PSB tem proposta para acabar com isenções fiscais e tributárias de igrejas, diz jornalista

35

As eleições 2014 deverão mostrar um cenário político bastante dividido entre as lideranças evangélicas, e as polêmicas já começaram.

Uma proposta do Partido Socialista Brasileiro (PSB) a respeito da plataforma de governo para o caso da coligação com a Rede Sustentabilidade vencer as eleições do próximo ano gerou incômodo nos líderes evangélicos que pretendem apoiar a dupla Eduardo Campos/Marina Silva.

No site do PSB, segundo o jornalista Lauro Jardim, há uma proposta que defende o fim das isenções fiscais e tributárias que as entidades religiosas têm hoje. Jardim afirma em sua coluna Radar Online, no site de Veja, que a ideia do PSB “pegou muito mal” entre pastores entusiastas da coligação.

Entre os que pretendem apoiar a candidatura estão o pastor Silas Malafaia, por exemplo. O líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo (ADVEC) foi um dos que manifestou de forma mais entusiasmada a filiação de Marina Silva ao PSB, formando uma chapa com Campos. À época, Malafaia usou o Twitter para extravasar: “Chora PT”.


As isenções fiscais e tributárias são um direito constitucional das entidades religiosas, e uma mudança nessa questão poderia esbarrar em cláusulas pétreas da Constituição de 1988.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+


35 COMENTÁRIOS

  1. Sou a favor desde que realmente envolva TODOS os credos religiosos: Evangélicos, católicos, espíritas, umbandistas, budistas, xintoístas, Seicho-No-Ie, mulçumanos, judeus ortodoxos etc, etc, etc, etc e por aí vai… Talvez ajude a diminuir (acabar acho meio difícil!) as falcatruas em nome de Deus! “…dai a César o que é de César…”

    • Sua colocação foi ótima, se vai cobrar impostos que cobre de TODAS AS RELIGIÕES, porém existem boas igrejas que aplicam suas ofertas e dizimos em muitas obras sociais, e pagando imposto afetaria aqueles que verdadeiramente usam os dizimos e ofertas na obra de Deus.
      Uma outra questão seria, se fosse cobrado impostos das igrejas sobre as arrecadações, quem iria sofrer mais seria o povo, sabe pq?
      Pq para compensar o pagamento dos impostos, os lideres iriam arrancar mais ofertas do povo, e no fim das contas, a corda sempre arrebenta do lado mais fraco.

      Shalom!

      • as igrejas deveriam cobrar do governo também os drogados e bêbados que ela recupera, gente q passa a ter um estilo de vida saudável, sem vícios, sem fumar, diminuindo gastos com pacientes de câncer etc., diminuindo acidentes de automóveis devido a embriaguez etc..

        • Edy Mancebo

          Concordo com vc tbm, as igrejas de um modo em geral ressocializa muitas pessoas que estavam perdidas para a sociedade, e esse mérito ninguem pode tomar da igreja ( o mérito é de Cristo).
          Meu comentário foi com sarcasmo, pq a perseguição é sobre os evangélicos, mas com certeza sou contra o governo querer cobrar impostos das igrejas, mas como disse nosso amigo Ricardo Leite, “se” for cobrar impostos, que cobre tambem das demais instituições, e não somente das igrejas evangélicas, pq na verdade isso é uma forma de perseguição.

          Como disse no outro comentário, tem os lideres que usam o dizimo de má fé, mas tem aqueles que usam para beneficio de outrem, como recuperação de drogados, orfanatos, cestas basicas e tantas outras obras maravilhosas.
          Desculpe-me se não fui bem claro no outro comentário.

          Graça e paz!

          • Sou cristão e sou a favor de que as igrejas ,não apenas as evangélicas, também paguem impostos. Porém, o dinheiro desses impostos deverá ser aplicado apenas em obras sociais, tipo orfanatos, asilos, criar casas de recuperação de drogados, creches, santas casas de misericórdias , dentre outras. Sobre a questão de a igreja cobrar pagamento via ofertas, dízimos e doações pro causa das curas que ocorrem nos templos, basta lembrar que Jesus e os apóstolos nunca exigiram dízmos ou ofertas por curas que realizavam .

        • é isso aí, o inferno deve estar gritando de raiva, o Valdemiro pra vc é quase o João Batista do nosso século, veio nos preparar para a Volta de Jesus. já comprou uma colher de pedreiro pra dar de presente pro Roque stardus?

