Sociedade Brasileira de Genética apóia críticas do biólogo Eli Vieira ao pastor Silas Malafaia

A Sociedade Brasileira de Genética (SBG), publicou recentemente uma nota na qual endossa as críticas do biólogo Eli Vieira ao pastor Silas Malafaia na polêmica a respeito da influência da genética na orientação sexual de uma pessoa.

Em seu texto a SBG reafirma a opinião exposta pelo biólogo de que a “orientação sexual humana é uma característica multifatorial, influenciada tanto pelos genes como também pelo ambiente”. Outro ponto destacado na nota é o de que nem o fator genético nem o comportamental tem efeito determinante por si só para definir essa faceta do comportamento humano, descrito na nota como o “resultado de uma interação complexa entre genes e ambiente”.

– Alegar que a genética nada tem a contribuir na compreensão da origem deste comportamento é ignorar meio século de avanços na nossa área. – ressalta a SBG, que encerra declarando ser verdadeiramente importante “que as pessoas não sejam julgadas pela sua orientação sexual ou identidade de gênero, mas apenas pela firmeza de seu caráter”.

Leia a nota na íntegra:

7 de março de 2013

A Sociedade Brasileira de Genética endossa as informações fornecidas pelo biólogo Eli Vieira em resposta ao pastor e psicólogo Silas Malafaia acerca das bases genéticas da orientação sexual.

A orientação sexual humana é uma característica multifatorial, influenciada tanto pelos genes como também pelo ambiente. Há fortes evidências de que o substrato neurobiológico para a orientação sexual já está presente nos primeiros anos de vida. Não há evidência de nenhuma variável ambiental controlável capaz de modificar de maneira permanente a orientação sexual de um indivíduo. Assim, essa faceta do comportamento humano é resultado de uma interação complexa entre genes e ambiente, em que nenhum dos dois tem efeito determinante por si só. Alegar que a genética nada tem a contribuir na compreensão da origem deste comportamento é ignorar meio século de avanços na nossa área.

Entendemos, também, que os fatos acerca dessa questão são desvinculados do debate ético sobre os direitos das pessoas que manifestam orientações sexuais e identidades de gênero.

No entanto, neste momento histórico em que o físico Stephen Hawking faz campanha para que o governo britânico se retrate pelos males que causou a Alan Turing, homossexual e pai do computador, expressamos que nós, como cientistas, desejamos um mundo mais igualitário, em que as pessoas não sejam julgadas pela sua orientação sexual ou identidade de gênero, mas apenas pela firmeza de seu caráter. Um mundo assim é um mundo mais receptivo ao pensamento científico, que se constrói de forma humilde e tentativa, em vez de dogmática e impositiva.

Porém, em seu site, Silas Malafaia afirma que a nota da SBG na verdade foi um “tiro que saiu pela culatra”, e no fim endossa suas opiniões sobre o tema. Destacando o trecho do texto que diz que o “comportamento humano é resultado de uma interação complexa entre genes e ambiente, em que nenhum dos dois tem efeito determinante por si só”, Malafaia defende que essa afirmação “não comprova absolutamente nada, cientificamente falando”.

O pastor diz ainda que “fortes evidências na ciência não indicam a verdade científica”. E que “o instrumento da verdade científica é o experimento, a observação”. Malafaia diz ainda que “o documento da SBG não tem a ver com genética, e sim com filosofia e direitos humanos” e que “quem escreveu este documento está legislando em causa própria”.

Por Dan Martins, para o Gospel+

1. Há pessoas que tem predisposição genética ao alcoolismo, mas nem por isso se tornam alcoólatras, portanto uma coisa é certa, pdemos eliminar a genética como determinante.

2. Há pessoas que tem predisposição genética ao alcoolismo, mas nem por isso se tornam alcoólatras, portanto uma coisa é certa, pdemos eliminar a genética como determinante.

3. Há pessoas que tem predisposição genética ao alcoolismo, e nem por isso se tornam alcólatras, portanto uma coisa é certa, podemos eliminar a genética como determinante.

• Essa raça que querem provar que geneticamente comprovando que a gayzise vem de berço, é tudo cheio de pomba gira.kkkkk
      Fogo Santo nesse demônio nessa, entidade chamada pomba-gira, Senhor Jesus!!

• Então diga pelo mapa genético qual gen determina a orientação sexual, tendo em vista que a diversidade a ser aceita aumentou. Creio que a qenética deveria provar geneticamente com células, sangue e GENS. Até então só tenho visto questões comportamentais.

4. Agora este salafrário vai ficar gritando que a Sociedade Brasileira de Biologia está a favor da "ditadura gay", assim como fez quando o Conselho Federal de Psicologia também repudiou sua postura retrógrada. E tem gente que ainda acredita neste crápula.

• é mas não foi me apresentado NENHUMA PROVA CONCRETA de que existe um gene gay… O SER HUMANO NASCE OU HOMEM OU MULHER no decorrer da vida por experiência e fatos da mesma decide se tornar homossexual, digo isso porque NÃO EXISTE NENHUMA PROVA CIENTÍFICA QUE COMPROVE QUE O SER HUMANO NASCE HOMOSSEXUAL é impossível e contra a própria natureza do ser humano DE PROCRIAR DE SE REPRODUZIR,repito é contrária a NATUREZA humana.

• Eh ESTRANHO a sociedade brasileira de biologia que so deveria dar opinioes SOBRE BIOLOGIA falar sobre homossexualismo ehehe.

Ainda repetiu a mesma porcaria, QUE NAO TEM NADA CONCLUSIVO, mas tem idiotas que tratam evidencia como certeza absoluta, e se dizem "cientificos". vao estudar.

Mesmo que for genetico, o ambiente ainda influencia, e ainda assim EH UMA ANORMALIDADE, sendo genetico ou nao, o FATO que homossexualidade eh um disturbio, pois impede a procriacao, que eh o unico meio para a perpetuacao da especie, A PRINCIPAL E MAIS IMPORTANTE FUNCAO DO SER VIVO segundo a BIOLOGIA evolucionaria.

