Igreja Pingo D’Água: pastores com piercings e tatuagens pregam em gírias para jovens em pistas de skate

21

A Igreja Evangélica Pingo D’Água surgiu há nove anos de um trabalho social desenvolvido pelo pastor Valmar Neves, voltado a moradores de rua, e hoje, atua no Conjunto Habitacional Cesarão, no bairro de Santa Cruz, Rio de Janeiro.

Identificada com o modelo “urbano” de liturgia, a Pingo D’Água atrai skatistas, roqueiros, punks e hippies, e foi tema de uma reportagem especial do jornal Extra, que destacou as pregações feitas em lugares inusitados, como pistas de skate, por exemplo, e os piercings e tatuagens de fiéis e líderes.

Um dos personagens entrevistados para a matéria, o guitarrista e missionário Vitor Gabriel, 28 anos, diz que as celebrações da igreja são cheias de gírias e linguagem coloquial. O tratamento entre eles é com base em palavras como “brother”, “velho”, e “rapá”.

“No início, alguns jovens ficam meio desconfiados, até com um certo preconceito, porque não usamos terno e gravata. Isso é quebrado quando nos veem falando de Deus como nas outras igrejas. Só que de uma forma mais livre”, explica.


O músico está prestes a ser consagrado pastor oficial da igreja, e afirma que nos quatro anos que está na denominação, sua vida mudou: “Deixei minha casa, minha TV, meu computador e vim morar numa barraca aqui. Estava em depressão, bebia e tive contato com drogas”.

O primeiro pastor que foi formado e ordenado na Igreja Pingo D’Água, Alexander Silva, conta que mesmo sem curso de teologia, os líderes se preparam através de treinamentos práticos e estudo pessoal da Bíblia, no tempo que cada um dispõe.

Os cultos, feitos com canções de reggae, rock e pop gospel, são baseados na mensagem tradicional da Bíblia “Pregamos em outro templo que a igreja dos dias de hoje precisa acordar para o povo”, diz o pastor Daniel Montenegro, revelando que o estilo despojado ainda não tem aprovação unânime de outros líderes evangélicos: “O pastor de lá pegou o microfone, nos esculachou e criticou as tatuagens”, lamenta.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+


21 COMENTÁRIOS

    • Que ignorância. Estilo de se vestir é fazer parte do mundo?

      “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus”. Gálatas 5:19-21

      Perdoe a minha ignorância, mas não vi skate e bermuda entre essas coisas. Mas, pelejas, dissensões, porfirias, idolatria a pastor, isso sim, tenho visto muito no meio evangélico. Portanto, cuidado, pois há muitos engravatados falando “amado” que estão mais no mundo do que esses skatistas.

      • ELISEU FOI RECONHECIDO POR SER “SANTO HOMEM DE DEUS” ( II RS. 4:9 ); PEDRO FOI RECONHECIDO POR SER CRISTÃO POR SUA LINGUAGEM ( MT 26:73 ) E OS DISCÍPULOS DE CRISTO FORAM CHAMADOS ( FORAM CHAMADOS E NÃO SE CHAMARAM ) CRISTÃOS ( ATOS 11:26 ). AGORA ASSOCIAR A VIDA CRISTÃ SOMENTE ÀS OBRAS DA CARNE MOSTRA QUE O “MESTRE” REALMENTE É IGNORANTE E NADA SABE ( I TM 1:7 ). EXISTEM EVANGÉLICAS QUE, QUANDO COLOCADAS AO LADO DE UMA FREIRA, SE ASSEMELHAM A UMA PROSTITUTA. ADEMAIS ALGUNS “MESTRES” UTILIZAM AS PROPRIAS PALAVRAS DE CRISTO ” NÃO JULGUEIS PARA QUE NÃO SEJAIS JULGADOS” ( MT 7:1) DE FORMA GENERALIZADA E PARA JUSTIFICAREM A ATUAÇÃO DE SATANÁS EM CIMA DOS PÚLPITOS, DESRESPEITANDO ATOS 20:28-30. ( QUANDO, NA VERDADE, SÃO COVARDES; NÃO TÊM AUTORIDADE ) . AS PALAVRAS DE CRISTO PARA NÃO JULGAR SÃO ESPECIFICAMENTE PARA OS HIPÓCRITAS ( MT 7:5 ). DE IGUAL FORMA, LC 6:37, SE REFERE AOS HIPÓCRITAS ( V.42 ). QUEM NÃO É HIPÓCRITA, JULGA CONFORME ENSINO DE CRISTO ( JO 7:24 ). ESSAS PESSOAS QUE NÃO RESPEITAM A CASA DE DEUS, DEVEM SER EXPULSAS DA IGREJA ” . . .EXPULSEM DO MEIO DE VOCÊS ESSE IMORAL” ( I COR. 5:13 – BIBLIA VERSAO LH ). “MESTRES,” QUE NÃO LEEM A BÍBLIA OU LEEM VERSÍCULOS ISOLADOS, CONTRIBUEM PARA O ENGRANDECIMENTO DO REINO DE SATANÁS.

