Pastor Ricardo Gondim reitera sua “auto-excomunhão” do movimento evangélico: “Cansei”

53

O pastor Ricardo Gondim voltou a fazer duras críticas ao movimento evangélico brasileiro e reiterou seu rompimento com esse grupo, que classificou como um “barco que faz água”.

“As aberrações que esse movimento, que se diz cristão, produz ficam cada dia mais horrorosas. Sua credibilidade está no chão. Não há mais remédio que o salve, ou unguento que o cure. Suas lógicas teológicas se tornaram estranhas, seus posicionamentos políticos, questionáveis e suas posturas éticas, uma vergonha”, escreveu Gondim, em um artigo publicado no último dia 20 de maio.

Gondim tem adotado postura oposta em quase todos os pontos que envolvem o discurso institucional das igrejas evangélicas: é contra a teologia da prosperidade, adota pensamento político de centro-esquerda e é contra a bancada evangélica, e também se opõe ao sincretismo religioso existente em denominações neopentecostais, que no geral, fazem uso de elementos do judaísmo em suas liturgias.

“Há algum tempo, afirmei que não me considero mais parte do movimento evangélico. Causei espanto entre os meus pares. Não volto atrás. Cada dia que passa, quanto mais notícias ruins sobem dos porões denominacionais, e quanto mais o Youtube viraliza piadas sobre o besteirol de seus líderes, mais me convenço de que não sobra, em mim, nenhuma identificação com ele. Pretendo manter-me evangélico por acreditar no Evangelho. Quero, entretanto, distanciar-me do movimento. Já me enxergo em outro acampamento”, acrescentou o pastor, dirigente da Igreja Betesda.


Sobre o que chamou de “auto-excomunhão do movimento evangélico”, o pastor explicou que isso aconteceu por ele “não conseguir conviver com os auto-proclamados ‘teólogos’, que guardam doutrinas e conceitos como verdadeiras vacas sagradas”.

“Alguns leram alguma teologia rala, e se acham aptos para sentar na cadeira de Moisés. Não aceito o clima de caça às bruxas, que apedreja e queima os que ousam mexer nas ‘cláusulas pétreas’ de doutrina produzida por gente falível”, contextualizou.

Ricardo Gondim, favorável à união civil entre pessoas do mesmo sexo, foi enfático ao dizer que vê a igreja evangélica inflexível no que defende: “Não tolero a intolerância. Não engulo a exclusão de gente por questões de gênero ou por identidade sexual. Não me sinto bem com o discurso fundamentalista que se arvora único interprete dos textos sagrados. Acredito que toda interpretação é interpretação. Nada mais. Ninguém – nem Santo Agostinho, nem Calvino, nem Armínio, nem eu mesmo – tem a última palavra a respeito da verdade”, opinou.

Destacando estar fora dos rótulos, Gondim explicou que tem paixão pelo Evangelho e pelos dons espirituais, mas que não consegue associar essas coisas ao desenho de um Deus perseguidor e punidor: “Minha auto-exclusão do mundo evangélico se deve ao fato de eu estar apaixonado por Deus. Minhas premissas, entretanto, são diferentes do movimento. O alicerce que sustenta a minha espiritualidade é estranho à maioria dos que se dizem evangélicos. Estou cada vez mais curioso com as dimensões do divino. Quero nadar nas águas profundas do Espírito. Reconheço, entretanto, que os pastores e crentes, colados no movimento evangélico, não entenderão a minha sede. Tenho ânsia de ler como nunca; de rir como nunca; de dançar como nunca; de orar como nunca. Minha espiritualidade busca leveza. Estou farto da paranóia dos crentes, constantemente encurralados pelo diabo. Não vivo aturdido com pesadelos de que, se der brecha, serei castigado com rigor por um Deus carrancudo”.

Em sua conclusão, Gondim diz que pretende “caminhar humildemente com meu Senhor, rodeado de amigos”, tentando “ser justo” e sustenando “um coração solidário”: “Busco parecer, em meus atos, com o Nazareno. Isso me basta”.

53 COMENTÁRIOS

  1. Exectuando sua posição de centro esquerda e a relação favorável a união de pessoas do mesmo sexo, concordo com gênero e grau, mesmo eu pertencendo a igreja Assembleia de Deus.