Chupa IDIOTAS.

• O próximo papa "SERÁ" da AMÉRICA LATINA !!! Argentina ou Brasil !!! O próximo papa vai inaugurar os três anos e meio da Falsa Paz que antecederá os três anos e meio de perseguições e mortes contra os CRISTÃOS e os JUDEUS !!! > Os Governos pró Gays vão destruir os Governos Pastorais !!! VAI HAVER PÂNICOS NAS IGREJAS PASTORAIS !!! Toda "HUMANIDADE" será OBRIGADA a "ADORAR" a Imagem da Falsa Santa Maria !!! A IMAGEM DA BESTA !!! (Novembro de 2013*Final de 2020) … SETE ANOS !!!

• o ser humano nasce de diversas formas.
      alguns sao homens, outros mulheres.
      alguns nascem mulheres mas geneticamente tem propensao ao desenvolvimento do hormonio masculino, tornando -se extremamente peludas e com o clitoris de tamanho exagerado.
      o mesmo ocorre com homens que nascem geneticamente propensos ao hormonio feminino, tendo micropenis e desenvolvendo mamas.
      ha ainda hermafroditas de diversos tipos.
      a sexualidade entao tem muito mais diversidade.
      existem pessoas que sentem atracao por objetos, animais, personagens de historias fictícias.
      alem disso nascem pessoas sem os orgaos sexuais.
      nao somos apenas macho e femea, mas uma infindade de variedades.

• Quando o Malassauro citou a ciência para justificar sua homofobia, os crentes aplaudiram. Achei até estranho o discurso científico na boca de um povo que não acredita na evolução, mas sim em Adão e Eva, ou que negam os dinossauros e acreditam na mula falante de Balaão rsrsrsrs, mas acompanhei o debate. Bom, agora um entidade idônea para falar da genética – ou vão me dizer que são as igrejas evangélicas que têm autoridade para falar da ciência genética? – usa o discurso científico para questionar, mais uma vez, o pastor fanfarrão e homofóbico e o que acontece? Xingamentos, difamações, desqualificações etc Dá para entender um povo desse tipo? Meu brother, não dá! kkkkk

• Por outro lado, sobre essa necessidade de se explicar a homossexualidade e a bissexualidade, penso como Jean Wyllys que, por sua vez, expressa um posicionamento bem anterior feito pelo filósofo Michel Foucault. Diz o deputado do PSOL, em entrevista à revista Superinteressante: "Não há um consenso sobre a origem da homossexualidade. E nem sei por que deveríamos discutir sua origem, uma vez que não se discute a da heterossexualidade. São expressões da sexualidade humana. Mas a especulação em torno disso é um indicativo de todo policiamento em torno da homossexualidade. Ou seja, os héteros construíram uma ordem cultural que nos trata como desvio. A homossexualidade foi tratada como crime, pecado e doença. E os homossexuais foram reagindo contra esses conceitos, e ganhando cidadania. Foi um enfrentamento cultural e político. Eu, por mim, não estaria discutindo isso. Mas a manifestação de cientistas, como do geneticista Eli Vieira, é importante para rebater as especulações de charlatões como o pastor Silas Malafaia."

• Marcos Torres
      ninguem nasce homo nem hetero… mas certos fatores podem influenciar

não são só suposições, alem dos gemeos identicos, já li outra pesquisa que fala que filhos caçulas tem mais chance de serem gays.. cientistas observaram que a cada gravides o utero feminino fica mais exposto aos hormonios femininos.

• Renan Vasconcelos Pena

Filhote como você é primitivo e primário, e ignorante dos assuntos científicos. O que conta é o endosso da SBG ao vídeo de Eli Vieira, que desconstruiu a argumentação de Malafaia no sentido de que Malafaia quis convencer o público de que os gays são pervertidos ou traumatizados. Não é nem uma coisa nem outra. Além disso, dizer que há fortes evidencias é muito mais que dizer que não há evidência nenhuma. Você sai atrás de defender um argumento que foi tecnicamente desmontado pela cúpula da ciência no Brasil, e que nada mais é do que a confirmação do que diz a ciência no mundo.

Malafaia ao tentar negar a SBG passou atestado de idiota, ridículo e de pessoa de ma fé que quer incutir o preconceito dele na cabeça dos outros. Como aliás conseguiu incutir na sua cabecinha.

Ou você pratica a mesma má fé que Malafaia ou você é um preguiçoso mental.

• Marcos Torres a ciencia comprova que existem fatores alem do simples ambiente e da vida.
      eh facil perceber.
      reconhecemos criancas gays facilmente.
      logo no inicio de seu desenvolvimento. em alguns casos, essas criancas tem mais hormonios femininos que as taxas normais. desenvolvem seios naturalmente.
      a sexualidade eh definida por diversos fatores, entre eles nossa propria natureza.