          • deve ter sido “perseguição” terem colocado o Valdemiro no segundo lugar da Forbes, com uma fortuna pessoal de 220 milhões de dólares, à frente de pastores com muito mais tempo de ministério. é o inferno perseguindo o Valdemiro coitado.

          • stardus, fica óbvio seu ódio pelo Macedo. eu sou justo, não falo mal nem do Valdemiro, nem de ninguém, e também não falo bem do Macedo, aliás, nem cito nada dele aqui a não ser o nome. já vc, se der um tiro no saco do Valdemiro acerto vc jussara. não persigo o Valdemiro, só tiro sarro da sua babação com ele, pq é muito engraçado ver alguém q posava de justa, defensora da verdade, crítica ferrenha das “igrejas-empresas” e do enriquecimento de pastores, ficar babando o segundo pastor da lista da Forbes. é engraçado ver como a nossa língua nos entrega.

          • verdade mesmo edy mancebo… e sua lingua maldosa e maligna está mostrando que vc definitivamente odeia o valdemiro, mesmo falando que não… diz que não fala mal mas está cada vez mais descendo a lenha nele e omitindo quem o ensinou a fazer isso…

            2 pesos e duas medidas, edy mancebo?

          • então me mostra onde eu falei mal do Valdemiro jussara. vc está me acusando de “odiar”, sem nenhuma prova, é vc que está sendo acusadora, eu nunca falei mal do Valdemiro, e nem de pastor nenhum, e nunca babei pastor nenhum. quem toma partido de pastor (Valdemiro) aqui é vc. quem critica severamente uma denominação e um bispo aqui é vc, e isso todo mundo já sabe. então, vc quer me falar de ódio?

            vc falar de dois pesos e duas medidas é piada né? nem preciso dizer nada, pq até seus amigos estão estranhando sua babação com o Valdemiro, nem preciso comentar.

            e eu gosto do Valdemiro, ele nunca me fez nada, ele tem uma igreja cheia de fiéis, ou seja, está convertendo muitos ao Evangelho. ele é engraçado, ele tem um jeito próprio de pregar, diferente dos outros pastores que ficam gritando, ele fala com mansidão, ele não discrimina ninguém, ele não fica julgando as pessoas, ele tem aquele jeitão caipirão do tour natrak, não esconde as suas origens, não vem de família de pastor tradicional, não herdou nada, conseguiu tudo na luta. como não vou gostar e admirar ele?

            mas uma coisa eu não faço jussara, ficar babando pastor, seja da Universal, Mundial, ou de lugar nenhum. para mim o único que abala o inferno é Jesus Cristo.

          • stardus, vc já se passando por ridículo, com acusações infantis como essa. qual a base para dizer q tenho ódio do Valdemiro, se nunca falei mal dele ou de nenhuma denominação? isso é fato aqui no site, eu nunca falo mal de igreja ou pastor. vc simplesmente se usa de um pré-conceito (que todos na Universal odeiam o Valdemiro) para me “acusar” de ódio.

            se eu, que nunca falei mal do Valdemiro ou de nenhuma denominação, pela sua lógica odeio ele, imagina então, pela sua lógica, o quanto vc odeia o Macedo heim? não estou te acusando tá jussara? pq vc é a boazona. eu não falo de ninguém, mas odeio. vc vive falando mal e criticando, e debochando, mas não odeia, pq vc é a verdade, vc é pura sabedoria e amor.

            parabéns pra vc jussara, é um exemplo.

            Que Deus te abençoe.

          • não jussara, seu estudo dos dízimos é muito bom e me levou a refletir muito, me fez muito bem.

            não quero te destruir, vc mesma fez isso. mas vc não precisa de ninguém né, só da Bíblia, nem do Espírito Santo vc precisa, já sabemos disso.

            Que Deus te abençoe.

          • edy mancebo

            Desistiu de desmontar o estudo sobre o dízimo? Se convenceu de que ele é totalmente amparado pelas escrituras?

            Vc vai continuar nesse engano chamado dízimo?

          • claro stardus, agora vou parar de dar o dízimo e vou passar a dar o trízimo na IURD, o inferno vai pirar comigo. obrigado por me esclarecer.

          • Errado edy mancebo.

            Na igreja-empresa não basta dízimo, nem trízimo… aí vc tem de dar 100% mesmo, senão vc é chamado de endemoniado.

