PF grampeia Lula e flagra diálogo com Dilma que pode caracterizar crime; Entenda

66

A 24ª fase da Operação Lava-Jato, denominada Aletheia, teve seu sigilo quebrado pelo juiz Sérgio Moro, a pedido do Ministério Público Federal (MPF). Dessa forma, áudios gravados a partir do grampo dos telefones do ex-presidente Lula (PT) foram tornados públicos, mostrando as movimentações de bastidores e, inclusive, a participação da presidente Dilma Rousseff (PT) na manobra para torná-lo ministro de Estado para escapar do alcance da força-tarefa que investiga o escândalo de corrupção na Petrobras.

Uma ligação feita pela presidente Dilma ao ex-presidente nesta quarta-feira, 16 de março, informando-o sobre a emissão do Termo de Posse para que ele assumisse o cargo de ministro-chefe da Casa Civil, foi flagrada pela Lava-Jato.

A interceptação das ligações de Lula havia sido autorizada pelo juiz Sérgio Moro dias antes da deflagração da Aletheia, e mostrou, inclusive, que o ex-presidente sabia que sua residência seria alvo de um mandado de busca e apreensão.

Como Lula foi nomeado ministro por Dilma, Moro suspendeu o grampo, porque como ministro de Estado, ele passa a ter foro privilegiado, e as investigações contra ele no caso do tríplex no Guarujá e do sítio em Atibaia tornam-se responsabilidade da Procuradoria Geral da República, e sendo oferecida denúncia, o julgamento fica a cargo do Supremo Tribunal Federal (STF).


Assim que o Palácio do Planalto emitiu nota confirmando que Lula havia sido nomeado ministro da Casa Civil, Moro determinou o fim do grampo, mas atendeu ao pedido do MPF para pôr fim ao sigilo das investigações da 24ª fase da Lava Jato, e divulgou o conteúdo dos áudios.

A conversa

Assine o Canal

Dilma: Alô
– Lula: Alô
– Dilma: Lula, deixa eu te falar uma coisa.
– Lula: Fala, querida. Ahn
– Dilma: Seguinte, eu tô mandando o ‘Messias’ junto com o papel pra gente ter ele, e só usa em caso de necessidade, que é o termo de posse, tá?!
– Lula:  Uhum. Tá bom, tá bom.
– Dilma: Só isso, você espera aí que ele tá indo aí.
– Lula: Tá bom, eu tô aqui, fico aguardando.
– Dilma: Tá?!
– Lula: Tá bom.
– Dilma: Tchau.
– Lula: Tchau, querida.

Nessa ligação, ocorrida às 13h32 desta quarta-feira, Dilma informa a Lula que está mandando o Termo de Posse pra ele usar caso a Polícia Federal apareça para prendê-lo antes que a edição extra do Diário Oficial fosse publicada com sua nomeação para ministro, fato que se concretizou somente no final do dia. O Jornal Nacional, da TV Globo, destacou que a forma como a nomeação ocorreu foi diferente das demais vezes, pois Dilma costuma assinar a posse apenas na cerimônia, que está agendada para amanhã.

No despacho que liberou o conteúdo dos grampos, o juiz Moro afirma que, “pelo teor dos diálogos degravados, constata-se que o ex-presidente já sabia ou pelo menos desconfiava de que estaria sendo interceptado pela Polícia Federal, comprometendo a espontaneidade e a credibilidade de diversos dos diálogos”, segundo informações do G1.

Em outro trecho do despacho, Moro afirma que as gravações sugerem uma tentativa de influenciar os ministros do STF, em especial Rosa Weber e o presidente da Corte, Ricardo Lewandowski, para que as decisões sejam mais favoráveis ao governo, mas ressalta que não houve contato de Lula com o colegiado.

“Ilustrativamente, há, aparentemente, referência à obtenção de alguma influência de caráter desconhecido junto à Exma. ministra Rosa Weber do Supremo Tribunal Federal, provavelmente para obtenção de decisão favorável”, escreveu o juiz federal, isentando a ministra Weber por sua “honradez e retidão”, de acordo com informações do jornal Valor Econômico.

Sérgio Moro justifica sua decisão de tornar público os áudios e transcrições dos grampos dos telefones de Lula por considerar “saudável escrutínio público sobre a atuação da Administração Pública e da própria Justiça criminal”, e acrescenta: “A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras”.

Repercussão

Dentre diversos outros áudios e transcrições tornados públicos pelo juiz Moro, o que mais causou rebuliço foi o da ligação feita por Dilma a Lula. A presidente não era alvo do grampo, mas como ligou para um dos números que eram monitorados pela Polícia Federal, terminou tendo sua conversa flagrada.

O conteúdo da conversa vem sendo avaliado como prova de uma tentativa de obstrução da Justiça. Segundo informações da Globo News, parlamentares de apoio ao governo e de oposição ficaram boquiabertos com a confirmação de que Dilma havia sido flagrada no grampo dos telefones de Lula.

Dentre os parlamentares que apoiam o governo, confissões anônimas aos repórteres do Grupo Globo – que deu o “furo jornalístico” – de que o fato de a voz da presidente Dilma ter sido flagrada é um fato gravíssimo e surpreendente, que complica sua situação frente à Justiça, à opinião pública e ao Congresso.

A nomeação de Lula como ministro da Casa Civil inclusive foi comentada pelo ministro Gilmar Mendes, durante sessão do Supremo que julgava os embargos declaratórios apresentados por Eduardo Cunha (PMDB-RJ) sobre o rito de abertura do processo de impeachment na Câmara dos Deputados. “A crise só piorou, só se agravou a ponto de agora da presidente buscar inclusive um tutor para colocar no seu lugar de presidente e ela assume aí um outro papel. E um tutor que vem com problemas criminais muito sérios, mudando inclusive a competência do Supremo Tribunal Federal de tema que nós vamos ter que discutir. Mudando inclusive a competência da Justiça Federal”, afirmou Mendes, visivelmente incomodado.

A reação popular à conjuntura dos fatos foi instantânea: milhares de brasileiros foram às ruas protestar, em diversas capitais. Em Brasília (DF), aproximadamente 10 mil pessoas se concentraram em frente ao Palácio do Planalto; em São Paulo (SP), cinco mil se reuniram na Avenida Paulista, em frente ao prédio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), que exibia um protesto pedindo a renúncia da presidente; em Belo Horizonte (MG) e Campo Grande (MS) outros milhares também foram às ruas, gritando palavras de ordem e cantando o Hino Nacional.

Canoa furada

De acordo com informações do Jornal Nacional, no início da noite de quarta-feira, o PRB, que tem 21 deputados, o senador bispo Marcelo Crivella e o ministro do Esporte, pastor George Hilton – ambos licenciados de suas funções eclesiásticas na Igreja Universal do Reino de Deus -, anunciou que vai deixar a base de apoio a Dilma.

Crivella – que foi ministro da Pesca no mandato passado de Dilma – já ensaiava integrar a oposição, pois chegou a negociar sua saída do PRB para integrar o PSB (que recentemente deixou a base de apoio a Dilma) onde disputaria a prefeitura do Rio de Janeiro. Agora, com o anúncio de que o PRB também abandonou o barco, é provável que George Hilton deixe o ministério do Esporte.

Impeachment

Nesta quarta, o STF decidiu manter o rito do impeachment conforme definido em dezembro de 2015, recusando os recursos de Eduardo Cunha, o presidente da Câmara dos Deputados se reuniu, horas depois, com os representantes dos partidos para definir os passos que serão dados na condução do processo contra Dilma.

Em meio ao turbilhão de acontecimentos na política nacional, com flagrantes de conluios, delações premiadas de empresários, políticos (incluindo um senador preso), resta-nos interceder pelo Brasil em oração.

66 COMENTÁRIOS

  1. sabem quando o mosquito tira teu sangue e o safado vai sair e tu mata ele?
    Foi isso que esse MORO fez!
    Tiraram a moral do cara mas o cerebro nao!
    TIRARAM O SANGUE MAS NAO VAO LEVAR,ELE MATOU O MOSQUITO.
    *
    TOMA MISERARVI!