• Marcos Torres. A ciência afirma que a herança ou codificação genética em si não é A ÚNICA RESPONSÁVEL pela homossexualidade – e em verdade, frente ao paradigma vigente, essa inclusive NÃO poderia poderia ser a única (pense porquê!). Agora ela afirma, corroborado, que HÁ COM CERTEZA fatores genéticos envolvidos e determinantes do comportamento homossexual de forma que, manifestando-se em sua totalidade quase sempre muito cedo, notoriamente permitem você, logo nos primeiros anos de vida, identificar se a pessoa tem ou não tendência ao homossexualismo. O organismo de um homossexual, inclusive o cérebro, tem suas particularidades próprias, conforme já demonstrado e identificado pela ciência. A exemplo, cientificamente, um homossexual responde atrativamente a feromônio do mesmo sexo biológico e sente repulsa pelo do sexo oposto, algo exatamente às avessas do que ocorre com um heterossexual – o seu "padrão divino perfeito" ai. Essa reação é geneticamente determinada e INVOLUNTÁRIA. Você faz isso automaticamente, sem qualquer influência social ou reflexão racional (em absoluto, não é um: oh, que cheiro agradável!!!), e ela se manifesta quando você sente aquela "atração repentina" por alguém que você nunca viu em seu ambiente social. Agora, desde os primeiros anos no ensino médio, aprende-se que QUALQUER organismo constitui-se em um FENÓTIPO, esse resultado da combinação do GENÓTIPO frente às interferências do meio. É por isso que dois gêmeos idênticos não são pessoas completamente idênticas. Assim, há certamente um "fator social", e certamente também físico-químico ambiental, que não são absolutamente iguais a todo o instante. No caso aqui em discussão, assim como em todos os demais casos, é a combinação dos dois que determina a homossexualidade. A repressão social – o fator 2 – certamente contribuiu para manter muitos homossexuais "no armário" por gerações e gerações passadas. Mas isso NÃO SUPRIME a tendência genética. Eles continuavam se sentido atraídos pelo mesmo sexo. Só não podiam demonstrar. Hoje contudo, amigo, não estamos mais na idade média, onde seu livrinho ai era a verdade absoluta e inquestionável. A pessoa mostra-se conforme ela é, sem ter que "esquecer" a sua herança genética e ser o "padrãozinho divino perfeito e infalível" que o seu livrinho mágico afirma que um deus infalível criou. De fato, frente à realidade genética, não deixa de ser engraçado, né! Parece que o "Ser perfeito" ai errou mais uma em seu "projeto perfeito", permitindo que tal "falha" genética ocorresse não só uma vez, mas com certa frequência. Não foi apenas com o "rabo" não. Pois é verdade. Também verifica-se que nascem, com certa frequência, pessoas com um rabo, e não é em sentido figurado não. É uma cauda mesmo (já sei, isso também não interessa, no fundo "Ele" é absolutamente infalível, não é?) Emfim, foi isso que a Sociedade de Genética veio a público esclarecer. Espero que tenha compreendido agora. Abraços.

• Junior Biell Anormalidade é pessoas como você, que têm um cérebro, mas o "botão" de ligá-lo ficou mau conectado quando "o projetista" estava lhe "montando". Veja a minha outra resposta, ao Marcos Torres, e veja se dá ao menos para "ele pegar no tranco" ai!

• A ciência não provou nada, absolutamente nada. Só mostrou palavras, aliás, papel, blog, youtube aceita qualquer coisa. Da mesma forma até hoje não provaram nada que o homem surgiu a partir do macaco, as teorias não passam de folhas estudadas, pesquisadas, enchendo plateleiras, e a ciência não provou absolutamente nada. A ciência não é louca de dizer que existe gen homossexual, porque senão, ela tambem terá que identificar gen psicopata, gen de loucura, gen de pedófilo e etc. A ciência não está tão avançada assim. Até hoje não cura meningite, aids, câncer. Só paleativos e os computadores estão cheios de pesquisas de descobertas frustradas. Deus o sábio criador disse: Não é bom que o homem esteja só, far-lhe-ei uma adjuntora. Contestar Deus é fácil, provar ao contrário não é tão simples. Cada um defende seu lado. Cientistas evangélicso já revelaram verdades dentro da ciência que ninguem jamais quis ouvir ou divulgar. Fazer o que né?

• A verbologia gayzista é sempre a mesma… Crente é homofóbico. Então efina homofobia? e depois individualmente conceitue as palavras, opinião, critica e preconceito. Eu não sou contra homem casar com homem e se deitar com tal como se fosse mulher nas suas relações homoeróticas. O mundo em que vivemos sempre teve isso. A inversão dos valores morais não foi inventada nesse século, apenas aflorou nele. Ísso tem origem com a queda de Adão e vai se consumir com o julgamento de Deus. Eu nao preciso perder tempo falando do juizo de Deus, porque todos vão comparecer diante dele para prestar contas do que vez durante sua curta vida nessa terra. Quer gostem ou não, acreditem ou não, vão prestar contas direntamente com Deus ou com o Diabo.

• Renan Vasconcelos Pena Não dá nem pra dizer que é ignorância, porque você leu a nota e tá sabendo do fato. É BURRICE mesmo. Você e seu pastorzinho imbecil simplesmente ignoram os fatos e continuam repetindo as mesmas merdas que vocês cagam pela boca, até quando? Tá aí na tua frente, todas as pessoas quem PENSAM, que usam o cérebro, toda a ciência vai contra os seus argumentos infundados e você continua a repeti-los. ATÉ QUANDO, seu ignorante, ATÉ QUANDO? Gente cega é o que mais me irrita nesse mundo.

5. na verdade é como em toda a area seja politica, em que eles só podem ser julgados por eles mesmos, na policia, tem seu próprio tribunal, na medicina cada area, tem seu corporativismo, rara exceção o crm. condena qualquer dos seus pares, e assim por diante, isto se chama corporativismo, e por isto não são sérios, preferem defender um idiota e sua classe, de que dar a mão a palmatória………………mas que viadagem não é genético não é isto ´pe uma verdade, por isto DEUS criou macho e femea, é só perverção e tara

6. É TÃO CURIOSO CERTOS COMENTÁRIOS NESSE SITE DOS ATEUS , E OUTROS QUE DEFENDEM TÉORIAS VAZIAS KK PQ PERDEM TEMPO ENTRANDO NUM SITE GOSPEL SE NÃO ACREDITAM EM DEUS O QUE FAZEM AQUI ?