          • pode deixar que eu vou dar o trízimo na IURD tá jussara? vc quer projeção na igreja? vc se incomoda com todo errou doutrinário de igreja? então vá abrir a sua. eu não congrego por causa de pastores, bispos e doutrinas, Deus não habita templos de paus e pedras, eu congrego com os irmãos que eu amo. se um dia eu não for mais bem vindo ali, eu mudo, sem problema nenhum.

            vcs que buscavam barganhar com Deus ficaram decepcionados, arrasados, pq seu coração só buscava as bençãos de Deus, e não o Deus das bençãos. quem conhece Deus não se decepciona com igreja, pq sabe q é um sistema humano, se um homem tem falhas, imagina um sistema criado e gerenciado por homens?

            posso dar o meu trízimo em paz jussara?

          • edy mancebo

            Eu não busco a glória para mim mesmo, não quero projeção do meu nome ( esse é um dos motivos que eu uso um nick ), só quero falar as verdades ocultas que os chamados pastores do sistema religioso evangélico escondem ou adulteram dos incautos.

            Aonde vc vai edy mancebo, o trizimo não é suficiente… eles querem seu tudo!

          • se vc era tão massa de manobra de fazer tudo q pastor manda, lamento por vc jussara. podem querer tudo de mim, mas eu só dou o que eu quero, e não estou nem aí pra julgamento de homens, ninguém paga minhas contas e ninguém vai tomar meu lugar e meu julgamento diante de Deus, a não ser Jesus Cristo. nem Macedo e nem o seu semi-deus Valdemiro, só Jesus Cristo.

          • ódio ao Valdemiro só na sua cabecinha preconceituosa, no seu “pré-conceito” de q todo iurdiano odeia o Valdemiro. todo mundo já sabe quem odeia pastores e igrejas aqui.

            mas se a vida não está te ensinando, não sou quem vai né. tomou uma rasteira agora q depende do apóstolo q antes chamava de cão guloso, q ironia da vida né? cuidado pra não tomar outra rasteira heim. já pensou, se o Roque arrumar um emprego melhor na IURD, e vc ter q falar bem do Macedo? kkkkkk

          • edy mancebo

            pena que vc não conseguiu desmontar o estudo sobre dízimos, agora precisa recorrer da velha tática de quem não tem argumentos… mentir…

            Vcs sempre agem assim… é o espirito que vcs recebem.

          • stardus, uma pessoa q “diz” ter levado um “puxão de orelha santo” e depois ter jogado tudo pro alto, pedido de perdão, bençãos pros ministérios etc.. não tem muita moral pra falar de mentira e hipocrisia né? alguém q chamava o apóstolo de cão guloso e agora fala bem dele, não tem muita moral né stardus? todo mundo aqui tem sua convicção, a Mary, o Edson Souza, Anny doida, Pitágoras, o Paulo, o vai arrebentar, o ex., o clamando, o tour e boreano (aliás esses tão sumidos), o levi, o leandro, e mais quem eu esqueci, todos aqui já sabem o q cada um desses pensa, e suas convicções, sejam certas ou erradas.

            a única q troca de pele aki é vc jussara kkkkkkkk

          • edy mancebo

            eu não falo bem de valdemiro, só disse que o inferno iria pirar com a volta dele à parabólica… olha aí vc pirando…

  2. A igreja Católica Romana, conta não somente com esse beneficio, como um mais amplo e injusto do ponto de vista de país laico. Trata-se de um Estatuto, assinado por Lula, sigilosamente, aonde, dá privilégios de Estado à Igreja Católica e doações automáticas de terras em locais centrais em qualquer município novo que for fundado.
    Em relação à taxas de agua e lua, saibam que o agronegocio na Bahia, gasta um mundo de volume de agua, com dutos, tubulações que cabem um homem em pé, de graça, ou seja, sem qualquer cobrança.

  3. Podem aprovar o fim da isenção fiscal das igrejas, porém, antes quero ver a ICAR devolver todos os próprios municipais, como praças, jardins, onde eles construiram seus templos. Em S. Paulo, por exemplo, a Pça da Sé, em Diadema, a Pça da Matriz e a Pça de Piraporinha, e se chegarmos em Minas Gerais, imaginem o quanto de terrenos públicos será devolvido ao povo. Porque quando falam em isenção fiscal só pensam e só postam fotos de igrejas evangélicas. Agora eu pergunto, a ICAR paga algum tributo? Não paga e ainda por cima utiliza áreas públicas. As igrejas evangélicas quando não possuem imóvel próprio, pagam seus alugueres. Porque nenhum governo doa terreno para evangélicos, ou outras religiões.

  4. Único e verdadeiro Pastor é Jesus Cristo.Desde que surgiu as igrejas evangélicas eles deveriam ter adotado o título de”líder”.Ser chamado de Pastor é antibíblico.

DEIXE UMA RESPOSTA