O mês de setembro é conhecido pela campanha de prevenção ao suicídio, um problema que atinge pessoas de todas as faixas etárias, religiões e poderio econômico. Por isso, uma igreja decidiu abraçar a campanha do Setembro Amarelo, para levar informação e ajuda às pessoas.
Ao longo do Setembro Amarelo, as campanhas de alerta e acolhimento levam informações às pessoas que podem estar lutando contra pensamentos suicidas.
A Igreja Apostólica Tenda, em Eunápolis (BA), criou a Semana de Valorização da Vida, com atuação de voluntários entregando folhetos informativos e expondo faixas de conscientização.
A proposta é encorajar pessoas a buscarem ajuda antes de apelarem à medida extrema do suicídio, um gesto de desespero e angústia. Com a promoção de reflexão e conscientização, não apenas os potenciais suicidas são alcançados, mas outras pessoas passam a compreender o assunto de maneira menos mistificada.
De acordo com informações do portal Gazeta Bahia, a igreja tem usado todas as ferramentas ao alcance: desde o culto de adoração ao Senhor até palestras sobre como identificar possíveis sinais suicidas e formas de acompanhamento de indivíduos que apresentem esse perfil.
A intenção é minimizar a evolução dos quadros de depressão que possam evoluir para casos de suicídio. Atualmente, os dados são alarmantes: 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e perto de 1 milhão em todo o mundo, o que representa uma morte a cada 40 segundos.
Um evento foi realizado no último domingo, 12 de setembro, no Espaço da Igreja Apostólica Tenda, com a participação de uma especialista que esteve palestrando sobre a importância da vida, e a participação da cantora Deysla, professora Cleonice e cantora Welaynne, que testemunharam sua jornada de superação.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 9 a cada 10 casos de suicídio poderiam ter sido evitados caso as pessoas que tiraram a própria vida tivessem recebido ajuda em algum momento.