• A recíproca e verdadeira Mayara! Há muitos evangélicos que também entram em sites de outras religiões e também de ateus. Estão provando do próprio veneno…

7. Vale lembrar que os testes sobre homofobia realizados nos estados Unidos e na Inglaterra com o uso do aparelho pletismógrafo revelaram que todos os Héteros declarados homofóbicos ficaram realmente excitados ou com algum grau de excitação no momento que as cenas de sexo entre homens apareciam. Espero que o Sr. Silas saiba bem destas comprovações científicas e deixe de cuidar do sexo e da vida dos outros.Afinal HOMOFÓBICO e frustrado ele é faz tempo. Silas e Marco Feliciano são iguais a TED HAGGARD (reconhecido pastor americano, homofóbico, mas que foi dedurado por seu garoto de programas!)

8. O próximo papa "SERÁ" da AMÉRICA LATINA !!! Argentina ou Brasil !!! O próximo papa vai inaugurar os três anos e meio da Falsa Paz que antecederá os três anos e meio de perseguições e mortes contra os CRISTÃOS e os JUDEUS !!! > Os Governos pró Gays vão destruir os Governos Pastorais !!! VAI HAVER PÂNICOS NAS IGREJAS PASTORAIS !!! Toda "HUMANIDADE" será OBRIGADA a "ADORAR" a Imagem da Falsa Santa Maria !!! A IMAGEM DA BESTA !!! (Novembro de 2013*Final de 2020) … SETE ANOS !!!

9. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk comportamento é genetica kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

10. Quando o Malassauro citou a ciência para justificar sua homofobia, os crentes aplaudiram. Achei até estranho o discurso científico na boca de um povo que não acredita na evolução, mas sim em Adão e Eva, ou que negam os dinossauros e acreditam na mula falante de Balaão rsrsrsrs, mas acompanhei o debate. Bom, agora uma entidade idônea para falar da genética – ou vão me dizer que são as igrejas evangélicas que têm autoridade para falar da ciência genética? – usa o discurso científico para questionar, mais uma vez, o pastor fanfarrão e homofóbico e o que acontece? Xingamentos, difamações, desqualificações etc Dá para entender um povo desse tipo? Meu brother, não dá! kkkkk

• Pode não ser consenso, mas acima de 90% da comunidade científica mundial aceita a evolução como fato. Os cientistas que não aceitam a evolução são cristãos. O Discovery Institute, entidade criacionista que está tentando incluir o criacionismo nas escolas americanas, pesquisou por estes cientistas que acreditam em Design Inteligente ou Criacionismo e compilou menos de 1000 cientistas criacionistas, o que representa uma parcela ínfima perante a comunidade científica global. Inclusive o próprio geneticista Francis Collins, que o Malafaia citou em sua resposta ao Eli Vieira admite em seu livro "A linguagem de Deus" que a evolução é fato e que não acredita no criacionismo bíblico, mas isto o Malafaia não diz, né? Basta pesquisar e verá que estou falando a verdade.

• E qual a relação percentual entre pessoas que concordam e discordam a respeito da Teoria da Evolução? Eu ouvi falar que era algo em torno de 90% entre os que concordam contra 10% dos que não concordam. Eu prefiro ficar com a maioria, é mais seguro. =)

• Andrey de Oliveira , releia meu post e veja a posição de Jean Wyllys que, tal como registrei, já tinha sido expressada pelo filósofo Michel Foucault. O que importa não é a "causa" da homossexualidade, até porque vocês não buscam a "causa" da heterossexualidade. O que importa é a condição sexual humana: existem os (bi)homossexuais que têm o direito de viver livres e em paz sem estarem sendo patrulhados ou perseguidos por homofóbicos ou sexofóbicos, sejam eles religiosos ou não.

Quando o Malafaia tenta desconstruir a explicação genética sobre a sexualidade sua intenção é a de justificar sua agenda homofóbica, como se o fato da homossexualidade ser "opção" fosse uma autorização ou legitimização das práticas homofóbicas (cura gay, combate ao casamento homoafetivo etc).

E Malafaia, como todos os homofóbicos, ao publicarem seus textos e discursos de ódio, não estão também legislando em causa própria? Tentando justificar seu preconceito e ativismo anti-gay??

Evidentemente acredito nos pontos apresentados pela ciência e não vou discuti-los com quem acredita em Adão e Eva, mula falante, anjos, demônios. Vocês não aceitam as evidências científicas, por mais frágeis que sejam, mas acreditam nesses seres metafísicos (na verdade, mitológicos), cuja a existência vocês jamais poderão provar.

• "As sociedades precisam tanto da ciência como também da religião. Elas não são incompatíveis, elas se completam. O ateísmo é a mais irracional da escolhas. O ateísmo é a revelação da falta de inteligência e modéstia." Francis Collins, Biólogo e cristão.

• Em ciência, ao contrário da sua religião, não tem dessa de concordar ou discordar. Esses que concordam ou discordam são pedreiros, cobradores..enfim…são cientistas da área? Fatos são fatos, você vai precisar da ciência se um dia estiver doente em um hospital. Ou peça para seus companheiros fazem uma votação para ver o que é melhor fazer com você.

• O que certamente não é consenso entre VOCÊS é o que vocês chamam de "cientista"… Mas para a ciência, há uma definição precisa, e entre esses, evolução é consenso sim!!!! Dica… Revistas distribuídas em igrejas nos fins de semana NÃO são revistas científicas, com absoluta certeza. Os que ali escrevem NÃO são cientistas, embora certamente vocês pensem o contrário… Quer ver que é assim: me diz uma instituição cientificamente reconhecida – uma universidade, por exemplo – que defende que o DI e não a evolução é responsável pela diversidade biológica! DI atualmente só é defendido no meio evangélico, pois nem os católicos caem nessa asneira mais! O papa à época já declarou: evolução sustenta-se frente aos fatos, obtidos por inúmeras fontes independentes. http://www.youtube.com/watch?v=_mDAkRYykjQ O DI não convence sequer aos seus próprios defensores, depois que uma boa aula de biologia lhes é dada. Se duvida, pergunta ao juiz que julgou o caso nos EUA – um juiz declaradamente criacionista, indicado diretamente pelo presidente á época, o Bush – outro criacionista cristão fanático – para julgar o caso. Para eles o resultado já era tido como certo. Contudo, veredito na parte 12. http://www.youtube.com/watch?v=cEOYTJczY4M&list=PL2F21BCA244427533&index=1 Crentes, nem vendo dá para crer que existem.

