Pesquisadores falam sobre colaboração de igrejas cristãs com a ditadura militar no Brasil

54

A ditadura militar é ainda um capitulo controverso da história do Brasil, uma parte do nosso passado quem vem sendo contada há anos, e que ainda carece de muitas respostas. Com foco em revelar o que realmente aconteceu durante esse período, a Comissão Nacional da Verdade (CNV), tem trabalhado para investigar os fatos ocorridos nessa época.

Entre os assuntos estudados pela comissão está o colaboracionismo das igrejas Católica e protestantes com o regime militar. Por isso, dentro da CNV um grupo específico reúne histórias sobre a resistência e tenta identificar os religiosos que colaboraram com os governos militares, ficaram em silêncio ou se omitiram.

Ao estudarmos a história, é fácil encontrar nomes de líderes religiosos que se opuseram ao regime militar, como o pastor presbiteriano Jaime Wright e bispos como Dom Paulo Evaristo Arns, Dom Hélder Câmara, Dom Adriano Hypolito, Dom Pedro Casaldáliga, Dom Clemente Isnard e Dom Waldyr Calheiros. Porém, os pesquisadores afirmam que a existe uma grande dificuldade em reunir material sobre a colaboração das diversas tradições cristãs à ditadura.

– Naquela época, prevaleceram o silêncio e a omissão das igrejas, mas mesmo hoje as pessoas têm dificuldade de falar sobre colaboracionismo – explica Magali Nascimento Cunha, pesquisadora que faz parte do grupo da CNV.


– Elas [as igrejas] absorveram a tendência da sociedade em geral, que se omitia e se negava a se preocupar com o que ocorria. Os evangélicos, em geral, preocupavam-se em ir para o céu, como se a igreja estivesse fora do mundo. Os católicos, por conta da ligação que sempre tiveram com o poder, preferiram a cautela, mesmo depois dos questionamentos sobre o que acontecia. Já os que ajudavam, muitas vezes, nem tinham afinidade ideológica. Faziam por ter consciência das vidas em risco – completa a pesquisadora.

De acordo com Anivalho Padilha, coordenador do grupo da CNV, é difícil encontrar documentos que relatem tal colaboração, e que para levantar dados sobre esse fato contam, principalmente, com relatos de testemunhas. Entre as histórias ele ressalta a dificuldade que foi para obter a confirmação de que um bispo e um pastor deram seu nome aos militares, culminando em sua prisão. Ele explica que além de fazer parte da Aliança Popular, era diretor do Departamento Nacional da Juventude da Igreja Metodista e que foi delatado por líderes da igreja da qual fazia parte.

– Os dois que me delataram, os irmãos Isaías Sucasas, que era bispo, e José Sucasas, pastor, já mortos, eram pessoas que eu conhecia. Numa das primeiras sessões de tortura, eu neguei ser comunista, e o torturador gritou: você quer que acredite em você ou no pastor? Achei que era um jogo, que era para quebrar minha moral. Como eram pastores, eu achava que isso (o cargo) exigia deles outra postura. – afirma Padilha, segundo reportagem do O Globo.

– Ainda há uma cortina de silêncio. Mesmo quando encontramos indícios fortes, há tentativa de negação. Entre o clero, há quase uma relação mística, uma barreira muito difícil de ser superada. Em relação aos protestantes, a barreira é menor – completa, lembrando que documentos sobre colaboracionismo foram encontrados no Centro de Informação do Exército.

Por Dan Martins, para o Gospel+


54 COMENTÁRIOS

  1. é uma inverdade sobre as evangélicas, presenciei os espias do dops, sempre nos cultos se infiltrando em meio aos crentes, qualquer palavra mau dada era motivo pára cadeia naqueles dias, quando preso pelo dops da policia tudo bem ruim era quando desapareciam com a criatura, muito difícil de voltar aparecer

    • eles estavam em todos os lugares escolas,fabricas,prefeituras,hospitais e em toda religião ,católica,evangelica,congregação e até nos terreiros portando isso não foiprivilégio de evange´licos mas quem mais se posicionou contra foi a católica a evangélica se omitiu e nem tente me contradizer porque sou filha de professores de história .

  2. Eu troquei correspondencia com o reverendo Jaime Wright desde 95 ate’ perto de quando ele faleceu. Tenho todas as suas cartas guardadas. E no orkut abri uma comunidade em seu nome que depois passei para o controle de sua filha. Foi um grande homem, o meu heroi.

    • A igreja catolica progressista lutou contra o regime atraves de dom Paulo evaristo, dom Helder e outros, mas a turma representada aqui por esse carola do Mauro, nao apenas colaborou servilmente com os militares, mas foram eles atraves da TFP tradicao familia e prosperidade quem criou o clima para o golpe em 64 com a marcha fascista deles, que o outro agora vem querendo ressuscitar. Xo satanas!!! Militares nunca mais!!!

