Bancada evangélica representa conservadorismo da sociedade brasileira, diz pastor

67

A existência da bancada evangélica é simbólica e representa o conservadorismo da sociedade brasileira, de acordo com analistas políticos e sociais. E o pastor Ricardo Gondim reforça essa tese.

O líder da Igreja Betesda participou, ao lado da professora da PUC-SP Maria José Rosado, diretora da ONG Católicas Pelo Direito de Decidir, de um debate organizado pela revista Carta Capital.

Com o tema “A Religião é Reacionária?”, o debate abordou questões morais que são abordadas de forma conservadora pela sociedade brasileira, formada amplamente por cristãos, distribuídos entre católicos e evangélicos.

Para Gondim, o conservadorismo político-social está ligado aos dogmas religiosos que são enfatizados nas comunidades de fé, e esse fator é agravado pela disputa por fiéis que existe entre as igrejas evangélicas.


“O movimento protestante se dá, muito, em um contexto neoliberal, e assim as igrejas estão por conta [própria], o pastor está por conta, e isso impõe sobre ele uma necessidade muito grande de ser inovador, carismático, porque ele precisa sobreviver, pagar suas contas”, observa Gondim. “Ao mesmo tempo [o pastor] precisa preservar um nicho que o mantenha dento do contexto dos evangélicos”, acrescentou.

A professora Rosado entende que as maiores vítimas do conservadorismo são as mulheres, e que hoje as igrejas Católica e evangélicas estão em descompasso com a sociedade civil em relação aos temas feministas: “A sociedade avançou a ponto de retirar sexo e capacidade reprodutiva do registro de julgamento moral. Há 20 anos, passamos a falar em direitos sexuais. Já é algo de senso comum”, contextualizou. “As religiões, no entanto, reagem a isso pois precisam do controle da sexualidade, das mulheres. E elas são seu maior público, é sobre elas que a igreja traz esse discurso forte do singular, da família”, teorizou.

O pastor Ricardo Gondim disse que a religião se apossa de forma oportunista do ideal de família para sustentar o conservadorismo: “Observo que nós temos uma grande flexibilização ética, dogmática, mas um conservadorismo cada vez mais acirrado, pois é a única âncora que sobra em defesa da família, dos bons costumes. Tudo é uma hipocrisia, mas é um discurso que vale no púlpito”, critica.

Rosado aponta para o fato de que, certas situações não podem ser mais suprimidas: “Há conquistas sobre as quais, de fato, não se volta a trás. Você ter duas mulheres se beijando dentro do Congresso, duas mulheres que se assumiram casadas, e com a repercussão que tem uma Daniela Mercury no Brasil, isso pra mim é um indicador de uma permeabilidade da sociedade a essas questões […] Há condições de possibilidades, de propostas, de discursos, de legislações, que a gente não tinha há 20 ou 30 anos e que hoje são uma realidade”, concluiu.


67 COMENTÁRIOS

    • Falou tudo stardust., essa raça herege representa seus próprios interresse está aí os processo contra o representante dos evanjegues o cunha que terá que devolver 400 milhões para a sociedade brasileira e vamos cobrar , e mais 125 milhões da seita assembleia de satanás ., vamos cobrar ., devolva e que seja usado este dinheiro desviado para comprar medicamentos e leite para as criança ., abaixo os hereges protestantes ladrões ., não representa o povo honesto trabalhador não ., representam suas próprias mentiras e arrogância., ta dito e vão pro inferno seus hereges protestantes

      • Lopes cachaceiro.

        deixa de seu estúpido, leia a Bíblia só assim vc vai deixar de ficar de joelho aos pés desse boneco feio essa tal de aparecida, feita de por mãos de homens..

        vc e seus padres são todos uma bando de estúpido, DEUS diz, não façais pra ti imagem de escultura pra adorar.
        ai é que vcs fazem e adoram.
        bando de jegue estúpido.

    • E vc concorda com o caido Ricardo Godim ? Ao longo do tempo percebemos o perfil dos debatedores , logo percebe-se de que lado vc fica nas questões da igreja ! Vc pende sempre do lado oposto e querendo impor a sua ideia como se fosse a verdade. Vc não ajunta vc espalha !