• Geraldo Magela Leal Não sou a favor de um ateísmo imposto, e sim do estado laico – e realmente laico. Não essa teocracia velada que vivemos aqui. Contudo, Geraldo, a razão terminantemente não fica do lado da religião, hora nenhuma. Até os mais inocentes percebem isso! Crentes, nem vendo dá para crer que existem.

• Mas fanáticos religiosos, com medo de terem sua fé abalada, não aceitam evidências. As evidências estão todas aí, mas vocês querem continuar acreditando na bíblia aí não adianta. Acreditam em videiras, jumentas e serpentes falantes, homem que veio do barro e viveu 900 anos, homem que viveu 3 dias dentro de um peixe, gigantes, mar que se abre, arca e etc. Evidências não convencem religiosos fanáticos.

• Eu não tenho medo de ter minha fé abalada, pois já a testei diversas vezes e nunca vi nenhum argumento que botasse minha fé a baixo. Os gays tem medo do debate exatamente porque suas convicções são forjadas. Ninguém nasce gay. Se Houvesse alguma prova cientifica que alguém nasce gay isso já estaria em tudo o que é lugar. O que existe é um grande manipulação para tentar fazer o povo acreditar nessas mentiras, pois existem gays que não querem mais serem gays e na igreja existem muitos ex-gays lá.

• A base científica está no video do Eli Vieira. A SBG está endossando as afirmações e fontes citadas no video dele. Será que você não entendeu? Religioso fanático que não quer entender é um caso perdido, querem tapar os olhos e ouvidos para a realidade. Eu fui cristã por mais de 20 anos, mas não fui cabeça dura como os fanáticos. Eu sempre admiti quando algo estava errado na religião. O nome disto é Honestidade Intelectual.

11. Xii, qual vai ser a desculpa dessa vez? Vai alegar que as pessoas ligadas a Associação Brasileira de Genetica também são ativistas gay? rsrsrs
    Essa desculpa não está colando mais, isso que dá querer opinar em áreas das quais não se tem conhecimento, acaba levantando grupos que até então estavam indiferentes a essas causas.

• Putz, debater com evanjas é perda de tempo. Já dizia Carl Sagan:"Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar." Eles acreditam que a homossexualidade é pecado, é isso que a Bíblia diz, é isso que o Malassauro prega e blábláblá! Não faz nenhuma diferença o que a ciência diga ou deixe de dizer sobre o tema. Eles só tocaram na genética porque o Mala-sem-alça quis dar uma roupagem "científica" a seu discurso religioso homofóbico!

• Eles endossaram o que o geneticista Eli Vieira já tinha dito a respeito, não há mais o que se expor. Mas fica claro através de vários estudos científicos que o comportamento do homem é ligado tanto por fatores genéticos, quanto fatores ambientais. Ou seja, a homossexualidade talvez não tenha um gene como base, contudo, pode ser desencadeada por um conjunto de fatores. Existem vários estudos, alguns não citados pelo Eli Vieira, a respeito de outras possibilidades, como uma mudança biológica que ocorre em período intrauterino. O que não se pode negar é o quão raso são os argumentos usados pelo Silas para tentar dar um caráter de escolha ao indivíduo que se encontra nessa condição, se basear somente na genética fica evidente que ela pende mais para ao lado do Eli, do que para o lado do Silas Malafaia, uma vez que o segundo só conta com um discurso moralista e o outro com estudos que evidenciam diferenciações biológicas entre indivíduos de orientação sexual distinta.

• Marcos Torres tosco ninguem nasce homo nem hetero… mas certos fatores podem influenciar

• Não, Marcos Torres. A ciência não fala de uma "possivel" influência genética. A ciência fala de contribuição de bases genéticas. A ciência não fala de uma unidade de gene gay, mas de um pool de genes e epigenes que induzem à orientação do desejo sexual para o mesmo sexo. Isso é o mesmo que dizer que as orientações sexuais são determinadas no útero. E também o meio ambiente contribui para a expressão dessas orientações. Mas, o meio ambiente começa no ambiente intra uterino.

Você pode negar, fique à vontade para permanecer na escuridão. Entretanto, se você quiser seguir a Jesus, dê atenção ao que o Nosso Senhor disse dois mil anos antes dos cientistas em MT 19, 12. Desde o ventre materno os sexualmente diferentes existem.

• Benjamin Bee :
      Então,o meu querido,irmãozinho caçula,será homossexual ?kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,ele está,lacado comigo,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk,não vai,não! Ele tem a mesma,base que eu,GRAÇAS AO MEU DEUS,TODO PODEROSO,mas que ele está,lascado comigo,ele está,kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

• Alberto César Da Costa Maia
      Fiquei triste e frustrada com a sua declaração sobre os crentes. Não sei se vc já teve algum contato com o povo evangélico, ou de-repente deve algum tipo de frustração no meio dos crentes, que te faz tão contra a tudo que se refira ao cristianismo. Sabe, me criei num lar evangélico, e desde muito cedo comecei a fazer trabalhos voluntário através do evangélio e com crianças, trabalho bastante na area da música, hoje atualmente cuido de um coral com 30 alunos, e é muito bom, nos divertimos bastante. Procuro estudar bastante a Bíblia e me preocupo com o que estou vendo nos últimos dias. Um consolo que tenho é que já estudamos que tudo isso um dia iria acontecer inclusive aqui no Brasil.
      Gostaria, mas só se vc permitir, de colocar o seu nome no meu caderno de orações, não entenda como uma afronta ou algum tipo de piada, por favor não me interprete mau. Apenas quero que vc passe por uma experiência diferente, que só quem passo pode relatar.Vc é um rapaz inteligente e isso é legal, por outro lado eu sou crente e me orgulho disso. Varias pessoas em momentos de conflito tem nos procurado e estamos dando o nosso melhor. Não estou dizendo que vc precisa de algum tipo de ajuda, mesmo por que não sei nada sobre vc, seria até um desrespeito da minha parte me referir dessa forma, é que fico bastante triste com esse comentário sobre os crentes, se de uma chance de conhecer um pouco do trabalho que faço e tenho certeza que saberás de coisas boas que aconte no nosso pais, mas não são publicados em mídia e nem vão para debates. Me de apenas uma oportunidade de te mostrar uma outra realidade que não conhece.