          • A resposta bem dada a carola foi enviada,mas está em moderação.Com certeza a carola iria ficar traumatizada para o resto da vida.O site sabe o que faz.A marcha da família com DEUS aqui em
            São Paulo foi um fracasso e foi desmoralizada por gente importante da igreja que disse que a marcha da família com DEUS não responde
            pela igreja e que DEUS não estava ali. Também teve marcha antifascistas e muita contenda e confusão.

      • PAULO, a fascista,nazista e hipócrita MARCHA DA FAMÍLIA COM DEUS PELA
        LIBERDADE aqui em São Paulo foi um fracasso.Também surgiram marcha ANTIFASCISTAS aqui na Cidade de São Paulo e por todo o Brasil.Aqui em São
        Paulo tinha mais policial do que participante.O importante Padre JULIO LANCELLOTTY,da pastoral dos excluídos e moradores de rua foi bem claro: ” A marcha da família com DEUS não responde pela igreja católica.DEUS não está lá.”
        Quero ver a cara desse Mauro que se diz cristão católico e sataniza os cristãos
        que seguem JESUS CRISTO e optaram por ajudar os oprimidos,os ffracos e os
        necessitados.Tudo que é de bom e benefício para os mais pobres ele sataniza
        como se pobre fosse pior que lixo que não merece nada e ainda usaa igreja
        católica,que sempre fez e semp´re fará sua opção pelos mais pobres seguindo
        os ensinamentos de JESUS CRISTO.Esse tal de Mauro condena que pobre na
        linha da miséria tenha direito ao bolsa família,saúde, educação de qualidade e de
        desfrutar dos bens de consumo produzido pela sociedade. É movido por toda
        sorte de preconceitos de classes sociais,e que de cristão não tem nada.Está na igreja
        católica adorando as imagens de barros.Vá se converter aJESUS seu fariseu hipócrita,desses que coa o mosquito e engole o camelo.E mais:O Brasil está muito
        bem e não está correndo perigo de virar uma Venezuela ou cuba,mentirosos.A extrema direita está revoltada por causa dos benefícios sociais que a população
        de extrema miséria recebem.SANTO DEUS,que raça mesquinha e miserável espiritualmente.Condenaram a DILMA e o Alckmin por serem BONS SAMARITANOS.A marcha não tem nada a ver com gays,viu clamando.Éde família
        de homem e mulher,mas só se forem ricos,família pobres são consideradas desestruturadas e desconsideradas.As famílias deles são bem piores poque tem de
        tudo e se matam entre si nas disputas por grandes fortunas.Mas existe osmilionários
        do bem.Ser de extrema direita não quer dizer que a pessoa seja riquíssima,milionária,mas sim, FALTA DE DEUS VIVO E DE AMOR AO PRÓXIMO.

      • Oi Mary, eu soube do reverendo Jaime Wright atraves de um artigo da Folha de S.Paulo nos anos 90, achei muito interessante a sua historia e a de seu irmão Paulo, principalmente por eles serem americanos que se naturalizaram brasileiros,,o irmão dele chegou a ser deputado estadual por Santa Catarina e depois foi cassado pela ditadura e foi dado como desaparecido pelo regime militar, assim como aconteceu com Rubens Paiva. Foi isso que levou o reverendo Jaime a se envolver na luta contra a ditadura militar brasileira. Eu sempre achei que a sua historia deveria virar um filme de hollywood pq tem todos os elementos para isso. Descobri o endereco de sua igreja em Vitoria e passei a me corresponder com ele. Sempre me pareceu um homem muito sereno e inteligente, infelizmente nunca tive a oportunidade de conhece-lo pessoalmente.

  3. Felizmente a ditadura militar aacabou… e começou a ditadura evangélica. Na religião evangélica, qualquer um que se opõe ao engano, distorção ou mentiras desse meio, sofre perseguição velada, ou aberta. É chamado de endemoninhado, de perturbado, de usado do diabo etc…

    Graças a Deus eu saí desse sistema opressor. Jesus me libertou.

    “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas.Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (mateus 11:28-30)

    • STARDUST,sei que você condena os gays e é um direito seu,está na bíblia.Você tem moral
      porque você é imparcial e justo.Não só gays,mas toda sorte de pecados – eu sei que você não está julgando,mas alertando – como a corrupção geral e os interesses do topa tudo
      por dinheiro.Diser qie cristãos está errado quando eles estão é ordem de JESUS Cristo que
      mandou que acautelai-vos dos falsos profetas… Se o clamando pelos dízimos tivesse moral,os gays não teriam moral de desmoralizá-lo deixando-o arrasado sem argumentos,
      e no fundo do poço moralmente.Ele escreve o que quer contra gays e escuta o que não quer.

      • Janio

        O homossexualismo é condenado nas Escrituras, é impossível ignorar isso. Porém, no meio evangélico temos visto a condenação dos homossexuais, e em contradição, a compreensão e boa vontade para com os que se intitulam pastores e distorcem a palavra. Ambas as coisas são condenáveis.