        • A sua igreja tem uma história muito suja para julgar alguém. Seja humilde pelo menos. Também há muitas católicas que se vestem como prostitutas. Aliás, muitas prostitutas ainda são católicas, batizadas quando crianças e ainda tem primeira comunhão.

          “ESSAS PESSOAS QUE NÃO RESPEITAM A CASA DE DEUS, DEVEM SER EXPULSAS DA IGREJA”.

          Porque vocês não fazem isso então? O Jean Willys foi excomungado? A mulher melancia foi excomungada? A mulher melão foi excomungada? Quanta hipocrisia heim.

  1. Isso aí, seguindo o exemplo de Paulo.

    “E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei. Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns”
    1 Coríntios 9:20-22

  2. Vejo tantos comentários com uma intolerância tão grande… triste…
    ao invés de orar pelos caras, pq é um trabalho lindo, criticam…
    a maioria acha que Jesus estaria no templo deles com ar condicionado, cadeiras confortáveis e falando bonitinho cheio de suas religiosidades… por favor… vamos parar de ser sepulcro caiado… abençoe os outros um pouquinho….

  3. Imagina, se esta igreja resolve pregar para os gay, como seria seu trage.. que testemunho estaria levando a sociedade. A postura de um servo de Deus não pode mudar assim como a palavra.

  4. Quanta gente certa né?
    Temos que parar de ser cristãos intolerantes… ao invés de amar e orar pelos caras que fazem um trabalho lindo, coisa que a MAIORIA das igrejas não fazem, ficam discutindo….
    pessoas levando pro lado pessoal, birras entre evangélicosxcatólicos….
    Por favor os caras estão levando o amor, a palavra de Deus….
    Muitos aqui acham que Jesus viria e ficaria sentadinho no templo com ar condicionado, outros achando que ele voltaria cheio dessa religiosidade que cercam as denominações católicas e evangélicas…
    Ele, o Pai, estaria junto destas pessoas que não conhecem…

  5. Verdadeiramente virou a gota d água cada dia se inventa mais uma denominação evangélica com nome mais bizarro que o outro isso deboche com nome de Deus aff BASTA!!!!!!!!

  6. A palavra chave talvez seja ‘equilíbrio’. Minha lamentação, no entanto, é perceber que enquanto nos atacamos uns aos outros, o que é uma obra da carne e que revela meninice espiritual, não atacamos o problema de fato. Talvez estejamos querendo fazer o trabalho do Espírito Santo, assumindo a característica de ‘Fogo da Prova’, àquele descrito em I Co 3, por isso, julgar a obra de alguém, ou alguém da obra, não é trabalho humano, senão divino. A aparência pode ser estranha, talvez, nos lembre um antigo profeta chamado João, o Batista; um cara barbudo que usava roupa de camelo, um animal considerado pela própria Lei Mosaica como imundo. Fato: eles estão fazendo o que todos deveriam fazer, mas não fazem, então, se estamos percebendo e se há na verdade algum desvio do Evangelho por parte desses irmãos (porque pelo que me consta, não temos todas as informações sobre a Denominação, só uma pequena reportagem, o que nos inibe o juízo), deveríamos orar para que, repito, se há algum desvio, o Espírito de Deus alinhe a visão deles com a Escritura. Outra coisa, Jesus não fundou nenhum sistema religioso, nem evangélico nem católico, Ele fundou um Reino, e suas leis estão na Escritura, não no Estatuto e Regimento de qualquer denominação; então, estas nomenclaturas não são reconhecidas na Eternidade. Paremos de brigar, irmãos, e nos convertamos ao Santo Evangelho.

  7. Vejo todo mundo criticando, inclusive ditos “crentes”.
    Só digo uma coisa: As pessoas estão ouvindo falar de Jesus, se não gostou, VAI LÁ E FAZ MELHOR!!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA