Classificado por muitos como o “pastor do stand-up”, o pastor Cláudio Pereira, da Igreja Batista Monte Horebe, na Barra da Tijuca, no Rio, ficou conhecido em todo o Brasil por suas pregações e palestra onde ele usa uma boa dose de humor para tratar de temas sérios como a vida cristã, a sexualidade e a família.
O pastor, que por sua notoriedade já concedeu entrevistas a Danilo Gentili, no programa Agora é Tarde, e ao Ratinho no quadro Dois Dedos de Prosa, falou recentemente à revista Cristianismo Hoje, falando se seu trabalho pastoral e suas palestras. Ao longo da entrevista, Duarte afirmou que apesar de ser conhecido por sua irreverência, se considera um conservador.
Contando que em seus tempos de escola nunca foi “daqueles de fazer piada”, o pastor revelou que começou a incorporar o humor em sua maneira de pregar ao lidar com os jovens da igreja por estar em um ambiente dotado de muita descontração. Segundo Duarte, com o tempo ele começou a incorporar o humor em sua maneira de pregar, pois percebeu que “o humor é muito útil para tornar os assuntos mais acessíveis às pessoas, inclusive na igreja”.
– Ele quebra o gelo, deixa as pessoas mais à vontade para ouvir as verdades da Bíblia – ressaltou, frisando, porém que há uma linha muito tênue entre a brincadeira, o humor em si, e o exagero.
Sobre o tema que acabou sendo o principal em palestras e pregações itinerantes, a sexualidade, o pastor conta que não foi nada planejado, e que tudo começou quando foi convidado para falar num congresso que tinha esse tema. Segundo ele, após a resposta positiva em relação a sua pregação acabou sendo convidado outras vezes para falar sobre sexualidade, e isso acabou tomando um caminho natural.
– Fui lá e falei o que sabia, de acordo com a Palavra de Deus, minha própria experiência conjugal e com tudo que tenho visto nesses anos todos lidando com pessoas. O pessoal gostou e fui chamado outras vezes. Isso acabou me projetando no meio batista, que é minha origem denominacional. Aí, começaram a gravar esses eventos e logo havia vídeos caindo na internet, essas coisas. – explicou.
Sobre sua posição teológica e a respeito dos costumes e crenças cristãs, o pastor afirmou ser um conservador, e comentou que muitas vezes as pessoas confundem seu bom humor com uma linha de pensamento liberal.
– A pessoas acham que, por ser bem humorado nas minhas falas, eu sou liberal. Mas eu sou conservador, de formação batista. Sou firme nos meus posicionamentos, não concordo com pecado. – destacou o religioso.
O pastor Cláudio Duarte falou sobre a tensão existente entre ser um preletor itinerante, estando sempre pregando em igrejas diferentes e seu chamado pastoral. Questionado se não deveria estar cuidado das ovelhas de sua igreja ao invés de viajando constantemente para dar palestras, o pastor disse que sim, e que “frustra um pouco a gente não ser pastor de ovelha”, e que pretende mudar a forma com que encara seu ministério.
– Os irmãos daqui da igreja se queixam porque eu não tenho muito tempo para eles. Quando eu vim para cá, meu acordo com o pastor Paulo Roberto Ramos, que é o presidente deste ministério, era para cobrir uma ausência pastoral por seis meses. Esse tempo já passou, mas ainda estou aqui. Não sei o que Deus tem para mim neste sentido, mas uma coisa já decidi: para o ano que vem, vou mudar minha postura, dedicando-me à igreja local e à família. – revelou o pastor.
Por Dan Martins, para o Gospel+