    • ha ha ha ha
      stardustio ha ha ha
      querendo falar de quem representa e de quem não representa.
      ha ha ha

      Não se preocupe com isso stardustio, PORQUE VOCÊ NÃO É CRISTÃO…
      Você é apenas uma estrela caida como diz o seu nick….

  1. o que dizer de desviados, de gente que não suporta a sã doutrina, que a cada dia se afasta mais dos rumos cristãos, que dizer de um homem como ricardo que tem a capacidade de dizer, que a volta de

  2. o que dizer de desviados, de gente que não suporta a sã doutrina, que a cada dia se afasta mais dos rumos cristãos, que dizer de um homem como ricardo que tem a capacidade de dizer, que a volta de dizer que a volta de JESUS É UTOPIA, E QUE NEM TODAS AS RELAÇÕES HOMOSSEXUAIS SÃO PROMISCUAS.
    Que dizer de ativismo ateu, de ativismo contra a instituição igreja que começa na família, que aquele que está limpo continue a se limpar, e aquele que está sujo que faça o mesmo, pois o juiz justo e reto dará a cada um sua recompensa naquele dia.
    A bancada evangélica é, uma mentira, o nome da bancada é cristã, composta por todos que acreditam em Cristo e nele esperam as boas novas, ou seja o evangelho, sim sabemos que assim como Jesus tinha um judas, não seria a bancada que seria totalmente isenta de más pessoas, mas também sei que se não forá a pressão do malafaia e desta bancada que muitos ateus gays atacam, a pl 122 teria sido aprovada, e hoje os templos já estariam na sua maioria fechados.
    Entendo também que os militantes de satanás, atacam apedrejam é porque sabem que Jesus está voltando e seu tempo está acabando.
    Logo aqueles que contrario são a bancada que segura satanás e seus membros de abrirem o caminho para o caos da civilização, estão apedrejando, pois querem que seu mestre entre logo em cena.
    MARANATA SENHOR JESUS!!!

  3. Opa., opa .,opa., representa os evanjegues pois os evanjegues se casam entre divorciados ., aceitam o aborto , casam se entre si mesmo sendo comprometidos., desviam verbas do mensalão para as suas seitas , exemplo da assembleia que se diz de Deus., 125milhoes., o cunha representante dos evangélicos na câmara ., a máfia das ambulâncias., entre outros escândalos., como é que pode dizer ser representante do conservadorismo brasileiro., errado a grande maioria do povo brasileiro são honestos ., pagam seus impostos .,são trabalhadores., são casados com uma só mulher até que a morte os separe , assimcomo diz o padre no altar ., então está matéria nada condiz com a sociedade tradicional católica brasileira ., paz e bem

    • É que aqui ,no site Gnoticias não envia fotos das pessoas que aqui comentam , se enviasse veriam que esse Lopes esta amarrado , com certeza amarrado e com cadeado como nó !
      O cara é varrido , da pra perceber até a baba escorrendo no canto da boca dele viu !

      • Souza

        Esse Lopes, um pobre diabo, cachaceiro e pinguço, ele só da ouvido aos padres cachaceiro igual a ele, seu pobre diabo, nunca leu a Bíblia,só agredida no que os padres dizem..
        esse pobre diabo, esta perdido na idolatria, na cachaça, na vontade da carne.
        ela vai a missa, toma a hóstia que simboliza o sangue de JESUS, depois vai pro boneco beber cachaça, ele mesmo um dia disse, aqui no site , que ia tomar cerveja no boteco pra comemorar o aniversário do padre idolatra.

        agora veja, se uma pessoa dessa, não esta fazendo a vontade do diabo..

    • Lopes,

      Os católicos estão vendo a derrubada da igreja católica, aí migram pras igrejas evangélicas, as verdadeiras de Cristo(pois formadas pelos cristãos que nunca se sentaram com constantino), entrementes nesse via migratória vem as ovelhas ruins que todo rebanho possui, e uma vez chegando continuam a aprontar, aliás como sempre aprontaram desde que Cabral fez a primeira missa, em a cinco séculos. Eta povo que não muda nunca. Não é atoa que até o vaticano, mesmo com as desgraças que são feitas por lá, que não dá títulos de santos aos brasileiros.