        Um exemplo notório disso foi o silas malafaia, um conhecido inimigo dos gays, porém que disse que pastor ladrão não pode ser denunciado, contrariando claramente o que diz a escritura:

        “Não aceites denúncia contra presbítero, senão exclusivamente sob o depoimento de duas ou três testemunhas.” (I Timóteo 5:19)

        Infelizmente, janio, o meio evangélico é assim… conivente com os pecados de sua liderança corrupta, porém não tendo a mesma boa vontade com os pecados de quem é de fora do meio evangélico, como ateus, homossexuais, cristãos, pessoas de outras religiões…

        É a hipocrisia evangélica, amigo… conheço bem ela pois vivi no meio deles.

        É mais fácil um pecador desses ir para o céu, do que esses lideres que soltam sua verborragia contra os homossexuais, prostitutas etc… Jesus mesmo disse isso:

        “”Disse-lhes Jesus: Em verdade vos digo que os publicanos e as meretrizes entram adiante de vós no reino de Deus”” (Mateus 21:31b)

        Eu já disse e repito: Jesus não mandou nos acautelar dos homossexuais… mandou nos acautelar dos falsos profetas que vem vestidos como ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores (mateus 7:15).

        E a revista forbes mostra que os lideres evangélicos estão em situação bem diferente dos verdadeiros pregadores do evangelho nos tempos apostólicos:

        “Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro…” (Atos 3:6a)

        “”Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes.”” (I Timóteo 6:8)

        Bem diferente do que temos ouvido nos templos evangélicos, não é?

        ” vc tem que ser cabeça e não cauda… vc tem que ser patrão e não empregado… vc tem que ser o primeiro no seu segmento… vc tem que morar na melhor casa… ter o carro do ano…”

        lastimável.

    • STARDUST,sei que você condena os gays e é um direito seu,está na bíblia.Você tem moral
      porque você é imparcial e justo.Não só gays,mas toda sorte de pecados – eu sei que você não está julgando,mas alertando – como a corrupção geral e os interesses do topa tudo
      por dinheiro.Diser qie cristãos está errado quando eles estão é ordem de JESUS Cristo que
      mandou que acautelai-vos dos falsos profetas… Se o clamando pelos dízimos tivesse moral,os gays não teriam moral de desmoralizá-lo deixando-o arrasado sem argumentos,
      e no fundo do poço moralmente.Ele escreve o que quer contra gays e escuta o que não quer.

      • hericson mendes

        Os evangélicos aqui do site me perseguem porque eu comento aqui as heresias, enganos e distorções da religião evangélica. E como não conseguem me contradizer, partem para tentar me desmoralizar… é aquela tática: ” Se não se pode desmentir a mensagem, vamos desmoralizar o mensageiro”

        Eu participei da religião evangélica, e ela não difere em nada das outras religiões. Existem enganos graves, existem lideres inescrupulosos, existe gente querendo se dar bem, e infelizmente milhões de pessoas até sinceras, mas que desconhecem a verdade.

        Falando em verdade, 80% dos evangélicos jamais leram toda a bíblia…. isso explica o pq de tanta gente iludida nesse meio.

        E falar a verdade dessa religião evangélica atrai muitos inimigos… todos os que se beneficiam desse engano… assim foi com os apóstolos, assim será com os cristãos que não se deixam levar por essa enrolação.

        “Tornei-me, porventura, vosso inimigo, por vos dizer a verdade?” (Gálatas 4:16)

          • não segundo as heresias que aqui ele prega e enuncia seu mestre, não tenho nada com isto apenas postei as informações que estavam escondidas a sete chaves pelo gospe mais ..caiu tua mascará

          • satanás, eu sei que vc está usando o pastor-presidente que se denomina clamando, mas a sua derrota é certa. Não adianta mentir.

          • clamando e’ a figura mais nefasta que eu ja’ vi postando nesse site, o que faz dele o pior de todos e’ o fato de se declarar pastor e com isso degradar a autoridade desse cargo. Ele causa um desserviço a causa do evangelho.

          • Paulo

            clamando usa de mentiras para divulgar a “verdade” dele… como pastor desse sistema enganoso que é a religião evangélica ele não quer que o povo descubra certas coisas, tais como a inutilidade dos templos físicos da religião evangélica, o dízimo…

            Já pensou se as pessoas descobrem que Jesus não seria evangélico se estivesse fisicamente entre nós hoje em dia?

    • A marcha da família com DEUS e pela liberdade que aconteceu aqui na Cidade de São Paulo não tem nada a ver com Gays,viu pastor clamando.A marcha representa a família
      tradicional da ala extremista da igreja católica: O pai,a mãe e os filhos,pertencentes de
      classe média para cima,brancos, e quanto mais ricos,belos e bem vestidos,mais são
      aceitos;família sem divorciados,santos,puros,perfeitos e ungidos por DEUS. Família de gente
      pobre e humilde não tem vez por serem considerados família desestruturadas e de gentinha.
      Mas a igreja católica não aceita nada disso. É a marcha da exclusão em nome de DEUS.
      A extrema direita faz e a igreja não pode impedir,apenas não reconhecer.

