A situação dos cristãos na Nicarágua, em especial os católicos, vem se complicando a cada dia na atual repressão do ditador Daniel Ortega a seus críticos. Policiais têm impedido fiéis de irem às igrejas e muitos temem que os líderes religiosos sejam presos.
Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra um destacamento de policiais em frente a uma igreja, impedindo o acesso dos fiéis ao templo. O padre responsável pela paróquia tenta abrir caminho, mas os policiais usam o corpo para impedir.
“Daniel Ortega, da Nicarágua, ordenou que as igrejas católicas do país sejam fechadas e que os cultos sejam proibidos. Por enquanto os padres não estão sendo presos, mas fontes locais dizem que é só uma questão de tempo até isso acontecer”, comentou a página Hoje No Mundo Militar, que aborda temas relacionados à geopolítica.
Todo o posicionamento de lideranças religiosas na Nicarágua contra o ditador Daniel Ortega vem sendo liderado pelos cristãos. Evangélicos se reuniram nas ruas em 2018 para orar a Deus pelo país, como forma de protestar contra o governo.
Mais recentemente, um bispo católico foi preso em uma ação ordenada pelo próprio ditador para o fechamento de sete emissoras de rádio católicas. Dias depois, um presbítero foi detido e seu paradeiro é desconhecido.
Daniel Ortega é um dos representantes da extrema esquerda na América Latina e um dos aliados do ex-presidente Lula (PT) no continente. Os católicos formam 74,1% da população, enquanto os evangélicos somam 16,9% e outras ou nenhuma religião são 9%.
Daniel Ortega, da Nicarágua, ordenou q as igrejas católicas do país sejam fechadas e q os cultos sejam proibidos. Por enquanto os padres não estão sendo presos, mas fontes locais dizem q é só uma questão de tempo até isso acontecer. pic.twitter.com/yGH5qZfVxw
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) August 17, 2022