Morte de Robin Williams levanta debate sobre a relação dos cristãos com a depressão

20

O blogueiro Danilo Fernandes publicou em seu site um artigo no qual fala sobre os comentários proferidos por muitos cristãos após a morte do ator Robin Williams sobre a depressão que ele enfrentava. Em seu texto, Fernandes fala sobre a atitude os evangélicos que fazem afirmações como: “tinha fama e dinheiro… mas somente uma vida com Deus…”, que deixam a entender que só os cristãos são felizes.

Fernandes afirma que as pessoas que fazem afirmações dessa natureza não conhecem na verdade a depressão, e que o fato de uma pessoa seguir o cristianismo ou outra religião qualquer não isenta o fiel de sofre da doença.

– Robin era famoso, engraçado, amoroso, talentoso e realizado… E nada disto evita ou serve de antidoto para depressão. Nem mesmo uma vida com Deus… Embora a maioria dos crentes acredite nisto – observou o blogueiro.

– Jesus cura depressão, mas não parece fazer isto com frequência. Frequentemente, se está com Deus e a depressão ataca. Sempre haverá espinhos na carne. E, muitas vezes, também na alma – completou Fernandes, afirmando ainda que “Deus só preenche os vazios da alma que Ele quer preencher”.


Ele ressalta ainda que “crer em Deus e ter fé não é garantia de absolutamente nada, nem de salvação”, e afirma que Jesus nunca prometeu que seus seguidores teriam uma vida perfeita e que “ser crente não é garantia de felicidade”.

– Jesus nunca prometeu isto [felicidade], ao contrário! Nossas promessas são de tribulação! Porquanto não canso de ver pastores santos sofrendo de depressão. E olha que eu conheço muitos pastores santos, destacados e dignos de serem chamados de pastores – frisou, detalhando eu “pesquisas indicam que 47,5% dos pastores e padres sofrem de alguma doença psicológica, incluindo a depressão”.

– De fato, a maioria dos grandes homens de Deus sofre de depressão. A Bíblia está cheia de gente com depressão. A começar por Jó. David também teve fases depressivas. Quase todos os profetas sofriam de depressão. Elias quis morrer (1 Rs 19.4). Jeremias se achou um lixo (Jr 1.6). e João? Um depressivo de carteirinha! E Paulo? Diversos momentos de depressão! Murmurava dos amigos, depois voltava atrás! E Timóteo! (2 Tm 1.4-7). Finalmente o próprio Jesus encarnado que chegou a afirmar que estava triste como a morte (Mt 26.37, 38) – completa Fernandes.

Danilo Fernandes completa seu texto afirmando que “a “tristeza na alma” é algo que acomete os que amam demais o próximo. É gente que sofre com gente e com a condição caída do homem. Gente que ressente mais a distância de Deus do que a maioria”.

– Depressão não é alma vazia. Depressão é alma lutando com mais do que consegue suportar. É uma lembrança constante do Amor de Deus que carrega parte do fardo, mas que também deposita mais peso no ombro dos seus filhos mais amados. Depressão é motivo de oração. A oração de quem nos ama é o melhor remédio para a depressão. Antidepressivos também ajudam! – destaca Fernandes.

Suicídio

Outro tema abordado no artigo foi o suicídio, visto que muitas especulações giram em torno da possibilidade de Williams ter tirado a própria vida. Sobre afirmações de que os suicidas “perderiam a salvação”, Fernandes afirma que “a depressão pode cegar tanto o indivíduo, obscurecer tanto a existência que o suicídio não é mais suicídio, mas a consequência natural de uma degeneração brutal da consciência”.

Observando esse ponto de vista, ele afirma que a pessoa com depressão é tão passiva no “processo” de sua morte quanto uma pessoa que morre por qualquer outra causa, como um ataque cardíaco ou um AVC.

– Deus pode decidir não livrar crentes de morrerem assassinados, infartados, torturados, doentes de câncer ou de AIDS, dizimados por jihadistas sunitas, ou por leões romanos… Deus pode ter decidido a morte de Cristo na Cruz e, então, porque não permitiria que crentes tomados por depressão ou outra debilidade mental venham a cometer suicídio? – questiona o blogueiro, que finaliza dizendo que “a salvação pode (em muitos casos) também alcançar o suicida”.

20 COMENTÁRIOS

  1. e o que ja comentei e tem mais os suicidas tambem podem ser salvos se ele foi uma pessoas de boas obras , agradou a Jesus eu nao vejo motivo de incrimina lo so Deus e somente ele e quem julgara amem

  2. quando vc não tem mas nada, ou ja obteve tudo e cair em depressão, vc esta enganado, a depressão é um engano tão profundo que perde se a visão de tudo ofuscando inclusive o sentido da vida, então tudo isso é o egocentrismo humano,que nunca teve nada por que você pode não ter nada mas se tiver Deus como o centro de sua existência, ai tem se tudo, quando tudo parece perdido conseguimos nascer das cinzas através do poder de Deus que nos alcanças, depressão é um demônio que rouba não só sua alma como também sua alegria,esperança,enfim toma até seu dia o depressivo vive na escuridão, hipocrisia não aqui é alguém que debaixo de ponte até os grandes hotéis já dormiu então posso falar a mesma oração que fiz no hotel a fiz debaixo da ponte é isso nem por isso sou depressivo ou vou ser isso eu tenho certeza …