  2. Católicos sempre zombaram dos evangélicos, paz do senhor, irmão, aleluia prato de feijão e farinha na cruz, crente se acha salvo mas come feijão, bando de doidos, alienados, da seita de satanás, fecham a porta da igreja pra fazer suruba com as irmãs, isso sem falar nas pedras que jogavam, sem falar que pra ser eleitor tinha que ser católico, que as igrejas evangélicas até a república não poderiam possuir fachada com o formato de um templo mas apenas de uma casa, discriminavam no atendimento das chamadas santas casas, de igual modo o faziam nas escolas com os filhos dos crentes de rabo quente.

    Pastor, com todo o respeito, perdeu o poder de distinguir as coisas?

  3. Pastor,

    Iguais ao nazareno,o que os senhor se reportou por último, os evangélicos vem passando por tudo isso calados, ou seja, como ovelhas mudas para o matadouro.

    Não vejo o seenhor criticar sirio de nazaré, onde há atropelos, hospitalizados, ora, ora, pastor!

  4. “Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti: Aqueles que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus’. (Gálatas 5:19-21

  5. O homem sempre tende a encontra ou causar alguém pelos seus erros, e esse tal Pr não é diferente, não se trata de os evangélicos perseguir, a questão é que o infeliz que beija a boca do diabo aí generaliza todos evangélicos como carrancudo, de uma coisa tenho certeza Deus não pactua com pecado e a bíblia é bem clara, não se trata de relacionamento entre pessoas do mesmo sexo, más todo o tipo de pecado.

    • O fim do protestantismo será vergonhoso e terrível, acabarão pior do que as milhares de seitas gnósticas que se diziam as guardiãs da verdade no tempo da igreja primitiva, levando seus seguidores pouco a pouco ao ateísmo e a loucura.

      • Emanuelle suas opiniões conseguem ser ainda mais estúpidas que as desse pastor Gondin. kkkk que opinião mais sem sentido, vai estudar sobre satanismo pra entender os planos do diabo, porque sobre os planos de Deus você tá por fora querida!

          • Vejo que também esta por fora dos planos do diabo, seu pai.
            ele veio para matar, roubar e destruir, e é o pai da mentira, enganador, trapaceiro, envolvente, não brinca em serviço e não quer ir para o inferno sozinho, todo aquele que faz o que o agrada, incluindo os cristãos como você, vão parar no inferno com ele.

    • O Protestantismo verdadeiro com certeza se opõe as fabulas, abominações, dogmas, etcs., inventados na Idade Média, pela tua iCar medieval caída e condenada aos juízos vindouros, que em breve cairão.

      • “Não sabeis que o protestantismo também possui um fundador sobrenatural? Sabeis agora, trata-se de um anjo, e seu nome é Lúcifer”. (São Padre Pio)

        “Satã mostrava-se ao pai da reforma sob os mais diversos aspectos: ora sob a forma de uma grande porca preta, ora sob a de uma tocha acesa; no castelo de Cobourg insinua-se na pele duma feia serpente, para aparecer, em seguida, na forma de estrela radiosa. (…)” (Brentano: 93)
        Não é à toa que o demônio no leito de morte de Lutero agradeceu pessoalmente a Lutero pela divisão e confusão que ele causou no Cristianismo, e por isto ele pede a sua mãe que permaneça na única igreja de cristo: A Católica. ( Mateus 16,18)

      • Realmente: o pior cego é aquele que não quer enxergar. Como éTRISTE o VÍCIO de MENTIR. Nós, católicos, ADORAMOS somente o DEUS Vivo e Verdadeiro.

        O ÓDIO que o senhor tem contra a IGREJA CATÓLICA é que o mantém vivo… mas do JUÍZO de Deus o senhor NÃO ESCAPARÁ: “Porquanto, todos nós teremos de comparecer manifestamente perante o tribunal de Cristo, a fim de que cada um receba a retribuição do que tiver feito durante a sua vida no corpo, seja para o bem, seja para o mal” (2 Cor 5, 10).

