Ciência & Saúde

Tecnologia da Nasa permite que manuscritos do Mar Morto sejam consultados pela internet

Comentários (20)
  1. João Batista disse:

    Há dois mil anos o Velho Testamento estava igual ao que é hoje. Não foi mudado. Trechos dos evangelhos estão intactos, como são hoje, provando que as pessoas que os escreveram na época vivenciaram tudo aquilo que testemunharam, até porque qualquer um podia ir até o local da “ressurreição de Lázaro”, por exemplo, e checar com os moradores locais.
    Mas lorpas e pascácios ainda repetem como papagaios que é tudo mito…

    1. João Batista disse:

      Só no primeiro século da era cristã a história registra mais de 80 (oitenta) historiadores que registraram os episódios descritos nos Evangelhos e Atos dos apóstolos. Nomes famosos como Flavio Josefo ( 37 – 100d.C. ),Plínio, o velho , Tácito, Irineu, Eusébio,Papias ( que até descreveu Mateus, Marcos eTaciano, no “Diatessáron”)e até no próprio Talmude há consonância histórica. A base manuscrítica tb é incomparável emrelação a qualquer outro documento da antiguidade. Por exemplo: A Ilíada, de Homero, chegou até nós com uma lacuna de 1.000 anos (escrita em 800 a.C. ) em 643 manuscritos entre II a .C. e III a . C. Já o Novo Testamento possui mais de 10.000 ( dez mil ) manuscritos em latim,sendo que de manuscritos em grego já chegou a casa de 5.686, porque os relatos do novo testamento já circulavam no tempo dos contemporâneos de Jesus (foi o tal “fogo pentecostal’ incendiando” a floresta de galhos secos). Até Aristóteles perde em base manuscrítica para o novo testamento, pois tendo escrito por volta de 343 a. C ., chegaram apenas 643 manuscritos até nós, sendo que a cópia mais antiga que temos dele é de 1.100 d . C ., havendo um lacuna de 1.400 anos. Já os evangelhos foram escritos em tal proximidade temporal e geográfica dos fatos que teria sido quase impossível fabricar as estórias,porque qualquer pessoa que quisesse poderia verificar a exatidão dos relatos. Note-se que os escritos de Paulo não contradizemem nada os evangelhos, antes atestando-os. Tampouco pode-se alegar que influências judaicas anteriores levaram aos relatos de ressurreição de Jesus, porque nem os judeus da época interpretavam que o messias vinha salvar o povo “morrendo”(e menos ainda ressucitando ), como um criminoso condenado ( Isto seria tão absurdo quanto alegar que a teologia cristã retroagiu àqueles relatos. Seria contra todos os registros e documentação).
      Outro ponto a considerar é o embaraço que causou aos discípulos a descoberta do túmulo vazio, por mulheres, pois culturalmente o papel das mulheres era não só inútil como até contraprodutivo. Se fosse para inventar mentira, far-se-ia uma crível para os conterrâneos contemporâneos.Jesus entretando proibiu-os de mentir, sob pena de estarem crucificando-o de novo (“Eu sou a Verdade”). Um dos famosos manuscritos do Mar Morto achados em Qumram, datado do ano 50 da era cristã, tem um fragmento (7Q5) que é agora considerado o mais antigo fragmento do novo testamento, Marcos 6,52-53, provando que os evangelhos são testemunhos diretos de homens que haviam visto, ouvido e tocado tudo aquilo que relataram.

      1. ilson disse:

        BOM DIA GOSTARIA DE SABER ONDE ENCONTRO LIVROS DA HISTORIA SECULAR DA ERA CRISTÃ

        1. leandro disse:

          Depois de Atos dos Apostolos a fonte mais consultada é “A historia Eclesiastica” de eusebio de cesareia no sec IV.Vc encontra pela net num bom site de busca tipo o buscape.Custa uns 50 reais

          1. ilson disse:

            CARO LEANDRO GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA ADQUIRIR O LIVRO QUE VOCÊ CITOU DE ATOS DOS APOSTOLOS OK.

