lidera as pesquisas também entre os espíritas e os espiritualistas, com 41% das intenções de voto. Na pesquisa anterior, ela detinha 32% das intenções desse grupo. Já entre os sem religião, Marina Silva subiu de 33% para 38%, continuando à frente dos outros candidatos. Entre os umbandistas, a candidata do PSB tem 28% das intenções de voto.

Aécio Neves

Em terceiro lugar geral nas pesquisas, o candidato do PSDB mantém também a terceira colocação entre todos os grupos religiosos, com 20% das intenções de votos dos católicos 11% dos evangélicos pentecostais, 16% entre os evangélicos não pentecostais, 17% entre espíritas e espiritualistas, 15% entre umbandistas e 14% entre os sem religião.

Veja o infográfico do G1 com o desempenho dos candidatos entre representantes das principais religiões:

extrato_datafolha_religiao

25 COMENTÁRIOS

  1. Ficou claro que Dilma lidera as intenções de votos entre os umbandistas. Pergunto se por acaso deve-se isto ao fato da universal a estar apoiando. Tocando tambor na universal e invocando.



    Assine o Canal
    • uai Luciano..

      porque falar só dos católicos..

      não soube ler os gráficos.

      ahh esqueci.. vc sente na própria calda e aponta pros outros kk

      Lu…

      os protestantes foram divididos em não pentecostais e pentecostais.. somando ambos.. MAIORIA ABSOLUTA KKKK

      use a cabeça garoto..

      • Por isso o Brasil ta do jeito que tar,os catolicos são pessoas fáceis de ser influenciadas e votam sempre nos figurões,mesmo sem principios morais.
        Maranhão um estado bastante catolico e sempre votando na familia sarney,Alagoas na familia collor,se o Brasil ta na miseria desde cabral é por causa dos catolicos que sempre apoiou pessoas erradas,pra começar apoiou a ditadura e foi ater vitima da propia,que dizer;não tem guia nenhuma,é por isso que ta afundando a cada dia e de forma rapida.ja perdeu a europa e ta perdendo a america latina,especialmente o Brasil.
        Somente no Brasil 500 fieis catolicos deixam a igreja por dia,é um numero assustador para a igreja de vocês.

        • Será? E os políticos evangélicos eleitos pelo auto chamado “povo de Deus” no Rio de Janeiro? Garotinho, Crivela, paus mandados de R R Soares,Marcos Pereira, Edir Macedo, etc, etc, Informe-se melhor: a bancada evangelica foi eleita a mais corrupta, fisiológica e ausente das sessões do plenário. E mesmo assim são eleitos e reeleitos pelo curral eleitoral “moderno” em que se transformou esta turba de semianalfabetos (maioria dos evangelicos) que não pensam com a própria cabeça e são facilmente manipulados por pa$tores, que de Deus, não tem absolutamente nada.
          Quanto aos católicos, em nenhum momento vi esta Igreja indicar algum candidato. Somente orienta, atraves de cartilhas, palestra, etc. como melhor votar, frisando sempre a honestidade e caráter da pessoa.
          Voce sabia que a Lei da Ficha Limpa, que, aliás, pega sempre os políticos gatunos, inclusive muitos deles de confissão evangelica, foi feita e aprovada pela influência da Igreja Católica? .
          Vá se informar um pouco mais, rapaz.

        • kkkkk

          pois é Luciano..

          e os protestantes em sua maioria apoiando o PT ou os candidatos deste partido imundo..

          engraçado vc falar sobre ditadura.. um professor de história de uma faculdade aqui de Maringá no Paraná, me disse um vez que eu deveria considerar acéfalos cada um que falasse em “ditadura” durante uma conversa kkkk

          Luciano.. estude garoto.. DITADURA existe em paises como Alemanha e China tiveram ditadores..

          o Brasil teve um REGIME MILITAR..

          mas burrices a parte Luciano..

          acorda garoto.. não desvie a burrice que vc falou garoto..

          conseguiu somar as quantidades em porcentagem do gráfico ou precisamos fazer outro desenho para vc enchergar que os protestantes estão tão divididos que até em gráficos já aparecem como mais que uma religião..

          mas são todos protestantes e assim, somando-se, estão á frente do apoio aos abortistas.. inclusive apoiando a Sra. marina Silva, a qual para não desagradar os demonios abortistas, não se colocou contra e nem a favor..

          abçs.

        • inclusive esqueci de referenciar..

          quem comete muito esse vexame de falar em ditadura militar é o povo da Globo e claro.. os petistas abortistas, que eram os arruaceiros do regime militar e claro.. são cotra e gostam de chamar o Regime militar de “Ditadura” kkkk

          mas o povo de bem que viveu naquele tempo, não chama o regime militar de ditadura.. só os ignorante ou os “globais” ou Petistas..

          a qual desses grupos vc pertence???

          • Tudo asneiras,so para tirar sua igreja de apoiar a ditadura sim,mais militar e não vejo muita diferença não.
            e sabe quem vai tirar dilma do poder?vai ser os evangelicos e os catolicos do nordeste vai chorar muito.

          • kkkk

            ehh Luciano.. a ignorancia chegou e parou ai heim meu caro..