        Vocês conseguem TOLOS para as suas SEITAS através da CALÚNIA… a religião de vocês é a LÍNGUA e a “Doutrina” é a CALÚNIA.

    • O comportamento desse pastor demonstra claramente que ainda existem pessoas sensatas nesse meio corrupto e hipócrita. Vai ver você apoia esses mercenários da fé que permanecem no grupo.

      • Se os Bichanas concordam com ele … logo sabemos que este sr esta redondamente enganado , sego guiando sego . O Ricardo Gondim é um dos principais da Teologia da missão integral .
        A mesma teologia da libertação do Leonardo comunista Boff ” Leonardo Boff “

      • Quanto tempo tem o universo? Bilhões e bilhões de anos. Assim sendo, não há como discutir. Os últimos dias mesmo. Mil anos vezes dois é nada. Para Deus, segundo o apóstolo Pedro, mil anos vale como se fossem um dia, um dia só.

  6. Deus é amor, mas é justiça.
    Só Ele é justo, e dará recompensa a todos de tudo que praticarmos, seja bom ou seja ruim, isso inclui a homossexualidade, liberalismo, flexibilidade…
    O céu é ganho com choro e luta, renuncia e sacrificio, não com flexibilidade e iniquidade.
    Sem santidade (contrario de imoralidade) ninguém verá a Deus.

  7. Meu caro senhor Ricardo,
    o senhor escreveu: “…não tolero intolerância”. Sério? Jura que não tolera intolerância?
    Desculpe, mas o senhor naufragou em suas próprias palavras.
    Vá buscar sua “leveza” relendo a Bíblia.

  8. não conheco este sr.. não o considero a ponto de ser chamado de pastor. homens de Deus hoje são poucos. a biblia que ele segue deve ser uma criada a bel prazer. é tão dificil seguir a Cristo.não é facil. se fosse o mundo não seria o que é mas enfim. eu quero é seguir Jesus e viver a palavra verdadeirammente o que não é facil. a igreja aplaudiu de pé.? que pena resta saber como Jesus ir;a reagir a estas cousas.

  9. Ele desconhece ou não aceitou o texto de Efesios 5 1-10. Você que ta do lado dele leia e tire as sua conclusões. Defender a impureza da união entre pessoas do mesmo sexo? Como ele pode defender que quer imitar o Nazareno? Me poupe viu…

    • Emanuelle,

      Se o protestantismo é aberração, o catolicismo, é o que?

      Respondo, é aberração, extraindo-se, o aberra, como seja, o cão, a prostituta que impera num cargo, a que os papas sempre estiveram sentados matando gente, julgado o povo, se fazendo de Deus. C

      • Realmente: o pior cego é aquele que não quer enxergar. Como éTRISTE o VÍCIO de MENTIR. Nós, católicos, ADORAMOS somente o DEUS Vivo e Verdadeiro.

        O ÓDIO que o senhor tem contra a IGREJA CATÓLICA é que o mantém vivo… mas do JUÍZO de Deus o senhor NÃO ESCAPARÁ: “Porquanto, todos nós teremos de comparecer manifestamente perante o tribunal de Cristo, a fim de que cada um receba a retribuição do que tiver feito durante a sua vida no corpo, seja para o bem, seja para o mal” (2 Cor 5, 10).

        Vocês conseguem TOLOS para as suas SEITAS através da CALÚNIA… a religião de vocês é a LÍNGUA e a “Doutrina” é a CALÚNIA.

    • Emanuelle,

      Se o protestantismo é aberração, o catolicismo, é o que?

      Respondo, é aberração, extraindo-se, o aberra, como seja, o cão, a prostituta que impera num cargo, a que os papas sempre estiveram sentados matando gente, julgado o povo, se fazendo de Deus.

  10. NÃO VEJO A MESMA VEEMÊNCIA DO PASTOR EM RELAÇÃO À CORRUPÇÃO
    SISTÊMICA DO PT E OS ” DA ESQUERDA”. PELO CONTRÁRIO SEMPRE VI
    DEFENDÊ-LOS.