  3. ou sigo os evangelhos de Jesus Cristo,os preceitos bíblicos ou não sou (evangélico) e a bíblia diz o os homicidas, suicidas são os mesmos homicidas pois estão tirando a vida a to tirando a minha que sua, a vida é de Deus e não sua,

  4. E, como aos homens està ordenado morrerem uma vez vindo depois disso o juízo.
    ( Aos Hebreus cap 9 ver 27 )
    Porque por isto foi pregado o evangelho também aos mortos. (…)
    ( I Pedro cap 4 ver 6 )
    Quem não herdaram o reino de Deus?
    Não sabeis que os injustos não hão de herdar o reino de Deus ? Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem
    os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus.
    ( I Aos Coríntios cap 6 ver 9 e 10 )
    Mas, quanto aos tímidos e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicários, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira: mas só os que estão escritos no livro da vida do Cordeiro.
    ( Apocalipse cap 21 ver 8 e 27)
    Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer
    que ama e comete a mentira.

  5. ESTE É O CARA QUE DISSE QUE O RIO HAVIA CANHADO O PAN, PORQUE HAVIA MANDADO COCA E PROSTITUTAS……PARA UM DEPRIMIDO SABIA BEM OFENDER O PROXIMO E MENOSPREZAR PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO

      • Um filme chato, que transmite a ideia de que os jovens devem ser indisciplinados e sem regras, Fazendo aquilo que lhe der na telha sem pensar na consequências.

        Deve ser mesmo um filme bom, para imbecis da sua laia!

          • Tanto no âmbito da linguagem erudita, como na linguagem da assim chamada “plebe”, a mensagem é a mesma.

            Desvirtuar os jovens, ensinar-lhes pseudos conceitos de “liberdade de expressão”, que na verdade, nada mais são do que a rebeldia.

            Está bom pra você assim?

  6. O sinonino de depressao é falta de perdao, por sí mesmo ou por alguém…O inimigo tem usado esta arma contra todos, independente de cristao ou nao…Jesus nos ensina a perdoar, 70X7, que traz um resultado de 449 vezes ao dia…..Eu perdoo? Voce perdoa? O irmao perdoa? Nós perdoamos? Que venhamos a refletir sobre isto, porque quem vive com o perdao já liberado, e perdoa como aprendeu com o Mestre, está imune com o Antidoto Jesus…Ter a mente de Cristo é viver o que Ele nos ensina na Tua Palavra…Que Deus nos alcance sempre com esta maravilhosa Uncao do perdao no Nome de Jesus Cristo…Amem e Amem..

  7. Robin buscava alívio no álcool e nas drogas, daí o suicídio
    Quem busca alívio em Jesus,sabe como Jó(o Senhor deu , o Senhor tirou), que suicídio não é viável e tem fé , certeza de que a alegria vem pela manhã

  8. Eu particularmente sofri com “depressão severa”; passei por momentos difíceis, com várias tentativas de suicídio, todos mal sucedidos… Tava em tratamento com psicologas e psiquiátricas e nada adiantava. Depressão é uma doença na alma, meu espírito se encontrava triste, então procurei um grupo de oração, procurei JESUS, aí veio a solução pro meu problema… Hoje graças a Deus sou normal e uso se quer medicamentos antidepressivos. Eu posso dizer DEUS me curou deste mal do século que assolando frequentemente.

  9. a verdade é que ninguem esta livre da depressão, Deus levou minha filha e cá esta eu sofrrendo com depressão não cornica mas vai e vem mesmo sabendo que minha filha esta nos braços do Pai. então é bom vigiarmos depressão é uma doença. e no meio evangelico esta cheio de crente doentes e muito doentes.

  10. interessante o debate á respeito da depressão e suicídio,dois males que invadem alguns lares.a existência humana é complexa e a ciência ainda tem mais perguntas que resposta para estes males.não quero fechar a questão.apenas acho que é muito difícil saber até que ponto alguém que se mata tem consciência de seu ato,tendo em vista que sempre o ser humano luta pela preservação da própria vida com todas as forças.o segundo ponto é: depressão,uma doença espiritual?possessão demoníaca? nem sempre.o criador permite algumas enfermidades para nos mostrar o quão somos limitados nesta vida terrena.para mim,é uma doença comum e devemos saber lidar com ela. e falo com conhecimento de causa.talvez este mal nem seja tao novo,apenas não era levado á sério,pois era ridicularizado .agora tem um nome:tristeza profunda.devemos pensar nisto.

