PLC 03/2013: Católicos e evangélicos se unem para pressionar Dilma a vetar ao projeto que autoriza o aborto

25

Os parlamentares integrantes das bancadas evangélica, católica e da família vão pedir à presidente Dilma Rousseff (PT) que vete o PLC 03/2013, que foi aprovado na última quarta-feira e abre brechas para a prática do aborto.

O projeto, de autoria da deputada Iara Bernardi (PT-SP) passou “despercebido” pelos deputados e foi aprovado por unanimidade juntamente com outros projetos.

A proposta aprovada não fala em aberto diretamente, mas usa em seu 3º artigo um jargão médico – “profilaxia da gravidez” – para que a possibilidade de aborto em casos de abuso sexual seja válida. Na linguagem da medicina, o termo serve para se referir a um tratamento que serve para evitar algo ou uma doença.

Se a presidente Dilma não vetar o projeto, os hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS) deverão “oferecer às vítimas de violência sexual atendimento emergencial, integral e multidisciplinar”. O texto aponta que violência sexual é “qualquer forma de atividade sexual não consentida”.


Pressão

O deputado Paulo Freire (PR-SP), presidente da Frente Parlamentar Evangélica, afirmou em entrevista ao portal Uol que a estratégia que será usada no diálogo com a presidente Dilma será a pressão: “Só com essas frentes temos por volta de 200 deputados, e vamos à presidente pedir esse veto a esse projeto absurdo”.

O pastor e deputado Marco Feliciano (PSC-SP), presidente de Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) fez um mea-culpa na questão e disse que a aprovação foi resultado de um “vício” na análise dos projetos: “Nessa Casa, usa-se muito a palavra-chave. E esse projeto não traz o nome aborto. Aí que nos pegaram. Eles foram muito sagazes”, declarou.

Durante uma audiência pública realizada na Câmara, o padre Paulo Ricardo de Azevedo Junior, que é mestre em Direito, afirmou que a alternativa dos deputados é pedir o veto total do projeto: “Acredito que o veto parcial não pode existir, pois não há como excluir dois artigos. A lei não se sustentaria. Espero que os senhores usem a arte política e negociem com a presidente, pedindo que ela vete, mas oferecendo a ela que o Congresso se comprometeria a votar uma outra lei”, disse.

Jair Bolsonaro (PP-RJ), concordou com o padre e pediu “perdão” por ter deixado o projeto passar: “Eu tenho seis mandatos aqui e não posso alegar inexperiência. Rogo o perdão do senhor [padre] por isso”.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

25 COMENTÁRIOS

  1. Ou seja: uma mulher que foi abusada sexualmente é obrigada a ter a infeliz criança por conta da imposição de uma bancadinha autoritária e ditadora.

    Esses católicos e evangélicos deveriam procurar uma pia de louças sujas para lavar.

    Aborto é questão de saúde pública e não de igrejas.

  2. A Presidenta tem que veter isto jamais pode ser aprovado ou vamos fazer uma manifestação naquela esplanada como nunca foi vista ajuntaremos todos católicos evangélicos e todos os segmentos que for contra a internete nem vai dar conta de tantos chamados e tenho dito

    • Pode chorar! Ela vai aprovar e você e os demais vão ter que engolir!

      E vocês podem fazer uma manifestação a vontade… porque a última manifestação de vocês em brasília foi um fracasso total e nem a mídia divulgou rs. E ainda sim só teve gente por que os pastores 171 deram pão com mortadela de graça, para no final, a crentaiada voltar com gases rs.

      Como é dura a vida de um crente, sustentam uma corja de pastores vagabundos, para no final comerem pão com mortadela.

      Meus sentimentos rs!

      • Meus sentimentos pra vc que é um ignorante, que o meu Deus te perdoei, caso vc confesse é claro, suas palavras torpes, pq dará conta de cada uma delas no dia do juizo!