  2. SANDRO

    Cadê você, cara?
    E agora teu deus Lula Molusco e tua DILMArionete, como ficam?
    Eu sempre soube e agora ela escancarou, que o verdadeiro presidente era ele, sendo ela um bonequinho de marionete, onde ele puxava as cordinhas.
    Que vergonha, tentar enganar a Justiça!!!
    Que coisa feia!!!
    Vou adorar ler a notícia de teu deus Lula preso e tua DILAMA levar um pé na bunda.
    Teu apoio é porque eles são favoráveis à causa gay.
    Se for isso esqueça, que o Brasil não vai virar Sodomazil, com a criminalização até de se falar que a homossexualidade é pecado e a dominação da sociedade, bem como a subjugação dos héteros.
    Vide o teu amigão Jean BBB – Besta Burro Babaca, que veio da Rede Globosta, um verdadeiro cano de esgoto que desemboca na tua sala.
    Mas no seu caso, tá é bom, visto que defende o monstro Gentulho Vargas.
    Teu deus Lula cag0u e sentou em cima, pra espalhar bem a b0sta.
    O Brasil é vermelho, como é vermelha a Praça Vermelha, sede do governo da Rússia comunista.
    E eu te chamei de sábio….o pior erro da minha vida!

        • OI, se o Cunha fizer um bom trabalho para prender e congelar os bens desses ladroes, prometo doar uma marmita e levar pra ele na cadeia!!

          lembrando: não temos ladroes de estimação, como os petistas com bafo de mortadela que protegem a raposa de nove dedos.

          Cunha roubou? tem que ser punido também… mas deixe o homem ferrar com o pt primeiro..

          • TIRANDOSSAURO REX

            Eu gosto de assistir a desenhos japoneses, chamados Animes.

            No anime Naruto, o principal vilão é a Raposa de Nove Caudas, um mega-demônio super-poderoso…

            E no anime PresiDENTRO há uma raposa maléfica, cínica, mentirosa e hipócrita, só que em vez de nove caudas tem NOVE DEDOS.

      • VANESSA

        Esses militantes do PT – Partido dos Traidores recebem uns 30 reais por dia e um pão com mortadela, bem como 1 litro de refrigereco, para segurarem cartazes de apoio ao Molusco e à Anta.

        São manifestantes de aluguel, ora, existe até matador de aluguel e marido de aluguel, por que não existiria o manifestante de aluguel?

        Todos com medo de perder a vida boa sem trabalhar e com medo de perder o chamado Auxílio-Vagabundo, mais conhecido como Bolsa Família.

        Tem gente fazendo um filho atrás do outro, para engordar a quantia.

        Molusco tá pensando que aqui é a Venezuela ou a Coreia da Morte, para haver grupos armados pelas ruas, com objetivo de intimidar qualquer um que se oponha ao governo, ou melhor, ao des-governo.

        Botem numa cela esses desordeiros, se resistirem, mande todos lá pro ditadorzinho gay Kim Jong Pum, lá não tem homofobia, não tem juizes heróicos Moro, não tem nada lá, só comunistas acham aquilo legal.

        Eu avisei antes de ela entrar no des-governo, que o verdadeiro presidente seria ele e que ela seria um bonequinho do qual ele puxaria as cordinhas.

        Ninguém acreditou e olha agora, a Anta recolheu a cobra venenosa para dentro do Planalto, esse Molusco se morder a língua morre envenenado.

        O cara reclamando do juiz e soltando um monte de palavrões, eu tava na padaria aqui perto e tem uma TV ligada, mostrando o áudio da conversa e substituindo as partes indecentes por um PIIIIIIIIII…

        Esse juiz é um PIIIIII, esse senador é outro PIIIIII, a oposição são uns PIIII…

        A boca suja de um peãozão de fábrica, do tipo que espera o busão na esquina com a marmita de zoiudo de madrugada e entra às 7 da manhã pra ganhar uma merreca e aguentar esporro de chefe o dia inteiro.

        Ele sempre foi e sempre será um Zé Marmita, um grosseirão, sem educação e boçal que acabou virando presiDENTRO, escancarando o que sempre foi, agora Dilama encerrou seu governo e o entregou ao Molusco invertebrado.

        Pode ver a linguagem do cara, “nóis vai”, “nóis fica”, tinha menAs gente”, falando que é besteira estudar, falar inglês, ele não sabe nem o português e virou presidente, só não fala que isso nunca antes aconteceu na história deste PAÍZ, um anarfabeto assumir o PUDÊ…

        Que é “poder” em lulês de LINGA P´ESA…

        Ora, por que analfabetos podem ser presidente, se eu para assumir o meu cargo do serviço público de SP enfrentei uma sobre-humana maratona de provas e entrevistas?

        Ele não quer só ser ministro, quer interferir na política econômica e na nomeação do ministério, isso não é coisa de ministro e sim de presidente.

        Agora a má-fé tornou-se pública, podendo o imoral Lula ser preso por tentar enganar a justiça e a Dilama tomar processo por crime de responsabilidade, visto o desvio de finalidade na nomeação de Ministro, apenas para livrá-lo de acabar como vizinho de cela de Dirrrrrrrrrceu (repare no sotaque dele quando fala…)

        C´EST FINI…ADIÓS…IT´S OVER…ACABOU A BRINCADEIRA.

        FORA MOLUSCO E FORA ANTA.

        QUE AGORA É UMA MORTA-VIVA, QUE ACABOU MAS CONTINUA VAGANDO POR BRASÍLIA…

        QUE COISA FEIA, DILMArionete!

        A notícia que mais eu espero agora é ver Lula suando frio diante do juiz Moro e a Anta levar um pé no fim da espinha.

        frase de lula o amigo-do-polvo

        “AINDA ´MORO DISSO´…”

        Ah, ia esquecendo, CADÊ VOCÊ, SANDRO?

        Venha aqui se tiver coragem, defender teu verdadeiro Deus, o analfabeto burro peãozão de fábrica, o Zé Marmita de Zoiudo.

        Fala tanto em Krishna, mas agora vemos a divindade que você cultua…

        Com gays até posso fazer a paz, mas com comunistas JAMAIS…

        • Arendelle.

          A bosta que o lula sentou em cima, estava mole ou dura ?

          kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

          • ZEZE

            Isso é irrelevante, basta saber que era b0sta.

            Os dois fizeram e sentaram em cima.

            Aqui em SP tem uma frase famosa, para referir-se à situação de alguém que fez uma tremenda trapalhada…

            O povo diz que a pessoa CAG0U E SENT0U EM CIMA.

            Como é que Dilma faz uma burrada dessas?

            Além de não conseguir aliviar a situação do Molusco, complicou a sua.
            Agora tem milhões nas ruas exigindo que ela use a pouca credibilidade que ainda tem e renuncie, porque não tem mais condições de estar onde está.

            Mas arrisco dizer que a b0sta era mole, com o cara cagand0 na calça de medo do juiz herói Moro.

            Napoleão, dizem, só usava camisas vermelhas, pois em combate se ele fosse ferido, seus soldados não veriam o sangue, portanto não perderiam o moral na batalha…

            Lula só usa calças marrons.

            E ele disse ontem AINDA ´MORO´ DISSO…

    • Você disse tudo que eu queria dizer “Princesa de Arendelle”, rsrsrs

      Muito boa reflexão!

      Esses petralhas são realmente uma quadrilha! Quadrilha de ladrões!

    • Mariana,

      de início, quero pedir-lhe que tenha mais respeito comigo, senhora, pois a tenho tratado com educação e urbanidade e exíjo a recíproca de sua parte.

      “E agora teu deus Lula Molusco e tua DILMArionete, como ficam?”

      Meu Deus é o SER SUPREMO, não homens, não políticos, padres ou pastores.

      “Eu sempre soube e agora ela escancarou, que o verdadeiro presidente era ele, sendo ela um bonequinho de marionete, onde ele puxava as cordinhas.”

