Anúncio de emprego causa polêmica por exigir que candidata seja jovem e evangélica

17

Na última semana, a publicação de uma vaga de emprego para auxiliar administrativo nas redes sociais causou polêmica na cidade de Imperatriz, no Maranhão. Publicado no início da semana, o anúncio motivou uma série de discussões devido à restrição de certas características para os candidatos, inclusive religiosas.

Ao descrever as exigências para o cargo, o anúncio afirmava que o candidato deveria ser do sexo feminino, ter idade entre 20 e 22 anos e que tivesse orientação religiosa evangélica.

Considerado ilegal segundo o G1, o anúncio motivou até mesmo uma intervenção do ministério do trabalho, através do auditor fiscal da gerência Regional do Trabalho, Evandro Rodrigues, que afirmou que não pode existir nenhum tipo de discriminação no momento da seleção para contratação.

– No Brasil, o nosso conceito de discriminação ou preconceito é dado pela convenção 111 da OIT, que foi promulgada em 1968. Logo no artigo primeiro, ela fala que discriminação é toda distinção, preferência ou exclusão de uma pessoa candidata a um emprego por motivo de sexo, idade, convenção política, religiosa, filosófica – afirmou Rodrigues.


Após a grande repercussão dada ao caso, a agência responsável pelo anúncio divulgou uma nota reconhecendo que houve falhas na elaboração do anuncio, e que erros como esse não irá mais se repetir.

– Temos um banco de recursos humanos. As empresas associadas nos pedem profissionais cotidianamente. Nós estamos com um corpo de profissionais qualificados para fazer a seleção destas pessoas, buscando, na medida do possível, eliminar qualquer tipo de constrangimento para o candidato. A gente tem que ter muito cuidado para não causar nenhum tipo de constrangimento aos candidatos a um emprego – explicou o gestor de RH, Giovanni Pietrin, que afirmou ainda que as exigências partiram de uma empresa que faria a contratação para o cargo.

Por Dan Martins, para o Gospel+


17 COMENTÁRIOS

  1. E eu sou crente e realmente isso não pode acontecer porque se foce barrado por ser crente certamente ficaria muito triste, apesar que ja fui dispensado de uma empresa por ser crente, mas não corre atras deixei para Deus mesmo tomar as devidas providencia asquais forão tomadas porque a empresa quebrou faliu e não existe mais e seus donos voutaram a ser empregados hoje de outras empresas, nem de um lado nem de outro os direitos de candidatura a uma vaga de emprego tem que ser para todos não pode haver distinçao,

    • O pedido é bem explícito ! o contratante queria uma jovem evangelica , ele não fez acepção de empregado, ele é dono da empresa , e se ele pedisse um satanista ? oque eu cristão tyem haver com isso ?

      • Este foi o comentario mais inteligente ate agora.

        De forma oculta é isso que acontece em seleção de novos empregados,
        os que não se enquadrão são desclassificados, simples assim!

  2. Entendo isso. O verdadeiro convertido luta contra o pecado. Isso aumenta as chances da empresa ter um funcionário que cumpre com as obrigações.
    Agora ironizando: os que gostam do politicamente correto, mais cedo mais tarde, vão sugerir a criação de leis que favoreçam os bandidos, estabelecendo cotas para contratação. Seria uma maneira de esvaziar os presídios

  3. Eu sou sim um crente mas de forma alguma concordo com este tipo de escolha ate porque em minha profissao e imposivel fazer este tipo de escolha pois toco obras grandes de ate 1200 homens como iriamos fazer, ate porque vamos pelo profissionalismo da pessoa a ser contratada, e não por sua cor tamanho ou credo isto não e legal definitivamente uma impresa que se prese e que tem o sistema de gestão de qualidade jamais vai por esse caminho, pois este não e o caminho com uma gestão voltada para a qualidade de seus produtos seja ele qual for na industria da construção civil isto não acontece de forma alguma, ate porque no meio disso tudo esta a justiça e asim fazendo com certeza uma impresa estaria cometendo injustiça, por deixar de contratar um trabalhador colaborador por sua cor seu tamanho ou sua crença ao qual o mesmo professa, eu posso falar com autoridade sobre esse assunto primeiro porque eu sou um contratador de mão de obra profissional em canteiro de obras porque sou Mestre de Obras, e segundo porque eu ja passei por isso e sei na pele o quanto e doido ser trocado por outro por causa de minha crença por causa do credo que professo

  4. Concordo com a atitude do anunciante. É o mesmo que contratar um jogador de futebol, você só escolhe o que acha ser melhor, e é bíblico que os da casa tenham preferência

  5. Se eu tivesse uma empresa eu jamais contrataria evangelicos e explico;;;;a maioria tem o nome no spc,a maioria é falsa,hipocrita,mentirosos etc… se for falar tudo aqui não terá espaço suficiente!!