  11. Olá amigos irmãos sou deficiente visual eu subi ao monte falar com o Senhor, no sábado bem de manhã, junto ao irmão do ministério, queria responder ao Tal PR Reinaldo gold, é o seguinte meu caro sabe nos últimos dias, estamos vivendo pois Deus disse, para nós no monte
    A minha igreja está cheia de pecado e cheia de iniquidade, pois estou voltando para arrebatar minha igreja.
    é o que Deus me disse no monte sabe por que nossos ministérios estão cheios de pessoas más vazias espiritualmente, e outra que elas estão frias, é que estão cheia de iniquidade, tudo é normal, tudo vai para o céu.
    não vai não sou contra união do próprio sexo, olha o que o livro de Levítico
    diz sobre isso homem com home é abominação aos olhos de Deus, então meu caro é fora das leis de Deus.
    e outra vigiem povo de Deus pois Jesus Cristo está voltando e muita gente vai ficar, para trás igual os deixados para trás.
    abraços e ele aí não é pastor não não considero um pastor pentecostal como esse, que fala uma tamanha baboseira

    Jesus tenha misericórdia do povão!
    e outra sou cego, total, escrevo por meu leitor de telas, que me da a chance de escrever na internet.
    e deixo uma palavra a todos vocês e esse tal pastorzinho sem Jesus
    assim

    MT 23:27,28

    assim diz o Senhor.

    MATEUS-CAPITULO-23
    27 Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois
    semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos,
    mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia!
    28 Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas,
    por dentro, estais cheios de hipocrisia e de iniquidade.

    fiquem na paz, se voltem para Jesus enquanto a tempo para voltar, pois quando quiserem voltar, a Igreja aqui vai ser levada!
    o glória por esse dia chegar!

  12. Acho que esse cidadão que quer se vestir de santidade, que se entitula pastor, talvez de porcos, critica a teologia da prosperidade, quem sabe ele seja o defensor da “teologia da pecaminosidade”. Nunca foi servo de Deus. Sempre serviu o mundo e suas concupiscências. Essa é a treva que vivemos, não espere nada dos homens. Principalmente os de hoje. Fita teus olhos em Cristo. Não sou a favor de igrejas ou suas teológicas, sou a favor de fazer a vontade de Deus, essa é minha religião.

    • “Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós” (Mateus 5,11-12).
      Há uma proliferação de seitas protestantes no Brasil. Os católicos, amiúde são atacados pelos adeptos de tais seitas com uma chusma de pequenas questões relativas principalmente à Sagrada Escritura, as quais, muitas vezes, não sabem, de momento, responder.
      Embora sejam utilizados de preferência, nessas respostas, textos da Bíblia, convém deixar claro que a Sagrada Escritura não é a única fonte de verdade religiosa. Há também a Tradição, originada no ensinamento verbal dos Apóstolos e fielmente recolhida pelos antigos Padres da Igreja, sem a qual a própria interpretação da Sagrada Escritura fica difícil de se fazer. O “livre exame” protestante, segundo o qual cada um interpreta o texto bíblico como quer, é fonte de confusão e de erro.

    • As heresias protestantes tem origem no vírus dissimulado por Lutero. Disse o heresiarca mais famoso da história: “Quem não crê como eu está destinado ao inferno. O meu juízo e o juízo de DEUS são a mesma coisa.”
      Ora, como um protestante pretende convencer outro protestante de sua doutrina e como todos pretendem convencer aos adeptos de outras religiões, se antes de ouvir a doutrina de um protestante o ouvinte deve ser convencido de que não existe um só homem infalível em matéria de fé e doutrina ?” “Se não há homens infalíveis em matéria de fé e doutrina como afirmam os protestantes, por que alguém deve escutar um palestrante protestante”“?