      A presidenta é ela, se fosse Lula com certeza ele repetiria o excelente governo que fez. Justamente porque a senhora Dilma seguiu seu próprio plano de governo é que há diferenças entre as gestões. Você apenas reverbera a voz dos apedeutas.

      “Que vergonha, tentar enganar a Justiça!!! Que coisa feia!!!”

      Não houve engano algum, e coisa feia é um Juiz vazar um grampo ilítico e sem pensar nas consequências para o país. Ao entregar as gravações para a Globo, ficou bem claro o conluído com os marinhos para tentar repetir o golpe de 64.

      A mudança de foro não coloca fim às investigações, apenas transfere para a Suprema Corte, e esta já demonstrou – o mensalão é prova disso – que sabe julgar com imparcialidade e sem se dobrar a pressões de grupos interessados no golpe.

      Observe, ainda, que não há ilicitude alguma na conversa entre Lula e Dilma, sendo que o documento era para ele assinar se não pudesse comparecer pessoalmente ao evento de posse, mas a imprensa golpista e os fascistas de plantão forçaram uma interpretação falsa do texto

      “Vou adorar ler a notícia de teu deus Lula preso e tua DILAMA levar um pé na bunda.

      Ao dizer que Lula é meu Deus, você mostra sua verdadeira face e que é a de uma pessoa falsa, beligerante e cínica, pois esses dias mesmo me dirigia palavras de amizade, e agora age como uma truculenta e o faz com o sadismo dos maus.

      “Teu apoio é porque eles são favoráveis à causa gay.”

      Esta totalmente enganada, como sempre. Para começo de conversa, já no início do primeiro mandato de Dilma o presidente do Grupo Gay da Bahia denunciou Dilma como contrária a lídimas reivindicações da comunidade homoafetiva, e os governos do PT não fizeram nada para aprovar uma lei contra a homofobia e outra em favor do casamento gay, sendo que sempre bajularam evangélicos e pentecostais.

      Ao dizer que minha motivação em defender o trabalhismo contra o neoliberalismo é em razão da homossexulidade só faz por demonstrar o quanto você é limítrofe em suas análises e o quanto age como uma inimiga disposta a atacar minha pessoa.

      “Se for isso esqueça, que o Brasil não vai virar Sodomazil, com a criminalização até de se falar que a homossexualidade é pecado e a dominação da sociedade, bem como a subjugação dos héteros.”

      Esse delírio de “dominação homossexual” só pode sair de mentes carcomidas pela manipulação de líderes evangélicos dominionistas fanatizados e com o intuíto de criar um novo grupo – como fez Hitler – para apresentar como inímigos do povo e, assim, incitar o ódio da população contra essas pessoas ao mesmo tempo em que posam de heróis e libertadores do povo. Isso é nazismo, isso é criminoso!

      Entenda, ainda, que os direitos gays são constituicionais e reconhecidos em todos os países com democracia forte, sendo que apenas em países atrasados e regidos dominados por ditaduras religiosas os gays ainda sofremos perseguição.

      É inclusive muito mais fácil os gays avançarem sobre governos como o do PSDB do que do PT, pois o PSDB esta alinhado com os EUA e o capitalismo, e tanto os EUA e o capitalismo fazem a defesa vigorosa dos gays, sendo isso fatos inquestionáveis.

      “Vide o teu amigão Jean BBB – Besta Burro Babaca, que veio da Rede Globosta, um verdadeiro cano de esgoto que desemboca na tua sala.”

      Ele não é meu amigo, e recebeu o prêmio de melhor Deputado de 2015.

      “Mas no seu caso, tá é bom, visto que defende o monstro Gentulho Vargas.”

      Seu juízo de valor “monstro Gentulho (sic) Vargas”, já mostra que você não entende nada de história do Brasil e muito menos de política de soberania nacional, direitos trabalhistas, entre muitas outros protagonismo de Vargas em favor do Brasil.

      “Teu deus Lula cag0u e sentou em cima, pra espalhar bem a b0sta.”

      Seu vocabulário demonstra o nível de sua vulgaridade e ausência de inteligência.

      “O Brasil é vermelho, como é vermelha a Praça Vermelha, sede do governo da Rússia comunista.”

      O Brasil é vermelho, como vermelho é seu sangue, como vermelho é seu coração, como vermelho é o Internacional de Porto Alegre, o Garantido de Pirintins, as doces frutas vermelhas. Seu preconceito contra a cor vermelha, e sua incapacidade de entender porque essa cor é usada pelos socialistas e trabalhistas que surgiram em países onde o sangue dos trabalhadores escorria para manter uma pequena elite exploradora, é a prova inequívoca que você não entende nada de história política.

      “E eu te chamei de sábio….o pior erro da minha vida!”

      Não preciso de bajuladores me chamando de sábio, notadamente de uma pessoa como você, que não sabe discutir sem ofender e que revela ser uma pessoa cheia de ressentimentos e rancores. Deus te perdoe, Mariana, pois eu perdoo você.

  3. A presidenta Dilma, com esse nomeação do Lula para o ministério, acaba de declarar sua saída da presidência, o afastamento já pode ser dado como certo…

    Isso que a presidenta fez, é subestimar e ao mesmo tempo, não dar o devido apreço a inteligência do podo brasileiro.

    Segundo a fala da presidente, o motivo da nomeação do Lula para ministro, e que ele pode contribuir e muito para seu governo para o País.

    Mediante a essa situação, pergunto, já que o lula é tão importante para a nação, porque que a presidenta não o nomeou para o ministério tempos outrora no inicio do seu governo?

    Meu repúdio e minha recusa a essa podridão …

  4. Nosso posicionamento:

    Não pode um ato político passar incólume ao controle do Poder Judiciário, pois vivemos em um Estado Democrático de Direito, e todos, sem exceção (inclusive aqueles que praticam típicos atos políticos), devem submeter-se às normas jurídicas.

    No caso concreto, em uma análise panorâmica, parece que haveria clara violação ao princípio da moralidade administrativa (artigo 37, caput da CF/88) em eventual nomeação do ex-presidente para conquistar foro por prerrogativa de função no Supremo Tribunal Federal, e fugir das garras de Sérgio Moro (juízo natural da causa) – de acordo com o artigo 102 da Carta de 1988 competiria ao STF processar e julgar, originariamente, “nas infrações penais comuns e nos crimes de responsabilidade, os ministros de Estado”.

    De qualquer forma, ainda que se entenda que o futuro ato de nomeação seja válido (por se tratar de típico ato político), é cediço que o Supremo Tribunal Federal, em casos envolvendo manobras imorais e fraudulentas na tentativa de alterar o juízo natural da causa já entendeu que não há deslocamento de competência. Veja-se: “(…) Renúncia de mandato: ato legítimo. Não se presta, porém, a ser utilizada como subterfúgio para deslocamento de competências constitucionalmente definidas, que não podem ser objeto de escolha pessoal. Impossibilidade de ser aproveitada como expediente para impedir o julgamento em tempo à absolvição ou à condenação e, neste caso, à definição de penas. 2. No caso, a renúncia do mandato foi apresentada à Casa Legislativa em 27 de outubro de 2010, véspera do julgamento da presente ação penal pelo Plenário do Supremo Tribunal: pretensões nitidamente incompatíveis com os princípios e as regras constitucionais porque exclui a aplicação da regra de competência deste Supremo Tribunal. (…) STF. Plenário. AP 396/RO, Rel. Min. Cármen Lúcia, julgado em 28/10/2010.”

    Em suma, continuaria sendo da competência do juízo em que atua Sérgio Moro o processo e julgamento do ex-presidente Lula. Ou seja, tornando-se Lula Ministro não haveria deslocamento da competência para o Supremo Tribunal Federal, isso em razão do entendimento do próprio Supremo acima colacionado.

    Marcelo Rodrigues da Silva
    LL.M em Direito Civil pela Universidade de São Paulo. Especialista em Direito Contratual pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Especialista em Direito Público pela Escola Paulista da Magistratura (EPM). Especialista em Direito Público pelo Damásio em convênio com a Faculdade Po…

    JusBrasil Newsletter

  5. Mariana,

    de início, quero pedir-lhe que tenha mais respeito comigo, senhora, pois a tenho tratado com educação e urbanidade e exíjo a recíproca de sua parte.

    “E agora teu deus Lula Molusco e tua DILMArionete, como ficam?”

    Meu Deus é o SER SUPREMO, não homens, não políticos, padres ou pastores.

    “Eu sempre soube e agora ela escancarou, que o verdadeiro presidente era ele, sendo ela um bonequinho de marionete, onde ele puxava as cordinhas.”

    A presidenta é ela, se fosse Lula com certeza ele repetiria o excelente governo que fez. Justamente porque a senhora Dilma seguiu seu próprio plano de governo é que há diferenças entre as gestões. Você apenas reverbera a voz dos apedeutas.

    “Que vergonha, tentar enganar a Justiça!!! Que coisa feia!!!”

    Não houve engano algum, e coisa feia é um Juiz vazar um grampo ilítico e sem pensar nas consequências para o país. Ao entregar as gravações para a Globo, ficou bem claro o conluído com os marinhos para tentar repetir o golpe de 64.

    A mudança de foro não coloca fim às investigações, apenas transfere para a Suprema Corte, e esta já demonstrou – o mensalão é prova disso – que sabe julgar com imparcialidade e sem se dobrar a pressões de grupos interessados no golpe.

    Observe, ainda, que não há ilicitude alguma na conversa entre Lula e Dilma, sendo que o documento era para ele assinar se não pudesse comparecer pessoalmente ao evento de posse, mas a imprensa golpista e os fascistas de plantão forçaram uma interpretação falsa do texto

    “Vou adorar ler a notícia de teu deus Lula preso e tua DILAMA levar um pé na bunda.

    Ao dizer que Lula é meu Deus, você mostra sua verdadeira face e que é a de uma pessoa falsa, beligerante e cínica, pois esses dias mesmo me dirigia palavras de amizade, e agora age como uma truculenta e o faz com o sadismo dos maus.

    “Teu apoio é porque eles são favoráveis à causa gay.”

    Esta totalmente enganada, como sempre. Para começo de conversa, já no início do primeiro mandato de Dilma o presidente do Grupo Gay da Bahia denunciou Dilma como contrária a lídimas reivindicações da comunidade homoafetiva, e os governos do PT não fizeram nada para aprovar uma lei contra a homofobia e outra em favor do casamento gay, sendo que sempre bajularam evangélicos e pentecostais.

    Ao dizer que minha motivação em defender o trabalhismo contra o neoliberalismo é em razão da homossexulidade só faz por demonstrar o quanto você é limítrofe em suas análises e o quanto age como uma inimiga disposta a atacar minha pessoa.

    “Se for isso esqueça, que o Brasil não vai virar Sodomazil, com a criminalização até de se falar que a homossexualidade é pecado e a dominação da sociedade, bem como a subjugação dos héteros.”

    Esse delírio de “dominação homossexual” só pode sair de mentes carcomidas pela manipulação de líderes evangélicos dominionistas fanatizados e com o intuíto de criar um novo grupo – como fez Hitler – para apresentar como inímigos do povo e, assim, incitar o ódio da população contra essas pessoas ao mesmo tempo em que posam de heróis e libertadores do povo. Isso é nazismo, isso é criminoso!

    Entenda, ainda, que os direitos gays são constituicionais e reconhecidos em todos os países com democracia forte, sendo que apenas em países atrasados e regidos por ditaduras religiosas os gays ainda sofremos perseguição.

    É inclusive muito mais fácil os gays conquistarem direitos sobre governos como o do PSDB do que do PT, pois o PSDB esta alinhado com os EUA e o capitalismo, e tanto os EUA e o capitalismo fazem a defesa vigorosa dos gays, sendo isso fatos inquestionáveis.

    “Vide o teu amigão Jean BBB – Besta Burro Babaca, que veio da Rede Globosta, um verdadeiro cano de esgoto que desemboca na tua sala.”

    Ele não é meu amigo, e recebeu o prêmio de melhor D e p u t a d o de 2015.

    “Mas no seu caso, tá é bom, visto que defende o monstro Gentulho Vargas.”

    Seu juízo de valor “monstro Gentulho (sic) Vargas”, já mostra que você não entende nada de história do Brasil e muito menos de política de soberania nacional, direitos trabalhistas, entre muitas outros protagonismo de Vargas em favor do Brasil.

    “Teu deus Lula cag0u e sentou em cima, pra espalhar bem a b0sta.”

    Seu vocabulário demonstra o nível de sua vulgaridade e ausência de inteligência.

    “O Brasil é vermelho, como é vermelha a Praça Vermelha, sede do governo da Rússia comunista.”

    O Brasil é vermelho, como vermelho é seu sangue, como vermelho é seu coração, como vermelho é o Internacional de Porto Alegre, o Garantido de Pirintins, as doces frutas vermelhas. Seu preconceito contra a cor vermelha, e sua incapacidade de entender porque essa cor é usada pelos socialistas e trabalhistas que surgiram em países onde o sangue dos trabalhadores escorria para manter uma pequena elite exploradora, é a prova inequívoca que você não entende nada de história política.

    “E eu te chamei de sábio….o pior erro da minha vida!”

    Não preciso de bajuladores me chamando de sábio, notadamente de uma pessoa como você, que não sabe discutir sem ofender e que revela ser uma pessoa cheia de ressentimentos e rancores. Deus te perdoe, Mariana, pois eu perdoo você.

    • TEU DEUS É O DIABO
      20 Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis;
      21 porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram.
      22 Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos
      23 e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis.
      24 Por isso Deus os entregou à impureza sexual, segundo os desejos pecaminosos dos seus corações, para a degradação dos seus corpos entre si.
      25 Trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram a coisas e seres criados, em lugar do Criador, que é bendito para sempre. Amém.

      • Vá caçar o que fazer, seu “ex-gay” cheio de impulsos homossexuais os quais tenta combater através do reforçar, dia após dia, sua agressividade contra os gays. O Stardust já desmascarou você, seu farsante, ao contar que soube que você é um dos tais “ex-gays”, e isso explica sua obsessão com o tema.

        Os “ex-gays”, segundo depoimentos inclusive de “ex-ex-gays”, para suportar o comichão, o desejo que vai se acumulando ao longo dos anos, usam da velha tática de discriminar nos outros aquilo que há em si mesmos, e então, de tanto repetirem, ad nauseam, que os gays são tudo o que não presta, pensam que acabarão crendo nisso e incorporando como antídoto contra seus impulsos homossexuais.

        Um heterossexual sadio não se incomoda com os gays, e se os vê como pecadores, os vê na mesma condição que os demais pecadores. Mas o gay enrustido e proibido de assumir sua orientação sexual por questões de religião, fica o tempo todo nesses estertores de dor psíquica, desequilíbrios que os levam à agirem como você, um velho que pensa em gay o dia inteiro.

        • quando são dignos como Clodovil e Anonimo realmente não trazem preocupações , são bem vindos e bem aceitos na sociedade hétero, mas gentalha como vc. que vive do ativismo em site gospel só trás vergonha e repulsa, e se te incomoda nossas postagens parta para site ateu gay, la terás bastante o que compartilhar, pare de se preocupar com nossa fé e cuide do se rabo sujo e fedorento

        • SANDRO

          Que mania essa de chamar qualquer um que discorde da homossexualidade de ex-gay ou que tem tendências homossexuais.
          Porque acharam meia dúzia de casos, o todo é igual à parte.
          A humanidade então se divide em:

          ASSUMIDOS
          ENRUSTIDOS

          Ou seja, todos os seres do mundo são homossexuais.
          Reserve essa idéia canhestra pra você mesmo.
          Quem olha por um vidro vermelho.
          Quem olha por um vidro pintado com as cores do arco-íris, vê homossexualidade por todos os lados.