      Tá explicado economicamente, social e espiritualmente. Conteste, vá à buscas de doutores pra ajudar você. Se não conseguir, pode continuar fazendo como sempre, chamando de palavrões.

  4. Os católicos estão vendo a derrubada da igreja católica, aí migram pras igrejas evangélicas, as verdadeiras de Cristo(pois formadas pelos cristãos que nunca se sentaram com constantino).

    Nessa via migratória vem também as ovelhas ruins que todo rebanho possui, e uma vez chegando continuam a aprontar.

    Aliás, aprontaram como sempre fizeram, fato que se repete desde que Cabral fez a primeira missa, há cinco séculos.

    Eta povo que não muda nunca.

    Não é atoa que até o vaticano, mesmo com as desgraças que são feitas por lá, que não ofertam títulos de santos aos brasileiros.

    • Acordou urso velho de lutero este site tão corroendo sua alma herege , herege quem entra nas seitas são perturbados espiritual,ente igual a vc perdido na fé., seguidor e heresia protestante., kkkkkkk

    • Os católicos estão migrando pras seitas neopentecas (e não evangélicas) por causa das promessas de acúmulo de riquezas materiais e curas milagrosas que não existem. Enquanto isso, a igreja católica continua naquele lenga-lenga escrito nas cartilhas.
      .

    • o seu protestante a igreja catolica nao perde fieis pra igreja nenhuma,,,a igreja catolica perde infieis…coloca uma coisa nessa cabecinha sua que na sua igrejinha que o dono e comedo de feijao tambem perde fieis,,,falar nisso jesus tambem cura inveja e ciume…

    • Eu diria que hipocrisia cairia melhor do que conservadorismo. Como pode divorciado defender a família tradicional. Não seria o famoso “façam o que eu digo mas não façam o que eu faço “?
      .

        • Jamais devemos comparar a tradicional família brasileira com estes pastorecos mercenarios safados politiqueiros., dados ao dinheiro alheio e a podridão da política., eles representam a mediocridade dos larapios ., nunca jamais a tradicional família católica ., para trás satanás.,

          • Lopes,

            Concordo com você.

            A sociedade brasileira não está acostumada a isso.

            O roubo sempre foi patrocínio da igreja dominante, onde impostos, terrenos públicos pra construir imóveis(igrejas/residências) e recursos pra reformas, tudo doado numa verdadeira promiscuidade, melhor dizendo, roubalheira.

  5. lamentavel…
    a bancada evangelica eh composta em sua maioria por politicos com muitos processos por corrupcao e praticas afins.
    todos esses tem apenas dois interesses, submeter a sociedade ao cristianismo para aumentar o poder das igrejas e enriquecer.

  6. Que conveniencia desvirtuar o assunto do topico pra “a igreja de Cristo é essa ou aquela”….
    Estamos falando de uma problematica séria, e querem levar muito para o lado de premissas religiosas… esqueceram que a cultura de um povo, no caso o brasileiro, é composta de valores alem dos religiosos?

    Nao esqueçam do”jeitinho brasileiro”, independente de crença, a moral da pessoa se quebra pelo livre arbitrio do ser humano.

    Daí vem a ideia de que religiao nao pressupoe que alguem seja virtuosa, ou que respeite as liberdades de outros, como pontuados na Constituiçao.

    Pode ser um cristao de igreja, ou cristao que nao segue nenhum guia religioso – ele e a biblia a sós – , nao importa o ser humano, haverá oportunidades que o faça seguir caminhos ilicitos ou que ferem o bem comum – corrupçao-, ai nao adianta biblia ou oraçao, pois a luta é pessoal, afinal de contas, Deus ja noa dá força suficiente para resistir.