  11. Não devemos julga-lo ou achar que o evangelho gira em torno dos meus pensamentos e opiniões de reformadores.
    Prosseguimos para o nosso alvo e objetivo. Esse alvo é Cristo. O objetivo e agradece-lo pela oportunidade da vida. Seja nas tribulaçoes, seja na alegria e vitórias, o importante e saber que Jesus disse que ele não era desse mundo e nós também não.
    Já sofri de uma tristeza profunda que abateu minha alma por anos. Até hoje luto contra pensamentos e atitudes. Ele pode me curar, mas não curou porque quer tratar em mim o abatimento da minha vida para que eu saisse da sopa para a comida sólida.

    Quer crescer, vai doer mas vale a pena viver enquanto o Senhor nos dá folego de vida!

    Obrigado Senhor!

  12. muitos falam que depressão é uma doença, pois eu não acredito nisso; o rei Salomão mostra muitos de seus exemplo no livro de Eclesiastes, depressão significa o amadurecimento da alma e de seus pensamentos leia esses trechos de Eclesiastes cap.02; 14 Os olhos do homem sábio estão na sua cabeça, mas o louco anda em trevas; então também entendi eu que o mesmo lhes sucede a ambos.
    15 Assim eu disse no meu coração: Como acontece ao tolo, assim me sucederá a mim; por que então busquei eu mais a sabedoria? Então disse no meu coração que também isto era vaidade.
    16 Porque nunca haverá mais lembrança do sábio do que do tolo; porquanto de tudo, nos dias futuros, total esquecimento haverá. E como morre o sábio, assim morre o tolo!
    17 Por isso odiei esta vida, porque a obra que se faz debaixo do sol me era penosa; sim, tudo é vaidade e aflição de espírito.
    18 Também eu odiei todo o meu trabalho, que realizei debaixo do sol, visto que eu havia de deixá-lo ao homem que viesse depois de mim.
    19 E quem sabe se será sábio ou tolo? Todavia, se assenhoreará de todo o meu trabalho que realizei e em que me houve sabiamente debaixo do sol; também isto é vaidade.
    20 Então eu me volvi e entreguei o meu coração ao desespero no tocante ao trabalho, o qual realizei debaixo do sol.
    21 Porque há homem cujo trabalho é feito com sabedoria, conhecimento, e destreza; contudo deixará o seu trabalho como porção de quem nele não trabalhou; também isto é vaidade e grande mal.

    ECLESIASTES 1
    16 Falei eu com o meu coração, dizendo: Eis que eu me engrandeci, e sobrepujei em sabedoria a todos os que houve antes de mim em Jerusalém; e o meu coração contemplou abundantemente a sabedoria e o conhecimento.
    17 E apliquei o meu coração a conhecer a sabedoria e a conhecer os desvarios e as loucuras, e vim a saber que também isto era aflição de espírito.
    18 Porque na muita sabedoria há muito enfado; e o que aumenta em conhecimento, aumenta em dor.

  13. É muito claro no comentário desse blogueiro que ele não tem condição alguma de expressar opinião, está totalmente equivocado, colocando a depressão como algo comum para cristãos, e não há nenhuma opinião contraria na materia. Ele faz relação com Davi, Elias, e até mesmo Jesus, sem uma minima analise do contexto, onde todos estavam vivendo “dias maus” como a própria bíblia diz, Jesus estava as vesperas do maior sofrimento que um homem já viveu, Davi e Elias estavam sendo perseguidos por exercitos que queriam matá-los, e foram momentos ou pequenos períodos, de tristeza, totalmente contrario a depressão que é uma doença, a pessoa vive triste, muitas vezes sem motivo, que é o caso do Robin Williams, qual o motivo para ele se matar?. Aceitar o comentário dessa pessoa é negar a palavra de Deus, onde ficam os textos de “no mundo tereis aflições, mas tende “bom animo”, eu venci o mundo”, “frutos dos espírito: amor, “alegria”, paz..”, “Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundancia” (entenda abundancia, não estou falando de dinheiro, mas abundancia da presença de Deus), se o fruto do espírito é alegria, e eu tenho vivido triste, algo está errado no meu relacionamento com Deus!!..
    Bom, deixo esse comentário pois realmente fiquei indignado com essa materia, pois fere o evangelho genuino de Cristo, reduzindo seu sacrificio na cruz, dizendo que não seria suficiente para curar ou libertar “todos” os depressivos que crerem nEle.

    Sugiro reverem essa materia, e colocar uma posição que mostre a realidade do cristão, que realmente vive dias maus, mas vive intensamente a alegria da salvação, até nos dias difíceis encontra esperança.

    Sem mais,

    Rodrigo Sandoval Braga – Suzano

    • Concordo em parte com o Rodrigo .acho importante os evangélicos abrirem o debate sobre a depressão,tendo em vista que ao longo de 37 anos de vida cristã,sempre ouvi de muitos pseudo -pastores que ”depressão é possessão demoníaca,falta de fé,carnalidade,ect e tal””.é preciso buscarmos informação científica,ouvir profissionais sérios á respeito deste assunto,pois temos vistos cristãos verdadeiros (serem vitimas de sofrimento emocional),sem contudo,serem carnais como pensam alguns. uma discussao sobre o tema vai ajudar em muito na elucidaçao deste controverso assunto.

DEIXE UMA RESPOSTA