          Krishna, se existisse, ficaria p…da vida com você, pois o largou para cultuar o analfabeto, ignorante, grosseirão, imbecil, mentiroso e hipócrita LULISHNA, a suprema consciência daquele que no céu era Lúcifer e no inferno é o Diabo.

          Marmiteiro de esperar busão da firma às 5 da manhã com chuva, uma marmita de ZOIUDO debaixo braço e bater cartão às 7, para ganhar uma merreca.
          Um cara que fala “pudê”, “menas” e “fubfidio” da LING´A P´ESA.

          E o 666º subsolo do fundo do poço foi elogiar o diabólico Gentulho Vergas, ladrão, corrupto, assassino, racista, torturador pior que qualquer um dos anos de chumbo.
          Amigo de nazistas, simpatizante das ideias do Grande Líder.

          Já assistiu ao filme Olga?
          Ela era judia e foi entregue num papel de presente e lacinho de fita diretamente pelos servos do monstro nas mãos fétidas da Gestapo, acabando a coitada por morrer num campo de concentração.

          E vem ainda defender esse demônio aqui?
          Como um grande estadista?
          E faz pose de descendente de judeus?

          Realmente você mora em LISARB, o contrário do BRASIL.
          Foi uma das piores desgraças da história do Brasil esse Gentulho.
          E eu falei “VERGAS” porque é o nome de um instrumento de tortura que usavam durante o império romano.

          Não comenta mais aqui?

          JÁ VAI TARDE.

          A PORTA DA RUA É SERVENTIA DA CASA.

          É UM FAVOR QUE FAZ.

          ISSO VAI RENOVAR O AMBIENTE…

          DE GAYS EU ACEITO A AMIZADE, DESDE QUE NÃO TENTEM AVANÇAR NOS MEUS DIREITOS…

          MAS DE COMUNISTAS, JAMAIS!

          DEFENDE LULA, DILMA E O DITADOR GENTULHO?

          VOU TE PASSAR O TELEFONE DUM PSIQUIATRA MUITO BOM…

          DEIXE O BRASIL E VOLTE PRA LISARB.

          NÃO PRECISA VOLTAR.

          EIS TUDO.

          ATÉ JÁ VEJO VC ESBRAVEJANDO

          “buáááá, buááá´, sniff sniff…pincesa boba feia…buááá…buáááá´”

  6. É impressionante como os apedeutas se apressam em comprar a versão que a Globo golpista de televisão, aliada a poderosos interesses internacionais que não querem que surja uma nova potência nas Américas – sim, pois a descoberta do grande pré-sal, o desenvolvimento de um submarino nuclear, o protagonismo crescente do Brasil no cénário internacional não poderiam passar despecebidos por aqueles que dominam a geopolítica internacional – e por isso estão, como fizeram quando Getúligo Vargas criou a Petrobras e ameaçou a soberania do EUA, apoiando um golpe que é contra a pátria e que só pode favorecer um certo país que sai pelo mundo semeando guerras e se apossando de petróleo alheio. A intenção golpista é vender a Petrobras e interferir no protagonismo do Brasil, e há vendilhões da pátria, como houve no tempo de Getúlio, que se prestam a esse papel de traidores e conspiradores.

    Torna-se cada vez mais notícia na mídia alternativa e não dominada por golpistas, que a Globo urdiu com Sérgio Moro divulgar o grampo ilegal com o claro intuíto de levar o país à beira de uma convulsão social, pois os golpistas temem que, com a volta de Lula, o Brasil supere a crise e volte a exercer grande protagnismo, e isso fere os intere$$es dos entreguistas da pátria e que querem o Brasil novamente de joelhos diante dos EUA.

    Mas não prevalecerão os golpistas, pois a mairia a favor dos trabalhistas estão em silêncio e agirão no momento certo. As aves de rapina querem sangue, e sangue verão correr pelas ruas se o golpe prevalecer, pois a nação esta perigosamente dividida e à beira de uma guerra civil. Se isso acontecer, então vocês, coxinhas que não sabem o que são as agruras de um país esfacelado como a Grécia, o Iraque, a Síria e demais países onde os imperialistas semearam o ódio e a desagregação do tecido social, sim, se isso acontecer, vocês irão chorar lágrimas de sangue, mas aí já será tarde demais.

    Aqueles que tem um mínimo de consciência cívica, discernimento e honestidade intelectual, eu apelo para que leiam o artigo “Da Primavera Árabe ao Brrasil, como os EUA atuam na geopolítica”. Basta copiar a frase entre aspas e pesquisar no Google.

    Que Deus guarde a nação e inspire em cada brasileiro, como nos dias de Getúlio Vargas, discernimento e verdadeiro amor pela pátria. Que os brasileiros possamos todos fazer a leitura da atual crise com olhares que ultrapassem as fronteiras do país.

    Como disse anteriormente, a descoberta do grande pré-sal, o desenvolvimento do submarino nuclear, e outros protagonismos do Brasil na América latina e no mundo não são fatos corriqueiros e que tenham passado despercebidos por aqueles que dominam a geopolítica mundial.

    • Desenvolvimento do submarino nuclear, aeroporto em Cuba, hospital na faixa de Gaza, doações ao Hamas…. e o Brasil afundando, saúde precária, índice de desemprego como nunca antes visto, índices de investimento internacional em queda. Sim, claro… isso é tudo golpismo da Globo.

      E vc com o surgimento de uma “nova potência nas Américas” ?
      Me desculpa a pergunta, mas em que país vc vive Sandro ?

      • JEANN,

        leia o texto que sugeri. Não aja como um pedante que fala do que não sabe.

        É clara a preocupação e intenção dos EUA em que não haja uma nova potência nas Américas, e eles sabem que o Brasil tem o potêncial de ultrapassar os EUA. Quanto aos problemas do Brasil, considere:

        a) que há problemas que são da alçada exclusiva de estados e municípios;

        b) que a aposição e a mídia golpista não deixam a presidente governar;

        c) que o Congresso esta paralisado com um bode na sala (Cunha);

        d) que a lava jato se partidarizou, pois não prende políticos do PSDB;

        e) que a multidão que protesta representa a elite branca e rica;

        f) que a multidão que apoia o trabalhismo esta quieta – por enquanto;

        g) que as investigações são seletivas e destinadas a atacar o PT;

        h) que a indignação dos ricos é apenas com Lula, Dilma e o PT;

        i) que estamos vivendo uma luta de classes em que os ricos se revoltam;

        j) que o interesse de vender a Petrobrás é patente entre os entreguistas.

        Sim, nova potência nas Américas! Por que não?

        Você acredita no potencial do Brasil ou é mais um entreguista subserviente e que quer o país de joelhos de novo diante do FMI e de todo o mundo?

        Vá estudar geopolítica internacional, vá ver como os EUA destroçaram o Oriente em busca de poder na região, vá ver como eles sempre se intrometeram no Brasil inclusive apoiando o golpe de 64, vá ver quem esta financiando movimentos ditos contra a corrupção de figurinhas como Kim Kataguiri! Ou você acha que eles vivem de doação do povo brasileiro?

        • “Brasil tem o potêncial de ultrapassar os EUA”
          Sim claro, o problema que nos últimos anos o PT tem colocado o Brasil em queda. E como o governo tem ciência, não há previsão concreta para voltar ao crescimento.

          “que há problemas que são da alçada exclusiva de estados e municípios”
          Claro, se há cortes na saúde, no transporte, educação, como não teriam problemas nos estados e municípios ?

          “que a aposição e a mídia golpista não deixam a presidente governar”
          Engraçado, Collor e seus apoiadores também usavam mesmo argumento “golpismo” para se defender das falcatruas criadas pelo próprio governo.

          “que o Congresso esta paralisado com um bode na sala (Cunha)”
          Não estou defendendo Cunha, não tenho “ladrão” de estimação.

          “que a lava jato se partidarizou, pois não prende políticos do PSDB”
          Já houve inúmeras citações, como Aécio e outros, seja honesto. Tudo isto está em investigação ainda.