  7. Até que enfim o leviano aceitou e entendeu que pastorecos mercenarios protestantes só estão infriltrados na política para puxar a sardinha pra brasas deles., também acordando né fi., urso de lutero

      • Está escrito por volta do ano 1970 , haverá de nascer um besta herege peçonhenta terrível este terá por nome um demônio chamado zezemulambo., ele será coiteiro de pastorecos mercenarios., terá como líder o herege lutero., e seguirá seitinhas de esquinas ., ele será tão baixo e tomado por espíritos imundos que usará o salmo 115 para se justificar de suas heresias., terá a Bíblia como muleta ., e será somente um pagador de dízimos achando que assim estará cumprindo vontade de Deus ., seus líderes são hereges pastorecos mercenarios vendilhoes do templo ., e ele mesmo sabendo destas aberrações irá passar os dias de suas vidas tentando arrastar outros para a perdição assim como seus comparsas leviano e lucianta ambos chacais terríveis protestantes filhos da perdição ., herege se queres saber o salmo . 115 ., peça orientação a um sacerdote pois a ninguém é dado a interpretação individual da Bíblia . E eu herege protestante sigo além da Bíblia o santo magistério da una santa igreja católica e apostólica o resto é resto., vai te satanas

  8. Ao mestre, ao filósofo, ao cientista, ao magistrado, ao professor, ao líder, ao guru, ao padre, ao pastor, a todo que se situa, se coloca ou se imagina numa plataforma superior a de seus irmãos, por favor, “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.” (Carl Jung)



    Assine o Canal
  9. “Um novo mandamento vos dou: amai-vos uns aos outros como eu vos amei.” (Jesus); “Sede bons e caridosos – é a chave dos céus que tendes em vossas mãos. Toda felicidade eterna está encerrada nesta máxima: Amai-vos uns aos outros. Nas regiões espirituais, a alma só pode elevar-se pelo devotamento ao próximo.” (Allan Kardec)



    Assine o Canal
  10. Que coisa…de certa forma esse pessoal, ainda que não sendo muito santos ou honestos (ao que tudo indica), está fazendo algo útil para a sociedade…realmente essas paradas disso ou daquilo são ridículas…que pessoal que perdeu a completa noção do ridículo, do bom senso, das coisas boas e bonitas…perderam a noção da beleza moral, dos padrões éticos e de intimidade…nossa que povo espiritual e psicologicamente estragado!

  11. “Maria José Rosado, diretora da ONG Católicas Pelo Direito de Decidir, de um debate organizado pela revista Carta Capital.”

    É importante afirmar que a ONG não tem qualquer vínculo com a Igreja Católica, os seus integrantes são militantes de causas feministas portanto não se tratam de pessoas cristãs católicas.

  12. A maioria avassaladora de pessoas que compõem a sociedade civil brasileira são cristãs, somos conservadores por natureza e por convicções e vamos, na medida do possível, nos fazer representar por uma boa maioria no congresso nacional.

    Feliz de nós que somos uma nação cristã.

    • Concordo…estatisticamente os cristão que fazem bobagem são a franca minoria, o cristianismo em si, na figura da igreja católica e algumas evangélicas são o porto seguro dessa nação, do contrário, já teria sucumbido.

      • Conversa pra boi dormir. Para os evangélicos, os católicos não passam de idólatras miseráves e irão pro inferno por adorarem ídolos. Eu sou ateu, mas não tenho problema nenhum em rezar o Pai Nosso e a Ave Maria nos eventos que acontecem em reuniões que porticipo. No entanto, em várias ocasiões, já presenciei evangélicos se recusarem a rezar a Ave Maria. Deixem de ser hipócritas e parem com essa guerrinha entre vocês próprios e contra os gays. A propósito, na guerra conta o “pecado” gay vocês se unem. Vão cuidar das vidas medíocres de vocês e deixem os gays em paz.
        .

  13. O Brasil é um país laico, não devia ter bancada representando religião nenhuma. Se a moda pega vamos ter bancada espírita, bancada umbandista, bancada católica, bancada satanista…

    • Caro Bruno, pensamento muito incompleto esse seu, o Estado é laico (por não favorecer qualquer vantagem a qualquer entidade religiosa), massssss…a sociedade NÃO é laica…é predominantemente cristã (alto e baixo espiritismo geralmente tb seguem a moral cristã). Essa sua afirmativa é infundada…o Estado existe para servir a sociedade, ele não pode ser usado para imposição legal da religião, o que está certo, mas não pode ir contra a religião como muitos querem, muito menos contra a cristã. Não há, nesse sentido, nenhum problema ou contradição em haver uma bancada evangélica (cristã) representando essa sociedade majoritariamente cristã.

