Igreja Presbiteriana lamenta “despreparo teológico” de Marco Feliciano; Reverendo afirma que “se fosse Deus, faria o pastor ter um derrame”

273

Meses após o surgimento das primeiras polêmicas envolvendo o nome do pastor Marco Feliciano (PSC-SP), eleito presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM), suas declarações polêmicas continuam rendendo críticas.

A Igreja Presbiteriana Unida do Brasil (IPU) divulgou parecer posicionando-se contra as posturas adotadas pelo pastor e lamentando o que considerou um “despreparo teológico”, e que seria a causa das frases polêmicas.

Segundo informações do jornal Extra, o parecer foi assinado pelo Conselho Coordenador da Igreja Presbiteriana Unida do Brasil (CC-IPU), e afirma que Marco Feliciano atua na defesa de uma “agenda própria”, que interessa a um número restrito de cidadãos.

“[A IPU alerta] que o deputado Marco Feliciano defende uma agenda política própria, que interessa a um grupo restrito de brasileiros, muitos deles denominados evangélicos. […] embora qualquer deputado tenha o direito de exercer a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, [a IPU] considera-o sem condições políticas para o pleno exercício deste cargo”, pontua o texto.


A frase publicada no Twitter, em que Feliciano lista uma das vertentes teológicas que creem que o continente africano foi povoado por um neto que Noé amaldiçoou, foi citada especificamente pelo parecer da IPU como exemplo do que seria a falta de conhecimento do pastor: “Vergonhosamente demonstrado na sua defesa da interpretação da origem dos povos africanos e no desconhecimento e desrespeito aos direitos das minorias”, frisou.

A IPU ressalta ainda que, a seu ver, cristãos na política devem seguir princípios éticos e coletivos, “o que lamentavelmente não se pode verificar nas chamadas operações Sanguessuga, Entre Irmãos e Pandora, nas quais se verificou a presença de deputados intitulados evangélicos” nos atos investigados.

A denominação é uma das cinco igrejas que formam o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), que já havia se manifestado contrariamente ao pastor Feliciano. As demais igrejas são a Católica Apostólica Romana, Episcopal Anglicana do Brasil, Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e Sirian Ortodoxa de Antioquia.

Derrame

O pastor presbiteriano Marcos Amaral, conhecido por sua participação no programa Amor e Sexo, da TV Globo, publicou em seu blog um texto em que fala dentre outras coisas, sobre o caso Feliciano.

Amaral diz que se “fosse Deus”, tomaria decisões diferentes a respeito de fatos marcantes, como as mortes de Chorão, vocalista do Charlie Brown Jr; Emílio Santiago, cantor popular; e Hugo Chávez, presidente da Venezuela.

Numa crítica pessoal – e desvinculada da Igreja Presbiteriana – Amaral diz que “colocaria o pastor [Marco Feliciano] para ter derrame, pois com isso, talvez, tivesse a generosidade necessária para com todo aquele que necessita, merece e requer proteção, como nós evangélicos que um dia fomos minoria, e ansiamos ser respeitados e tratados como iguais, como hoje se vê, após décadas de dor, sofrimento e até mesmo perda de vidas”.

A frase polêmica de Marcos Amaral foi contestada por um de seus leitores: “Gostaria de saber se o senhor realmente escreveu isso ‘se eu fosse Deus, faria Feliciano ter um derrame’, por mais infeliz que seja os comentários dele não acho certo combater nossos irmãos principalmente usando rede social onde os abutres estão procurando um comentário infeliz como o que supostamente o senhor publicou, a final de que lado o Rev. esta?”.

Por Tiago Chagas, para o Gospel+

273 COMENTÁRIOS

  1. A igreja presbiteriana é uma igreja seria e comprometida com a verdade Deus as escrituras nos ensinam a amar o próximo como a nos mesmos onde foi que o pastor aprendeu a desejar derrame pros outros .

  2. Se Deus fosse usar de justiça, esse pseudo-reverendo juntamente com todos os calvinistas,já teriam sido riscados do mapa.Por amor ao rev. recomendo: Leia o livro de romanos , junto com seus colegas calvinistas, com muito amor a JESUS CRISTO, e a paz do Senhor!

  3. Marcos Amaral é igual ao seu mestre Calvino, quem não concorda com ele está sujeito a morrer.Segundo a Historia Geral, Calvino matou um cientista amigo seu, por não concordar com ele. Cuidado irmãos! Lembrem-se de Jim Jonnes nos EUA.

  4. Se o grego e o hebraico desvendasse todo o mistério, ninguém teria traído Jesus. Hoje nós temos a Bíblia traduzida na nossa língua, numa concordância perfeita ,Querer desvendar os mistérios de Deus, é impossível, os segredos de Deus não estão ao alcance dos homens ; mas não digam que Deus não avisou.

  5. Estava lendo sobre a doutrina da Trindade, sou presbiteriano e não sou reformado, sou transformado pelo sangue de JESUS. Conhecer a Trindade sem o novo nascimento é impossível E nós não conhecemos, apenas cremos, pois grande é o mistério.O homem natural não entede as coisas espirituais. Esses calvinistas querem mandar no céu.Jesus está chegando!

  6. Estava assistindo um calvinista exaltando Deus como soberano e responsabilizando DEUS como algoz de toda mazela que o homem pode praticar. Satanás agradece. Ele como também o homem são inculpáveis pelos seus erros. A Bíblia diz que toda boa dádiva e todo dom perfeito vem de DEUS.Calvinista, Calvino vai acabar com você, como acabou com o cientista.A Soberania de DEUS não está no entendimento do homem.Só creia em Jesus e você se salva!

  7. nao dar nem pra entender, um pastor ungido de Deus jamais se reduziria indo na tv globo so pra ganhar conhecimento no brasil, cara vai ler a biblia e pregar o evangelho de forma correta pois nao foi desejar derrame pros outros que Jesus ensinou mais sim amar ate os que se dizem ser nossos inimigos…

  8. Sou Presbiteriana do Brasil,meu livro de regra e pratica é a Biblia.Não concordo com o pastor Amaral e acho um absurdo trabalhar na globo.Sugiro ao pastor que use a sua influência para exercer o seu papel,pregar o evangelico.A igreja presbiteriana é uma igreja seria e não aceita os comentários desse pastor.

  9. Que absurdo…se vc nao concorda com os dizeres de um colega,e seacha ima infamia suas postagens e atitudes…ore por ele ,e nao o deseje mal.VERGONHOSO

  10. É necessário fazer um observação importante aqui. A Igreja Presbiteriana Unida (IPU) não tem nada a ver com a Igreja Presbiteriana do Brail (IPB). A IPU é ecumênica, se relaciona com outras práticas religiosas que são incompatíveis com a fé bíblica. A IPB não tem nenhuma relação com a IPU. Por isso é importante não confundir as duas denominações.

DEIXE UMA RESPOSTA