          2. leandro disse:

            Os Atos dos Apostolos estão na Biblia mesmo Ilson.Recomendo ainda ler se achar As espistolas de Inacio de Antioquia,Irineu de Lion e Policarpo de Esmirna. Busque em central de obras do cristianismo primitivo ou em sites como o veritatis.

          3. leandro disse:

            Ah se comprar o Livro de Eusebio de Cesareia(A Hist da Igreja),tenha cuidado de comprar a versão integral de cerca de 580 pgs.Veja pelo indice tecnico do livro nos sites.Tem edições parciais com aprx 400 pgs apenas.

          4. João Batista disse:

            Ilson,
            …….Sempre é bom aumentar conhecimentos e Leandro é um católico que se interessa e já tem boa bagagem para contribuir com idéias e sugestões.(excessão á regra…).
            Só tem que ter cuidado com algumas destas obras que ele recomendou, lendo com o cuidado de lembrar que :
            1) Inacio de Antioquia cria que o martírio voluntário era um segundo batismo, para apagar os pecados cometidos após o primeiro. Preferiu morrer mesmo podendoainda viver muito e continuar pregando. Pertence a uma fase posterior aos primórdios da igreja.
            2) Irineu de Lion teve seus pensamentos escritos em 170 d.C., já bem distante, também, dos primórdios. Divagou muito, racionalizou bastante o evangelho, e por isso ‘viajou’ um pouco…tipo concluir que Adão e Eva foram criados crianças, ou que jesus continuava com o corpo perfeitamente humano após a ressurreição e que a ‘queda’ foi parte do plano de Deus…enfim, boa leitura se feita com muitas reservas.
            3) Policarpo de Esmirna também foi um mártir heróico do choque do cristianismo com o culto a César, mas sua maior referência(seg. Irineu de Lion) é que teria sido discípulo do próprio João, o último apóstolo a falecer, mas em sua’Carta de Policarpo aos filipenses’ não faz qq referência à João.
            Então…leia com reservas. Melhor mesmo, e mais garantido, é começar por esgotar a Bíblia, a própria Palavra de Deus, e só então partir para as viagens elocubratórias de discípulos mais longínquos…

          5. João Batista disse:

            Eusébio de Cezaréia tb é um leitura a ser feita com reservas, pois ainda em sua época foi taxado de adulador de Constantino, por ocultar a verdade por razões de conveniência, fingindo não saber de fatos extremamente negativos do governo de Constantino, inclusive o assassinato do próprio filho. Eusébio tb assinou o Concílio de Nicéia mas, tão logo este se dissolveu, pôs-se a criticar abertamente as conclusões do concílio.

          6. leandro disse:

            So faço uma ressalva sobre Inacio, João.Ele já possuia uns 80 anos quando morreu e para que pudesse ser poupado ou teria que abjurar ou recorrer aos amigos influentes que de fato queriam e podiam livra-lo.
            Tal fato seria uma desmoralização para um bispo que foi aluno de Pedro, de Paulo e de João.Ele é o mais preparado e qualificado para falar da mensagem dos apostolos e de Cristo apos a morte dos 12 escolhidos.

    2. Eu disse:

      A ordem de “pensamentos” pode até ter se mantido!
      Mas ja oviu falar em ‘Linguagem Viva” ?
      Infelizmente mais de 2 mil anos de civilizações; interferiram na nossa real ordem de logica e escrita e fala!
      Sem falar que somos feitos de 2 polos centrais! (bem/mal)(esquerdo/direito)(ying/yang)
      Temos sempre a facilidade de apoio entre um lado e outro. Principalmente em sociedade!
      E essa facilidade, de certo modo; é bem vinda! Pois somos seres humanos!
      “Sempre pensamos! E sempre repessamos!”

  2. Isso é FANTÁSTICO pode colocar os olhos e ver tanta riqueza e história ao mesmo tempo.TREMENDO!!!

  3. Engraçado, foi aqui neste site que eu li uma vez uma crítica dizendo que o governo americano gastava rios de dinheiro com pesquisas inúteis da NASA sendo que podia gastar dinheiro com obras sociais.