      • …se a democracia consiste na vontade da maioria, então muitas besteiras que se fazem hoje em dia que são contrárias á fé Cristã não deveriam ser feitas. Veja o tamanho da tolerância de nós Cristãos hein…nos países islâmicos não haveria essa liberdade que há aqui para quem não é da religião. Mas ainda prefiro como é aqui, mesmo tendo de ver tanta iniquidade.

        • Não é pensamento incompleto, apenas sintético da situação. Diante de tantas aberrações religiosas contra o direito humano que estão acontecendo aqui no Brasil, principalmente da bancada dita cuja, em que os representantes, em nome do “conservadorismo”, incitam ódio. Uma hipocrisia. Sendo que muito deles tem a vida altamente reprovável, vide AD no Petrolão, entre outras coisas. Tem que acabar sim com esse tipo de bancada, não por ser evangélica, cristã ou outro tipo de credo, mas por não ter nenhuma praticidade uma vez que o Brasil é laico. Respeita-se e aceita-se todas as religiões (pelo menos em teoria), mas cada uma em seu devido lugar e esfera. Religião e política a história nos ensina que não dão muito certo.

          • E Cristão observa também os comentários aqui postados, sendo a maioria de pessoas crentes e religiosas. Cheias de amor né. Nenhum juízo, preconceitos, raiva, acepção. Palavras saídas dos lábios de Jesus, não é??!!!

          • Sinteticamente então:
            1 – Laico não é ateu…o Estado representa uma sociedade que é Cristã;
            2 – Estamos falando de princípios de moral e ética (cristãs), eu não aprovo a conduta pessoal desses pastores, mas sim os valores que defendem (ainda que não pratiquem, sei lá, não vivo com eles);
            3 – Concordo que há aberrações religiosas, mas reitero que falo de princípios cristãos;
            4 – Concordo que um Estado religioso não deu nem dará certo; porém, destruir os princípios cristãos será muito pior;
            5 – Historicamente, da igreja procede tudo o que há de bom na sociedade ocidental: as creches, as universidades, o conhecimento filosófico grego, a ciência, etc… Não fosse a igreja, ainda estaríamos na barbárie, o pouco de luz que temos nesse mundo foi trazido pelo Senhor e pela sua igreja!
            6 – Esse jargão “discurso de ódio” não cola, é uma tentativa frustrada de colocar alcunhas no povo Cristão (há eventos isolados de ódio, mas não procede da sã doutrina, procede da cabeça de alguns malucos).
            7 – Eu não sigo cartilha da ONU, nem do PT, nem do forum de Sao Paulo, nem dos iluminatis, nem da KGB, nem de porcaria nenhuma cujo único intuito é a redução populacional para o domínio das massas.
            8 – Não seja um i d i o t a útil nas mas desses caras…seja inteligente meu filho, a quem interessa destruir o cristianismo hã?

  14. E…ainda…não podemos ficar com conversa de maluco, cada coisa no seu lugar…sem metonímias.
    .
    A discussão no Brasil virou isso, uma quantidade infinita de metonímias…por exemplo:
    O Malafaia ou outro pastor qualquer faz alguma bobagem…e vem os i d i o t a s úteis e começam a malhar a igreja e a sã doutrina.
    um padre faz alguma besteira e eles vêm atacar a igreja novamente…
    .
    Ora, sabe-se que o malafaia não representa a Igreja e um padre não pode representar Roma…mas não adianta, pela má fé, ou por burrice mesmo, tomam a parte pelo todo e transformam uma ação em um pretexto de denigrir a fé…
    .
    e o que não enxergam? Que as Plavras de Cristo permanecerão…o padre sumirá o Malafaia sumirá, mas a igreja continuará…querem destruir o todo por conta de uma parte (que nem sei se faz parte do todo). Isso é insensatez pura, ou má-fé, ou burrice mesmo.

DEIXE UMA RESPOSTA