      • Estranho ! Um cara fala mal dos crentes estando em um site gospel aonde a maioria aqui são crentes, acho que você quer ser um crente também em ? Não é possível você esta aqui e ficar latindo e latindo em todos os comentários só por que tem ciumes ? Será que é ? Talvez seja e isso é normal hoje em dia não sei por quê.

        • Na verdade o Afonso tem muita sede de Deus… Deixe Cristo entrar em teu coração e verás o que é ser feliz de verdade… Você só esta no mundo porque sua mãe disse sim a vida… Que Jesus te alcance… Vou ficar rezando por você. A Paz!!!

      • caraa para de ser ridiculo vc quer que ela aprove o aborto pelo amor de Deus um feto que não tem nada haver vai morrer vc acha isso justo mesmo cara tenha mais sensibilidade

  3. Ilton Charllys parece ter sancionado uma nova lei em que até o estrupador tem direito de cometer seu crime. Esse provou que é a favor mesmo da criminalidade. E que argumentação mais pobre utilizada hem… Quem opina com perguntas se auto-afirma desprovido de interesse pela causa a qual ousa comentar isento de conhecimento sobre a mesma.

  4. e uma danação mesmo trabalho a noite toda entro aqui pra ver as coisas de cara já topo com uns kpeta cavalos dos diabos vai lamber o rabo de seus pais os kpetas dos infernos suas nojentas depravadas bando de assassinas vocês e a favor do aborto porque são bichonas a serviço do inferno suas heranças estão aguardando vocês malditas ta achando que todo crente e bonzinho babacas sou crente e dai seus malditos dos infernos

  5. relativistas quando só se defendem quando acusam outros…ó mentes adolescentes que não crescem. É até orgulho ser chamado de fundamentalista diante de relativistas. Eles não sabem mesmo o que dizem. Nem sabem decidir-se sobre suas opiniões, porque estão em uma corda bamba, fazer o que, ninguém tem certeza do que não conhece. Neste caso é esta a situação em que se encontram todos estes assassinos covardes, tirar a vida de quem não pode nem se quer se defender. Pobres infelizes.

  6. Jose Gilmar de Souza.
    Eu vou mais longe, enquanto a igreja estiver aqui, nó não vamos permitir que esta barbaridade ocorre. Por mais que critique ou falam mal ou até nos xingue, o que eles não sabem é que a Igreja tem autoridade sobre a Terra. E por outro lado o que está conosco 2x maio do que está com eles. E a vitória não é nossa, mas de Cristo.
    Após a retirada da Igreja como vc falou, ai fazem o que eles querem, e tenho certeza que vão se arrepender muito, vai perceber que era felizes e não sabiam.

  7. Afonso,péssimo o aborto não ter sido aprovado antes,porque se tivesse sido talvez ,não estáriamos lendo essas asneiras escritas por você,porque sua mãe teria ti abortado

  8. Eu penso nas mulheres que tem sonhos na vida, planos de futuro e que de repente estão andando nas ruas e são atacadas por homens a luz do dia, arrastadas para um canto, são violentadas sexualmente e ainda apanham. Umas engravidam outras podem até ter HIV, são obrigadas a levar esse filho 9 meses na barriga, enfrentar essa gravidez de um pai bandido que mal conhece. Tudo bem, tem umas mulheres que aceitam a ideia e acabam tendo o bebê, já que é filho delas também mas e as que não planejaram e sofreram um crime? terão suas vidas modificadas. E a respeito de uma gravidez de risco, onde as mulheres correm sério risco de morrer, será que a mulher não pode optar por sua própria vida?

  9. Diogo a solução no caso do estupro ,não esta em aprovar o aborto,isso não vai solucionar o problema,em vez de aprovar o aborto tem que mudar as leis,que assim não haverá estupro,consequentemente não terá porque fazer aborto,agora vão transar a torta direita falar que foram estupradas e assassinar as crianças,me poupe

  10. Católicos são contra o uso de camisinhas, contra o aborto etc, certo… Então cada um que tivesse uma gravidez indesejada (Que pode ocorrer mesmo fazendo o uso da camisinha) ou uma DST deveriam colocar a responsabilidade na conta da Igreja Católica mais próxima. Que tal sair um pouco da Idade Média e acordar para o Século XXI? Religião é realmente o câncer da humanidade. Enquanto esses patetas deixarem interesseiros vulgo padres falarem em nome de Deus e cerceando a vida daqueles que o escutam, vão acabar se ferrando. Deísmo é a salvação.