• Alberto César Da Costa Maia , As sociedades precisam tanto da ciência como também da religião. Elas não são incompatíveis, elas se completam. O ateísmo é a mais irracional da escolhas. O ateísmo é a revelação da falta de inteligência e modéstia.

12. EXISTE cientificamente uma bacteria que o humano tem no estomago que macaco nenhum tem que o homem comendo folhas ele emagrece e o macaco engordam, isto é fato eu ainda vou falar o nome cientifico desta bacteria. Á algum tempo atras um cientista disse a um pastor como pode um homem parar o sol se ele é parado o pastor disse a ele depois do bigbem nada esta no mesmo lugar nem a galaxia nem o sol nem a terra tudo esta em movimento em expansão em grande velocidade , Deus parou o todo.

13. Vale lembrar que os testes sobre homofobia realizados nos estados Unidos e na Inglaterra com o uso do aparelho pletismógrafo revelaram que todos os Héteros declarados homofóbicos ficaram realmente excitados ou com algum grau de excitação no momento que as cenas de sexo entre homens apareciam. Espero que o Sr. Silas saiba bem destas comprovações científicas e deixe de cuidar do sexo e da vida dos outros.Afinal HOMOFÓBICO e frustrado ele é faz tempo. Silas e Marco Feliciano são iguais a TED HAGGARD (reconhecido pastor americano, homofóbico, mas que foi dedurado por seu garoto de programas!)

• TODO SER HUMANO É UM ANIMAL, SÓ QUE SE SENTIR TENTADO É UMA COISA, CEDER A TENTAÇÃO É OUTRA, COMO ANIMAIS, NOSSO CORPO PODE REAGIR DE UMA MANEIRA, MAS COMO CRISTÃOS, REAGIMOS DE OUTRA, ENTÃO HETERO ANIMAL, COME QUALQUER CARNIÇA, MAS HETERO CRISTÃO SABE BEM COMO SE PORTAR

• concordo contigo elias, e digo nossa preucupação não é o que voce faz com teu reto, voce da para quem quiser, só que eu ou nós temos o direio assim como voces de que ninguém tem nada com isso, de ser-mos obrigados a aceitar esta pratica, se voces ficarem na de voces, to nem ai, agora, quando sendo cidadãos n de segunda classe, escória da sociedade , como a conhecemos, resolvem por na cadeia quem ém contra ela, ai não da, e digo esta preatica é nogenta, lindo gostoso e excitante é ver uma mulher , ai da tesão, agora honmem com sei la oque, da nojo, e não tesãot

14. O ser humano, ele em sua formação, apos a união do espermatozoide com o óvulo, formará o ovo ou zigoto, passado algum tempo terá a revelação se será homem ou mulher, Deus faz as coisas certas. Para nascer uma criança é necessário que haja um homem e uma mulher, esta claro que um homem com outro homem se manter alguma relação carnal nunca formara um novo ser pois os genes sexuais dos mesmos é XY, como também uma mulher com outra mulher mantendo uma relação carnal nunca formará um novo ser, pois os genes sexuais das mesmas é XX. As relações carnais ( Sexuais ) para formação de um novo ser só pode ser entre um homem e uma mulher, caso contrário haverá a extinção do ser humano da face da terra. Deus faz as coisas certas e o diabo quer atrapalhar, o fim dele é no inferno e quer fazer da vida dos outros um inferno, que ele vá para o inferno junto com os desobedientes da fé. Todos tem a oportunidade de escolher leia a biblia, João 10.10.
    A vida só, pode ser gerada da forma que Deus fez. Aceite o SENHOR JESUS CRISTO como seu único e suficiente salvador e tenha a revelação da verdade em sua vida casa e família. Amém.

Walderison Andrade Couto
    Pastor e Biólogo

15. Eu acho uma besteira o povo de Deus perder tempo com coisas que não vão conseguir mudar, Jesus falou que os últimos dias seriam como os de sodoma e gomorra, ninguém vai conseguir mudar essa verdade, a nossa missão é pregar o evangelho, quem crer será salvo e acabou.

16. Malafaia e todo o mundo fundamentalista brasileiro deve estar de cabelo em pé porque a SBG endossou Eli Vieira. Pronto, o joio foi separado do trigo. Agora quem quiser fazer pão com o joio que o faça, porque o resto do mundo vai fazer pão com o trigo que o ELI plantou e a SBG debulhou.

• Quem é esse Eli,talves seja Eliso, não tem autoridade nenhuma pra dizer o que é ou não é verdade,quem tem autoridade é aBíblia sagrada essa sim tem a palavra final e pronto.Por isso os gays e "simpatisantes" não gosta dela.

• Cuidado Miguel! chamar alguém de falso profeta sem primeiro comer um kilo de sal com ele. Nunca, jamais vai pelo o que você leu sem provas concretas, ou, o que os outros dizem sobre as pessoas. Deus sabe todas as coisas, e para você ter acesso direto com ELE (DEUS) precisa ser totalmente de Jesus Cristo, pois ELE é o único caminho, e a verdade, e a vida que nos leva a Deus. E se você não sabe fique sabendo que os geneticistas não tem acesso a Deus sem entregar as suas vida a Jesus Cristo o único Senhor e Salvador.Você precisa de experiência com Deus para falar sobre pessoas.