    • Anny,

      Perdeu a noção de perigo, minha cara?

      Acabou de incriminar todos evangélicos quando o tema fala justamente do fato de uma empresa dar preferência, ou seja, a empresa não desfez da religião de ninguém, apenas enalateceu uma, aí vem você e faz considerações contra todos os evangêlicos?

      Pode dar seu endereço, cpf e identidade civil? É que certamente você será processada, minha cara, será procurada também pelo M.P.F.

      O anonimato pra prejudicar outrem se constitui crime, então que se identifique, afinal do modo como você falou, dá a certeza que não é gaga, assumindo o que prega em alto e bom som.

        • Anny,

          Então diga que a maioria dos policiais é corrupta, que a maioria dos políticos é corrupta, que a maioria dos católicos é fundamentalista, que a maioria dos muçulmanos é fundamentalista, que a maioria dos agentes públicos é corrupta, que a maioria dos torcedores de futebol é violenta…

          Minha cara, essa é uma forma disfarçada de se dizer que todos são, isto é uma discriminação contra todos, nazismo na essência.

          Ora, é tanto que disse que não contrataria nenhum, nenhum, nenhum evangélico.

          Pode esclarecer, minha cara? É que primeiro usou da esperteza em dizer que a maioria, depois, é o que interessava, disse que não contrataria nenhum, o colocar todos num mesmo patamar, o da desconfiança moral, o desfazer do próximo.

          Se não bastasse essa empresa, se é que é verdade essa história e se for verdade até que ponto não é foi feito de propósito, pois neste país nunca ninguém fez restrição a religiosidade dos outros de forma explícita, burra, imbecil como esta, ou seja, é mais um ataque aos evangélicos.

          • AnnY,

            Cê disse,fui.

            Mas um dia vai voltar pra prestar contas de sua postura, a Lei do Retorno, cuja norma principal é, quem com o ferro com ele haverá de ser ferido.

            Como vê, a carapuça serviu e vai continuar servindo. Você vai, mas volta pra pagar a pena.

    • Pois e eu sou crente, e nunca fiz este tipo de coisa, e olha que ja ajudei a muitos se profissionalizar sendo estes catolicos em sua maioria e tambem crentes de outras denominações, nunca nunca eu faria isto se eu estou precisando de um operador de um tournatrak por exemplo e o que aparece com as exigencias profissional e um catolico,e evidente que vou contrata-lo e neste interim parece outro que e crente mas não tem a qualidade profissional jamais vou contratalo deixar de contratar um catolico profissional para contratar um crente que não se enquadra na exigencia jamais, em uma impresa seria e que tem gestão administrativa e qualidade nunca fara isso qualidade qualidae, e esta pessoa ai que esta dizendo que nunca contrataria os crentes com certeza se tivesse uma impresa seia uma porcaria de fundo de quintal daquelas que se entra pelas portas do fundo e concerteza seria uma porta feita de taba de chiqueiro e tenho dito

  6. SERÁ QUE ESSE SE DIZ AINDA DE DEUS! Quanto preconceito e se diz seguir os bons exemplos de Jesus. Sem contar a incompetência do dono dessa empresa e a hipocrisia. Gostaria de saber do incompetente e burro patrão se ele presta serviço ou vende algo somente para os evangélico?? Tenho certeza que nesse caso ele não faz nenhuma exigência. Ainda quer se passar por justo e que está a caminho tão almejado do SELETO GRUPO DE DEUS. Está mais longe do pensa nobre amigo. Você está indo para o norte e pensa que está indo para o sul. ACORDA!!

    • Bom dia
      Foi dado destaque para a orientação religiosa da candidata, porém a discriminação já existia quanto à idade e sexo.A verdade que mesmo não estando no anúncio, estas discriminações são praticadas durante a entrevista.

DEIXE UMA RESPOSTA