  13. Pastor que estuprou a filha por 6 anos foi denunciado pela esposa à polícia em 31/05/16
    A denúncia foi feita pela esposa, após a mesma notar comportamentos estranhos do pastor.
    O pastor que liderava uma igreja, na cidade de Jundiaí – SP, foi acusado pela esposa de abusar sexualmente da própria filha. Ele confessou à policia que estuprou a vítima durante 6 anos. Atualmente, a menina está com 14 anos e só parou de sofrer os abusos, porque sua mãe suspeitou dos comportamentos estranhos do esposo. Ela reparou que o líder religioso pegava calcinhas da menina no cesto de roupas sujas e apresentava ciúme e possessividade. A mãe da menina resolveu falar sobre o assunto com outro pastor, que tem um cargo acima do seu marido, na hierarquia da igreja. E este recomendou que ela procurasse a polícia imediatamente. …
    Fonte: blastingnews

    • “Naquele tempo não havia rei em Israel, e cada um fazia o que lhe parecia melhor” (Juízes 17,6; 21,25).
      Este versículo é uma fotografia dos protestantes.

  14. Ricardo Gondim a muito tempo deixou de ser cristao evangelico, o Gondim cre e aceita casamento gay, algo totalmente contrario o que diz e ensina as sagradas , Gondim apoia o aborto, como tambem cre e prega que ha outros caminhos para a salvacao eterna sem Jesus Cristo, Gondim tambem cre e prega que Deus nao tem controle do tempo e do espaco, ficando Deus refem das atitudes do homem e da propria natureza entre outras heresias e aberracoes. E como cristaos evangelicos , devemos seguir o que a Biblia, a eterna Palavra de Deus nos ensina e nos exorta em Galatas 1: 8 e 9 : Contudo, ainda que nós ou mesmo um anjo dos céus vos anuncie um evangelho diferente do que já vos pregamos, seja considerado maldito! 9Conforme já vos revelei antes, declaro uma vez mais: qualquer pessoa que vos pregar um evangelho diferente daquele que já recebestes, seja amaldiçoado! Com isso podemos afirmar que alem de herege , Gondim se torna um homem amaldicoado.

  15. Quem são os descendêntes da serpente?
    Sabemos que Deus fez uma profecia no Gênesis:
    “Porei ódio entre Ti e a Mulher,entre a TUA DESCENDÊNCIA(descendência da serpente) e a dela.Esta lhe ferirá a cabeça e tu lhe ferirá o calcanhar” Genesis 3,15.
    Não entraremos no merito da descendência da Mulher. Vamos nos ater à descendência da serpente.
    O que é descendência?
    São todos aquele que descendem de alguem.
    Partindo do princípio que Deus diz que colocaria inimizade entre a serpente e a mulher e entre a descendência da serpente e a da mulher, constatamos então, que a serpente(diabo),até aquele presente momento em que Deus profetizou, ainda não tinha descendentes.Eles(os descendêntes da serpente), ainda iriam surgir pois Deus estava fazendo uma profecia.
    Depois dessa reflexão, pergunto:
    Quem são os descendêntes da serpente? O protestantismo

  16. Divisão do protestantismo
    Há uma explicação na Bíblia para todo esse questionamento e o protestantismo se encaixa nela:
    “Porque virá tempo em que os homens já não suportarão a sã doutrina da salvação. Levados pelas próprias paixões e pelo prurido de escutar novidades, ajustarão mestres para si. Apartarão os ouvidos da verdade e se atirarão às fábulas.” (2Tm 4, 3-4)
    Eles tentarão de todas as formas, arrebatando ovelhas queridas por Jesus à ilusão das falsas religiões e falsos profetas que continuam a seduzir os “ignorantes na fé” sendo que todos os meios para nossa salvação esta contidos na Igreja Católica em seus sacramentos.
    Lembre se: “Católico ignorante é o primeiro protestante!”
    Uma outra explicação:
    “No passado surgiram falsos profetas no meio do povo, como também surgirão entre vocês falsos mestres. Estes introduzirão secretamente heresias destruidoras, chegando a negar o Soberano que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. 2 Muitos seguirão os caminhos vergonhosos desses homens e, por causa deles, será difamado o caminho da verdade. 3 Em sua cobiça, tais mestres os explorarão com histórias que inventaram. Há muito tempo a sua condenação paira sobre eles, e a sua destruição não tarda.” 2 Pedro 2,1-3

    • Pior mesmo é ser de uma religião nascida impura, viveu e vive como impura e agora Deus a está castigando como predito no último livro do novo testamemento. Saia dela, Emanuelle, seguindo assim o conselho de Cristo,

DEIXE UMA RESPOSTA