  4. Edgar Hermes Teixeira disse:

    João Batista, eu estive la em Qumram, e aparte mais importante que eu vi, foi quando os que escreveram, os Manuscritos,( que é parte do Velho Testamento escrito a Mão)dizerem que o Profeta João Batista, esta com ele até sair para anunciar a chegada, do Salvador Jesus Cristo. sera mostrada,somente uma parte, pois os beduinos Arabes, venderam os achados para, Ingleses, Americanos, e até para Espanhois foram vendidos os Manuscritos.la no Museu de Israel,tem somente 40% dos achados. A Nasa deve mostrar o que eles adqueriram.QUE O AMOR DE CRISTO JESUS , SEJA CONTIGO E SEUS FAMILIARES.

    1. João Batista disse:

      Interessante. Isto do João batista ainda não foi bem divulgado, não é ?
      Shalon Adonai e Boas Festas.

  5. ilson disse:

    BOM DIA IRMÃO LEANDRO COMPREI NA CPAD A História Eclesiástica VOCÊ TEM OUTRA FONTE PARA EU ADQUIRIR OUTRA OBRA ?
    AGUARDO RESPOSTA

    1. leandro disse:

      Sempre vemos por ai sair algum livro sobre a Historia cristã desde seus primordios ou partes dela.Nos dias de hoje vemos um autor ianque(geofrey Blaine se não me falha a memoria e o modo de escrever seu nome). Não li o livro mais pelo resumo sei que trata-se de um livro que abrange toda evolução do cristianismo até os dias atuais.

      Sobre outras fontes diretas vc teria que consultar diretamente bispos e presbiteros catolicos já nos primordios da ID Media como Gregorio de Tours e Isidoro de Sevilha ai pode ser que considere tendenciosos demais por serem catolicos e eclesiasticos.

      No campo protestante um homem que admiro muito é Leopold Von Ranke e seu livro História dos Papas, sua Igreja e Estado ou A Historia da Reforma na Alemanha.Ranke era um patriota alemão e luterano devoto.Como Historiador do sec XIX ele é até hoje uma referencia.Em seus livros buscou moderação e equilibrio ao falar de suas crenças e da IG catolica.
      O primeiro livro dele que citei,ao ser publicado,causou polemica.Os catolicos diziam que era desrespeitoso e tendencioso.Os luteranos achavam que ele foi muito neutro e bondoso demais com a ICAR.

      Não sei se acha uma edição em portugues.Mas se buscar e tiver dominio de idioma pode encontrar em espanhol,ingles e frances.O Esp vc consegue entender com um dicionario online.

      Sobre os antigos ainda te cito:

      1-A Didache de autor anonimo e escritas entre os anos de 70-90 DC
      2-Clemente I que foi bispo de Roma e discip de Pedro em 90 DC.Eusebio suspeita que ele ou Lucas sã oos verdadeiros autores da carta aso Hebreus.
      3-No que se refere a Santissima Trindade leia tudo que deixaram Atanasio de Alexandria e Basilio da Capadocia.

      De fato concordo com o João Batista que o Eusebio puxou um pouco o saco da familia de Constantino I e era simpatico ao arianismo.Não é a toa que o papa Liberio I foi exilado pelo terrivel filho de Constantino,o imp Constancio II. Se bem que ele não tinha grandes escolhas se quissesse publicar alguma coisa e ficar vivo.

      mas ainda penso que ele foi sincero a respeito dos relatos que transcreveda Igreja pre-constantino

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

As principais notícias gospel do Brasil e do mundo no portal pioneiro; Saiba tudo aqui sobre música gospel, evangélicos na política, ações missionárias e evangelísticas, projetos sociais, programas de TV, divulgação de eventos e muito mais.

No ar desde 2006, o canal de notícias gospel do portal Gospel+ é pioneiro no Brasil, sempre prezando pela qualidade da informação, com responsabilidade e respeito pelo leitor.

ANÚNCIO
ANÚNCIO
ANÚNCIO