Suicídio: pastor diz que nem todos os casos são iguais e que só Deus pode julgar; Assista

13

O mês de setembro é dedicado a campanhas de esclarecimento e prevenção ao suicídio, muitas vezes resultado de depressão e instabilidade emocional. O tema, delicado, é visto como um tabu por muitas pessoas no meio cristão, já que por ser um pecado contra a vida, não permite ao pecador o arrependimento e o pedido de perdão a Deus.

Sobre esse assunto, o pastor Felipe Heiderich publicou um vídeo explorando o assunto de maneira mais ampla e objetiva, estabelecendo pontos que jamais poderão ser esclarecidos humanamente, afinal, a eternidade é um mistério.

Perguntando se todo suicídio é necessariamente sinônimo de condenação ao inferno, o pastor apontou que “Deus é um Deus coletivo, mas Ele trabalha no individual”, e que por isso, é bom sabermos que “Ele pode olhar caso a caso”.

Heiderich tomou como exemplo a vida de um casal que ele conheceu nos tempos em que vivia em Minas Gerais. Ele testemunhou a vida de parceria que ambos construíram, seu exemplo de cristianismo na prática e sua fidelidade à obra. Em certa altura, a esposa faleceu, deixando o companheiro de décadas sozinho, atordoado e infeliz. A falta que ele sentia o fez tirar a própria vida, num ato de desespero.


Para o pastor, há questões que estão longe do nosso alcance: “Não acredito que ele tenha ido pro inferno. Acredito que um momento de fraqueza não tirou a glória de uma vida vivida aos pés do Senhor”, ponderou.

Explicando que é possível que pessoas fortes e convictas de sua fé em Deus sejam visitadas por pensamentos de morte, e citou o exemplo do profeta Elias, que chegou a pedir a Deus que pusesse um fim à sua vida.

Incentivando as pessoas a lutarem contra o suicídio, Heiderich diz que é possível encontrar ajuda em líderes que compreendem e estão dispostos a ajudar. Aos demais que veem casos de suicídio como uma situação fechada, o pastor sugere cautela: “Não feche questão, não julgue quando não se deve julgar”.

Assista:

Assine o Canal

13 COMENTÁRIOS

  1. fico com que diz a bíblia
    aquele que fez o bem até a ultima hora e pecar morrerá
    aquele que fez o mal até a ultima hora vivera
    ou seja se na ultima hora comete suicido ou assassinato morrerá
    só Deus é dono da vida, só ele pode tirar

  2. EU NAO JULGO SIGO A BIBLIA PQ EM APOCALIPSE DIZ QUE OS ADULTEROS NAO IRAO PRO CEU.PRECISAMOS ORAR TER VIDA COM DEUS E EXPULSAR O demonio DA DEPRESSAO DA LOUCURA E OUUTROS demonios QUE ATORMENTAO AS PESSOAS.SABE PQ PESSOAS TEM SE SUICIDADO?PQ OS PASTORES NAO ESTAO NEM AI PRAS ALMAS SO QUEREM DINHEIRO DOS MEMBROS E NAO ESTAO NEM AI PRA VIDA ESPIRITUAL TEM LEVADO A IGREJA DE JESUS DE QUALQUER JEITO.MAIS NO CEU NAO ENTRA PECADO O MENOS QUE SEJA COMO DIZ AS ESCRITURAS QUEM E SANTO SANTIFIQUE SE MAIS E QUEM E SUJO SUJE SE MAIS JESUS E SANTO.SANTO.SANTO.

  3. Depressão, doença da mente, ou espiritual, eu vos digo como Pastor que serve verdadeiramente a Deus, e por experiência própria, ESPIRITUAL, falta do Espirito Santo(Consolador), se Ele me consola, como vou tirar a minha vida, minha esposa estava desviada, e tinha uma depressão profunda, e quando voltou a servir ao Senhor, ela nem percebeu que estava curada, hoje ela é Missionária, e temos uma denominação e pregamos a Bíblia, sem heresias, sem teatros, danças, comércio dentro da igreja, buscando a cada dia Santidade, não somos perfeitos, passamos por lutas, dificuldades, doenças, mas quando a luta vem, dobramos o joelho e falamos com o Senhor e Ele nos responde. Tudo fica mais fácil quando obedecemos. Jesus está voltando.