          “que a multidão que protesta representa a elite branca e rica”
          Representa o povo que trabalha, que estão perdendo seus empregos, que está quebrando empresas com juros exorbitantes, apenas pra custear “cagadas” e roubalheiras do governo por exemplo, cargos políticos com salários astronômicos, e as tais bolsas-voto (bolsa-família e demais).

          “que a multidão que apoia o trabalhismo esta quieta – por enquanto”
          Claro, são sustentados pelo povo que trabalha, vão reclamar do quê ? Essa classe que vc cita, por exemplo os sem-terra, que andam de S10 zero (carro com valor aproximado de 100 mil) como já vi muitos aqui na região que moro.

          “que as investigações são seletivas e destinadas a atacar o PT”
          São destinadas a atacar os corruptos, se sua maioria está no PT obviamente seriam os que mais aparecem na mídia.

          “que a indignação dos ricos é apenas com Lula, Dilma e o PT”
          A indignação popular é com a corrupção em geral e principalmente com a incompetência do governo, ninguém está defendendo Aécio ou Cunha por exemplo.

          “que estamos vivendo uma luta de classes em que os ricos se revoltam”
          kkk, não sou rico (assim como milhares de brasileiros que foram as ruas), mas que se revoltam com a corrupção sim.

          “Você acredita no potencial do Brasil ou é mais um entreguista subserviente e que quer o país de joelhos de novo diante do FMI e de todo o mundo?”

          Quero um Brasil livre de corrupção, principalmente um governo livre da corrupção. E sim, acredito no potencial do Brasil (do povo brasileiro), mas não com o governo PTista que está destruindo o Brasil, desemprego nas alturas, investindo na saúde lá fora e cortando verbas para a nossa saúde. Num governo que investe em “submarinos” e em Cuba, ao invés do que realmente o povo BRASILEIRO necessita: transporte, saúde, empregos, etc.

      • JEAN

        Sandro vive em LISARB, país de um universo paralelo, onde a turma do PT é superhonesta e ética, assim como todos os políticos.

        E também onde…

        O americano Colombo descobriu a Europa.
        O brasileiro Cabral descobriu e colonizou Portugal.
        O fã John Lennon matou Mark Chapman, cantor do grupo SELTAEB.
        A Inglaterra tornou-se independente dos Estados Unidos.
        O ator Abraham Lincoln matou o presidente John Wilkes.
        A Segunda Guerra foi vencida pela Alemanha e pelo Japão.
        Os homossexuais dominaram a sociedade, tendo conseguido banir a Bíblia, amordaçar os meios de comunicação, proibir pastores de falar contra a homossexualidade, além de não poderem ser demitidos da empresa onde trabalha, mesmo que seja um vagabundão que não trabalha.
        A heterossexualidade foi declarada desvio de comportamento, sendo enviados muitos deles para “reeducação”.
        Homem e mulher não podem se casar, nem namorar, apenas homem com homem.
        Os contos de fadas foram modificados para terem casais gays.
        – O Belo Adormecido
        – Branco de Neve e os sete deficientes verticais
        – Cinderello
        – O Pequeno Sereio.
        – Alicio no País do Arco-Íris.

    • Cassandra disse: “Torna-se cada vez mais notícia na mídia alternativa e não dominada por golpistas, que a Globo urdiu com Sérgio Moro divulgar o grampo ilegal.”

      Manchete diz: Lula defende Wikileaks, “Quem divulga não é culpado.”

      Quá, quá, quá, quáááá…

      • IZABELLA

        Se defender o “impichamento” de DILMArionete é golpe, então o PT é golpista, pois o que mais trabalhou para a queda de Collor.
        Agora que são eles no PUDÊ (poder em lulês), agora é golpe.
        Os corruPTos e incomPTentes não querem largar a teta oficial com carguinhos distribuidos para apaniguados e cabos eleitorais, onde recebem sem trabalhar.
        Inclusive nas ruas tem gente segurando cartazes de apoio a Jararaca e à anta, sendo remunerados com 10 reais e um pão com mortadela.
        Outros que se agarram ao PUDÊ são os que têm medo de perder o dinheiro fácil sem trabalhar do Bolsa Vagabundo, que chamam de “Família”.
        Ano passado aqui em SP correu o boato que seria cancelado o Bolsa Família, foi o bastante para centenas de desesperados se aglomerarem em frente a uma agência da Caixa.
        Claro, é dinheiro fácil e garantido, e ainda têm uns energúmenos que sacam o dinheiro na casa lotérica e vão pro bar beber.

      • ISABELLA

        Grampo legal ou ilegal?
        O juiz deve ter suas razões, que desconheço.
        Mas tenho convicção de que Moro é um ser heróico, que resolveu enfrentar com firmeza esses corruPTos.

        Agora perguntem a Lula e Dilma se as vozes na gravação são suas ou não…
        É capaz de dizerem que não, com Lula se desviando com o bordão “não sabia”.
        Será que ele sabia que era presidente?

        Se as vozes forem confirmadas como pertencentes aos dois, não importa se o grampo foi ou não ilegal ou se podia ser divulgado o conteúdo.
        Eram eles mesmos conversando, se eram cadeia nos dois.
        Vão fazer companhia pro Dirrrrrrrceu de sotaque caipirrrrra.

        Faz um tempo, na periferia do Rio, uma câmera foi instalada na entrada de uma favela e um certo dia um grupo de Policiais Militares foi filmado agredindo e extorquindo um grupo de moradores da favela.

        E ainda, depois da humilhação de trabalhadores, com os mesmos indo embora, um dos policiais tira sua arma, aponta na direção do grupo e atira, o pior é que acerta nas costas de um deles, que poucos minutos depois morre no hospital.

        A polícia ficou indignada, não por causa da agressão seguida de homicídio contra um inocente, mas porque a câmera tinha sido instalada por um traficante.
        Tentaram descaracterizar a prova (gravação com audio), porque seria ilegal, já que não foi autorizada pela Justiça.

        Mas a questão não é essa: aquilo mostrado nas imagens era verdadeiro?
        Os policiais realmente praticaram abuso de autoridade?
        Eram eles mesmos na gravação?
        Em caso afirmativo, não importa quem gravou as imagens.

        ASSIM COMO NÃO IMPORTA, NESTE CASO ENVOLVENDO LULA E DILMA, POR QUAL MOTIVO O JUIZ DIVULGOU A GRAVAÇÃO!

        E outra: o grampeado foi Lula, não Dilma, esta só se meteu no meio do embrulho porque ligou para o número dele, e ressalte-se…para tentar enganar a justiça, nomeando um “ministro” só para colocá-lo a salvo das mãos do juiz Moro, que certamente o mandaria pra vizinhança do Dirrrrceu.

        E agora escancarou tudo, DILMArionete fingia que era presidAnta, mas era ele quem dava as ordens no Planalto, agora o lobo retirou a fantasia de ovelha, quer interferir na política econômica e na escolha de ministros, tarefas exclusivos do presidente.

        Com isso o presiDENTRO quer mostrar que quem manda é ele e não DILMArionete.
        Parece a Inglaterra, com um soberano que não manda nada e um primeiro-ministro que de fato toca a administração do reino.

  7. Caros amigos e amigas debatedores. Diz-nos a sabedoria que para julgar um assunto é preciso avaliar os dois lados da questão. Por isso mesmo em um tribunal do juri não se ouve só a defesa ou só a acusação, mas ambas as partes.

    Assim, apelo aos compatriotas que não se fiem só por notícias veiculadas na Globo, na Folha de S. Paulo, O Globo, Estadão, Veja, Istoé, Época e outros veículos claramente alinhados com o golpismo em curso no Brasil, mas atentem também para o que a mídia alternativa esta divulgando e que trata da crise sem o viés dos entreguistas da nação.

    Visitem sites como CartaCapital, Brasil247, o cafezinho, diário do centro do mundo, conversa afiada, rede brasil atual, tijolaço, Jornal GGN, entre tantos outros e fiquem sabendo do outro lado da conversa. Lembrem-se de que não se pode formar um juízo correto se nos baeamos apenas na oposição ao governo, é preciso ver também o que o governo tem a dizer.