  4. O Mauro não responde nada escrito por ele,mas tudo pesquisado dos outros.Ele não escreve o
    que pensa e o que sente.Mas satanizar os cristãos que optaram por imitar JESUS e ajudar os
    fracos enecessitados,ele sabe.Condena bolsa família e não quer que os pobres e miseráveis
    desfrutem das riquezas produzidas em nosso querido e rico BRASIL.Quanto preconceito de classe.Coitado.

    • Vivi o regime militar, era um jovem de família simples e servi com muito orgulho esse mesmo Exército Brasileiro no final da década de setenta até a metade de oitenta. Conheço muito bem o outro lado, e com riquesa de detalhes.

  5. Me desculpem pela ignorancia mas e tanta coisa que acontece que na realidade eu não sei, como por exemplo esta tal marcha o que e esta marcha mesmo? alguem poderia me explicar, pois nunca ouve falar de tal marcha, ja ouve falar da marcha para Jesus da qual minha igreja nunca e nem jamais participara, ja ouve falar tambem da tal marcha dos Gays, mas desta ai realmente nunca ouve falar, expliquem per favore Obrigado

  6. Os documento dos exército estão com a firma reconhecida? Então não vale.

    Se tivesse, também não valeria;

    Isso é tortura, aliás uma forma que o sistema encontrou de justificar suas práticas, como seja, são torturaram em vistas de denúncias.

    Ora, ora, ora, depois de tanto tempo, aí acusa-se quem não tem condições de se defender?

    Pior que a ditadura, essa tortura mental contra os parentes.

    Esse tipo de coisa deve ser levado a conhecimento dos órgãos internacionais, afinal o Brasil declarou que não iria mexer nisso, mas aos poucos vai abrindo, vai falando, e da pior forma, com os acusados mortos, pois sem condições de se defenderem, aliás, como foi feito com Wilson Simonal,

  7. Os documentos do Exército que servem de base à denúncia estão com a firma reconhecida? Então não vale.

    Se tivessem, mesmo assim também não valeriam.

    Isso que estão fazendo no Brasil é tortura moral, aliás, se acaso o material exista junto às forças armadas, tem-se que se trata de uma forma que o sistema ditatorial encontrou e que passa à sociedade visando justificar suas práticas torturadoras, ou seja, se houve excesso, é que decorreu da ausência de escrúpulos dos civis que denunciaram, e que eles somente torturaram em vistas de tais denúncias.

    Ora, ora, ora, depois de tanto tempo, aí acusa-se quem não tem condições de se defender(idosos e mortos)?

    Pior que a ditadura, essa tortura mental contra os parentes dos acusados ora de delatores, como disse acima,idosos e já falecidos.

    Esse tipo de torturas póstumas deve ser levado a conhecimento dos órgãos internacionais, afinal o Brasil declarou que não iria mexer rever o passado, mas vem fazendo o contrário, visot que aos poucos vem abrindo, vem falando, e o que é pior, com covardia, pois, como disse acima, os acusados encontram-se desprovidos de condições plenas de se defenderem.

    Como vergonha nacional já basta o que foi feito com o cantor Wilson Simonal,

  8. Os documentos do Exército que servem de base à denúncia estão com a firma reconhecida? Então não vale.

    Se tivessem, mesmo assim também não valeriam.

    Isso que estão fazendo no Brasil é tortura moral, aliás, se acaso o material exista junto às forças armadas, tem-se que se trata de uma forma que o sistema ditatorial encontrou e que passa à sociedade visando justificar suas práticas torturadoras, ou seja: “se houve excesso, é que decorreu da ausência de escrúpulos dos civis que denunciaram”, a ditadura foi induzida a erro em vistas de tais denúncias.

    Ora, ora, ora, depois de tanto tempo, aí acusa-se quem não tem condições de se defender(idosos e mortos)?

    Pior que a ditadura, pois de um período de exceção, é essa tortura mental contra os parentes dos supostos delatores – idosos e já falecidos.

    Esse tipo de tortura póstumas deve ser levada ao conhecimento dos órgãos internacionais, afinal o Brasil declarou que não iria rever o passado, mas vem fazendo do modo contrário, como seja, pouco a pouco abrindo e falando, e o que é pior, com covardia contra pessoas desprovidas de reais condições de se defenderem.

    Como vergonha nacional já basta o que foi feito com os cantores Wilson Simonal e a dupla Dom e Ravel, o primeiro, negro, os da dupla, nordestinos(ceará).

  9. JEAN
    MANCEBO
    DJ 28
    EIS AQUI A IGREJA QUE STARDUST FREQUENTA, E TAMBÉM ONDE ELE AJUDA A FAZER A OBRA, POSTOM SÓ PARA ESCLARECER SUAS PERGUNTAS
    LBV, uma seita que adora Satanás

    Dentre muitas heresias, a LBV afirma que Satanás deve ser amado

    Poucas são as pessoas que ainda não receberam um telefonema da “Legião da Boa Vontade” pedindo contribuição para ajudar obras assistenciais da entidade. Com esta abordagem, a LBV que é uma mistura de religião e
    instituição filantrópica, tem conseguido arrebanhar milhares de contribuintes e adeptos em todo o Brasil, além de propagar sua ideologia ecumênica, que é declaradamente Kardecista.

    O presidente da LBV, José Paiva Neto, prega a paz, amor e fraternidade citando sempre o nome de Jesus. No entanto, o seu discurso é uma apologia das ideologias da nova era, que busca criar um modelo dominador para o
    mundo, prometendo a tanto sonhada paz mundial.

    A LBV com a intenção de divulgar a “religião de Deus”, que foi um idealismo de Alziro Zarur para a instituição, organiza e realiza concentrações onde reúne seus simpatizantes, onde Paiva Neto dissemina suas filosofias religiosas misturadas com suas propostas de assistencialismo.

    Dentre os muitos ensinos blasfemos ensinados pela LBV, se destaca o poema ao irmao satanas. Para Paiva Neto Satanás é um irmão que precisa de perdão e Jesus é um ser evoluído pelo resultado de diversas encarnações até que chegasse à unidade com o Pai. Estas blasfêmias estão registradas em “A Bíblia para o povo” de Paiva Neto e “Livro de Deus” de Alziro Zarur.

    Este poema de Satanás consegue deixar qualquer cristão indignado, veja um trecho dele escrito na Pagina 288 do “Livro de Deus” de Alziro Zarur.

    “Se Deus é perfeito no que faz,
    E nada do que fez ao mal destina,
    Porque odiarmos nós a Satanás,
    Se ele, também, é criação divina?
    E se Jesus nos veio esclarecer
    Que amássemos até o inimigo,
    Por que não transformar num bom amigo
    A satanás, em vez de o combater?
    Amigos meus, oremos por satã,
    Amemo-lo de todo o coração,
    E respondamos sempre com perdão
    Aos males que nos faça, hoje e amanhã.
    E, um dia, todos nós iremos ver,
    Satanás redimido a trabalhar
    Por aqueles que veio tresmalhar
    Dos rebanhos de Cristo, e reviver!
    Porque se assim, amigos, não quiserem
    Aqueles que se chamam cristãos,
    Lavemos, desde já nossas mãos,.Por mim com honra, eu amo a Satanás, Meu
    pobre irmão perdido nos infernos, Com este amor dos sentimentos ternos, Para
    que ele também receba a paz “.

    Nossa intenção em escrever este artigo é mostrar aos amados as filosofias religiosas da LBV. E quero dizer que o Jesus que a bíblia revela não evoluiu por diversas vezes até se unir com o Pai. A bíblia nos ensina que ele é
    Deus, preexistente, eterno e criador de todas as coisas, ele estava no princípio com Deus.( João 1.1 Hebreus 1.8 Cl 2.16). O fato deles ensinarem que Jesus evoluiu vem da crença de que os homens por meio de reencarnações
    posteriores poderão chegar a ser um Deus. Se esta fosse uma possibilidade não havia necessidade de ser anunciada por Deus uma salvação, uma redenção. Ou o homem é salvo por meio de Cristo ou ele terá seu destino eterno bem amargoso e aflitivo com Satanás no inferno. E nos parece que Jesus, aquele que a LBV tem como um iluminado, não é a favor dos ensinos da LBV sobre satanás, aliás, ele nos iluminou acerca do destino de Satanás quando diz que o inferno está preparado para satanás e seus anjos(Mt 25.41) e ainda afirmou isto na revelação do Apocalipse dizendo que o diabo será lançado no lago de fogo e enxofre para serem atormentados para sempre( Ap 20.10).

    Não! Diria os universalistas LBV, Deus é amor. Sim, Deus é amor, mas este não é o único atributo que permeia sua natureza, Ele é também justiça, ele faz também juízo, ele é soberano para dar o destino que merecer as suas
    criaturas e seu amor, quando deliberadamente rejeitado como o fez satanás, dá ocasião à sua justiça.

    Ora, Jesus disse que satanás nunca se firmou na verdade e ele é o pai da mentira ( João 8.44) e a Escritura nos afirmam que quem pensa igual a Alziro Zarur foi cegado pelo diabo(2 Co 4.4) que trabalha para arregimentar a
    humanidade contra Deus.

    Se você for um contribuinte da LBV eu o convido a pensar sobre este teu seu investimento. Você esta ajudando, esta entre outras blasfêmias a serem propagadas, enquanto poderias estar trabalhando pelo reino de Deus. Pense
    nisto.

    • Geralmente as pessoas nessa idade, no crepúsculo da vida, se dedicam a causas nobres, a promover a conciliação, se esforçam para deixar algo de bom para o mundo… Ja’ clamando ao contrario dedica o tempo que lhe resta a fazer fofoca e intriga, a semear o disse-me-disse e a promover contendas entre os irmãos. Lamentavel..

      • Paulo

        O clamando sabe que não pode me contradizer, nas verdades que falo sobre o engano da religião evangélica, e por ele se beneficiar desse engano, declarou guerra a minha pessoa. Ele quer me tirar do g+ de qualquer jeito.

        Está e PAPAS DE ARANHA com o stardust e ele não sabe como se safar dessa.

        Só resta mentir e buscar ajuda dos outros evangélicos conformados deste site.

        • “Está e PAPAS DE ARANHA com o stardust e ele não sabe como se safar dessa”.

          vejam como a incorporada (Jussara) se refere ao demônio que está montado nas costas dela (stardust). um claro sinal de possessão.

          • Edy mancebo

            Jesus e Paulo também fizeram algumas referencias à si mesmos em terceira pessoa… fica a pergunta pra vc responder… Eles também estavam endemoniados por causa disso?

            Aguardamos sua resposta… eu e a bíblia.

          • JEAN
            MANCEBO
            DJ 28
            EIS AQUI A IGREJA QUE STARDUST FREQUENTA, E TAMBÉM ONDE ELE AJUDA A FAZER A OBRA, POSTOM SÓ PARA ESCLARECER SUAS PERGUNTAS
            LBV, uma seita que adora Satanás

            Dentre muitas heresias, a LBV afirma que Satanás deve ser amado

            Poucas são as pessoas que ainda não receberam um telefonema da “Legião da Boa Vontade” pedindo contribuição para ajudar obras assistenciais da entidade. Com esta abordagem, a LBV que é uma mistura de religião e
            instituição filantrópica, tem conseguido arrebanhar milhares de contribuintes e adeptos em todo o Brasil, além de propagar sua ideologia ecumênica, que é declaradamente Kardecista.

            O presidente da LBV, José Paiva Neto, prega a paz, amor e fraternidade citando sempre o nome de Jesus. No entanto, o seu discurso é uma apologia das ideologias da nova era, que busca criar um modelo dominador para o
            mundo, prometendo a tanto sonhada paz mundial.

            A LBV com a intenção de divulgar a “religião de Deus”, que foi um idealismo de Alziro Zarur para a instituição, organiza e realiza concentrações onde reúne seus simpatizantes, onde Paiva Neto dissemina suas filosofias religiosas misturadas com suas propostas de assistencialismo.

            Dentre os muitos ensinos blasfemos ensinados pela LBV, se destaca o poema ao irmao satanas. Para Paiva Neto Satanás é um irmão que precisa de perdão e Jesus é um ser evoluído pelo resultado de diversas encarnações até que chegasse à unidade com o Pai. Estas blasfêmias estão registradas em “A Bíblia para o povo” de Paiva Neto e “Livro de Deus” de Alziro Zarur.

            Este poema de Satanás consegue deixar qualquer cristão indignado, veja um trecho dele escrito na Pagina 288 do “Livro de Deus” de Alziro Zarur.

            “Se Deus é perfeito no que faz,
            E nada do que fez ao mal destina,
            Porque odiarmos nós a Satanás,
            Se ele, também, é criação divina?
            E se Jesus nos veio esclarecer
            Que amássemos até o inimigo,
            Por que não transformar num bom amigo
            A satanás, em vez de o combater?
            Amigos meus, oremos por satã,
            Amemo-lo de todo o coração,
            E respondamos sempre com perdão
            Aos males que nos faça, hoje e amanhã.
            E, um dia, todos nós iremos ver,
            Satanás redimido a trabalhar
            Por aqueles que veio tresmalhar
            Dos rebanhos de Cristo, e reviver!
            Porque se assim, amigos, não quiserem
            Aqueles que se chamam cristãos,
            Lavemos, desde já nossas mãos,.Por mim com honra, eu amo a Satanás, Meu
            pobre irmão perdido nos infernos, Com este amor dos sentimentos ternos, Para
            que ele também receba a paz “.

            Nossa intenção em escrever este artigo é mostrar aos amados as filosofias religiosas da LBV. E quero dizer que o Jesus que a bíblia revela não evoluiu por diversas vezes até se unir com o Pai. A bíblia nos ensina que ele é
            Deus, preexistente, eterno e criador de todas as coisas, ele estava no princípio com Deus.( João 1.1 Hebreus 1.8 Cl 2.16). O fato deles ensinarem que Jesus evoluiu vem da crença de que os homens por meio de reencarnações
            posteriores poderão chegar a ser um Deus. Se esta fosse uma possibilidade não havia necessidade de ser anunciada por Deus uma salvação, uma redenção. Ou o homem é salvo por meio de Cristo ou ele terá seu destino eterno bem amargoso e aflitivo com Satanás no inferno. E nos parece que Jesus, aquele que a LBV tem como um iluminado, não é a favor dos ensinos da LBV sobre satanás, aliás, ele nos iluminou acerca do destino de Satanás quando diz que o inferno está preparado para satanás e seus anjos(Mt 25.41) e ainda afirmou isto na revelação do Apocalipse dizendo que o diabo será lançado no lago de fogo e enxofre para serem atormentados para sempre( Ap 20.10).

            Não! Diria os universalistas LBV, Deus é amor. Sim, Deus é amor, mas este não é o único atributo que permeia sua natureza, Ele é também justiça, ele faz também juízo, ele é soberano para dar o destino que merecer as suas
            criaturas e seu amor, quando deliberadamente rejeitado como o fez satanás, dá ocasião à sua justiça.