  11. O aborto deve ser legalizado sim, a decisão de abortar ou não deve ser da mulher, o estado não deve se basear em fundamentos religiosos idiotas para se criar uma lei. Religião é o maior câncer da humanidade!!! FATO!

  12. O PLC 03/2013 foi aprovado na Câmara e no Senado por unanimidade; isto implica dizer que toda a Bancada Evangélica das respectivas casas votou a favor do PLC 03/2013. Esses “Homens de Deus” são uma vergonha para a Igreja. Sabemos que há muita troca de favores para aprovar projetos na câmara e no senado e, se não houve isso, o que é muito difícil de acontecer, no mínimo eles são uns irresponsáveis e inconsequentes, pois votam a favor de um projeto sem lerem o conteúdo. E ainda têm as caras de pau de dizerem que vão pressionar Dilma pra vetar o que eles votaram a favor. Que Deus tenha misericórdia dos “representantes da sua Igreja” no Congresso Nacional!

  13. Essa mulher a apoia o aborto pior foi nós que erramos nós votamos nela e escolhemos ela para representar o Brasil infelizmente
    o culpado somos não pq escolhemos essa mulher para ser presidente ela fala presidenta mais gente está errado é presidente ela quer mudar a língua brasileira ninguém merece

  14. Se ela realmente estivesse arrependida.. como dizem as evangélicas… não seria necessário nenhuma pressão para pedir pra ela vetar… mas vamos ver.. no que vai dar!!

  15. A primeira perseguição do socialismo neo-comunista é na ideologia religiosa, pois eles entendem o ESTADO-DEUS que é inegociável na ideologia.
    Ninguém pode substituir O ESTADO-DEUS. Sempre foi assim nos países onde conseguem a implantação.
    Ocorre que com o neo comunismo, há primeiro a inversão dos valores para chegar ao mesmo fim.
    No final , é ele que decide o que é certo ou errado e impõe pouco a pouco restrições… até que toda a ética individual moral será impedida.
    A Suécia já não permite nenhum direito de consciência para profissionais da saúde, parteiras, estudantes de medicina ou farmacêuticos. A educação sexual explícita da Suécia é obrigatória para crianças, onde uma menina de 11 anos fez dois abortos sem o consentimento de seus pais
    A educação escolar em casa é criminalizada na Alemanha, enquanto a Áustria ameaça tirar os filhos das famílias.

  16. O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir…
    Porém se ele o fizer descaradamente ninguém aceitaria… suas idéias subversivas…

    João 10:10-11
    “E isso não é de admirar, pois até Satanás pode se disfarçar e ficar parecendo um anjo de luz. Portanto, não é nada demais que os servidores dele se disfarcem, apresentando-se como pessoas que fazem o bem. Mas no fim eles receberão exatamente o que as suas ações merecem.”
    (2 Coríntios 11:14-15 BLH)

    ÓBVIO é toda ideia destruidora para ser eficaz deve ser inconfundivelmente boa, ótima, mas no final irá negar sua eficácia mas se mostrar proveitosa para outro fim, de destruição e morte.

  17. Por favor, vamos parar com esse pensamento feudal sobre o aborto…
    O Estado é Laico e qualquer simpatia a qualquer religião fere a laicidade no nosso país …
    e quem estiver pensando algo adverso sobre o estado laico,lembre-se que os maiores IDHs são os de países laicos e acredito veementemente que ninguém deseja morar em um país teocrático como a bíblia nos dita. ( como muitos países no oriente médio )
    Sem mais.

DEIXE UMA RESPOSTA