    Não se deixem manipular – leiam os fatos de ambas as fontes e tomem decisão segura.

  8. Quero anunciar aos colegas debatedores que estou deixando de participar dos debates no Gospelmais. Não direi que jamais regressarei, mas não deixo previsão de retorno. Durante o tempo em que aqui estive, experimentei momentos bons e momentos ruins, sendo que saio com a alma tranquila de não odiar a qualquer um de vocês com os quais tive o prazer, bem como algumas vezes o desprazer de debater. Quero expressar especial gratidão ao Tiago Chagas pela abertura democrática e de liberdade de expressão que seu site propicia e dizer que siga sempre por esse caminho de democracia, pois na pluralidade também se aprende. também se cresce. Como mensagem final, apelo a vocês para refletirem sobre a essência da mensagem de Cristo, e que é acima de tudo amor e acolhimento, pois se Deus nos tratasse como somos inclinados a tratar nossos semelhantes, nenhum se salvaria. Me desculpem se ofendi a algum de vocês, sendo que perdoo a todos os que me ofenderam. Meus motivos para deixar o debate decorre do fato que não quero mais cansar o meu espirito ao empreender a dura tarefa de transmitir, para aqueles que não querem sequer entender, e ainda usam dos expedientes do desamor, as visões que defendo sobre política, religião, humanidade, universo, sexualidade, laicidade, Deus, e diversos outros temas.

    Que o Senhor Bhagavan Krishna, o Senhor Jesus Cristo, o Senhor Gautama Buda vos ilumine.

    • mataram o bereano o felipe o jeann e tantos outros, ressuscitaram o eduardo plebeu e outros, é assim mesmo a nuvem de poeira da estrela caída tem disto, agora um abandono, tststs fazer oque?

  9. No Paraguai, que não tem nenhum poço de petróleo, não tem pré-sal nem Petrobras, a gasolina custa R$ 1,45 o litro e sem adição de álcool. Na Argentina, Chile e Uruguai, que juntos, somados os três, produzem menos de um quinto da produção brasileira, o preço da gasolina gira em torno de R$ 1,70 o litro e sem adição de álcool.
    E o Brasil anunciou que já é autossufiente em petróleo. Serve pra quem? Quem faz a festa?

  10. A pergunta que todo o proprietário de carro se faz constantemente no Brasil é a seguinte:
    Por que o preço do combustível é tão alto? Por que a nossa gloriosa gasolina é tão cara? Por que os nossos próprios vizinhos sulamericanos, que não produzem petróleo, têm preços de combustível mais baixos do que nós? Por que diabos é tudo tão caro por aqui?
    O Brasil possui atualmente a segunda maior petrolífera do mundo, a Petrobras. No ramo petroleiro, temos Eike Batista, um dos homens mais ricos do mundo. Além do petróleo, temos um mercado automobilístico em constante expansão e a um passo de se estabilizar como o quarto país que mais produz e vende carros em todo o mundo. Também somos pioneiros em combustíveis como etanol e biodiesel. Então?
    Por que esse combustível é tão caro? Por que a gasolina é cara?
    Ter carro é um pecado. Além de todos os impostos embutidos no preço do carro, que chegam a 29% do valor de tabela em um carro médio, e de outros tributos, como IPVA, ainda há aqueles que são pagos em uma série de serviços como abastecimento, troca de pneu, amortecedores, entre outros.
    Mas, não foge do assunto. Por que o preço da gasolina é tão alto?
    Quase 60 por cento (57,13%) do preço da gasolina é apenas imposto, segundo os especialistas. Mais da metade do preço do litro.
    Quase alto suficiente em petróleo e com invejável cultura de cana de açúcar, por que um preço tão elevado? E o Brasil tem a gasolina mais cara do mundo.
    E não é pouco não, os especialistas calculam que o preço do combustível esteja até 60% acima das cotações internacionais.
    O que vocês acham da Petrobras exportar petróleo a um preço menor do que pagamos aqui no Brasil, enquanto nós, consumidores, temos que arcar com o valor altíssimo pela gasolina. Por que o preço não reduz? Até quando vamos comprar uma gasolina tão cara?
    O Brasil é o único país do mundo onde a população não se beneficia pela riqueza de seus recursos naturais. Apenas os investidores internos, estrangeiros, o governo e poucos funcionários da estatal lucram com as riquezas minerais do país.
    E como você explica o fato da Petrobras cobrar de outros países metade do preço que nos cobra pelo barril de petróleo? Para a extração desse petróleo que é exportado os custos são menores? Os bilhões de dólares de lucratividade trimestral obtidos pela Petrobras, os valores milionários gastos pela Petrobras com patrocínio de times de futebol inclusive na Inglaterra? Os cerca de cinquenta milhões de reais anuais pagos a titulo de conselho por “especialistas” em petróleo.
    Por que os custos de produção da Petrobrás são cerca de 20 vezes mais que outros países produtores? Pois é o que pagamos a mais em média pelo litro de gasolina no Brasil. A Petrobrás vende a gasolina no Brasil e extraída no Brasil em média a R$ 2,50, como pode vendê-la na Argentina por R$ 1,60? A mesma gasolina extraída dos mesmos poços com os mesmo custos?
    E olhem que os preços no norte do Brasil são ainda mais altos. Belém do Pará deveria reivindicar esse título: nós vendemos a gasolina mais cara do mundo. Que orgulho!
    A Petrobras não é do governo. O governo federal tem só 37% das ações da companhia, mas tem 56% do voto, e como acionista majoritário, tem poder de decisão na empresa. Ou seja, a Petrobras é uma empresa como outra qualquer, porém controlada pelo Estado.
    Mas, o preço da gasolina no Brasil é mais caro por causa da carga tributária.
    Quem Faz a Festa?
    No Paraguai, que não tem nenhum poço de petróleo, não tem pré-sal nem Petrobras, a gasolina custa R$ 1,45 o litro e sem adição de álcool. Na Argentina, Chile e Uruguai, que juntos, somados os três, produzem menos de um quinto da produção brasileira, o preço da gasolina gira em torno de R$ 1,70 o litro e sem adição de álcool.
    E o Brasil anunciou que já é autossufiente em petróleo. Serve pra quem? Quem faz a festa?
    Estamos pagando quase 3 reais pelo litro da gasolina. Realmente, só tem uma explicação para pagarmos tanto: menosprezo e desrespeito ao consumidor.
    Já houve quem sugerisse um boicote aos postos da Petrobras. Como?
    A verdade é que parece que a cada dia que passa o custo do etanol e da gasolina ficam mais caro para o cidadão, o que me indaga muito, pois, não somos um país autossuficiente em cana-de-açúcar e petróleo? Então, logicamente, os preços não deveriam estar entre os mais altos da América Latina.
    Antes de tudo, para analisarmos o preço de um produto precisamos pensar em seus custos de produção, armazenamento, deslocamento, lucro do produtor, lucro do distribuidor, impostos, safra (no caso do álcool), enfim, uma série de variáveis que resultam no valor final de um determinado bem ou serviço. Esta é à base do pensamento de um preço justo, mas, muitas vezes empresários se utilizam da ideia de preço do “vamos cobrar o que o mercado está disposto a pagar”. Muitos produtores de cana argumentam que a safra não está lá para estas coisas, já os donos de postos argumentam que a culpa é que estão pagando mais caro pelo combustível que também é altamente tributado pelo governo, e a população.
    Reféns dos Cartéis
    Dentre os diversos combustíveis, a gasolina, além de petróleo, tem em sua composição química o álcool, ou seja, cada vez que o preço deste produto subir, o preço da gasolina irá acompanhar o seu aumento. No entanto, o que podemos observar em diversas cidades do Brasil é que existe um grande cartel na venda dos combustíveis, seja diesel, etanol, gasolina ou GNV, pois, os postos, de diferentes bandeiras, praticam os mesmos preços ou valores similares. Quem perde com isso é o consumidor! Pois, fica sem opção de compra, tendo que pagar o que o mercado combina e ponto, o que contraria os valores essenciais do capitalismo.
    A base do pensamento capitalista está na redução de custos e melhor qualidade de produtos e serviços para os consumidores, onde o cliente tem o poder de escolha na hora de optar por uma marca ou outra, por um produto ou outro, por um preço ou outro, mas, como lhe dar no caso de todos praticarem o mesmo preço do mesmo produto? É o fim da livre-concorrência, viramos reféns dos grandes cartéis, é um caminho sem saída.
    Se somos um país autossuficiente em petróleo, se somos os maiores produtores de etanol do mundo, isto tem que refletir no preço dos combustíveis para o mercado brasileiro. Que se venda mais para o mercado interno em detrimento do exterior, que os cartéis sejam combatidos e punidos, e que os produtores e donos de postos que agem de má fé tenham mais transparência em todo esse processo, praticando preços honestos e justos.
    O que nos anima é olhar para o futuro e ver que os combustíveis fósseis serão substituídos por energias limpas e renováveis, o que além de permitir preços inferiores, também contribuirá para despoluição de nosso planeta, refletindo numa melhor qualidade de vida para todos nós.
    Mas, até lá… também já seremos fósseis…