    • laercio

      Realmente, você é um pastor bem diferente do que estou acostumada a ver.
      Sem a mentirosa Teologia da Pro$peridade que impera na Unifernal, onde você fica com a teologia e a seita com a pro$peridade.
      Deus não precisa de dinheiro.
      O próprio Jesus disse: “meu reino não é deste mundo”, “não acumuleis ouro e prata, que o ladrão rouba, acumulai um tesouro no Céu e realmente sereis felizes”, “não vos apegueis ao dinheiro” e “buscai primeiro a Deus e todas as outras coisas vos serão dadas”.
      Afinal, o dinheiro é material e quando a gente morre, nada leva, nem uma moeda, fica tudo aqui, seja ouro, contas bancárias, imóveis, carros importados e o que mais tiver.
      Eu já tive depressão e é uma coisa pra lá de horrível.
      E tb fui buscar socorro com Deus, hoje estou bem.
      As pessoas falam que não é nada, mas só quem já passou por isso sabe.
      Desculpe se errei algo nas citações bíblicas, escrevi de memória.

  4. Uma pessoa que tenha a intenção de cometer suicídio e ouve uma palavra deste tal “pastor” pode se achar justificada e prosseguir no ato.

    A nova epidemia e o suicido e vai aumentar e repito a igreja não está nem perto de estar preparada par lidar com esta situação.

    Se não devemos julgar, também não devemos amenizar a situação,portanto que fique claro aquele que atentar contra a própria vida perderá a salvação.

    Este “pastor” não sabe do que fala e pode ainda por cima ajudar muitos irem para o inferno, a palavra dele não vem de Deus mas sim do humanismo.

    • Voz, entendo sua preocupação, mas veja que ninguém deixa de se suicidar porque há padres e pastores falando horrores sobre o suicídio. É claro que é um erro grave, pois no Espiritismo se ensina que a situação do espírito se torna até pior que antes. Mas é preciso considerar os atenuantes, e também o fato de que só o amor e os cuidados com os deprimidos poderão salvar as pessoas deste trágico destino.

      • Hipócrita. Acha que não conheço você?
        Vaso de barro rachado onde nada mais há que pó.
        Você vem se escondendo atrás de um mascara de religiosidade ecumênica mas por trás desta só existe rancor e ódio.
        Eu sei quem você é.
        Nada tenho para compartilhar com você a não ser isto.

        Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6

        E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo, Hebreus 9:27

        Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Romanos 1:25

        Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor; Hebreus 12:14

  5. O suicídio é um erro grave, mas, como todo erro, há atenuantes, como no caso de suícídios provocados por depressão. Do ponto de vista bíblico, não podemos nos esquecer que Sansão, ao destruir o templo, cometeu suicídio, o que não obstaculizou que ele fosse incluido, agora no Novo Testamento, entre os que figuram na galeria dos heróis da fé. Assim, os que têm familiares que se suicidaram, devem ficar em paz.

  6. Há crentes que cometem suicídio, porque ao abrir seus olhos e mentes para realidade, pois vivia na escravidão religiosa de doutrinas de sua igreja, então perceberam que perdeu tempo e oportunidade na vida e matar, pois é a única maneira de aliviar esse sentimento frustrantes por acreditar em ‘dogmalógia’ doutrinária de sua igreja. Não existe coisa mais amarga que viver enganado, sendo que teve tantas oportunidades na vida, mas deixou de viver por causa da igreja.

    • O seu maior problema foi servir a igreja e não a Jesus, eu também passei por esse processo de falsa santidade, ou seja religião aparente, e isso se ver muito na Assembléia de Deus, mas eu me libertei da ação humana sobre a minha vida e hoje sirvo a Deus em espírito e em verdade, sem pressão religiosa, sem precisar voltar pra o mundo do pecado.

DEIXE UMA RESPOSTA