            “não ve diferença’??? kkkk

            sabe porque??

            talvez seja porque vc se recolheu no seu mundinho e esqueceu de estudar.. saber sobre os regimes totalitaristas de outros paises e dos regimes que vivemos no Brasil..

            mas de boa Luciano..

            continue por ai falando em “ditadura militar” kkkk

            alías.. não me respondeu a que grupo pertence, já que continua na ignorancia de dizer “ditadura militar”

            veja só.. não existe uma pessoa de bem que viveu na época do REGIME MILITAR que fale mal daqueles tempos..

            bem.. quem de fato não gostou foi o pessoal da globo.. do PT e os arruaceiros e bandidos..

            qual grupo vc pertence??
            kkk

            se depender dos protestantes Dilma fica mais 4 anos e depois ainda colocam o Lula de volta..

            sabe quem vai ganhar essa eleição??

            Maria Silva.. cria do Lula..

            só saiu do PT porque queria ser “presidenta” do Brasil em 2010 e o Lula não deixou.. brigaram e ela resolveu sair sozinha..

            trocou de partido 3 vezes e 3 anos..

            mas manteve o marido bem.. muito bem empregado no PT até o mes passado..

            e é isso ai..

            ela vai ganhar.. mas não com o meu voto.. e nem com o voto da maioria dos protestantes, já que esses vão votar no PT.

            kkkk

    • Existe um equivoco enorme quanto ao Bolsa Família. Até onde eu sei este programa atende a 14 milhões de pessoas entre todas as regiões do país e aí vem o cúmulo da ignorância:
      1- Muitos sulino e sudestinos atribuem ao Nordeste a causa desse programa e ao Nordeste o fato de o PT se manter no poder há 12 anos. Só para lembrar; O Nordeste inteiro possui 53 milhões de habitantes. Só O Estado de São Paulo, no Sudeste, possui quase 45 milhões de pessoas. É injusto dizer que o Nordeste é culpado pela má escolha politica (?) de todo o país.
      Para ser claro apenas a Bahia é o único estado Nordestino governado pelo PT que nem elege seu candidato nessas eleições.
      2- Muitos acham que este programa é vitalício. Nem cogitam que a pessoas beneficiadas perdem direito à Bolsa Família quando têm sua renda aumentada;
      3- Dizem que o Bolsa família é um programa a toque de caixa, ou seja, sem retorno, mas para ter direito a ele as pessoas tem que atender algumas exigências como manter os filhos na Escola, não desviar o dinheiro para aquilo que não é programado, etc. Da mesma forma, filhinho de papai estuda em escola particular a vida inteira e depois faz graduação, pós graduação, doutorado, mestrado e intercambio internacional às custas de dinheiro público. A diferença é o grau de necessidade e a origem social da clientela atendida, na minha opinião.
      4- Atribuem o Bolsa Família à todas as pessoas que moram no semiárido brasileiro, Jamais procuraram saber quantos brasileiros vivem no semiárido, pois são em torno de 36 a 40 milhões milhões de pessoas e o Bolsa Família existe no Brasil inteiro atendendo a apenas 15 milhões de pessoas e como primeiros critérios, ter filhos na escola e estar abaixo da linha de pobreza (Menos de um salário minimo para duas pessoas). O Nordeste é a terceira região mais desenvolvida do Brasil, a que mais se desenvolve na atualidade. A associação da região a um mar de miséria (ainda) é fruto de analfabetismo funcional, preconceito regional e étnico além do péssimo hábito de não se atualizar suas idéias lendo livros em livros e noticiários também atualizados. Para se ter uma idéia, o Sudeste possui a região mais decadente (pobre) do Brasil que chama- se Vale do Jequitinhonha e isso desde a década de 70, mas por conveniência mídia majoritária cala, pois ambos, a imprensa marrom e o vale, estão inseridos na macro região mais rica do Brasil.

        • É bem isso mesmo, Fábio. Falta de informação.
          Que carecemos de incentivo à geração de empregos e à profissionalização dos adultos dessas famílias, não tem como negar.Assim como seria muito útil incentivar o planejamento familiar para a população como um todo.
          Mas também não dá para dizer que o Bolsa Família não era necessário e não traz nenhum retorno para o país.
          A longo prazo teremos várias crianças que concluíram ao menos a escola básica, ao invés de serem mandadas para cortar cana ou trabalhar em carvoarias pra por comida na mesa.

  2. Francamente! Sou sem religião e procuro ser correto o máximo possível. Agora, dizer que é evangélico e dar apoio e voto para esse partido corrupto, incompetente e ainda mentiroso e calunioso para se manter no poder, que nos lesa e estão acabando com o país e o seu povo com tanta roubalheira. Me perdoe, mas isso não é coisa de Deus e de gente que tenha um mínimo de moral, além de ser totalmente desinformado e incoerente. Onde estão com o pensamento votar em quem nos rouba e toda essa denúncia. Brincadeira!

  3. Estou entre a Marina e o Aécio… Dilma, nem pensar!
    A Marina é uma pessoa bem intencionada, ela não tem nada a ver com o PT, saiu de lá por não concordar com os rumos que o PT estava tomando. Ela, é, sem dúvida, a melhor opção!
    Aécio, bonitão, galã, com certeza será bem votado entre as mulheres. Não é o meu caso, pois vejo o caráter e a competência em primeiro lugar. Bah tche, não tem outra opção!

DEIXE UMA RESPOSTA