            Ora, Jesus disse que satanás nunca se firmou na verdade e ele é o pai da mentira ( João 8.44) e a Escritura nos afirmam que quem pensa igual a Alziro Zarur foi cegado pelo diabo(2 Co 4.4) que trabalha para arregimentar a
            humanidade contra Deus.

            Se você for um contribuinte da LBV eu o convido a pensar sobre este teu seu investimento. Você esta ajudando, esta entre outras blasfêmias a serem propagadas, enquanto poderias estar trabalhando pelo reino de Deus. Pense
            nisto.

          • “Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós” (mateus 5:11)

        • Stardust

          Vc e’ uma ameaça ao ganha-pão dele, ja’ que ele vive do engodo de dizimos. E’ natural esse odio que ele sente por vc. A cada postagem ele se mostra uma pessoa despreparada e sem auto-controle.

          • Paulo

            O clamando sabe que perdeu a moral quando passei a postar aqui. Ele até que no começo foi esperto, tentando não se confrontar comigo, mas quando em janeiro de 2013 eu fiz um comentário que ia contra os interesses diretos dele, ele sorrateiramente propos uma fábula, de um sapo dentro de uma panela e pedia insistentemente para que eu refletisse naquela fábula dele…

            a minha resposta foi esta:

            ” Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.” (II Timóteo 4:3-4)

            Ah, mas aí o bichão manifestou… se antes ele fingia, passou a me atacar e perseguer ferozmente nesse site abertamente…

            Apenas porque com um versículo bíblico fiz ele engolir o sapo da fábula dele. Já o avisei… que guarde as fábulas para as criançinhas da escolinha dominical… comigo é bíblia!

          • “fiz ele engolir o sapo da fábula dele” kkkkkkkkkkkkkk

            Essa foi a meljor de hoje kkkkkkkkkkkkkk

            Eu lembro claramente esse dia, eu presenciei tudo hahahaha E o pior e’ que a fabula nao era nem dele, ele copiou do blog do Edir Macedo que havia publicado uma semna antes, nem original ele3 consegue ser…

            Lembro tbm que naquela ocasiao o Edson Souza te advertiu dizendo que vc havia comprado um inimigo que ele nao desejava pra ninguem, pq ate’ entao clamando junto com o vai arrebentar, o AMB, o Edson aguiar e o Edy mandavam e desmandavam nesse site e todos aqui tinham medo dele… No entanto, nesse tempo que vc esta’ aqui todos tiveram um fim tragico: o Edson aguiar foi mandado embora da IURD com uma mão na frente e outra atras, o AMB saiu daqui com o rabinho entre as pernas e nunca mais deu as caras, o vai arrebentar perdeu moral e foi banido do site, apesar que volta de vez em quando como cesarr7 achando que ninguem sabe que e’ ele, o Edy foi expulso DUAS vezes daqui mas sempre volta, agora como lulala mas completamente domesticado, e o clamando esta’ ai agonizando publicamente como temos visto… Bom trabalho, Stardust!

          • Paulo

            Me informaram que antes de eu chegar o clamando combatia a iurd… eu não acredito, e se ele fizesse isso mesmo, era só fachada, para ficar de bem com os evangélicos por aqui, visto a iurd não ser bem vista no meio evangélico.

            Mas na hora do aperto, ele foi pescar um texto lá no blog do macedo como vc informou, sinal de que ele é um leitor assiduo do mesmo, e na hora que ele ficou acuado pela verdade pediu socorro aos amigos da iurd dele.

            E ele ainda diz que nunca ficou em PAPAS DE ARANHA…

          • PAULO MINHA EMPRESA NÃO PRECISA DE FAXINEIROS OU FAXINEIRAS COMO VOCES, TEMOS PESSOAQS LIMPAS PARA ISTO, POR ISTO NÃO TE PREOCUPES COM MINHA EMPRESA ELA VAI BEM OBRIGADO, É A MAIOR NO RAMO DAQUI ENTÃO KKKKKKME ESTRESSEI VOU SAIR E COMPRAR ALGUMA COISA.

          • Verdade rsrsrs

            Eu nem o culpo por ler o blog do Macedo. mesmo pq eu tbm vez ou outra dou uma passadinha por la’, ja’ que a gente precisa conhecer o pensamento do inimigo para melhor combate-lo, mas o seu erro foi ter plagiado o Macedo e apresentar a fabula dele aqui como se fosse de sua autoria. Isso e’ imperdoavel e imoral, principalmente para quem se gaba de ser escritor com trabalhos publicados rsrs

          • clamando, galinha que muito canta não bota ovo. Geralmente quem não tem onde cair morto adora bater no peito e dizer que tem isso e aquilo pra se dar um ar de importancia, principalmente na internet..

          • realmente e por isto que não coloco voces no meu galinheiro, aqui só quem produz, voces que trabalham para satanas são vagabundos e preguiçosos querem dinheiro fácil, e o ativismo ateu gay paga bem

  10. Os historiadores esqueceram, não sabemos por quais motivos, de citar por exemplo a participação e também a ligação entre os Frades Dominicanos, entre eles Betto, Oswaldo e o Tito com nada mais nada menos que o guerrilheiro Carlos Marighela do grupo terrorista ALN, Ação Libertadora Nacional, morto ao resistir a ação policial durante a sua prisão.