17. A Sociedade Brasileira de Biologia esta a favor da ditadura seu mané, pois la tambem esta infestado de Gays assim iguais a voce o trouxa se liga, voce não pode chamar ninguem de salafrario e Digo o seguinte, esta bagunça em torno dos gays NÃO pode continuar, pois eles são a menoria pois graças a DEUS a maioria ainda é Hetero, então eu mesmo estarei criando um movimento em prol da sociedade de bem deste pais e contra tudo aquilo que querem nos impor na marra, sera SBD, SOCIEDADE BRASILEIRA CONTRA A DISCRIMINAÇÃO, ou seja nos chamar e afirmar que somos homofobico ja é um ato de discriminação, então se é para se defender então a sociedade em todo vai fazer o mesmo, não vamos ficar calados vamos as ruas dizer que somos contra o movimento de voces, e vamos chingar voces gays abertamente como voces fazem conosco, pessoal vamos acordar ta na hora do basta vamos sair nas ruas e mostrar a eles que a unica iNSTITUIÇÃO criada por DEUS que ainda fonciona é o casamento sagrado de constituição da familia, e procriação por meios normais entre um homem e uma mulher, claro que derrepente por um motivo ou outro esta gravidez possa ser artificial, mais é um ato normal mulher ficando gravida preciso ser especifico para não distocerem minhas palavras pois são peritos nisso, Gente a biblia ja traz a grécia antiga com atos homosexuais, em Romanos, ja alertava para este caos é a biblia se cumprindo e podem ter certeza DEUS vais intervir na hora certa e mais uma vez veram a justiça de dele,

18. A nota na íntegra, supostamente escrita pela Sociedade Brasileira de Genética, não leva assinatura. Como acreditar em uma nota anônina representando a dita sociedade, senhor Dan Martins? Autor da matéria enviada ao Gospel+. Não seria esta matéria uma tentativa de desacreditar no Pr. Silas Malafaia?

19. E mas ele não deram certeza nem falaram diretamente que hipossexualidade tem haver com genes ou DNA .O que
    o malafaia defende e que se colocarem e genes de um hétero ao lado do gay não ha nem uma diferença entre eles , logo e cientificamente comprovado que não se nasce gay .mas nunca discutiram isso porque essa besteirada
    agora , tao querendo causar guerra entre evangélicos e homossexuais , mas já passaram que eles nos somos bem mais tolerantes se fosse no oriente médio com suas religiões radicais cês iam ver o que e perseguição,´pois por aqui o povo só discorda do lado la eles matam os evangélicos não perseguem ninguém ate onde eu vejo são
    só duas pessoas debatendo um pastor famoso e um viado importante ou viado famoso e um pastor importante
    ou como queiram .pois no resto tanto gays ou angelicatos tao cuidando de suas próprias vidas.

20. GOSTARIA DE GANHAR DE 50,00 A 250,00 POR SEMANA TESTANDO JOGOS P/ O FACE BOOK? A WINNER MANAGER ESTA CADASTRANDO
    PESSOAS P/ TESTAR OS JOGOS, ENTRE EM CONTATO COMIGO, E
    SEUS LUCROS PODEM CHEGAR A (DEZ MIL POR MÊS)
    GANHAR DINHEIRO TESTANDO JOGOS É POSSÍVEL??? EU TE RESPONDO É POIS EU JA ESTOU LUCRANDO COM ISSO, ENTÃO NÃO FIQUE DE FORA, EU ACREDITEI, SE QUISER SABER MAIS SOBRE A EMPRESA EU ESTOU A DISPOSIÇÃO, SKYPE valdecir.paula E-mail valdecir.de.paula@hotmail.com

21. tratamento para gays. uma pancada bem dada no meio da boca, um chute bem dado no saco, e 590 comprimidos de lactopurga pra eles saberem que o cu foi feito pra cagar. pronto solução para a acabar com os gays.

22. Gostaria de saber da SBG, que viesse a público e explicassse qual o método, que eles utilizam para formar uma opinião definida sobre o caráter indefinido do homossexual, pois nos meus 35 anos de magistério e pesquisa não consegui definir um padrão de caráter regular e de personalidade definida desse grupo pessoas.

23. Esse embate só daria nisso mesmo.Claro que uma instituição como tal não deixaria de tomar uma posição em relação a tal fato.Malacheia sempre tenta envernizar com pseudo-ciência suas teologia bíblica retrógrada e totalitarista.Não me surpreende esse desfecho.

24. O homossexualismo ou a homossexualidade, como preferir, não é difícil de entender, não precisa estudar psicologia, antropologia ou outra ciência. Esta questão é completamente aleatória, não existe genes que determina se a pessoa é gay ou não, como também não existe genes para determinar se uma pessoa é de bom caráter ou mau caráter, se é feia ou bonita, rica ou pobre. O bebê pode nascer com tendências para homossexualismo ou não. Pode seguir o homossexualismo ou não. Pode desejar mudar ou não. Tudo vai depender do meio que ele vive ou não. Mas se o gay se sentir humilhado, frustrado com o seu comportamento ou sua maneira de ser… "vinde a mim todos os que estão cansados e oprimidos…, disse Jesus." Ele pode ser LIBERTO ou não.

