“Nunca fiz algo tão esgotante e cansativo como pastorear”. Esse desabafo foi feito por um jovem pastor brasileiro dias antes de cometer suicídio, na última segunda-feira, 23 de setembro.
Lisandro Canes fez uma publicação em sua página repercutindo a morte por suicídio de outro pastor, Jarrid Wilson. Ele compartilhou um texto de autoria de outro colega, Jackson Jacques, que fez uma reflexão dizendo que a função pastoral é marcada por “esgotamento e cansaço”.
“Admito que nunca em toda a minha vida eu fiz algo tão esgotante e cansativo como pastorear. Nenhum trabalho ou responsabilidade consumiu mais as minhas energias e minha saúde do que liderar uma Igreja. Como pastor posso dizer que a Igreja precisa urgentemente se preocupar com o descanso e a saúde dos seus pastores”, diz o texto.
“Querido cristão, não abra mão de um tratamento digno com os seus pastores. Somos iguaizinhos a vocês. Se enfiarem uma faca em nós, sangraremos. Se nos machucarem sentiremos dor. Antes de pensar no pastor como um super-homem, lembre-se que existe um ser humano à Imagem de Deus atrás do púlpito. Um ser humano igualzinho a você. Que Jesus levante uma Igreja onde cuidar dos pastores não é opção, mas sim fundamental”, finaliza desabafo compartilhado pelo pastor Lisandro Canes no dia 11 de setembro.
Já na terça-feira pela manhã, Canes compartilhou uma imagem na página de sua igreja no Facebook que dizia “Restaura-me o Vigor”, e acrescentou o Salmos 23:3 na legenda: “Renova minhas forças e me guia pelos caminhos da justiça; assim, ele honra o seu nome. Salmos 23:3″. Horas depois, ele tirou a própria vida, no que está sendo interpretado como um ato de desespero.
Jackson Jacques, ao tomar conhecimento que seu amigo havia compartilhado sua reflexão como uma forma de desabafo e mensagem de alerta, publicou outra mensagem, intitulada “Quando tombam os valentes”.
“Acabo de receber uma notícia devastadora. Um pastor e amigo meu aqui do Rio Grande do Sul tirou a própria vida no dia de ontem. Preguei em sua Igreja, conversava com ele. Conheci os homens da sua Igreja, vi o comprometimento deles e o amor entre esses irmãos. Escrevo essas linhas em lágrimas e com o coração muito abalado, pois apesar dos frequentes casos de suicídio de pastores, esse é o primeiro que é de gente de perto e amada por mim. Um valente tombou aqui no Rio Grande do Sul”, lamentou.
O pastor Lisandro Canes deixou esposa. Ele pastoreava a igreja Nova Vida, de Rio Grande (RS). Ele também era professor e sua morte foi comunicada e lamentada pela escola em mensagem nas redes sociais: “É com imensa tristeza que comunicamos o falecimento do Professor Lisandro Canes […] Esse momento é de profunda tristeza, estamos de luto”, escreveu a direção da escola.
A igreja que Canes liderava também postou uma mensagem no Facebook: “É com grande pesar que comunicamos que na noite de ontem o nosso amado pastor e amigo Lisandro Canes nos deixou para estar nos braços do Senhor”, resumiu a publicação.
Diversos internautas se manifestaram nas redes sociais lamentando o episódio e pedindo orações pela família e membros da igreja enlutada.