Anunciar o Evangelho de Jesus Cristo aos perdidos é dever de todo cristão, o que sem dúvida muitos fazem questão de cumprir. Porém, em algumas regiões do planeta essa tarefa exige uma disposição fora do comum. É o que acontece na Mongólia, onde o evangelismo acontece sob frio extremo.
Com temperaturas chegando a marcar 22 graus negativos, os cristãos do Leste Asiático precisam enfrentar as condições do frio extremo para anunciar a Palavra de Deus nas ruas. É o que normalmente fazem aos finais de semana.
A estratégia, segundo informações da International Mission Board, consiste basicamente em oferecer caronas nos próprios veículos, já que a conversa ao ar livre pode ser perigosa devido às condições do clima.
Sob frio extremo, partes do corpo como as extremidades das mãos, orelhas e nariz podem congelar, causando sérios problemas caso não sejam aquecidas rapidamente. A respiração também é dificultada em condições tão extremas.
Carona evangelística
Diante desse contexto, os cristãos na Mongólia costumam sair aos sábados para passear de carro, procurando pessoas caminhando que possam aceitar uma carona. É assim que eles transformam a situação numa oportunidade para falar de Jesus.
“Quase todas as semanas, durante o momento de testemunhos na igreja, as pessoas contam que depois de orar, antes de sair para evangelizar aos sábados, elas foram dirigidas por Deus a uma pessoa específica, que teve o coração preparado para crer”, disse Eileen Swarr.
Swarr é funcionária da International Mission Board (IMB), a Junta de Missão Batista Internacional, que agora se prepara para auxiliar as igrejas durante o período de Natal.
Em um país onde apenas 2% da população é cristã, ela diz que o trabalho evangelístico realizado pelas igrejas é algo muito encorajador, tendo em vista as condições do frio extremo. “Sua posição firme me encoraja a ser uma testemunha mais ousada”, diz ela .