O suicídio é um dos problemas mais preocupantes da Organização Mundial de Saúde, sendo o Japão um dos países cujo número de casos tem sido alarmante, especialmente entre os jovens. Diante disso, Yudi Tamashiro resolveu fazer uma oração contra o “espírito de morte” em um local sombrio do país.
Segundo o apresentador e hoje evangelista, se trata de um local conhecido no Japão como “floresta do suicídio”. Isso porque, segundo ele, todos os anos cerca de 80 pessoas tiram a própria vida nessa região.
É um local “onde pessoas vêm de inúmeros lugares para se suicidar”, diz ele. “Essa floresta é a segunda no ranking mundial de suicídio e o número um do Japão. Mais gritante ainda é saber que a faixa etária das pessoas que tiram suas próprias vidas são jovens de 12 à 17 anos”.
Saúde mental
Há anos o Japão vem enfrentando graves problemas de saúde mental entre os jovens, surgindo daí um termo conhecido como “hikikomori”. A expressão é uma referência aos japoneses que vivem isolados, decidindo literalmente viver sem qualquer contato social.
Muitos, literalmente, moram dentro de pequenos quartos, vivendo sob a dependência da família. O fenômeno passou a ser conhecido na década de 1990, se agravando drasticamente com o passar dos anos.
Apenas em 2022, 514 estudantes dos ensinos fundamental e médio tiraram suas vidas, incluindo 17 crianças com 12 anos ou menos, números alarmantes para um país com pouco mais de 125 milhões de habitantes, cujo padrão econômico é de primeiro mundo.
No local da floresta do suicídio, Yudi destacou o ambiente sombrio. “É muito pesado o clima aqui. Olha o silêncio… que floresta que tem esse silêncio? Sempre tem uma cigarra, um barulho [em outras florestas]. E se você olhar a vegetação, não tem uma cor. É muito escuro”, disse ele.
O evangelista estava na companhia de dois pastores, que oraram no local para que Deus intervenha na vida de quem vai ao local pensando em tirar a própria vida.
“Nós cremos que o nosso Deus é fonte de vida eterna! Cremos que Jesus morreu para que nós tivéssemos vida em abundância. Por isso, clamamos para que o Senhor guarde essa nação e a liberte de todo espírito de morte para honra e glória do seu nome”, orou o apresentador.
Caso você esteja pensando em cometer suicídio, procure ajuda especializada como o CVV e os CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) da sua cidade.
O CVV (https://www.cvv.org.br/) funciona 24 horas por dia (inclusive aos feriados) pelo telefone 188, e também atende por e-mail, chat e pessoalmente. São mais de 120 postos de atendimento em todo o Brasil.
Ver essa foto no Instagram