  11. “Socialismo X Capitalismo” Professor reprovou classe inteira !

    Um professor de economia em uma universidade americana disse que nunca havia reprovado um só aluno, até que certa vez reprovou uma classe inteira.

    Esta classe em particular havia insistido que o socialismo realmente funcionava: com um governo assistencialista intermediando a riqueza ninguém seria pobre e ninguém seria rico, tudo seria igualitário e justo.

    O professor então disse, “Ok, vamos fazer um experimento socialista nesta classe. Ao invés de dinheiro, usaremos suas notas nas provas.” Todas as notas seriam concedidas com base na média da classe, e, portanto seriam ‘justas’. Todos receberão as mesmas notas, o que significa que em teoria ninguém será reprovado, assim como também ninguém receberá um “A”.

    Depois de calculada a média da primeira prova todos receberam “B”. Quem estudou com dedicação ficou indignado, mas os alunos que não se esforçaram ficaram muito felizes com o resultado.

    Quando a segunda prova foi aplicada, os preguiçosos estudaram ainda menos – eles esperavam tirar notas boas de qualquer forma. Já aqueles que tinham estudado bastante no início resolveram que eles também se aproveitariam do trem da alegria das notas. Como um resultado, a segunda média das provas foi “D”. Ninguém gostou.

    Depois da terceira prova, a média geral foi um “F”. As notas não voltaram a patamares mais altos, mas as desavenças entre os alunos, buscas por culpados e palavrões passaram a fazer parte da atmosfera das aulas daquela classe. A busca por ‘justiça’ dos alunos tinha sido a principal causa das reclamações, inimizades e senso de injustiça que passaram a fazer parte daquela turma. No final das contas, ninguém queria mais estudar para beneficiar o resto da sala. Portanto, todos os alunos repetiram aquela disciplina… Para sua total surpresa.

    O professor explicou: “o experimento socialista falhou porque quando a recompensa é grande o esforço pelo sucesso individual é grande. Mas quando o governo elimina todas as recompensas ao tirar coisas dos outros para dar aos que não batalharam por elas, então ninguém mais vai tentar ou querer fazer seu melhor. Tão simples quanto isso.”

    1. Você não pode levar o mais pobre à prosperidade apenas tirando a prosperidade do mais rico;
    2. Para cada um recebendo sem ter de trabalhar, há uma pessoa trabalhando sem receber;
    3. O governo não consegue dar nada a ninguém sem que tenha tomado de outra pessoa;
    4. Ao contrário do conhecimento, é impossível multiplicar a riqueza tentando dividi-la;
    5. Quando metade da população entende a ideia de que não precisa trabalhar, pois a outra metade da população irá sustentá-la, e quando esta outra metade entende que não vale mais a pena trabalhar para sustentar a primeira metade, então chegamos ao começo do fim de uma nação.

    • JEANN

      Magnífico, esplêndido, fenomenal!

      Um retrato coletivo do Brasil de hoje.

      São Paulo carrega nas costas o Auxílio-Vagabundo, mais conhecido como Bolsa-Esmola ou ainda Bolsa Família.

      Porém, nas eleições (presidenciais, pelo menos), quem decide a eleição é o Nordeste.

      Porque pobreza e miséria rendem votos fáceis, no país jamais vai acabar as duas, afinal o maior número de pessoas na pobreza (só o indispensável para viver) ou na miséria (nem isso) fica onde?

      Surpresa!

      Fica exatamente no Nordeste, verdadeiras Capitanias Hereditárias, onde os ricos tentam manter os pobres exatamente onde estão, destinando-lhes educação pública apenas para marcar o X na cédula eleitoral, e onde governam verdadeiras dinastias nos municípios.

      É no Nordeste que tem mais pobre e pobre é fácil de enganar.

      Ou de ameaçar, acenando com o corte no Bolsa Pau-na-Bucetta (porque tem muitos fazendo um filho atrás do outro para receber mais do Bolsa Família) e aí a família vota em quem eles quiserem.

      Hoje o cara é prefeito, depois o filho, depois o outro, depois o neto, como numa linha de sucessão ao trono, só que o pobre/miserável desses municípios/reinos são mantidos na pobreza e ignorãncia pela elite que os domina.

      O único rico na cidade é o prefeito (e família), a cidade inteira não tem nada, não tem asfalto nas ruas, não tem posto médico, e quando tem, não tem médico, a educação pública não existe, a fome é generalizada, não há emprego, exceto na prefeitura e esses já estão ocupados por apaniguados / apadrinhados / cabos eleitorais.

      E os incomPTentes e corruPTos querem mais é perpetuar esse estado de coisas.

      Pobre povo!

      Nos dois sentidos…

      Essas coisas feias sendo feitas por FHC (que sempre foi rico) já é lamentável.

      Mas as mesmas coisas sendo feitas por Lula (que foi pobre), aí já ultrapassa todos os limites do tolerável.

      Ele foi pobre e quando ficou rico, esqueceu o povo.

      • OS NORDESTINOS SAO UM POVO MUITO SOFRIDO POR TRES MOTIVOS:
        SAO HUMILDES;
        DESUNIDOS;
        COVARDES.
        UMA BOA TENPORADA LA E PERCEBI ISSO COM UM POVO TRABALHADOR E ATE BACANA, MAS NA MAIORIA DE EXPLORACAO FINANCEIRA E DIREITOS CIVIS EM GERAL E CADA UM POR SI, COM RARAS EXECOES, PREFIRO NAO CITAR ESTADOS ONDE O POVO SE ACOVARDA MAIS E OUTROS ONDE ATE OS POLITICOS PENSAM BEM ANTES DE ESTORQUIR A POPULACAO E TRABALHAM PELO POVO!

        SE EM ALGUNS ESTADOS DO NORDESTE A SITUACAO FOSSE DIFERENTE NAO HAVIA TANTA CORRUPCAO, MAS INFELIZMENTE, PRA MUDAR A SITUACAO EM TAL REGIAO NAO RESOLVERSI-A NA POLITICA COM VOTOS…
        …SO O POVO (LITERALMENTE) BOTANDO QUENTE COM GUERRA PRA CIMA DOS POLITICOS DE LA!

        DEIXEI ATE DE DIZER ISSO POR LA ANTES QUE PENSASSEM QUE EU QUERIA FAZER A REVOLUCAO NORDESTINA…
        …QUE SO ISSO LA, E NO PAIS INTEIRO PRA ACABAR COM ESSA PRAGA DE RICOS MASSACRANDO OS POBRES!

        AINDA BEM QUE VC NAO CRITICOU OS NORDESTINOS POIS SAO MUITO SOFRIDOS MESMO TENDO UM BANDO DE PARASITAS A EXENPLO DO SUL E SUDESTE DO PAIS, QUE NAO DIFERE NADA SO IGUALA!

DEIXE UMA RESPOSTA