    Se querem conhecer as propostas de Carlos Marighela leiam o manual de guerrilha urbana disponível na web.

    O exército brasileiro combateu a luta armada e a base do cristitanismo obviamente resistiu a tentativa de implantação do comunismo conforme relatos que serão colocados abaixo por ex guerrilheios.

    • Vejamos a constatação dessa afirmação pelas declarações de militantes da esquerda, que participaram ativamente na luta armada, de jornalistas, professores de História e de sociologia.

      O historiador Jacob Gorender, do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR), organização que participou ativamente da luta armada , em seu livro Combate nas Trevas, intitula o capítulo 8 de “Pré-revolução e golpe preventivo”.
      Texto completo

      “Nos primeiros meses de 1964 esboçou-se uma situação pré-revolucionária e o golpe direitista se definiu, por isso mesmo, pelo caráter contra-revolucionário preventivo. A classe dominante e o imperialismo tinham sobradas razões para agir antes que o caldo entornasse.”
      (GORENDER, Jacob. Combate nas Trevas. 5ª edição, 1998).

      Sob o título “Cuba Apoiou Guerrilha já no Governo Jânio”, Mário Magalhães, da sucursal do Rio, do jornal Folha de São Paulo, edição de 08/04/2001, publicou o seguinte:
      “Desde o início (1959), os cubanos estavam convictos de que luta armada era o caminho da Revolução”, diz o historiador Jacob Gorender.

      • Daniel Aarão Reis Filho, ex-guerrilheiro do Movimento Revolucionário 8 de outubro (MR-8) declarou em entrevista publicada em O Globo de 23/09/2001:
        “As ações armadas da esquerda brasileira não devem ser mitificadas. Nem para
        um lado nem para o outro. Eu não compartilho da lenda de que no final dos anos 60 e no início dos 70 (inclusive eu) fomos o braço armado de uma resistência democrática. Acho isso um mito surgido durante a campanha da anistia. Ao longo do processo de radicalização iniciado em 1961, o projeto das organizações de esquerda que defendiam a luta armada era revolucionário, ofensivo e ditatorial. Pretendia-se implantar uma ditadura revolucionária. Não existe um só documento dessas organizações em que elas se apresentassem como instrumento da resistência democrática.”

        Daniel Aarão Reis Filho, professor titular de História Contemporânea da UFF, foi um dos quarenta presos banidos para a Argélia, em troca do embaixador da Alemanha, por exigência das organizações terroristas que praticaram o sequestro – Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) e Aliança Libertadora Nacional (ALN ).

        • O Globo – 01.09.2002, pág. 12 B

          “Livro revelou que PCB planejava dar golpe em 1964”

          “… Malina confirma no livro que o “partidão”, com o apoio de Luís Carlos Prestes, chegou a planejar um golpe em 1964, antes da tomada do poder pelos militares. “O último secretário” dá conta ainda de que havia uma organização militar clandestina dentro do PCB desde a Revolução de 30…”
          ( Salomão Malina – secretário-geral do PCB)

          Caríssimo irmãos, essas informações simiram da grande mídia após a implantação da comissão da verdade, por quais motivos ??

  11. Erro crasso da matéria acima, corrijam por gentileza!

    Em 1º de abril, movimento militar derrubou o presidente João Goulart. Assume o general Castelo Branco. Grande parte da igreja apóia o movimento, inclusive D. Paulo Evaristo Arns.

    A Folha inclusive publicou o artigo com riquesa de detalhas e a Igreja Católica atesta o apoio.

    Evaristo Arns condenou sim a instalação do AI5 após a execução da Bomba no Aeroporto dos Guararapes executada pela AP composta por estudantes da Juventude Universitária Católica (JUC) e de outras agremiações da ação “católica de esquerda”, que tinha como mentor intelectual o ex-padre Alípio de Freitas que já atuava nas Ligas Camponesas, e o executor Raimundo Gonçalves Figueiredo, militante da AP. Assim revela Raymundo Negrão Torres , escritor que o autor da reportagem cita, descreve no livro O Fascínio dos Anos de Chumbo – Editora do Chain, página 85,

    • A bomba no Aeroporto dos Guarapes em 25 de Julho de 1966 vitimou 17 pessoas inocentes entre centenas de outras que esperavam o presidente Costa e Silva no aeroporto de Recife, a bomba era para eliminá-lo.

    • ah sempre falando mal dos católicos kkkkkkkkkkkkkkk a presbiteriana a metodista e ató eneas tonin i entregaram seus membros sabendo das torturas para tirar o deles da reta,quer saber religião quando anda de mãos dadas com a política é o rasgo e o remendo como hoje em dia.o silas malafaia apoiando o corrupt do lindenberg petista e Marcelo crivela de braços dados com a dilma e o povo ó………………………….

DEIXE UMA RESPOSTA