25. TA ENTÃO VAMO PARAR DE PERDER TEMPO TANTO BIÓLOGOS COMO PISCÓLOGOS E OUTROS ÓLOGOS POR E AÍ E VOU PARA UM PAPO RETO,SENDO DEUS ONICIENTE ,ONIPRESENTE E ONIPOTENTE JA SABIA QUE QUANDO UM CASAL RESOLVE TER UM FILHO LÁ ANTES DELE SER TOTALMENTE FORMADO DEUS JA CONHECIA O CORAÇÃO DO ORDINARIO(A) SE DARIA OU NÃO O QUE NUM PRESTA,MUITO BEM O FUTURO DO ORDINARIO E SEU LIVRE ARBÍTRIO ELE SERIA VIADO ,SAPATÃO OU SIMPLESMENTE GAY,PORQUE ?PORQUE DEUS JA CONHECIA SUA INDOLE E JA ENTREGOU ESSA RAÇA A ESTE TIPO DE SENTIMENTO SUJO PODRE E NOJENTO,ENTÃO COUBE A DEUS ENTREGA-LOS A ESTE TIPO DE SENTIMENTO POR CAUSA DE SUAS MALDADES E ABORRECIMENTOS QUE A PRÓPRIA GERAÇÃO DOS PAIS TERIAM FEITO A DEUS SEM SE ARREPENDEREM E O ÚNICO CONSERTO PRA ESSA DESGRAÇA NA VIDA DESTAS PESSOAS E A ÚNICA CURA É SE CONVERTEREM A JESUS CRISTO QUE VEIO PRA CONSERTAR A BAGUNÇA DE ADÃO E EVA E DESTRUIR AS OBRAS DO DEMONIO NA VIDA DESTAS PESSOAS.E CHEGA DE EXPLICAÇÕES ESSE PAPO JA DEU PANO PRA MANGA.

26. UM DIA TODOS TERAO QUE DAR CONTA DE SI MESMO A DEUS! NESSE DIA QUE ATE O UNIVERSO AGUARDA, POIS A PALAVRA EM BEM CLARA… A BIBLIA DIZ QUE O UNIVERSO TODO GEME PELO PECADO QUE ASSOLA, E QUE CHEIRA MAL, ANTE AS NARINAS DE DEUS. POIS TODO PECADO SENDO ELE OCULTO OU NAO SERA REVELADO! E QUEM SUPORTARA AQUELE GRANDE DIA? DEUS SEPARARA O JOIO DO TRIGO, UNS PARA A SALVAÇAO ETERNA, E OUTROS PARA CONDENAÇAO ETERNA. QUEM E SUJO QUE SE SUJE MAIS, QUEM BUSCA A SANTIDADE QUE SE SANTIFIQUE CADA VEZ MAIS POIS jESUS BREVE VOLTARA!!!!

27. Só faltou coragem para dizer que estes novos seres são geneticamente modificados desde a fase embrionária.A soja e o milho são exemplos de vegetais geneticamente modificados.Escolher o sexo ou a cor dos olhos já é possível.Então o que impede a genética de criar este terceiro gênero de seres humanos, a ética?
    Quando o apostolo Paulo exorta Timóteo a manter-se atento à ciência,é porque de certa forma para a ciência o limite está em quem a contesta.Sem contestação, não há limites para ela.
    Celulas tronco, cromossomos, dna etc. Não foi atoa que o nazismo fez atrozes experiências ciêntificas durante a segunda guerra.Eles só não tem coragem para admitir, mas existem evidencias de muitas experiências na area da genetica humana.
    Agora me respondam: O que impede a ciencia de modificar a genetica humana?
    Criar uma orelha humana num rato ou clonar uma ovelha já é possivel, porque então eu devo acreditar que não é possivel mudar o genero humano? A ciência responde?

28. poxa,eu pensei que a ciência tinha descoberto um gene homo sexual,por favor,até um burro sabe que,uma descoberta cientifica só pode ser comprovada através de um experimento,o pastor Silas Malafaia fala com conhecimento de causa e olha que muito melhor do que muitos estudiosos por ai.
    pelo que sei é a psicologia comportamental é que cuida do comportamento do seres humanos.
    agora o tiro saiu pela culatra mesmo.pois o individuo diz em sua carta que,o comportamento tem influencia também do meio ambiente,ais está,se a criança for criada no lar homo sexual,com certeza ele será homo sexual,se ele for criado no lar hétero sexual,ele será hétero,ou não.
    agora à senhora Camila Maciel,acho que pelas suas palavras da para ver que não tem respeito a ninguém.

• Roberto, não se entusiasme tanto ao dizer que comportamento é um assunto da psicologia, existem características observáveis de um organismo dentre as quais a morfologia, o desenvolvimento, as fisiológicas e o comportamento que são chamados fenótipos, e destacando aqui o comportamento neste caso não é imposto ou aprendido embora seja “comportamento”, um exemplo de comportamento não aprendido é o ato de sucção para mamar do recém nascido, ou indo mais longe o comportamento de fazer represa dos castores e de fazer casas de barro do joão-de-barro dentre tanto outros que podemos ver na natureza. Portanto embora não exista provas científicas genéticas que justifiquem a orientação homossexual, também não existem provas cientificas de que seja um comportamento imposto ou aprendido, se queremos ser coerentes devemos aguardar maiores estudos até que se tenha a palavra final neste assunto, por enquanto quanquer afirmação categórica é uma precipitação.

29. DESMENTIDO PELOS GENETICISTAS… QUE VERGONHA, SR. OBSCURANTISTA MALACRAIA!!! KKKKKKK AGORA SÓ FALTA SER EXPULSO DA PSICOLOGIA, SEU FARSANTE HOMOFOBICO.

• Não sou da igreja do Silas, mas gostaria que diferenciasse “opinião” de “imposição”… muitas pessoas querem impor as ideias e não debatê-las e encontrar um denominador comum, dentro da ética e da moral. A melhor maneira de se fazer isso é todos se unirem e procurar o que é melhor para a sociedade e enquanto isso os políticos corruptos e os ladrões estão fazendo a festa; será que esses “falsos debates” que tanto vemos hoje em dia não é justamente para que aqueles façam seus “trabalhos” tranquilamente? Pensemos nisso por um instante.
      SALVEM O BRASIL, SALVEM NOSSAS FAMÍLIAS, SALVEM A NOSSA VIDA!!!